Debian - Tópico Geral

A minha aula foi adiada para amanhã de tarde e quinta de manhã, vou ver se com o fiz download do gnome funciona senão faço download do do DVD 1, ou pode ser que o professor me deia a escolher outra distribução
 
A minha aula foi adiada para amanhã de tarde e quinta de manhã, vou ver se com o fiz download do gnome funciona senão faço download do do DVD 1, ou pode ser que o professor me deia a escolher outra distribução
Digamos que o processo de instalação da larga maior parte das distribuições não muda muito.
Não é por mudares de distribuição que a coisa te fica mais facil.
É facil, mesmo que nunca o tenhas feito, ou que tenhas encontrado lentidão a faze-lo.

Se queres tornar a coisa rapida(netinstal), cuidado em especial com esta parte:
EDIT: Ai ai zwame... o url tinha tempo :p Mete nos 4:06

Se fores do Norte a universidade do minho é um bom mirror. (tem "cesium" no nome, creio)
Se fores do Centro/Sul o técnico passa a ser um nadinha melhor.

Qualquer um dos dois é rapido o suficiente para atingir o limite da ligação á internet em qualquer ponta do pais.
Claro que se escolheres um mirror ao calhas podes apanhar um mau.

Não me lembro se o debian tem um mirror principal que distribui para os locais. Algumas distribuições tem.
Por norma identificam-se por [ftp/mirror/repo/download].debian.org.
 
Obrigado na mesma, o que eu fiz download e fiz a pen hoje na aula para ver se funciona está funcional e serve perfeitamente para o que o professor quer.
 
Obrigado na mesma, o que eu fiz download e fiz a pen hoje na aula para ver se funciona está funcional e serve perfeitamente para o que o professor quer.
Menos mal. Agora não te equeças de fazer montes de publicidade positiva ao super sistema operativo que funciona até em torradeiras, e à super-comunidade por detraz do mesmo ;)

Mais um cliente satisfeito. Seguinte! :p
 
Última edição:
Instalei ontem o Jessie no meu tablet Android em chroot, mas trocando o Debian NoRoot pelo GnuRoot Debian, pois este consegue emular as funções críticas do kernel sem os hacks do primeiro programa, que quebravam a compatibilidade.
Tinha ainda a instalação base do Wheezy, mas em 15 minutos foi actualizado para o Jessie sem espinhas,e durante duas horas levou mais uns pacotes de software que não estavam disponíveis na antiga versão.
De resto, para uma máquina com poucos recursos, o LXDE bateu o XFCE4 de vez! Não só é menos propenso a falhas,como demora apenas 15 segundos a arrancar, em contraste com os 2 minutos que o XFCE4 demorava...
 
Depois do lançamento do Linux Debian 9.0 ‘Stretch’ em junho, chegou agora o Linux Debian 9.2.
o Linux Debian 9.2 que traz várias correções de segurança e ajustes a diferentes níveis.

O Linux Debian 9.2 traz ainda (dependendo da versão):

  • kernel Linux 4.9 LTS
  • GNOME 3.22
  • KDE Plasma 5.8 LTS
  • MATE 1.16
  • Xfce 4.12
  • LXQt 0.11
  • LibreOffice 5.2
…e outras atualizações relacionadas com gestão de software, linguagens de programação, bases de dados, etc.
debian3-1-720x447.jpg
https://pplware.sapo.pt/linux/chegou-linux-debian-9-2-novidades/
 
openlogo-50.png
Debian 10 Buster

Após 25 meses de desenvolvimento, desde 06 de Julho que está disponível o novo release estável desta mega distribuição.
Será suportada por 5 anos (Debian Security team + Debian Long Term Support team) e traz o seguinte:

Desktop environments:
  • Cinnamon 3.8,
  • GNOME 3.30,
  • KDE Plasma 5.14,
  • LXDE 0.99.2,
  • LXQt 0.14,
  • MATE 1.20,
  • Xfce 4.12.
Software packages:
  • Apache 2.4.38
  • BIND DNS Server 9.11
  • Chromium 73.0
  • Emacs 26.1
  • Firefox 60.7 (in the firefox-esr package)
  • GIMP 2.10.8
  • GNU Compiler Collection 7.4 and 8.3
  • GnuPG 2.2
  • Golang 1.11
  • Inkscape 0.92.4
  • LibreOffice 6.1
  • Linux 4.19 series
  • MariaDB 10.3
  • OpenJDK 11
  • Perl 5.28
  • PHP 7.3
  • PostgreSQL 11
  • Python 3 3.7.2
  • Ruby 2.5.1
  • Rustc 1.34
  • Samba 4.9
  • systemd 241
  • Thunderbird 60.7.2
  • Vim 8.1
E mais de 59,000 outros software packages.
https://www.debian.org/
 
Debian 12 "bookworm" released

Debian 12 bookworm ships with several desktop environments, such as:
  • Gnome 43,
  • KDE Plasma 5.27,
  • LXDE 11,
  • LXQt 1.2.0,
  • MATE 1.26,
  • Xfce 4.18
Debian 12 bookworm includes numerous updated software packages (over 67% of all packages from the previous release), such as:
  • Apache 2.4.57
  • BIND DNS Server 9.18
  • Cryptsetup 2.6
  • Dovecot MTA 2.3.19
  • Emacs 28.2
  • Exim (default email server) 4.96
  • GIMP 2.10.34
  • GNU Compiler Collection 12.2
  • GnuPG 2.2.40
  • Inkscape 1.2.2
  • The GNU C Library 2.36
  • lighthttpd 1.4.69
  • LibreOffice 7.4
  • Linux kernel 6.1 series
  • LLVM/Clang toolchain 13.0.1, 14.0 (default), and 15.0.6
  • MariaDB 10.11
  • Nginx 1.22
  • OpenJDK 17
  • OpenLDAP 2.5.13
  • OpenSSH 9.2p1
  • Perl 5.36
  • PHP 8.2
  • Postfix MTA 3.7
  • PostgreSQL 15
  • Python 3, 3.11.2
  • Rustc 1.63
  • Samba 4.17
  • systemd 252
  • Vim 9.0

Download
 
Back
Topo