Desbloquear Telemóveis é ilegal?

Status
Fechado a novas mensagens.
MaTreCo disse:
Desde que estás a alterar um registo na memória do mesmo. Ou só se eu alterar esse mesmo registo por cabo é que é ilegal ?? Por quê ?? Por utilizar um cabo ??

então praticamente tudo o que se faça com dispositivos electrónicos que tenham coisas como portas lógicas e registos é alterar software não é? uma vez que tu consideras alterar um registo de memória, alterar software... então é melhor eu não introduzir mais números na minha agenda telefónica pois também estou a alterar o software e pode ser ilegal :eek:

Pois, mas se fores à loja pedir para desbloquear, PAGAS 8o
Além do facto de que o software que usaste para gerar o código é ilegal :lol:

pagas em alguns casos...
2º, o software que usaste para gerar o código é tudo menos ilegal, onde é que andas a buscar estas ideias, no jornal "O Crime", "O Diabo" ??
isso é o mesmo que dizer que o eMule é ilegal pois permite partilhar mp3's não comprados...give me a break
 
fap disse:
então praticamente tudo o que se faça com dispositivos electrónicos que tenham coisas como portas lógicas e registos é alterar software não é? uma vez que tu consideras alterar um registo de memória, alterar software... então é melhor eu não introduzir mais números na minha agenda telefónica pois também estou a alterar o software e pode ser ilegal :eek:

Basicamente .... SIM. A diferença é que duvido que alguém te chateie por causa de adicionares contactos à lista telefónica, uma vez que ISSO SIM, é uma das funções que te é disponibilizada contratualmente. Faz-me lembrar a história da TV por cabo: a seguir vais-me dizer que também tens direito a desbloquear o sinal dos canais descodificados, porque os recebes em tua casa sem os teres solicitado ...


fap disse:
pagas em alguns casos...
2º, o software que usaste para gerar o código é tudo menos ilegal, onde é que andas a buscar estas ideias, no jornal "O Crime", "O Diabo" ??
isso é o mesmo que dizer que o eMule é ilegal pois permite partilhar mp3's não comprados...give me a break

Achas mesmo que o software é legal ?? E como é que achas que foi criado ?? Milagre ??? Alguém "descobriu" o algoritmo de criação dos códigos ?? Trata-se de reverse engineering no seu melhor, e isso, que eu saiba é ilegal. E não o eMule não é ilegal, pelo menos na minha opinião, mas também o Napster não o era, nem o Sharereator e mais recentemente Shareconnector, e todos sabemos o que lhes aconteceu. No fundo, se tens tanta certeza do que estás a afirmar, experimenta a ir a uma loja da tua operadora e dizer: "olhem, este telemóvel fui eu que desbloqueei".
Há duas grandes diferenças neste contexto:
1- o que nós pensamos ser legal vs o que é legal
2- lei vs justiça (esta então é de morte) :wow:


teknix disse:
ps: esse ultimo quote , não é meu

Pois não, mas este é ... :x2: :x2:
 
Eu acho que seguindo as lógicas da lei da concorrência, bloquear telemóveis é ilegal, se isso torna desbloqueá-los legal não sei... A lei ainda é longe de ser perfeita.
 
MaTreCo disse:
Achas mesmo que o software é legal ?? E como é que achas que foi criado ?? Milagre ??? Alguém "descobriu" o algoritmo de criação dos códigos ?? Trata-se de reverse engineering no seu melhor, e isso, que eu saiba é ilegal.


claro claro...porque não há vários casos de fuga de informação...
metade desses programas são feitos por gajos de lá de dentro, ou que conhecem alguém lá dentro...a outra metade é feita graças à reverse engineering...

até te digo que existia um desses programas para desbloquear nokias que foi criado com ajuda de gajos da nokia (não sei se era uma key, uma seed, um algoritmo para os códigos, yadayada)...e não faz dele ilegal...

mas enfim, se tu consideras qualquer alteração a um registo ou a uma BD de um dispositivo electrónico, alteração de software, então isso é lá contigo...
claro que "in the end" é uma alteração mas não podes por isso ao nível de alterações de software como queres referir...as in, trojanar um windows e distribui-lo por ai...
 
fap disse:
claro claro...porque não há vários casos de fuga de informação...
metade desses programas são feitos por gajos de lá de dentro, ou que conhecem alguém lá dentro...a outra metade é feita graças à reverse engineering...

até te digo que existia um desses programas para desbloquear nokias que foi criado com ajuda de gajos da nokia (não sei se era uma key, uma seed, um algoritmo para os códigos, yadayada)...e não faz dele ilegal...

Errado. Isso faz dele ilegal, simplesmente ninguém pode ser acusado de nada sem queixa por parte do detentor dos direitos de autor, nesse caso a Nokia. Seja por fuga de informação ou não, não deixas de estar a usar código obtido de forma ilegítima.

fap disse:
mas enfim, se tu consideras qualquer alteração a um registo ou a uma BD de um dispositivo electrónico, alteração de software, então isso é lá contigo...
Mas a falha no teu raciocínio é que, não sou eu que considero, porque isso para mim é tinto. Tenta é convencer um juiz do que estás a dizer. Sendo programador de profissão, sei muito bem que não se pode elevar a questão ao nível que referiste, mas, não só as grandes companhias têm mais influência junto dos meandros legais como se aproveitam dos "desconhecimentos" técnicos de quem tem por missão fazer cumprir a lei. É triste mas é verdade ...
 
Matreco, diz em algum lado que ao comprar/abrir caixa/usar/lixar com o tlm no bolso/ fico impedido legalmente de o desbloquear durante x tempo? N confundir desbloquear com usar outros cartões...posso perfeitamente cumprir 1 contracto de fidelização passando o cartão original para outro tlm e usar o tlm com outro cartão..

[]z
 
Boas.
O meu entender desta situação é que quando compras um telefone blokeado a um operador, ele é 100% teu. Não tens nenhum contrato com a empresa prestadora, se bem que diz na caixa que "só pode ser usado com o operador X".
O que é ilegal é alterar o software do telemóvel sem o conhecimento do fabricante, e quando desblokeias estás em teoria (que é o que conta) a fazer isso.
 
@ Matreco
ao fazer o unlock por cado tu nao tas a fazer nada mais k colocar soft de um tlm ja desblokeado no tlm k tens blokeado! ai tas a alterar o soft do tlm!
ao fazeres isso por codigo nao alteras nada! estas a alterar uma função k a marca te dexou disponivel e podes fazer o unlock do tlm sem fazer ***** tipo de alteração ao soft!! :die:
 
Ao colocares o codigo, algum bit var ser alterado na flash do telefone.
Como não tens autorização para alterar qualquer bit do software do telefone, alteras o telefone sem conhecimento da marca.
Claro que assim, podes sempre alegar que não alteraste nada e que vinha assim de fabrica. Nunca vi ng a ser preso por desblokear telemoveis, mas a ilegalidade está no facto de se alterar o software (pelo menos era assim até coisa de um ano).
 
Elrond disse:
Matreco, diz em algum lado que ao comprar/abrir caixa/usar/lixar com o tlm no bolso/ fico impedido legalmente de o desbloquear durante x tempo? N confundir desbloquear com usar outros cartões...posso perfeitamente cumprir 1 contracto de fidelização passando o cartão original para outro tlm e usar o tlm com outro cartão..

[]z

Quanto a essa questão, há que ler as letrinhas pequenas dos contratos, especialmente aquelas que dizem 'não dispensa a leitura de bla bla bla'.
Mesmo que não as houvesse, há uma coisa chamada "senso comum". Também nunca vi em lado nenhum escrito que não posso andar aí pela rua a atropelar velhinhas e no entanto ...
Hoje em dia aceitam-se contratos de ânimo leve, a maior parte da malta, nem quando vai ao banco pedir um empréstimo ou um mísero cartão multibanco, lê a porcaria do contrato ...
Se me perguntarem se podem ter problemas por os desbloquearem, sim, se vão ter, provavelmente não, se é ilegal, definitivamente que sim.
 
MaTreCo disse:
Também nunca vi em lado nenhum escrito que não posso andar aí pela rua a atropelar velhinhas e no entanto ...
ALTO e pára o baile! :D
O atropelamento é descrito em vários sítios como uma alta irregularidade e estão contempladas várias situações em que é equiparado a agressão física e constitui crime.

Em relação aos telemóveis, estamos todos a falar para o boneco. Onde está a legislação propriamente dita? Se não houver, há precedentes?

Factos, pessoal, factos. Todos gostamos muito de exprimir a nossa opinião, mas a pergunta colocada não foi "Acham que..." mas sim "É...?".
 
o equipamento é mais barato por ser comprado junto de um operador, pq se quiserem comprar desbloqueado ... tb os possuem á venda.

é ilegal desbloquear telemoveis para utilização de outro operador.
 
TosteX disse:
Eu acho que seguindo as lógicas da lei da concorrência, bloquear telemóveis é ilegal, se isso torna desbloqueá-los legal não sei... A lei ainda é longe de ser perfeita.

meu caro amigo, se um operador te disponibiliza um equipamento mais barato pq que tu que não tens dinheiro para o comprar de forma livre...o poderes usar... possuem todo o direito e dizer q durante X tempo usas o equipamento exclusivamente na rede deles.

é verdade que passado o ontracto de fidelização presumo eu, eles disponibilizam forma de "libertar" o equipamento.

pensem um pouco assim, vão comprar umcarro, ele custa menos mil contos, mas são obrigados a ir meter gasolina X. e pq é q os operadores n o poderão fazer?
 
O comentario do Matreco e dos "tugas" é um bocado infeliz.
Para que saiba, moro na Dinamarca, e aqui as operadoras tentam fazer o mesmo que aí. Só que como as pessoas sabem dos seus direitos, e como bloquear telemoveis é contra várias directivas europeias sobre telecomunicacoes, desbloquear telemoveis é LEGAL. Em todas as letras, anunciado na internet e nas ruas - e aqui as coisas ilegais são logo apanhadas.
Para mais, a lei da concorrência nas telecomunicacoes é para cumprir. Resultado? Pago 8 centimos para ligar do meu telemovel para qq outro na Dinamarca (precos especiais para a mesma operadora é claramente anti-concorrencial) e pago 14 centimos para ligar do telemovel para numeros fixos em portugal e 50 centimos para ligar para um telemovel em Portugal. Quase o mesmo que voces pagam para ligar uns aos outros. E isto, sem assinatura, e num pré-pago.
 
é ilegal qualquer tipo de desbloqueio de um telemovel, sem o concentimento da Operadora em causa.


Assim como é ilegal o Disassembler qualquer software de qualquer peça grafica, até antigamente estava o mesmo referido quando se ligava o pc.

Logo alterar o software interno sem o consentimento do Operador é ilegal, Mesmo la lei pode se utilizar a moral(o que nao é perciso neste caso), se no contracto refere que o telemovel não pode ser usado por outra operadora, e para eles certificarem-se, eles bloquiam o telemovel ao cartao.

A simples tentativa de desbloquiar é ilegal, pois estas a tentar alterar o software interno o não podes. Depois o uso de um cartão de outra rede, é ainda outra coisa ilegal, estas a quebrar o contracto.
 
Porra mais um desenterranço?

Vejam a data das threads antes de postarem sff ...

Já está mais que discutido o assunto. É ilegal. Ponto final.

Se há desbloqueios laterais por aí, isso é lá com eles! Se o querem fazer, façam-no. Mas não o digam publicamente, é um conselho de amigo. Sei do que falo infelizmente.
 
Desbloquear telemoveis é crime, quer achem bem ou mal. Agora, acho que quem se lixa mais são os tipos que fazem negócio á custa do desbloqueio de telemoveis. Mas é ilegal tanto quem desbloqueia como quem anda com ele ilegalmente desbloqueado.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo