Curso Profissional Nvel III ou Nivel IV

Peteraven

Power Member
Olá gostaria de saber aqui a opinião do pessoal.

Tou a pensar fazer um curso profissional de nivel IV ou senão tentar ingressar na faculdade.

Tenho o 12º ano Normal , alguem me sabe dizer se eu posso ir directamente para um curso profissional de nivel IV ou tenho antes que começar pelo nivel III??
 
Olá gostaria de saber aqui a opinião do pessoal.

Tou a pensar fazer um curso profissional de nivel IV ou senão tentar ingressar na faculdade.

Tenho o 12º ano Normal , alguem me sabe dizer se eu posso ir directamente para um curso profissional de nivel IV ou tenho antes que começar pelo nivel III??

podes ingressar directamente no 4º, se for da mesma area do curso k tiraste ate ao 12º...
 
eu fiz um curso desses e tinha um colega de humanidades. mas sabe-se lá, se calhar gostaram dele. o mais fácil é ires ao sitio onde queres tirar o curso de nivel4 que eles respondem-te isso num instante.
 
Olá não não é.

Quero fazer um Curso Profissional de Informática e o 12º ano que tirei é do curso geral de Humanidades/ Geral.

Portanto , não posso não é?

É claro que podes ingressar num curso nivel IV...so o que te desfavorece é que nao tens os requesitos ideais que era ter um curso profissional de informatica..Mas conheço imensas pessoas que entraram para o curso de redes nivel IV com o 12º ano mas com cursos profissionais um pouco fora da area da informatica...portanto é um questao de ires ao local onde pensas tirar o curso e expores o teu caso...

Cumprimentos
 
É claro que podes ingressar num curso nivel IV...so o que te desfavorece é que nao tens os requesitos ideais que era ter um curso profissional de informatica..Mas conheço imensas pessoas que entraram para o curso de redes nivel IV com o 12º ano mas com cursos profissionais um pouco fora da area da informatica...portanto é um questao de ires ao local onde pensas tirar o curso e expores o teu caso...

Cumprimentos


Olá e vocês acham que eu tenho algumas hipoteses de arranjar trabalho com um curso de nivel IV?? , Não tenho qualquer experiência na area. E actualmente trabalho como administrativo.
 
A minha perspectiva é em relação ao Curso de Especialização Informática em Redes e Bases de Dados.

Depende das escolas (tanto profissionais ou publicas) que oferecem essa mesma formação.

Eu tenho uma formação profissional nível III e segui para uma de nível IV.
Sei que agora é possivel ingressares numa de nível IV tendo apenas formação no agrupamento geral.
São formações mais extensas que as que de nível III -> IV mas o final é o mesmo.

Quanto ao mercado de trabalho penso não teres nenhum tipo de dificuldade.
Eu já estava na faculdade na altura do meu estagio da formação e ai permaneci durante mais 4 anos.
Só agora é que irei ver mesmo até que ponto é que uma formação nível III e IV é que tem algum impacto no mercado de trabalho. Mas eu cá não tenho as minhas esperanças muito altas, dai estar numa formação MCSE/CCNA e planear voltar e, ai, completar, pelo menos, a licenciatura por Bolonha.

A falta de um curso universitário no CV será sempre um tecto salarial, pensa bem nisso.
A minha sugestão é completares o nível IV, arranjares emprego e ingressares no ensino superior.
Hoje em dia existem inúmeros cursos que só não publicitam serem "cursos por correspondência" pois convinha o estado continuar a investir nos mesmos para gastarem dinheiro em obras, no mínimo, ridículas. E refiro-me a cursos de prestigio, claro que sempre tens aulas em horário pós-laboral nas pseudo-faculdades/Institutos Politécnicos.

Ou podes ir directamente para a universidade, vais-te ver à nora devido à tua falta de experiência e baixo grau de especialização, mas se apontas para um CET... não deves ter grandes expectativas de futuro profissional...
 
Olá e vocês acham que eu tenho algumas hipoteses de arranjar trabalho com um curso de nivel IV?? , Não tenho qualquer experiência na area. E actualmente trabalho como administrativo.

Sempre tens mais hipoteses de arranjar trabalho com um curso profissional nivel 4 do que apenas com o 12º, mesmo sem qualquer experiencia profissional na area....

Os cursos nivel 4 têm muita procura por parte das empresas, ñ é por nada que a maioria dos cursos nivel 4 são financiados pelo IFP.

Cumprimentos
 
A minha perspectiva é em relação ao Curso de Especialização Informática em Redes e Bases de Dados.

Depende das escolas (tanto profissionais ou publicas) que oferecem essa mesma formação.

Eu tenho uma formação profissional nível III e segui para uma de nível IV.
Sei que agora é possivel ingressares numa de nível IV tendo apenas formação no agrupamento geral.
São formações mais extensas que as que de nível III -> IV mas o final é o mesmo.

Quanto ao mercado de trabalho penso não teres nenhum tipo de dificuldade.
Eu já estava na faculdade na altura do meu estagio da formação e ai permaneci durante mais 4 anos.
Só agora é que irei ver mesmo até que ponto é que uma formação nível III e IV é que tem algum impacto no mercado de trabalho. Mas eu cá não tenho as minhas esperanças muito altas, dai estar numa formação MCSE/CCNA e planear voltar e, ai, completar, pelo menos, a licenciatura por Bolonha.

A falta de um curso universitário no CV será sempre um tecto salarial, pensa bem nisso.
A minha sugestão é completares o nível IV, arranjares emprego e ingressares no ensino superior.
Hoje em dia existem inúmeros cursos que só não publicitam serem "cursos por correspondência" pois convinha o estado continuar a investir nos mesmos para gastarem dinheiro em obras, no mínimo, ridículas. E refiro-me a cursos de prestigio, claro que sempre tens aulas em horário pós-laboral nas pseudo-faculdades/Institutos Politécnicos.

Ou podes ir directamente para a universidade, vais-te ver à nora devido à tua falta de experiência e baixo grau de especialização, mas se apontas para um CET... não deves ter grandes expectativas de futuro profissional...


Olá Moralez:

Eu por acaso tenho algumas expectativas no campo do futuro Profissional , mas tava a pensar talvez arranjar trabalho na área de informática e tar lá ao mesmo tempo.

O Curso que quero fazer é este: LTIC (Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação), na Univeridade de lisboa: http://www.di.fc.ul.pt/sobre/?ltic-sumarioexecutivo .

Agora das duas uma ou tiro um CET de Informática Nivel IV e depois tento arranjar trabalho há noite para andar na faculdade durante o dia, ou senão este ano vou ver se entro para o curso de LTIC e depois logo se vê, (como disseste), é verdade eu não percebo nada de computadores.
Dá uma espreitadela no curso de diz alguma coisa:
link: http://www.di.fc.ul.pt/sobre/?ltic-sumarioexecutivo

Já agora a meu maior medo na faculdade é a Matemática (já que sou um zero à esquerda, e tb não sei se será melhor fazer pela ordem: 1º Curso Profissional Niel IV, 2º Licenciatura em LTIC).

Outra Pergunta há por aí bastantes Informáticos a trabalhar há noite , e/ou em Part-time?

(Se sim seria melhor talvez eu tirar um Curso Profissional NIVEL IV --> Esta é a minah maior duvida Faculdade Ou Curso 1º)???? Tenho 28 anos e nunca trabalhei em informática -> EWmbora me interesse.
 
Última edição:
Sempre tens mais hipoteses de arranjar trabalho com um curso profissional nivel 4 do que apenas com o 12º, mesmo sem qualquer experiencia profissional na area....

Os cursos nivel 4 têm muita procura por parte das empresas, ñ é por nada que a maioria dos cursos nivel 4 são financiados pelo IFP.

Cumprimentos

Obrigado pela opinião acho que vou tentar entrar na faculdade como já pus ai num Post, Se não conseguir então vou fazer num ano o curso Profissional de Nivel IV.
 
Estive a dar uma olhadela geral nesse curso e conhecimentos de informática não iriam fazer grande diferença. Eles nunca fazem, agora conhecimentos especializados em redes, bases de dados ou programação fazem toda a diferença.

O ultimo seria o caso de alguém com um CET de nível IV, embora seja apenas uma questão de habituação, a diferença seria notável no primeiro ano do curso, isto é, hoje em dia isso conta como um terço do curso...

Eu recomendo um CET IV, um possivel emprego na entidade onde o estagio do CET foi efectuado (no meu caso foi diferente visto eu ter estagiado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mas tenho colegas que ficaram efectivos nas empresas em que estagiaram, e outros que não, mas acho que o pormenor de terem sido expulsos por serem incompetentes teve algo a ver com isso).

O numero de pessoas a trabalhar e a tirar um curso superior tem vindo a aumentar, não devido ás exigências do mercado de trabalho, mas devido à ignorância, e grande parte das vezes, estupidez do mesmo.

Eu estou numa formação profissional, logo sou suspeito, todos que aqui se encontram ou trabalham ou acabaram de se formar e estão à procura de emprego enquanto se vão especializando. Em relação à universidade... varia conforme as universidades...

Nos institutos politécnicos com a existência de períodos de estudo pós-laboral é óbvio que o numero de trabalhadores-estudantes é considerável, agora em universidades em si... é muito reduzido... digo-te que no meu antigo curso os trabalhadores-estudantes eram algo como... 5%, e tem vindo a diminuir devido à "excelente" forma como o curso permitia a existência dos mesmos.

Mas, com bolonha, as coisas tem vindo a alterar-se... felizmente.
É uma questão de veres como é esse curso em relação a trabalhadores-estudantes.
Digo-te desde já, e isto é norma em todos os cursos da área de informática.
A excepção das cadeiras de física e matemática, todas as aulas teóricas são quase inúteis.
Por isso trabalhar e frequentar um curso superior na área de informática não é propriamente difícil.

A maior dificuldade num curso superior não é a matéria nem a complexidade da mesma, a norma é a mesma, seja no publico ou na privada, o maior problema de um curso superior é a imbecilidade de alguns docentes... E isso não há aula teórica ou estudo que salve...
 
Já agora para n tar a abrir outro topico onde é que posso fazer o ccna da Cisco mais barato?
Já agora posso ir faze-lo na Forino(n sei o €) mesmo já estando na faculdade, ou é só para ppl k tá lá inscrito.
 
Quanto ao primeiro ponto podes simplesmente inscrever-te para o exame, não sei de valores concretos, mas não esperes mais do que 250 euros, e isto é arredondar muito por cima. A questão é se tens o tipo de treino necessário para passares a um exame destes. Os cursos normais são de 30 horas apenas para rever matéria e preparar para o exame, só as formações em academias Cisco é que te treinam de raiz (isto é, depois de um MCSE).

Em termos de preços a NewHorizons e a Galileu parecem ser as melhores, a Rumos é a mais cara mas não tenho experiência na mesma, logo, não te sei dizer se a diferença de preço é justificável.

Como é recomendado em todos os casos de certificações, vai a cada centro ver o que têm para te oferecer e faz a tua escolha a partir dai, o simples treino para o exame é coisa dos seus 650 euros, por isso nem quero imaginar qual será o preço do curso em si... isto é, lá terei que saber que se é para ter um CCNA que seja por experiência e não por dumps...

Quanto ao segundo ponto, não faço ideia, mas todos os pré-requisitos para as certificações são os mesmos, o CCNA, em termos oficiais, não pede nenhum. Quanto à Escola em si, não faço ideia, mas não vejo porque possa ser um problema, o horário é pós-laboral, e já deu para ver que a formação em CCNA é, sim, uma formação.
 
Última edição:
Estive a dar uma olhadela geral nesse curso e conhecimentos de informática não iriam fazer grande diferença. Eles nunca fazem, agora conhecimentos especializados em redes, bases de dados ou programação fazem toda a diferença.

O ultimo seria o caso de alguém com um CET de nível IV, embora seja apenas uma questão de habituação, a diferença seria notável no primeiro ano do curso, isto é, hoje em dia isso conta como um terço do curso...

Eu recomendo um CET IV, um possivel emprego na entidade onde o estagio do CET foi efectuado (no meu caso foi diferente visto eu ter estagiado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mas tenho colegas que ficaram efectivos nas empresas em que estagiaram, e outros que não, mas acho que o pormenor de terem sido expulsos por serem incompetentes teve algo a ver com isso).

O numero de pessoas a trabalhar e a tirar um curso superior tem vindo a aumentar, não devido ás exigências do mercado de trabalho, mas devido à ignorância, e grande parte das vezes, estupidez do mesmo.

Eu estou numa formação profissional, logo sou suspeito, todos que aqui se encontram ou trabalham ou acabaram de se formar e estão à procura de emprego enquanto se vão especializando. Em relação à universidade... varia conforme as universidades...

Nos institutos politécnicos com a existência de períodos de estudo pós-laboral é óbvio que o numero de trabalhadores-estudantes é considerável, agora em universidades em si... é muito reduzido... digo-te que no meu antigo curso os trabalhadores-estudantes eram algo como... 5%, e tem vindo a diminuir devido à "excelente" forma como o curso permitia a existência dos mesmos.

Mas, com bolonha, as coisas tem vindo a alterar-se... felizmente.
É uma questão de veres como é esse curso em relação a trabalhadores-estudantes.
Digo-te desde já, e isto é norma em todos os cursos da área de informática.
A excepção das cadeiras de física e matemática, todas as aulas teóricas são quase inúteis.
Por isso trabalhar e frequentar um curso superior na área de informática não é propriamente difícil.

A maior dificuldade num curso superior não é a matéria nem a complexidade da mesma, a norma é a mesma, seja no publico ou na privada, o maior problema de um curso superior é a imbecilidade de alguns docentes... E isso não há aula teórica ou estudo que salve...

Moralez .

Thank you
Pelas tuas dicas , é isso mesmo que eu vou fazer um Curso Nivel IV CET, em Desenvolvimento de Software e Administração de Sistemas, em principio na Forino , www.forino.pt. Depois arranjo trabalho na área (exercer Informática), e a seguir vou tentar entrar no ensino superior no dito curso de LTIC.

Bem disses-te que tenho possibilidade de arranjar um trabalho com o curso de nivel IV, por isso é o que vou tentar .

Obrigado e Porta-te.
 
Peteraven desculpa lá estar a incomodar.. mas onde é que eu encontro preços nesse site da forino?? É que devo mesmo ser cegueta que não estou a encontrar nada..

Obrigado :)
 
Última edição:
Peteraven desculpa lá estar a incomodar.. mas onde é que eu encontro preços nesse site da forino?? É que devo mesmo ser cegueta que não estou a encontrar nada..

Obrigado :)


Olá rapaz não incomodas em nada.

Bem relativamente aos preços se tás a falar da cisco, não sei os preços disso. O melhor é ires ao site tirares o telefone e telefonares para lá , para perguntar os preços.

Hey esses teste da cisco tb dá para quem vai fazer nivel IV de desenvolvimento de Software e administração de sistemas?

Em Principio será esse curso que vou fazer.
 
Desenterranço mode.

O site já não me abre, será que o forino foi à vida??

Alguém sabe mais sítios onde se possa tirar o curso de nível IV??

EDIT: O site do forino já abre, nevermind.

Cumps
 
Última edição:
Desenterranço mode 2.

Ora bem, ouvi há uns tempos que fazer um curso nível IV tornava a entrada na universidade mais fácil. No site não encontro ligações, por isso, das duas uma, ou é igual, equiparando a um de nível III ( que é o curso que estou prestes a acabar ) ou esqueceram-se de mencionar.

Alguem sabe como funciona a coisa?

Obrigado :)
 
Back
Topo