Discussão De Windows para Mac

IcePicK

Power Member
Boas,
O meu computador morreu e, pela primeira vez estou a considerar a compra de um Macbook.

Comecei a procurar por um computador e deparo-me com preços bastante similares entre os modelos que me têm interessado (ex: Lenovo t450s, DELL XPS 13, Macbook Pro Retina), tendo em conta os meus requisitos:
- Min 8Gb RAM (idealmente com possibilidade de expansão até 12 ou 16Gb)
- Disco SSD ~256Gb
- Ecrã de qualidade superior com 13"-14"
- Boa qualidade de construção geral

Costumo usar o meu computador pessoal para:
- Programação (essencialmente Java e Javascript)
- Navegação na Web (bastante intensivo, com vários browsers e dezenas de tabs abertos)
- Retoques em fotografias (no máximo uso o Gimp para algo mais avançado)

Dito isto, a minha questão é sobre a mudança de ambientes Windows para MacOS. Gostaria de saber de opiniões de pessoas que tenham feito o switch mais ou menos nas mesmas condições que eu.
Notaram diferenças na produtividade?
Tiveram dificuldades?
Quais os Prós e Contras?

Obrigado
 
Boas,
O meu computador morreu e, pela primeira vez estou a considerar a compra de um Macbook.

Comecei a procurar por um computador e deparo-me com preços bastante similares entre os modelos que me têm interessado (ex: Lenovo t450s, DELL XPS 13, Macbook Pro Retina), tendo em conta os meus requisitos:
- Min 8Gb RAM (idealmente com possibilidade de expansão até 12 ou 16Gb)
- Disco SSD ~256Gb
- Ecrã de qualidade superior com 13"-14"
- Boa qualidade de construção geral

Costumo usar o meu computador pessoal para:
- Programação (essencialmente Java e Javascript)
- Navegação na Web (bastante intensivo, com vários browsers e dezenas de tabs abertos)
- Retoques em fotografias (no máximo uso o Gimp para algo mais avançado)

Dito isto, a minha questão é sobre a mudança de ambientes Windows para MacOS. Gostaria de saber de opiniões de pessoas que tenham feito o switch mais ou menos nas mesmas condições que eu.
Notaram diferenças na produtividade?
Tiveram dificuldades?
Quais os Prós e Contras?

Obrigado

Nunca me encontrei na mesma situação mas penso que para aquilo que usas não deverás encontrar dificuldades, relativamente a expansão de memória com o Mac não o podes fazer pelo que terias que comprar logo com 16GB de RAM porque esta se encontra soldada.
 
Dito isto, a minha questão é sobre a mudança de ambientes Windows para MacOS. Gostaria de saber de opiniões de pessoas que tenham feito o switch mais ou menos nas mesmas condições que eu.
Se o principal obstáculo é a transição para o OS X, julgo que podes ficar descansado. Ressalvo que não trabalho num sistema Windows desde o XP e que não tenho qualquer intenção em comparar sistemas operativos. Simplesmente o OSX oferece-te ferramentas para te ires ambientando à nova interface, sem interferências na tua produtividade, quer através do bootcamp quer através de programas de virtualização total ou parcial de sistemas Windows.

Não estou familiarizado com aplicações específicas para programação, mas julgo que há tópicos relacionados aqui no fórum.

Obviamente, nesta secção toda a gente irá recomendar o OS X em oposição a qualquer outro sistema operativo. :P
 
Só para corrigir uma coisa em relação a RAM, pode trocar em alguns modelos, só no mais recentes é que não, MacBooks com ecrã retina e air e iMac 21" partir de 2012 ou 2013 não tenho a certeza.

O resto das tuas duvidas é so usares a pesquisa do fórum, porque as tuas perguntas são das mais feitas nesta secção.
 
Não te vais arrepender, é tudo melhor.. eheh... ;)

Fora de brincadeiras, é melhor que Windows. Claro que estás descansado para fazer essas coisas...

Também tenho um MBPr e faço essas 3 coisas. Para fazer isso, só trás vantagens o OSX...

Se fosse para jogar e para alguns programas específicos, podias ter problemas, mas para programar e fotos, o OS X é sem espinhas...
 
Só para corrigir uma coisa em relação a RAM, pode trocar em alguns modelos, só no mais recentes é que não, MacBooks com ecrã retina e air e iMac 21" partir de 2012 ou 2013 não tenho a certeza.

O resto das tuas duvidas é so usares a pesquisa do fórum, porque as tuas perguntas são das mais feitas nesta secção.

Tendo em conta que ele indica que o Mac a comprar será o Macbook Pro Retina os outros modelos permitirem a troca de RAM não interessa nesta situação.
 
Fiz à pouco a troca também , ao início é sempre esquisito mas habituas te rápido.

O touchpad é algo que simplesmente nunca encontrei num PC e a qualidade de imagem também é soberba , tinha um pc com full hd ips e antes de o vender olhava pra ele e não se compara ao do Mac.
 
^ Definitivamente existem contras. Provavelmente, vs Windows, não existem muitos no que toca a ambiente de programação, mas ainda os tens... Visual Studio é um que me vem à cabeça.
 
Depende… ele falou em Java e JavaScript.

No OS X não tem Visual Studio, mas no Windows não tem Xcode.

No Mac corre Windows garantidamente. No Dell, só corre Windows garantidamente.
 
contras? existem pois...

esquece todos os anos que andaste a fazer ctrl-c e ctrl-v
esquece todos os anos que andaste a fazer f2 para rename e f5 para refresh
esquece todos os anos que andaste a fazer home/end e delete.

usar em conjunto com um monitor externo? pode ser que tenhas sorte e que fique com uma qualidade equivalente ao que tinhas no PC.

rato com botoes para back/forward? instala programa para os por a funcionar.

apps java? afinal o ctrl-c ainda serve para alguma coisa, paste numa app do mac? há pois, é maçã-v.

ecra retina? e as apps que estao preparadas para o mesmo? terrivel (por exemplo pgadmin3)

vm para windows, sim funciona, ctrl-setas para fazer algo na VM? ups, mission control... teclado PT dentro da VM? fazer o layout ou encontrar um que funcione decentemente.

app X que sempre usaste em windows? pode não haver equivalente em mac (exemplo 7zip)


pros? existem pois...

bateria fantastica
ecra retina fantastico
*nix por baixo
touchpad fantastico
cmd+, para ir as preferences em qualquer app
multiplos desktops
screen capture
reboot e reabrir as aplicações que estavam abertas
 
usar em conjunto com um monitor externo? pode ser que tenhas sorte e que fique com uma qualidade equivalente ao que tinhas no PC.

Como assim?

Qualidade, de quê?

O OS X ainda é superior ao Windows em termos de organização de monitores externos!

rato com botoes para back/forward? instala programa para os por a funcionar.

Esses programas, que vêm com o rato...

apps java? afinal o ctrl-c ainda serve para alguma coisa, paste numa app do mac? há pois, é maçã-v.

Apps Java continuam a ser cmd+z/x/c/v

ecra retina? e as apps que estao preparadas para o mesmo? terrivel (por exemplo pgadmin3)

Sim, e não existem milhões de aplicações para Windows, que não suportam HiDPI?

Por exemplo, o Packet Analyzer da CISCO!

O pior, é que nem "tentam", e fica com as letras muuito pequenas! O que é terrível! Não dá para usar mesmo!

Depois, podes tornar qualquer aplicação Retina-ready, com uma App gratuita chamada Retinizer, fica a dica: http://retinizer.mikelpr.com

http://i.imgur.com/tSMiIAA.png

Toma lá o teu pgadmin3 "retinizado", experimenta no Windows!

esquece todos os anos que andaste a fazer ctrl-c e ctrl-v
esquece todos os anos que andaste a fazer f2 para rename e f5 para refresh
esquece todos os anos que andaste a fazer home/end e delete.

Isso faz ZERO de sentido...

O que é que F2 tem a ver com "rename"
ou Alt+F4 tem a ver com "fechar uma janela"
ou F5 tem a ver com "refresh"

Não indicam nada, é críptico!

Faz mais sentido carregar em enter e fazer rename

Faz mais sentido atalhos como CMD+Q, Q de "quit" para fechar uma app, CMD+W, W de "window" para fechar uma janela, CMD+R, R de refresh para fazer... refresh!

E também existe home/end no mac! Existe nos teclados, nos portáteis é remetido a um atalho cmd+ <- ou cmd+ ->

vm para windows, sim funciona, ctrl-setas para fazer algo na VM? ups, mission control... teclado PT dentro da VM? fazer o layout ou encontrar um que funcione decentemente.

Podes tratar disso no program de VM, isso vai haver sempre problemas com SO's diferentes!

app X que sempre usaste em windows? pode não haver equivalente em mac (exemplo 7zip)

Sim, até porque não existem programas que fazem o mesmo no Mac?

Também existe software no mac que não existe no Windows, como o Unarchiever, como o Tumult Hype, o Dash, o Sketch 3, o OmniGraffle... arranja-me um cliente para Facebook Messenger, por exemplo, decente para Windows... nada como o Goofy! Ou Twitter... nada como o Tweetbot! Ou RSS... nada como o Reeder!
 
Podes instalar Linux em qualquer PC.

Garantidamente.

A marca não te dá instruções, se qualquer coisa não funcionar corretamente, não vão fazer esforços, etc.

Garantidamente :P

É isto que me refiro...

Também podes tentar correr OS X no DELL, e podes por a funcionar... a diferença é que é garantido? Não...
 
A marca não te dá instruções, se qualquer coisa não funcionar corretamente, não vão fazer esforços, etc.

Garantidamente :P

É isto que me refiro...

Também podes tentar correr OS X no DELL, e podes por a funcionar... a diferença é que é garantido? Não...

Estamos num fórum de tecnologia, não no pplware. Saber instalar Linux é básico...ainda por cima com instaladores como o do Ubuntu Desktop. É tão difícil como instalar o Windows.

Correr OS X já não é garantido (ainda por cima em qualquer PC), se não houver os .kexts para o hardware muitas coisas não irão funcionar. Isto assumindo que ele instala bem e que arranca sem problema.

contras? existem pois...

esquece todos os anos que andaste a fazer ctrl-c e ctrl-v
esquece todos os anos que andaste a fazer f2 para rename e f5 para refresh
esquece todos os anos que andaste a fazer home/end e delete.

usar em conjunto com um monitor externo? pode ser que tenhas sorte e que fique com uma qualidade equivalente ao que tinhas no PC.

rato com botoes para back/forward? instala programa para os por a funcionar.

apps java? afinal o ctrl-c ainda serve para alguma coisa, paste numa app do mac? há pois, é maçã-v.

ecra retina? e as apps que estao preparadas para o mesmo? terrivel (por exemplo pgadmin3)

vm para windows, sim funciona, ctrl-setas para fazer algo na VM? ups, mission control... teclado PT dentro da VM? fazer o layout ou encontrar um que funcione decentemente.

app X que sempre usaste em windows? pode não haver equivalente em mac (exemplo 7zip)

Todos esses shortcuts podes ter no Mac. BetterTouchTool (BTT) ou Alfred resolve isso.

Rato? BTT.

Ecrã retina em OS X é quase sem problemas. A culpa é dos developers se as apps deles não suportarem isso; já há retinas desde 2012. Não há desculpa. Em Windows o cenário é outro.

As shortcuts do VM podem ser personalizadas com qualquer software de jeito para virtualização (Parallels/VMWare); se não resolver, BTT.

Há sempre máquina virtual para as apps que não existem mesmo em OS X (ou Bootcamp, se precisares de mais recursos). Agora com utilitários para zipar o Archiver e Betterzip são duas boas alternativas.
 
Última edição:
Back
Topo