Debian - Tópico Geral

astrisko

1st Folding then Sex
openlogo-nd-50.png
debian.png


Saiu hoje o Debian 4.0, depois de quase 2 anos de desenvolvimento. Esta versão recebeu melhoramentos ao nível da gestão dos pacotes, um novo ambiente gráfico de instalação e suporte para drivers encriptadas. A versão do kernel é a 2.6.18.

Noticia Oficial
Mirror nacional
 
Última edição pelo moderador:
Kernel 2.6 em Debian? Bah, o mundo já não é como dantes :P

A ver se experimento que fiquei curioso....debian é uma distro mesmo muito boa :)
 
Última edição pelo moderador:
Eu acho é que Debian é enorme. 4GB de distro é muito trafego. Nao podiam fazer uma coisinha à lá ubuntu, com, no maximo, 700 MB?
Por isso é que eu não exprimento Fedoras e OpenSUSEs..
 
Ora ai está... saca o netinstall e só precisas de instalar aquilo que necessitas :)
Como só instalas o que queres até ficas com algo mais pequeno que o Ubuntu :P
 
Para quem não souber, podem usar o jigdo para sacar os pacotes todos e fazer as isos...é mais prático porque podem usar qualquer mirror nacional de debian que já esteja actualizado com os pacotes mesmo que não tenha as isos :)

Mais info aqui: http://www.debian.org/CD/jigdo-cd/

EDIT: Já estou a "chular" o darkstar para isso. Sacar a 10Mbits rula :D
 
Saiu hoje o Debian 4.0, depois de quase 2 anos de desenvolvimento. Esta versão recebeu melhoramentos ao nível da gestão dos pacotes, um novo ambiente gráfico de instalação e suporte para drivers encriptadas. A versão do kernel é a 2.6.18.

Já alguém experimentou?

Noticia Oficial
Mirror nacional
Um dos meus sistemas só usa puro debian :002: e tlvz troke um outro :)
E aconselho net install, pois completo são 3 dvd's...

- O que há de novo



e já agora,

DebCentral Config
Certamente que muitos conhecem o automatix ne?
E se disser que tb há pra Debian etch ? :D

DebCentral Config
Install commonly needed audio and video codecs
Install commonly used browser plugins (Java, Flash, ...), Microsoft fonts
Install additional archiving tools (rar and ace)
Adobe Reader and Firefox plugins
Install GnomeBaker cd/dvd burning software
Install FTP client for GNOME with ssh capability
This configures Ctrl-Alt-Del to Open Gnome System Monitor (GNOME Install streamripper and streamtuner
Install DC++ and amule
Install Frostwire (GPL clone of Limewire)
Install Audio (Audacity) Video (Kino) and ID3 Tag (Easytag) editors
Install DVD ripper (dvdrip)
Install mplayer and Firefox multimedia plugin
Installs Totem-xine and Beep Media Player (with docklet)
Enable Debian Menu
Install Azureus and Bittornado
Install Avidemux
Turning on Numlock on GNOME startup (GNOME ONLY)
Install Programming tools Anjuta (C/C++ IDE), Bluefish (HTML editor), Screem (web development)"
Install Graphical dialup connection tool (GNOME ONLY)
Install NON-FREE Audio and DVD codecs
Install ndisgtk (Graphical frontend for ndiswrapper WiFi)
Set up some Nautilus Scripts - Open nautilus as root, open any file with gedit as root with right click in nautilus (GNOME ONLY)
Install Sun's version 1.5 JRE
Install Wine
Enables Ejection of CD when CDROM drive button is pressed.
Install firestarter firewall and adds it to Gnome startup
Install gdesklets and adds it to Gnome startup (GNOME ONLY)
Make USB gamepads work
Turn DMA of CDROM and DVD drives ON
Add midi capability to Etch
Tópico Original
 
/me assobia :D

The Debian project has announced the availability of the second revision to Debian GNU/Linux 4.0 "Etch": "The Debian project is pleased to announce the second update of its stable distribution Debian GNU/Linux 4.0. This update mainly adds corrections for security problems to the stable release, along with a few adjustment to serious problems. The installer has been updated to use and support the updated kernels included in this release. This change causes old 'netboot' and floppy images to stop working; updated versions are available from the regular locations. Other changes include stability improvements in specific situations, improved serial console support when configuring GRUB, and added support for SGI O2 machines with 300MHz RM5200SC (Nevada) CPUs (mips)." Here is the full release announcement. The updated release is available from these Debian mirrors - they can be applied with the usual Debian package management tools or downloaded in the form of full installation ISO images.

Fonte

E do site oficial:

The Debian project is pleased to announce the second update of its stable distribution Debian GNU/Linux 4.0 (codename etch). This update mainly adds corrections for security problems to the stable release, along with a few adjustment to serious problems.

Please note that this update does not constitute a new version of Debian GNU/Linux 4.0 but only updates some of the packages included. There is no need to throw away 4.0 CDs or DVDs but only to update against ftp.debian.org after an installation, in order to incorporate those late changes.

Those who frequently install updates from security.debian.org won't have to update many packages and most updates from security.debian.org are included in this update.

New CD and DVD images containing updated packages and the regular installation media accompanied with the package archive respectively will be available soon at the regular locations.

Upgrading to this revision online is usually done by pointing the aptitude (or apt) package tool (see the sources.list(5) manual page) to one of Debian's many FTP or HTTP mirrors. A comprehensive list of mirrors is available at: http://www.debian.org/mirror/list

Link - Podem também ver aqui a lista de bugs corrigidos :)
 
Debian 4.0r3 :)

Joey Schulze has announced the availability of the third update to Debian GNU/Linux 4.0: "The Debian project is pleased to announce the third update of its stable distribution Debian GNU/Linux 4.0. This update mainly adds corrections for security problems to the stable release, along with a few adjustments to serious problems. The installer has been updated to use and support the updated kernels included in this release. This update also includes stability improvements and added support for SGI O2 machines with 300 MHz RM5200SC (Nevada) CPUs. Flashplugin-nonfree has been removed, as this is closed source and we don't get security support for it. For security reasons, we recommend to immediately remove any version of flashplugin-nonfree and any remaining files of the Adobe Flash Player. Tested updates will be made available via backports.org." Read the rest of the release announcement for a detailed list of all changes. As always, Debian stable revisions are available for download via Debian's Advanced Package Tool (APT); alternatively, full CD and DVD images will be provided within the next few days.

@ http://distrowatch.com/?newsid=04753
 
E Debian 4.0r4

The fourth update to Debian GNU/Linux 4.0 is available: "The Debian project is pleased to announce the fourth update of its stable distribution Debian GNU/Linux 4.0 (codename etch). In addition to correcting several security problems and a few serious defects in the stable release, for the first time in Debian's history an update for a stable distribution also adds support for newer hardware by giving users the option to install newer drivers. Existing Debian GNU/Linux 4.0 installation CDs and DVDs can continue to be used to install this update. After installation, upgrading via an up-to-date Debian mirror will cause any out of date packages to be updated. However, users of the network-console installation method are strongly encouraged to update their media, see the "Debian Installer" portion of this announcement for more information. Those who install updates frequently from security.debian.org won't have to update many packages and most updates from security.debian.org are included in this update." Read the rest of the release announcement for a detailed list of all changes. As always, Debian stable revisions are available for download via Debian's Advanced Package Tool (APT); alternatively, full CD and DVD images will be provided within the next few days.

via Distrowatch
 
Debian parece-me manhoso. Há algum género de organização interna da distro? Isto é perspectiva exterior, mas parece-me que a distribuição ganhou tanto utilizador e tanto momento da comunidade, que dado aos inúmeros repositórios externos, distros derivadas, sites feitos pela comunidade, e toda uma panóplia de artefactos o núcleo de desenvolvimento vê-se um bocado "inútil" face à evolução que a distro impõe. Não conheço ninguém com debian que não use unstable, ou mesmo testing, e que se limite aos repositórios "oficiais". O pessoal que faz o version bump resume-se a quê? Fazer um snapshot dos pacotes que tem instalado de 4 em 4 anos e a chamar-lhe outro boneco qualquer do toy story?
 
Debian parece-me manhoso.

Já me fizeste ganhar o dia, pá :D
Estas a dizer que a distro, neste momento, mais influente (quer se queira, quer não) é "manhosa". Temos que admitir que é uma afirmação e peras.

Há algum género de organização interna da distro?

http://en.wikipedia.org/wiki/Debian#Project_organization

Isto é perspectiva exterior, mas parece-me que a distribuição ganhou tanto utilizador e tanto momento da comunidade, que dado aos inúmeros repositórios externos, distros derivadas, sites feitos pela comunidade, e toda uma panóplia de artefactos o núcleo de desenvolvimento vê-se um bocado "inútil" face à evolução que a distro impõe. Não conheço ninguém com debian que não use unstable, ou mesmo testing, e que se limite aos repositórios "oficiais". O pessoal que faz o version bump resume-se a quê? Fazer um snapshot dos pacotes que tem instalado de 4 em 4 anos e a chamar-lhe outro boneco qualquer do toy story?

Eu nos tempos de Debian, comecei com Stable e acabei em Testing. Nunca usei repositórios extra (e o único pacote que compilei em vários meses de uso foram os madwifi) porque nunca precisei, os repos são enormes (dos maiores da comunidade). Temos que ver que Stable é uma distro com um proposito muito especifico: ser estável ao máximo, mesmo que isso signifique sacrificar a actualização dos programas. E tem-se saido sempre bem nesse proposito.
O núcleo de devs, neste momento, pode dar-se ao luxo de se concentrar mais em correcção de bugs e actualizações e menos em documentações, fórums e mailing lists. A comunidade que cresceu à volta de Debian encarrega-se disso :)
Quanto ao version bump, é actualização dos pacotes, correcção de falhas de segurança, troca do nome, actualização no metodo de instalação (que vai sendo testado nas daily builds), pouco mais. A ideia é mesmo essa. E quanto à periodicidade é "quando nós quisermos".
 
Debian parece-me manhoso. Há algum género de organização interna da distro? Isto é perspectiva exterior, mas parece-me que a distribuição ganhou tanto utilizador e tanto momento da comunidade, que dado aos inúmeros repositórios externos, distros derivadas, sites feitos pela comunidade, e toda uma panóplia de artefactos o núcleo de desenvolvimento vê-se um bocado "inútil" face à evolução que a distro impõe. Não conheço ninguém com debian que não use unstable, ou mesmo testing, e que se limite aos repositórios "oficiais". O pessoal que faz o version bump resume-se a quê? Fazer um snapshot dos pacotes que tem instalado de 4 em 4 anos e a chamar-lhe outro boneco qualquer do toy story?

Não percebo a critica. Existem três distribuições: stable, testing, unstable ou actualmente Etch, lenny e sid. Consoante a tua necessidade (pacotes mais recentes, mais estabilidade, etc etc) podes escolher. A afirmação " e que se limite aos repositórios "oficiais"" também não faz sentido porque não conheço nenhuma distro que tenha tanto software diferente nos seus repositórios, sendo que Debian é mesmo conhecido (não só mas também) pela quantidade de software nos seus repositórios.

Fazendo quote a mim mesmo:
A unstable contém os últimos pacotes/versões de programas ainda não testados (ou que passam da experimental). Depois dos pacotes estarem algum tempo sem darem problemas passam para Testing.
Aí estão durante bastante tempo (as release da stable são lançadas com grandes intervalos) até a testing (neste momento Lenny) se tornar stable (neste momento a Etch). Já na stable os pacotes são digamos "congelados" ou seja só recebem actualizações de bug críticos ou de segurança.

Queria instalar o Debian Testing, mas na página do Debian aparecem lá 31 cd's :wow:....

Qual é que devo fazer download?!


cumps :009:

Se queres GNOME é só o primeiro. Se queres Kde ou Xfce saca um dos últimos ficheiros. Também pode instalar pelo net-install.
 
É porreiro quando as pessoas querem dizer mal sem sequer se informarem :P
Como já bem explicado pelo esquiso e CR_ , debian não é uma distro qualquer ...

Para instalação aconselha-se netinstall, ou então tb existe a versão 2dvd's. Mas senão o 1º basta (escolhendo gnome/kde/xfce)
 
Debian parece-me manhoso. Há algum género de organização interna da distro? Isto é perspectiva exterior, mas parece-me que a distribuição ganhou tanto utilizador e tanto momento da comunidade, que dado aos inúmeros repositórios externos, distros derivadas, sites feitos pela comunidade, e toda uma panóplia de artefactos o núcleo de desenvolvimento vê-se um bocado "inútil" face à evolução que a distro impõe. Não conheço ninguém com debian que não use unstable, ou mesmo testing, e que se limite aos repositórios "oficiais". O pessoal que faz o version bump resume-se a quê? Fazer um snapshot dos pacotes que tem instalado de 4 em 4 anos e a chamar-lhe outro boneco qualquer do toy story?

A generalidade de servidores linux que tem debian, tem as versões stable.

Ninguém com tino na cabeça, vai a colocar versões unstable em servidores de produção...
 
Back
Topo