Á 2 anos atrás eu e uns colegas meus juntamente com o prof, desenvolvemos um jogo de plataforma (tipo Super Mario) em linguagem Div (Utilizando o Div Game Studio), o jogo fikou cerca de 90% concluído. Estavamos quase a terminar a parte do motor gráfico (corrigir os bugs). A parte gráfica já estava toda feita, só faltava mesmo corrigir os bugs.
No inicio do prejecto todos trabalhavam bem. Repartimos as tarefas tudo Ok. Criamos os graficos do jogo atravéz de imagens feitas no Corel Draw 10 (era a última versão na altura) e o motor gráfico etc do jogo foi feito com o Div Game Studio.
O jogo era em 2D, pois na altura só existia o Div Game Studio 2D no entanto deu uma trabalheira enorme! Na parte de testar os bugs quase toda a gente deixou de trabalhar e começaram a jogar para testar os bugs, o pior foi depois de detactar-mos os bugs (também existiam nos graficos, pois foram importados do Corel Draw e necessitavam de alguns retoques) bem quase toda a gente c@gou para os bugs e passavam a vida a jogar
Chegou a uma altura que era só eu e mais 2 colegas meus juntamente com o prof a trabalhar para o jogo e os restantes iam á aula só para jogar.
Fartei-me daquilo e deixei de aparecer á aula, pois não era obrigatória e até foi ideia nossa ter-mos aquela aula extra num horário combinado entre todos, pelo que toda a gente concordou e foi o que fizemos.
O projecto não durou mais 2 aulas (após a minha saída os outros 2 que trabalhavam nele também desistiram), porque andar a trabalhar 3 + prof. para um monte de malandros não dá!
Espero que pelo menos isso não aconteça com este vosso projecto de construir um jogo.
Tenho aqui o Div Game Studio 2D Original com o manual da linguagem. Seria óptimo para construir um jogo, já que trás uns 20 motores gráficos já programados e a partir deles podemos 'adaptar' ao jogo, mas secalhar só eu é que conheço a linguagem (para além de não conheçer a fundo, não mexo nela á 2 anos)... talvez seja melhor usar uma linguagem que a maioria conheça...
Se conseguirem arranjar o Div Game Studio 3D, isso sim, seria magnífico!
A coisa boa que o Div tem é a capacidade da linguagem! Os graficos são á nossa conta! (Quanto melhor arranjar-mos, melhores gráficos o jogo terá!) Até dá para importar uma imagem tirada com uma maquina digital!
O grande problema é a trabalheira que dá para criar as animações! Para fazer o boneco dar 1 passo tivemos de usar uns 15frames para a coisa ficar +- aceitável!
O motor é muito bom e rápido a compilar as imagens, mas dá imenso trabalho ajustar os graficos, tipo 'encaixar' o boneco num cenário!
Fica ao vosso critério!