[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    289
Se for numa oled de modelo recente e seguires as recomendações que deixei no primeiro post, penso que não terias problemas.
ok também por agora a unica tv que pode dar raia é uma lg antiga de um dos quartos que tem umas manchas pretas no ecrã

acho que as hisenses estão para durar e para vir uma oled seria de 65 para a sala
 
@bseixas, repara que quando eu compro uma TV (e penso que muitas outras pessoas pensem da mesma forma), quero que a TV tenha uma grande longevidade. Que não sejam 5 anos. Que não sejam 10 anos. Que funcione o maior tempo possível sem qualquer tipo de problema. Isso é um ponto assente.
E que não exista qualquer tipo de limitação de longevidade devido à tecnologia usada. E o OLED tem uma clara limitação. Não existe ainda conclusão relativa ao tempo, mas o que é certo é que há uma limitação.
Agora não vou estar gastar digamos o dobro por uma TV do tipo OLED para limitar o seu uso devido às technical constraints, e a pensar todos os dias se é desta que a TV "vai com os porcos".

Eu tenho uma TV LED da Samsung de 40" comprada em 2011. Funciona na perfeição. Eventualmente estou a pensar comprar uma nova por mudar de casa e gostar de ter uma de 65". Só por isso.
 
Logicamente que quando a qualidade de imagem oferecida pela TV não é a primeira ou a segunda prioridade, acredito que uma OLED não seja a proposta adequada.

Mas as TVs que duram a vida toda, nos dias de hoje, são coisa rara.
 
@jcab

Pois o meu critério principal para uma TV na sala já será mesmo qualidade imagem que entrega (não se dura o mesmo que um CRT durava nos anos 90) e aquilo que de melhor existe no mercado é OLED de longe o que não quer dizer que não existam outras boa opções e válidas, tenho OLED há 3 anos e nunca limitei o seu uso em rigorosamente nada, se queimar queimou e depois logo se vê...Comprei 55'' porque vinha de 42'' e em 2017 não queria gastar mais do que 1000 paus numa TV, agora já podia ser 65'' (ou mesmo 77'' se não custassem o que custam) mas se esta durar 10 anos estou bem lixado para fazer o upgrade nas polegadas (por outro lado em 2027 um OLED 77'' já deve custar 1000€). :-D

Para quem o critério principal não for qualidade de imagem ou tiver medo compra outra coisa com que se sinta mais confortável que como disse antes opções não faltam e isto cada um sabe de si e dos seus €, aquilo que não me parece correcto é tirar conclusões quando não existem dados suficientes para as tirar ou falar como se outras opções não implicassem compromissos ou experiências condicionadas, num LCD se este vier com clouding/bleeding como já tenho visto por ai e que ainda consegue ser potenciado pelo HDR é como ter burn in e uma experiência memorável desde o primeiro dia.

Podes ter sorte e apanhar um painel dos bons em LCD tal como podes ter sorte e nunca ter burn in em OLED (embora também ache que a coisa não se resume a sorte). ;)


EDIT:


No outro dia só não encomendei um QLED 75Q70R porque não enviavam para cá, é uma boa TV que estava a um PVP imbatível (996€) e as 75'' vinha mesmo a calhar para tapar a parede (é o que dá andar a brincar aos projectores), mas tenho a perfeita noção de que não entrega o mesmo que OLED e percebo perfeitamente porque os compram. :D
 
Última edição:
Um amigo meu tem uma LG oled c7 55, quando a imagem tem um fundo vermelho aparecem várias manchas e riscos pretos no ecrã, mas noutras cores não se nota nada, isto é burn in?

Já agora quanto custa substituir o painel de uma tv destas?
 
Um amigo meu tem uma LG oled c7 55, quando a imagem tem um fundo vermelho aparecem várias manchas e riscos pretos no ecrã, mas noutras cores não se nota nada, isto é burn in?

Já agora quanto custa substituir o painel de uma tv destas?

pelo que descreves sim a tv já está a sofrer de Burn In, o teu amigo pode tentar efectuar alguns procedimentos a tentar minimizar a situação, mas dificilmente vai melhorar, e vai ter de viver com ela assim.

mudar o painel, esquece lá isso homem, o painel é a peça mais cara da televisão, basicamente se tivermos um azar com o painel, é pensar numa televisão nova, nem vale apena equacionar reparar.
 
pelo que descreves sim a tv já está a sofrer de Burn In, o teu amigo pode tentar efectuar alguns procedimentos a tentar minimizar a situação, mas dificilmente vai melhorar, e vai ter de viver com ela assim.

mudar o painel, esquece lá isso homem, o painel é a peça mais cara da televisão, basicamente se tivermos um azar com o painel, é pensar numa televisão nova, nem vale apena equacionar reparar.

Grande galo, a tv tem pouco mais de 2 anos, é ele nem faz um uso muito intensivo.

Mas isto vai ficar pior não é?

Eu tenho uma c6 com 4 anos e está normal.
 
Grande galo, a tv tem pouco mais de 2 anos, é ele nem faz um uso muito intensivo.

Mas isto vai ficar pior não é?

Eu tenho uma c6 com 4 anos e está normal.
Pergunta a ele se ele não teria o hábito de desligar a ficha da tomada logo após de usar a tv. Isso é a causa nr. 1de burn-in nas oleds.
 
Embora ainda esteja no inicio vou já avançar como eu acho que vai ficar a % nas votações, +-10% para aqueles que relatam ter tido problemas de burn in que dará 1 em cada 10 pessoas que compram OLED.
 
E os que relatam são das versões antes das 8 o que dá a querer que o burn in nas mais recentes torna-se cada vez mais difícil.
 
Pois, mas os problemas de burn-in não são imediatos.
As versões 8 e posteriores ainda não têm idade suficiente para afirmar perentoriamente que são mais resistentes ao fenómeno.
 
Vale o que vale mas não é isso que os resultados da votação para já dão a entender, em que quem teve o problema teve logo ao fim de 1 ano de utilização e não foi preciso esperar muito.
 
Aqui a minha C6 também já tem burn in e não tenho uma utilização assim tão agressiva. Mas está lá.
Um colega meu com uma B7 também já tem.
 
Bem...burn in atrás de burn in...e continua a haver gente a defender o OLED.

„se não se querem queimar, mantenham-se longe de OLED‘s“

Comprar OLED para garantir uma excelente qualidade de imagem. Mas atenção que esta experiência dura entre 6 a 12 meses :205:
 
Back
Topo