PC/Mac/Linux Crusader Kings III (Paradox Interactive)

Pure Anarchy

Moderador
Staff
3aDsoYH.png

Paradox Development Studio brings you the sequel to one of the most popular strategy games ever made. Crusader Kings III is the heir to a long legacy of historical grand strategy experiences and arrives with a host of new ways to ensure the success of your royal house.

Produtora: Paradox Development Studio
Editora: Paradox Interactive
Plataforma: PC (Windows, Mac, Linux)
Data de lançamento: 1 de Setembro de 2020
Site Oficial

Disponível no Steam, Paradox Store e Xbox Games Pass para PC.

 
Já começaram a sair as primeiras reviews:

IGN - 10/10
PCGamer - 94/100
Gamespot - 8/10
VG247 - 5/5
Wccftech - 9/10

Rock, Paper, Shotgun
Crusader Kings 3 makes a fine execution of a daunting brief. I think I’ll need another year of playing it to work out exactly how good it is, but that’s another way of saying I want to play it for a year, so it must be pretty good.

Vice
An intoxicating web of intrigue, whose flaws only highlight its ambitious vision.

Opencritic - 91 Critic Average, 98% Critics Recommend
Metacritic - 91 Metascore

Deixo aqui a video review da IGN:
 
Última edição:
Grandes reviews. Nunca joguei Crusader Kings, mas fiz preorder deste.

Tenho estado a ver esta playthrough com os devs do jogo, e morri a rir com as situações em que eles se colocam :D

 
Requisitos mínimos?

Mínimos:
  • Requer um sistema operativo e processador de 64 bits
  • Sistema Operativo: Windows® 8.1 64 bit / Windows® 10 Home 64 bit
  • Processador: Intel® Core™ i3-2120 / AMD® FX 6350
  • Memória: 6 GB de RAM
  • Placa gráfica: Nvidia® GeForce™ GTX 460 (1GB) / AMD® Radeon™ HD 7870 (2GB) / Intel® Iris Pro™ 580 / Intel® Iris® Plus G7 / AMD® Radeon™ Vega 11
  • Espaço no disco: Requer 8 GB de espaço livre
 
Algum conselho para perceber como jogar? Adoro o cronologia historica onde se passa o jogo ou os varios cenários. No entanto fiz o tutorial e fiquei na mesma, muita confusao, muita coisa para interagir. Limitei-me a jogar em full speed, em ações reativas, e sem saber bem o que fazer.



Algum conselho, video, algo para consultar?
 
Sempre gostei bastante de História e de jogos de estratégia no geral, mas a complexidade e o facto de serem bastante "time consuming", sempre me afastou um pouco deste tipo de jogos de grande estratégia (Europa Universalis é um grande exemplo).

Por este parecer mais acessível e por estar no Game Pass, decidi experimentar e quando dei por mim já levava umas 6h de jogo pela noite dentro, e apenas a jogar a personagem do tutorial. Saí do jogo já quase Rei da Irlanda. Já o seria não fosse ter libertado o principal rival após o ter capturado em batalha, com a imposição de que renunciaria aos seus títulos e pretensões. O canalha, que ainda por cima é sobrinho da minha personagem, aceitou, mas mal se viu livre, voltou à guerra e conseguiu o que queria (ficar com um estado que era meu), após várias batalhas em que me deixou em menor número. Tive que me render e dar-lhe o estado, antes que ele me obrigasse a aceitar as condições dele, que poderiam passar por ficar com mais do que aquele estado em disputa. Devia tê-lo obrigado a render-se enquanto estava preso e eu tinha vantagem na guerra, ou então matá-lo... Lição aprendida. Pelo meio ainda perdi em batalha o filho mais velho e herdeiro do trono.

O jogo consegue ser bastante representativo da época, com todas as intrigas que podem ser criadas para gerar confusões com os nossos estados vizinhos de forma a arranjar motivos para entrar em guerra com eles pelo território, que até poderia nem ser nosso por direito. Atrair para a nossa corte nobres com direitos/pretensões a terras e torná-los nossos vassalos, para depois usar os seus direitos em nosso proveito, são outras formas de tentar açambarcar territórios. Arranjar casamentos para formar alianças, ou simplesmente com o intuito de ter uma palavra a dizer numa sucessão de outro estado, também é algo normal no jogo e naquela época.
 
Eu no tutorial, consegui criar o reino da Irlanda e unir a ilha toda. Também joguei umas 5 horas seguidas sem perceber bem como.

A parte mais engraçada foi quando a mulher do meu filho se apaixonou por mim, e agora não sei se o meu neto é meu filho :D
 
Pelas vossas descrições despertou-me um certo interesse. Ainda que nunca joguei nada do género, e tenho um certo receio em gastar dinheiro em vão.
 
Tens o jogo na gamepass, acho que se nunca usaste o serviço o primeiro mês fica a 1€.

Mesmo tendo feito o tutorial e visto alguns vídeos ainda me sinto meio perdido, o jogo é bastante complexo. Mesmo assim estou a gostar bastante da experiência.
 
Eu venho do 2 e mesmo assim não é só pegar e começar a jogar. Tem muita coisa diferente e não é um jogo fácil de começar e ser logo o melhor, nada disso. É preciso paciência e tempo para investir. Mas depois de dominar o básico, é uma experiência diferente de tudo o resto.

Estou ansioso para que a comunidade faça um mod de Gane of Thrones como já existia no 2.

Para quem está na dúvida recomendo usarem o Gamepass e o primeiro mês fica por 1€ para novos subscritores. Mesmo que não gostem do CK3, tem mais 200 jogos para jogar dentro desse plano. É o melhor plano atualmente em qualquer plataforma na minha opinião.
 
@PanterA Se estás na dúvida e não podes/queres experimentar através do Gamepass, podes sempre experimentar o 2, que é f2p na Steam. Não é a mesma coisa, mas se nunca jogaste nada do género já dá para ficares com uma ideia daquilo que podes esperar do 3.
 
O problema dos jogos da paradoxo a é que exigem tempo. Muito tempo e eu não tenho isso. É pena porque certamente que o jogo está brutal.
 
Back
Topo