Multiplataforma Diablo IV (Blizzard)

Isto depois de sair o Last Epoch está a ganhar moscas.
Ainda vou dando um saltinho por lá para experimentar classes novas e forçar-me a jogar mas nem aguento 30 minutos.

Desde o gear ser completamente desinteressante, às pouquíssimas classes que o jogo tem, tudo nele parece inacabado...
Depois de ver o sistema de classes do Last Epoch, é uma completa vergonha como o Diablo é TOTALMENTE desinteressante no sistema de skills.

Esta Season 3 então é das maiores vergonhas e passado 1 ano o end-game ser praticamente inexistente.

Por mim até pode vir no GamePass mas isso não o vai ajudar, honestamente.
 
O jogo é extremamente casual. Demasiado casual até.
Ou seja, vão entrar milhões de pessoas na Season 4 mas mantê-las vai ser praticamente impossível visto que a maioria vai acabar a história, brincar um bocado com a nova season e depois adeus.

Não consigo perceber como é que esta filosofia de end-game onde tens de farmar materiais para fazer "end-game" (que na realidade é matar 1 boss...) conseguiu passar à frente.

Mas pronto, felizmente há muita concorrência e bem melhor que esta. A nova season do PoE está quase aí e o Last Epoch já ganhou o seu lugar. Infelizmente para a malta das consolas têm de se aguentar com o Diablo, visto que o PoE nas consolas é um degredo.
 
Concordo 1000%

Vai trazer muita malta e muitos vão rebentar dinheiro.
Não trazem malta de volta que já tinha o jogo,se não melhorarem as Seasons, nem conseguem manter muita desta malta que vai entrar agora.
Concordo convosco.

Eu joguei aquando do lançamento e coloquei umas 80 horas no jogo.

Entretanto fartei me e vendi o jogo e honestamente, não tenho vontade de voltar a pegar no jogo mesmo com a chegada ao gamepass.

Digo isto mas se um amigo me pedir para jogar em co-op, eu instalo e jogo só pela cena social
 
A min tb saturou quando o endgame é farmar materiais para fazer um boss para ter chance de 0,1% de sair um Grandfather. Tirei outros Uber uniques e até fiz um Wizard à pala de ter saido o Starless sky ring...

É que era basicamente isso, junta 4, com um hammer barb, dá one shot no gajo, repeat. A cada 4 runs vai despejar e ver se saiu um uber ou upgrade 925 e mesmo sendo eficiente, tens que ficar horas à fio para sair 1 uber item!

Gostei do tema da Season, mas acho que sinceramente o jogo vira um endless loop sem nexo, um constant dice roll e ter que jogar 24/7.

Até a forma de farmar estes materiais, só dropa para quem abre o boss ai tens que jogar solo, farmar a arvore, os world bosses, etc e Duriel tem que juntar grupos de 4 e claro chega ao ponto que só consegue grupo se tiver uns 100 sets, o que obriga a COMPRAR com real money dos botters ou farmar farmar os lesses ubers bosses, que quando tens o gear todo 925 são useless. Então o boss do gelo e o vampiro só vais la para pegar um unique especifico early game.

eh pah não dá.

Fiz 2 chars a 100, equipei o suficiente para limpar NM a 100, fiz os achievements e pronto, tá feito. Talvez volte para estourar os sets de Duriel e ta feito.

Problemas que este jogo tem
- Falta salvar loadouts, não dá para experimentar builds porque tens que jogar fora a outra
- O RNG do gear é absurdo, o que tens que farmar uma quantidade de horas apenas para optimizar uma build ou a season inteira para chegar "perfection".
- Os aspectos deviam ir pro codex, mesmo que ficassem como consumíveis, ou seja usou, gastou.
- O custo de rerool é completamente insano, juntando com a quantidade de props em gear, o que fez surgir botters para vender gear perfect rool ou gold. O facto dos amarelos não serem acc bound piora
- não dá para partilhar lendários nem uniques com a party, why?? fartei de ver pessoal dropando itens que precisava e ia pro lixo.
- não há uso para as gens fragments e tem materiais que juntas ad infinitum por não ter nenhum uso e outros que ficas sempre starved, ou seja, a economia está broken.
- Não há craft de itens como no D3.
- não há endgame alem do já falado duriel loop.
- Tem que toda hora ir para a base partir o loot useless e 99% do que dropa não serve nem para level 0. Dou exemplo de Luvas, que dropa com 3 "+ 2 ranks to skill xpto" e é logo salvage. Man, até o diablo 3 tem loot com rools mais preciso.
- Continua saindo coisas para outra classe, se jogo de bárbaro, não quero bows, wands, sources... Tem que vir zero itens disso!
- Aumentaram a chance de sair Uber Uniques no world, mas aumentar algo que é 1/1000000 para 1/100000 não faz diferença para quem não joga isso 24/7. Aceito os Ubers serem itens OP e raros de sair, mas não de forma que é quase impossível. É só tipo botar mais sources disso, tipo fez a Uber Lilith e dava 1-2 garantidos, fez a NM100 solo pela primeira vez, toma la um uber, matou duriel solo pela primeira vez, 100% garantido. coloquem os outros bosses ao nivel do duriel só para não repetir, etc.

Gostei da história, as 2 primeiras seasons, mas fica por isso, encostar e talvez experimentar este Last Epoch, mas também estou sem paciencia.

O The Division 2 está dando de 10 a 0 em termos de loot e afins. não tens rerool aleatório, tu pode simplesmente escolher o que queres trocar e ainda podes "treinar", partindo uma peça para melhorar o valor armazenado. Tipo tens a "mesa" com o slot de luvas com 5% CC, sai uma luva com 10% CC (maxed out), partes e salva para sempre.

Podes partir/doar (para o expertize ou extrair o prop) o gear on the fly, só vais à base se for para vender.

Podes optimizar o gear todo até ficar 100% maxed dos props. E a seguir o que fazes? expertise (algo que até tem no bárbaro), vais ganhando experiencia com o equipamento e skills e depois vais aumentando o dano/armor até 24%, de notar que é preciso um volume de farm INSANO para lá chegar, mas ao menos montas uma build optimizada relativamente rápido sem ficar 1 semana inteira nisso. E pode doar material para ganhar experiencia.

Tens atividade com target loot, preciso farmar caçadeiras, coloco isso e tipo 50-60% do loot que vem é caçadeiras.
 
Última edição:
Se ja tiverem o gamepass logo não pagam mais por isso, vale a pena jogar a campanha que está muito bom, mas sem pressa e preferencia solo e quanto muito explorar o pouco endgame que tem.

ainda bem que o ganhei junto com a gráfica e estourei dinheiro para o season pass nem sei porque... Do que adianta ter skins bakanas se não há conteúdo? E noto um esforço enorme em criar skins que realmente são pura arte, mas 1a min não cabe dar dinheiro por roupa virtual, ahaha
 
Então o jogo em si não vale nem no gamepass ?
O jogo vale muito a pena!

Principalmente no Gamepass "sem custos adicionais". Para qualquer new player, o jogo vai ter imenso conteúdo e bastantes horas de jogo.

A campanha é excelente. A música / sound FXs são brutais. Gráficos muito bons. Gameplay super fluido e satisfatório!

O que nós estamos aqui a falar, é para quem já tem imensas horas de jogo e a "honey moon phase" já passou :berlusca:
Se ainda não jogaste, recomendo aproveitar o Gamepass e vais adorar. Quando achares que já deu o que tinha a dar, paras de jogar. Simples ;)

O jogo vai certamente melhorar com o tempo. O problema é que a Blizzard é um estúdio gigante e parece que eles são totalmente tone deaf no que toca ao seu próprio jogo. Não sabem o que é divertido e parece que só querem criar mecânicas chatas que são feitas para os Streamers que jogam isto 24/7.

Hoje em dia tens jogos como o Last Epoch que claramente que é feito por fãs de ARPG, para os fãs de ARPG.
O Diablo 4 neste momento tem uma base sólida, mas uma enorme crise de identidade, porque não quer ser um ARPG, mas também não quer ser MMO...

A Blizzard tem dificuldade em criar mecânicas que sejam divertidas e que recompensam o jogador!
Eles continuam a achar que ter farmar o mesmo Boss mil vezes, para ter 2% de chance de sair 1 de 6 items, é divertido!!!
ESTAMOS A FALAR DE UMA SEASON, BLIZZARD!!!! São 3 meses, qual é o problema das pessoas apanharem Uber Uniques com mais facilidade?! Eles claramente que odeiam recompensar as pessoas pelo tempo investido no jogo.

Todas as mecânicas que eles introduziram até hoje, notas claramente que nunca foram testadas internamente.
 
O Last Epoch está a ter tanto sucesso porque não precisas de um mestrado em astrofísica para jogar, como no PoE e tem MUUUUUUUUUUUUITO mais complexidade que o Diablo 4 que parece quase um jogo para miúdos de tanto casual que é.

Portanto é aquele misto entre os dois. De salientar que o jogo está no seu 1.0 com muita coisa inacabada. Tal como a campanha e o endgame. No entanto já vieram dizer que têm muitas surpresas para as próximas seasons.

Passado 1 ano, apenas 1 season foi interessante no Diablo. Fazem as coisas a passo de caracol. Bugs atrás de bugs. Mas a shop está sempre a bombar com coisas novas de 2 em 2 semanas. Para não falar de apenas irem introduzir classes através de Expansões...

No LE tens 25 possíveis combinações! No PoE nem falo!

Obviamente que ire experimentar a S4 mas nem me vou dar ao trabalho de me forçar, tendo em conta que a nova season do PoE está aí à porta, PoE2 também e o Last Epoch é mil vezes mais interessante que este ... coiso chamado de Diablo.
 
Eu com já perto das 1100 horas de jogo tinha que fazer uma pausa. Completei A Season , um Toon SC e outro HC ( assassinei um Lv92 agora no fim ), e quando dou por ela é ter mats para o Duriel... Gostei dos Vaults mas cheguei ao ponto de os decorar. O Gauntlet é aquilo? Não obrigado.

Mas obviamente que na S4 estou lá batido :D
 
Larguei o jogo logo na primeira season.
Digam me uma coisa já houve alguma melhoria as paragon boards, por exemplo dar para gravar e fazer load das boards?
Ou outra atualização que facilite alternar builds?
 
Resumo da Campfire de ontem.
  • Season 4 adiada 1 mês. Começa 14 de Maio.
  • PTR apenas para PC a começar dia 2 de Abril até 9 de Abril.
  • Rework total do loot, crafting e codex of power.
  • Mudanças drásticas em todas as classes, tanto em rework de skills, gear e gearpowers.
  • Muitos dos Uniques vão deixar de ser Class-Specific.
  • 10 novos Uniques (2 para cada classe) e 1 novo Uber na Season 4. Novo Uber Unique Tyrael's Might.
  • Materiais para os Bosses vão dropar em mais eventos, como Helltides, o novo modo de jogo The Pit, NMD, etc.
  • +1 EndGame boss (Andariel) a partilhar loot com Duriel. O Boss vai ter mecânicas novas às da campanha.
  • Novo sistema de endgame, parecido com Greater Rifts do D3 - The Pit. Mecânicas semelhantes ao Abattoir of Zier.
  • O The Pit vai fazer scale até nivel 200. Sendo o novo conteúdo mais difícil do jogo. Estão a ponderar fazer scale infinito.
  • O The Pit vai ser a nova "carrot-on-the-stick" para os jogadores, onde vai dropar mats para os Uber Bosses e mais gear.
  • Hardcore will be more Hardcore. Elixir of Death Evasion removido do jogo.
  • Rework Helltides. Aumento da densidade e nova mecânica de Hunted, onde vão surgir Hellborne, Player-class enemies.
  • Zoom out camera.
  • Não existem intensões de adicionar um loot filter.
  • Não foi indicado qual será o tema da Season 4 mas confirmado ter mecânicas adicionais à semelhança das outras.
  • Por fim, a Blizzard admitiu que tem sido gananciosa na Shop e vai deixar de fazer Cosméticos dos Portais Class-Locked.
  • A Season 4 vai ser a season que vai criar as fundações para a nova expansão a ser anunciada já no verão.
  • Admitem aumentar o power-creep acima do nível 200 na expansão, e adicionar skill points e paragon points.
  • Confirmado que as expansões vão trazer sempre novas classes e "mudanças" nas existentes.
  • Nada de novo no PvP nem existem planos para adicionar áreas ou mecânicas novas.
Resumindo parece que a Season 4 vai ser um "jogo novo".
A ver vamos na PTR as mudanças das classes. Patch Notes a serem lançados na próxima semana antes do PTR.
 
Resumo da Campfire de ontem.
  • Season 4 adiada 1 mês. Começa 14 de Maio.
  • PTR apenas para PC a começar dia 2 de Abril até 9 de Abril.
  • Rework total do loot, crafting e codex of power.
  • Mudanças drásticas em todas as classes, tanto em rework de skills, gear e gearpowers.
  • Muitos dos Uniques vão deixar de ser Class-Specific.
  • 10 novos Uniques (2 para cada classe) e 1 novo Uber na Season 4. Novo Uber Unique Tyrael's Might.
  • Materiais para os Bosses vão dropar em mais eventos, como Helltides, o novo modo de jogo The Pit, NMD, etc.
  • +1 EndGame boss (Andariel) a partilhar loot com Duriel. O Boss vai ter mecânicas novas às da campanha.
  • Novo sistema de endgame, parecido com Greater Rifts do D3 - The Pit. Mecânicas semelhantes ao Abattoir of Zier.
  • O The Pit vai fazer scale até nivel 200. Sendo o novo conteúdo mais difícil do jogo. Estão a ponderar fazer scale infinito.
  • O The Pit vai ser a nova "carrot-on-the-stick" para os jogadores, onde vai dropar mats para os Uber Bosses e mais gear.
  • Hardcore will be more Hardcore. Elixir of Death Evasion removido do jogo.
  • Rework Helltides. Aumento da densidade e nova mecânica de Hunted, onde vão surgir Hellborne, Player-class enemies.
  • Zoom out camera.
  • Não existem intensões de adicionar um loot filter.
  • Não foi indicado qual será o tema da Season 4 mas confirmado ter mecânicas adicionais à semelhança das outras.
  • Por fim, a Blizzard admitiu que tem sido gananciosa na Shop e vai deixar de fazer Cosméticos dos Portais Class-Locked.
  • A Season 4 vai ser a season que vai criar as fundações para a nova expansão a ser anunciada já no verão.
  • Admitem aumentar o power-creep acima do nível 200 na expansão, e adicionar skill points e paragon points.
  • Confirmado que as expansões vão trazer sempre novas classes e "mudanças" nas existentes.
  • Nada de novo no PvP nem existem planos para adicionar áreas ou mecânicas novas.
Resumindo parece que a Season 4 vai ser um "jogo novo".
A ver vamos na PTR as mudanças das classes. Patch Notes a serem lançados na próxima semana antes do PTR.

Estão aí boas mudanças, mas a pre-season e season 1 saturou-me de tal forma que continuo sem vontade de voltar a pegar no jogo. Pode ser que a expansão e a nova classe (se for interessante) me faça voltar a pegar nisto.
 
Temos um D4 2.0 tendo em conta as alterações massivas que o jogo vai ter. Pessoalmente, vejo com bons olhos mais conteúdo end game e os materiais necessários para end bosses terem alternativas viáveis (jogar normalmente e fazerem drop). Só isto incentiva a jogar sem ter de ser farm 24/7.
As alterações à partilha/venda de items é bem vinda tal como a otimização de loot.
Tem ali muitas coisas pequenas que são extremamente úteis (olho para ti re roll de stats com limite de gold :D ) mas algumas gigantes que ainda não foram implementadas (o save de loadout é obrigatório a esta altura), mas no geral temos o jogo que deveria ter saído à 1 ano atrás.
Se o jogo é bom? Sim! Tem a base construída, faltando limar algumas coisas ao contrário de outros em que tem o resto mas falta a base.
Neste momento espero cautelosamente o que a S4 vai trazer, em que realmente esta season será o "tudo ou nada" para muitos.
 
Sim, o stash é partilhado com todos os personagens do realm. Parte do progresso também é partilhado nomeadamente altar da Lilith e o fog of war, inclusive fica permanente mesmo entre seasons.

Obviamente é separado entre Hardcore e Softcore, Seasonal ou Ethernal
 
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