Curso Webdesign

O Flash e agora Silverlight não foi feito para substituir o HTML. Nunca na vida vais ver um site como a TZ, Sapo, Neowin, etc, totalmente feito em Flash ou tecnologias do género. Isso não vai acontecer num futuro próximo.

Ja faltou bem mais...FLEX diz-te alguma coisa? Fazer uma TZ nesta tecnologia está perfeitamente ao alcançe já hoje! Alias, estão ao alcance muitas outras soluções tecnologicas bem mais complexas que um Fórum através desta tecnologia. Faz uma pesquisa por Flex showcase no google e depois diz-me qualquer coisa. A meu ver, é o futuro da web.

Cumps

EDIT: Só para dizer que quando digo "Já faltou bem mais", não me quis referir à substituição do HTML, mas sim à possibilidade de fazeres foruns e outras soluções tecnologias com tecnologias do "género do Flash ou Silverlight".
 
Última edição:
Flex = Flash de qualquer forma mas sim hoje em dia é bem possível desenvolver aplicações exclusivamente em Flash / Flex sem ter de recorrer a HTML a não ser como wrapper. Substitui o (X)HTML ? Dúvido que seja para breve, além de que os objectivos são diferentes, o HTML serve para descrever por assim dizer documentos enquanto que o Flex/Silverlight/JavaFX/Prism/OpenLazlo/etcetal servem para desenvolver aplicações web.

Ver um dos grandes sites como uma aplicação não me parece de todo 'irreal' basta ver por exemplo o portal de uma TV Belga que foi totalmente desenvolvida em Flex ( http://www.belgacomtv.be )
 
@SuperTostaEmPo
Por favor, poupa-me... Tu queres-me ensinar a mim que HTML não é XHTML? Lol... E se um dia tiveres tempo, repara, porque hoje em dia, a maioria das pessoas, quando diz "HTML", não se refere propriamente ao HTML 4.01, XHTML 1.0 ou XHTML 1.1 mas sim à linguagem de formatação que usam para fazer as páginas. Na grande parte das vezes quando se fala em HTML está implícito a linguagem de formatação que estamos a usar e não o DTD especifico que estamos a usar na construção da página.

Acho que devias dedicar um pouco mais de tempo a entender o significado do que as pessoas dizem antes de atirares postas de bacalhau para o ar. ;)

@Gatekeeper
Eu nunca disse que era impossível de ser feito usando essas tecnologias. Apenas que num futuro próximo não iremos ver essas tecnologias a serem adoptadas pela grande massa para tudo e mais alguma coisa. Na minha opinião, não vais ver fóruns usando Flash ou Sliverlight, não vais. E não estou a dizer que é impossível ou difícil ou até mesmo o contrário, isso não importa, simplesmente isso não vai acontecer nos próximos tempos.

Tecnologias dessas não foram criadas para substituir o XHTML (é melhor por o 'X' se não ainda me batem), não foram pensadas para tal e o propósito delas neste momento, generalizando, é direccionado para a multimédia. A maioria das aplicações que encontras nesses showcases são aplicações ricas em multimédia, aplicações que te permitem fazer através da Internet aquilo que fazes offline no teu PC e não pretende, de forma alguma, substituir a Internet como a conheces hoje. Talvez num futuro distante, sim, acredito que seja o futuro da web, mas não tão cedo como a maioria pensa.

Não deveria ser necessário eu dizer isto, mas vou dizer na mesma "just in case", isto é a minha opinião no assunto obviamente.

@bogos
Esse site para mim não serve como exemplo ao que se está a discutir. Porque esse site é um bom exemplo de uma aplicação multimédia, algo para o qual estas tecnologias foram pensadas. É para esses género de coisas que elas existem nos dias de hoje, no futuro, quem sabe, mas como tu dizes, eu já o disse várias vezes, não será para breve.
 
Última edição:
Lá está, então aquele "nunca vais ver um TZ feito com base em tecnologias semelhantes ao Flash ou Silverlight" acaba por não ser verdade. Ninguém pode advinhar para onde vamos, nem os standards que teremos daqui a uns anos. Concordo com tudo o que disseste no ultimo post. De facto esta tecnologia está vocacionada para objectivos mais ao nível da multimédia.

Agora, nada garante que daqui a uns anos as coisas sejam bem diferentes, e que estas tecnologias possam até ser o standard da web. Com o aumento gradual da largura de banda, com interfaces cada vez mais dinâmicos e interactivos, com os próprios utilizadores a exigirem mais rigor e procurarem diferenciação e maior interactividade nas páginas web que consultam, é bem possivel que daqui a uns anos as coisas sejam bem diferentes no que à web diz respeito.

Agora, para já, é claro que os standars são outros. O que eu quis dizer é que, na minha opinião, não deves menosprezar o poder e a utilidade deste tipo de tecnologias porque num futuro a médio prazo elas poderão, até, virar standards.

Cumps
 
Eu não estou a menosprezar o poder de nenhuma tecnologia e continuo a dizer que "nunca vais ver um TZ feito com base em tecnologias semelhantes ao Flash ou Silverlight". Mas atenção, uma pessoa quando diz nunca é mais para dar ênfase e não propriamente que nunca irás ver no sentido de que isso nunca vai existir.

O que eu quero dizer é que eu não acredito que isso irá acontecer tão cedo, não nos próximos 10 anos a 20 anos. Tipo, o HTML existe +- desde 91/92/93 (segundo dados da Wikipédia), passaram cerca de 15 anos desde que existe a na minha opinião, evolui é verdade, mas não evolui assim tanto quanto isso para que eu acredite que nos próximos 10 a 20 anos seja substituido por esse tipo de tecnologias. A evolução que existiu até hoje nesse campo não me faz acreditar isso.

Mas pronto, é só a minha opinião. Pode ser que daqui a 10 anos me mandes uma PM cheia de efeitos especiais e sonoros a dizer que eu estava errado ou então eu apenas a dizer por escrito como hoje em dia, "toma toma" :P
 
Nem um, nem outro nem nenhum. A resposta é:

Voltem ao tema da thread, sff. O assunto é interessante mas abram uma nova thread para isso, sff.
 
Boas pessoal, antes de mais estive a ler por alto os post já enviados.. eu em principio vou optar pelo curso da Flag, li no site que têm estágios garantidos para medias acima de 14, ora pa quem (como eu) já não vai para novo.. e arranjar emprego parece cada vez + complicado, e curso superior é um caminho muito longo (apesar de ter certamente muitas vantagens) e dispendioso em termos de tempo e dinheiro, penso que o curso da flag pode ser uma boa solução, eu pessoalmente há mais de dois anos que venho a fazer algumas lojas on-line.. em php+mysql mas não é por perceber disso que vou conseguir colocação em lado nenhum, a importância do estágio é muito grande pois podem ter a sorte de serem colocados nessa mesma empresa ou até ganhar calo e conhecimentos para a porta de uma outra empresa se abrir. Estudar em casa, ler livros e treinando é o complemento fundamental deste tipo de cursos... não me parece ser uma alternativa.

Cumprimentos pessoal, e boa sorte pa quem está a tirar ou a pensar tirar um destes cursos...
 
Tenho estado a pensar se opto ou nao por ir para a FLAG.
Estou a tirar Engenharia Informatica, mas nao é em nada o que gosto/pretendo fazer da vida.
No entanto, se fosse para a FLAG, possivelmente nao sairia da faculdade na mesma.
 
Última edição:
De facto a maioria dos cursos web são do estilo aviário, sempre aviar cartuxo. Não importa a qualidade dos cursos mas sim o lucro, depois queixam-se da formação neste, país. E será q as pessoas continuam a pensar q aprender dreamweaver chega? Ou então uns toques no flash ou quem sabe melhor ainda uns gifs animados? :P
O dinheiro custa a ganhar, por isso tenham mais em conta o mercado de trabalho e pensem bem na escolha...
 
Tem vindo muito a debater qual dos cursos são os melhores e se devem tirar o curso ou não.

Em relação a qual dos cursos é o melhor, eu não conheço o programa da Galileu... mas conheço, não de ter estado lá, mas por pesquisar sobre o assunto, o programa da FLAG.
Mas também analisei o programa da NHK.
Conheço pessoas que estiveram na FLAG e outras que tiveram na NHK... Ambas falaram-me bem.

Mas mesmo assim, ao comparar FLAG com NHK... preferia a FLAG, pois alem de ter um preço mais acessível, apresenta um programa melhor.
Nisto, surge outra questão... E que muitas vezes eles podem apresentar o programa de outra forma e parecer melhor, e no final são ambos iguais.

E depois... surge a minha própria experiência...
Eu nunca tirei cursos, directamente de WebDesign e afins... mas já vi sites criados por malta que tirou cursos e olho para o meu trabalho e penso "Foge... se este gajo com cursos faz este site... eu sou um superdotado do webdesign."

Comecei no FrontPage... depois passei para o DreamWeaver... isto tudo na optica de utilizador.
Mas com o tempo, comecei a aprender sozinho CSS e PHP... e agora já construo um site praticamente todo na optica de programador, ou seja tudo em código.

Junta-se a isso o conhecimento que tive, ao tirar um curso de VB... o que se aprende é o básico, e o básico já eu tenho no que toca ao WebDesign e afins.

Mas vou ter de tirar a mesma, mesmo que não venha a aprender nada de novo, e só mesmo para ter o diploma... só mesmo para provar que sei, pois é isso que conta. E eu tenho por base, o que muitas grandes empresas de webdesign em Portugal, o tipo de trabalhos que fazem, eu francamente fazia melhor... só o simples facto de poucas utilizem as normas CSS e ainda fazer sites com base em tabelas...

Agora... e pena não haver cursos, sem ser em Faculdades, para ensiner a desenvolver grandes projectos em PHP (por exemplo), para se poder tirar. Mas nesse aspecto, acredito que a Galileu seja melhor...

Resumo que antes de escolherem que tipo de curso tirar e onde tirar, peguem no programa do curso e vejam o que já sabem ou não sabem e depois vejam se realmente vale a pena. Mas mesmo que vejam que ate sabem e o preço esta acessível, então tirar o curso, só mesmo para dizer que tem. Abre portas...

Mas uma coisa é certa... não pensem que existem cursos, pelo o menos em Portugal, que se aprenda a fazer um OGame, ou um vBulletin ou um Joomla...
Pois isso é tudo a base do conhecimento que se vai tendo, e juntando as peças para que as coisas funcionem.
 
Última edição:
Webdesin

Boas,

Eu quero tirar o curso de webdesign tambem, mas não sei onde nem qual o melhor sitio, que não seja a pgar.

Alguem que saiba?

Já andei ha pesquisa mas como não sei quais são e não bons...

Obrigada pela v/ atenção::p
 
Concordo com o major, cursos de webdesing são dispensaveis, a melhor forma e lendo e testando, vais para um curso descarregante a matéria, e quase sem prática, eu tudo que sei sobre web development, e web desing aprendi sozinho lendo e testando, digo-te sei mais que muitos designers que tiraram cursos, tenho um colega meu que tirou um e mal consegue fazer um formulário em php.
 
Boas, olhem eu estou a tirar um curso de Tecnico de Comunicação multimedia, tenho modulos como: PHP, JavaScript, Asp, Photoshop, illustrator, dreamweaver, soundforce, maya, adobe

premiere, Flash, ... e mais alguns, um curso que no final me dá o certificado profissional nível III e o 12 Ano mais, recebo uma bolsa subsidio de alimentação de transporte e mais um subsidio,

durante 1 ano e com estagio durante o curso.


Na pratica recebo +/- 150 euros por mes e neste momento estou numa empresa a estagiar durante 3 meses..


Pessoalmente considero positivo, pois permite ter um certificado profisional e colocou-me no mercado de trabalho, em termos de conhecimentos epá... isso depende... as pesoas que

estão a ensinar são formadores e não porfessores, podes ter um formador que percebe bem do assunto e explica bem, como podes ter um parolo que pensa que percebe do assunto e

ficas a perder.


Eu tive essa experiencia, um bom formador em programação javascript, php exelente mas depois noutros modulos fiquei desiludido, enfim...

No final de tudo acho que vale a pena. Eu tirei no Citeforma mas existe mais sitios, www.citeforma.pt , penso que é uma questão de sorte com os formadores.

Agora estou a pensar em ir a altalogica www.altalogica.pt tirar um curso de .net mas são caros 360€ , o Bom é que podemos fazer ao nosso ritmo,


Quero só acrescentar que, nestes cursos é necessário um gajo trabalhar e esforcar, eu sei que na minha turma por exemplo nem todos são capazes de fazer uma pagina ou um boneco no illustrator, porque andaram a brincar o ano inteiro. Infelizmente é comum ver pessoal que tirou estes curso é não fazem nada com os programas... tenho colegas meus que html ainda é "chines"...

cumps
 
Última edição:
Boas!

Queria deixar a minha opinião pois estou em fim de curso profissional de WebDesign na Flag.

E pelo o que li aqui, começo a ser da opinião de muitos por aqui não vale a pena talvez Etic ou então alone mesmo...

Estou bastante desiludido estou com média de 18 valores em todos os módulos só me falta o projecto final que o estou a fazer... Passaram-se inumeros problemas, desde achar que o curso não tem qualquer estrutura pedagógica, apoiam muito pouco com as bases que necessitamos para futura aprendizagem. Ou seja deveriam dar resumos do que se passa nas aulas pois é tudo tão rápido que não temos tempo para apontamentos, isto por querem encher os olhos. Poem no conteudo do programa tudo e mais alguma coisa e depois claro tem que correr para conseguir dar tudo nas horas estipuladas.

Para não falar nas consecutivas alterações de datas de aulas, que sendo um curso pós laboral no meu caso se torna muito complcado. Quando exsitiam alterações, por vezes não avisavam, enfim não me vou alongar senão não saio daqui!

Meu conselho é Etic ou Tutoriais da net!!!

Estou >( assim com a Flag nem os posso ver, é um curso de um ano e custou-me 2500€ em prestações de 200€ por mês.

O meu dinheirinho:'(

Cumps
 
Back
Topo