desemvolvimento de um projecto WC home made para BigBlack

Boas noites mais uma vez...

cá vai andando o projecto...

agora a duvida esta mais em qual a bomba... :S esta: Eheim 600 Compact Pump, ou esta:Hydor L20 230v

sobre a Eheim não encontro nada de especial... quando à Hydor encontrei isto, o que não me parece mau de todo... mas e ruid e tal? alguém pode ajudar?

quem me desempata?


[]'S
 
Boas, agora venho com outra duvida, também sobre a bomba para WC.

acho que encontrei uma solução mais económica para mim, arranjei uma bomba de gasolina (as que têm nos carros para "puxar" a gasolina). já a tive a testar e aquilo não tem um grande fluxo de agua mas tem uma pressão muito boa, a 12V mal consigo impedir que a agua saia do tubo com o dedo. será que apesar de não ter um fluxo muito bom a pressão (força) que a bomba tem compensa?

Obrigado pelas respostas ;)
 
Boas, agora venho com outra duvida, também sobre a bomba para WC.

acho que encontrei uma solução mais económica para mim, arranjei uma bomba de gasolina (as que têm nos carros para "puxar" a gasolina). já a tive a testar e aquilo não tem um grande fluxo de agua mas tem uma pressão muito boa, a 12V mal consigo impedir que a agua saia do tubo com o dedo. será que apesar de não ter um fluxo muito bom a pressão (força) que a bomba tem compensa?

Obrigado pelas respostas ;)


bOMBA DE GASOLINA?, NAO ME PAREÇE MAU DE TODO, excelente mesmo, tenta encontrar uma de uma makina de lavar louça dizem que tbm sao mt boas!

cUMPs
 
bOMBA DE GASOLINA?, NAO ME PAREÇE MAU DE TODO, excelente mesmo, tenta encontrar uma de uma makina de lavar louça dizem que tbm sao mt boas!

cUMPs


mas como disses-t essas tenho k as arranjar, e a de gasolina ja a tenho, e essas bombas maquinas de lavar louça e roupa sao mt potentes mas tb muito barulhentas!

a de gasolina trabalha a 12V e essas que falas a 220.

eu conheço essas bombas de makinas de lavar... nha... para o k kero não dá msm...
 
Uma EIHM 1060 custa uns €30.00..........

pois custa, mas a bomba que tenho custou 0€ :P

não vou estar a investir € que não tenho num projecto que não tenho a certeza dos resultados, acredito que esta bomba seja bem melhor que muitas que andam ai, tem é o se-não de ser uma bomba de pressão... logo pode aquecer um pouco o liquido... mas com um bom radiador... para já em experiência a carga não vai ser muita, apenas o chipset e a gráfica... para já tive a sorte de arranjar tudo de borla, a bomba o radiador o acrílico o liquido (que não sei se serve mas vou experimentar), e com sorte o cobre e os conectores... a comprar só mesmo o tubo...

de momento não tenho fotos, tenho praticamente nada feito, só mesmo no papel, pois o cobre deve de demorar, e o meu pai anda com muito trabalho e não teve tempo de me cortar o acrílico la na fabrica onde trabalha...

mas estou a pensar fazer o reservatório em acrílico (pensei em alumínio mas se o liquido que tenho não for bom vou ter que por água e o alumínio suja muito a agua) irá ocupar 2 baías de cd's mas será um pouco mais pequeno que isso, para o envolver esponja para absorver vibrações, pois a bomba ficará submersa no reservatório.

o radiador já esta praticamente pronto, preciso do tubo de silicose para fazer as curvas mais apertadas, pois este tubo pode ser caro (+ de 7€ o metro) mas não quebra tão facilmente.

a bomba apenas terei que soldar dois fios aos terminais e isola-los, os terminais estarão submersos mas o liquido é isolador (+/-30KVA), a bomba como é de 12V é só arranjar um molex que ande na "sucata la de casa".

os blocos, ja tenho as medidas todas e o projecto dos canais que vai ter, a base será em cobre e "tapado" com acrilico, o acrílico para o bloco do GPU é de 15mm de espessura, já esta cortado, pois os conectores serão colocados paralelamente à posição da gráfica, pensei em por conectores de curva mas ocupava muitos slots da board. quanto ao do chipset será acrílico de 10mm mas ainda tenho que o cortar.

para já está muito parado devido a ainda não ter o cobre e à falta de tempo devido à vida académica.

qualquer coisa que achem que deva mudar no projecto é só comentar ;)

cumps []
 
escrevi assim tanto e ninguém lê? :'(

bem tive a ler e a falar com o meu pai, e é muito mais simples fazer blocos deste genero:

2005437192322275836_rs.jpg


podem ver melhor aqui

logo vou fazer uma coisa do género (quer dizer para já uma) mas numa "pastilha" de cobre de 70mm de diâmetro e 12 de espessura.
é relativamente fácil de fazer, e muito menos trabalhoso que um labirinto... e a meu ver muito mais eficiente :D

que dizem?
 
Última edição:
ninguém dá a opinião? :(

bem o sketch no autocad já ta feito, faltam as medidas mas não atino a por as medidas no autocad, prefiro imprimir e desenhar à mão as medidas. o "disco" tem de diâmetro 70mm e 12 de altura... o resto das medidas acho que não preciso de as indicar, mas se quiserem saber avisem

aqui esta um screan:

2002517616782969443_rs.jpg



obrigado por todas as participações ;)
 
Última edição:
Axo k tens ai mt trabalho pela frente mas axo bem k façam esse tipo de coisas =) kt ao juntares cobre e aluminio e k nao convem nada por causa da corrosão, e mesmo se tiveres k meter agua convem meter anti corrosivo senao es capaz de ter problemas, ha um liquido que e anticorrosivo e nao e condutor e bastante bom e nao e caro (+- 7€ o litro) axo k e perferivel mas e so uma opiniao xD

Kt ao bloco se realmente o fizeres como ta na foto vai ficar brutal ;)
 
Axo k tens ai mt trabalho pela frente mas axo bem k façam esse tipo de coisas =) kt ao juntares cobre e aluminio e k nao convem nada por causa da corrosão, e mesmo se tiveres k meter agua convem meter anti corrosivo senao es capaz de ter problemas, ha um liquido que e anticorrosivo e nao e condutor e bastante bom e nao e caro (+- 7€ o litro) axo k e perferivel mas e so uma opiniao xD

Kt ao bloco se realmente o fizeres como ta na foto vai ficar brutal ;)

boas, brigado pela opinião ;)

eu não vou usar alumínio, tem na foto mas é porque não arranjei outra. a parte superior do bloco será de acrílico, e é de notar que será um bloco para a minha gráfica lool é um pouco grande mas como não tenho muito tempo... tem que ser assim para não perder tanto tempo, e ja leva furos para o "aperto" á gráfica sem adaptador.

quanto ao liquido talvez em teste use apenas agua destilada, depois um liquido que não é condutor (triquil NI) e posteriormente se o projecto tiver a funcionar bem com um bom rendimento e uma das coisas mais criticas for o liquido irei usar FezerOne

[]'S
 
Pois e esse mesmo k eu uso xD tao mas o bloco e para a grafica?? mas nao vais por o processador tb a agua???

cumps ;)


como podes ler nos posts anteriores para já não, vai ser só chipset e gráfica. Pois tenho um big thyphoon no CPU que não passa dos 50€ a 3Gs , e nem tenho radiador para aguentar com tudo... se isto correr bem e arranjar um rad de jeito sim, estou a pensar em poro também no CPU ;)
 
boas, quanto a mim ainda não :( desculpem lá, a faculdade não deixa muito tempo, e quando tenho tempo ´meu pai não tem na fabrica, era para tratar disto esta semana, mas o patrão este ano fechou a fabrica pois não há entregas para esta altura :(

mas o projecto ta em andamento já arranjei acrílico e mais umas cenas, é uma coisa para ser feita com calma... (também não tenho outra hipótese... :( )

[]'s
 
Back
Topo