Artigo CPU roundup - 3.0 Ghz - 2 threads

JPgod

Moderador
Staff
Ora bem.

Vou preparar um artigo, com o interesse de fazer um comparativo entre processadores de várias gerações, com as seguintes "constantes".
* Frequência: 3.0 ghz constantes (cpus que tenham tecnologia turbo, este fica desligado), seja defaut ou obtido via overclock ou underclock
* 2 threads activas (2C/2T ou 1C/2T nos processadores com HT), ou seja cpus com mais que 2C/2T, o resto fica desactivado na BIOS
* máximo de threads do cpu e wprime igualmente configurado, também a 3.0 ghz
* Benchmark: Wprime 2.04 - Benchmark de 32 mb!!, sendo que será corrido com 1 thread e 2 threads - Escolheu este por depender quase nada de memórias/largura de banda e poder controlar o nº de threads.
* Windows 7 32 e 64 bits apenas.

Antes que perguntam "Porque 3.0 ghz e 2 threads?" a resposta é um dos máquinas que uso tem um P-4 HT prescott 3.0 ghz :P Infelizmente gostava muito de por Atons, mas nenhum é capaz de ir aos 3.0

CPUS que vão entrar no comparativo_
confirmados: ------------------------
- P-4 HT lga 775 3.0 ghz (Prescott-2M 90nm)
- Core i3 530 (1 core com HT e 2 cores sem HT)
- Core i5 750 (2 cores)
- Athlon II X4 640
Possíveis ------------------------
- LGA1366 (Core i7 920)
- SandyBridge (2500K e 2600K)
- Core 2 duo (E5200,E2200,E8600)
- Core 2 Quad (Q6600)
- Phenon II (965 BE)
- Athlon II X2 255

Caso alguém que tenha abaixo um das seguintes classes de processador e queira contribuir, mande PM.
- AMD Athlon/Phenom AM2(+) 65 nm (Tem que dar 3.0 ghz)
- Core 2 duo e quad, capazes de dar 3.0 ghz, sendo que em principio já poderei ter um E5200, E2200, E8600 e Q6600)
- Pentium 4 Dual core (65 e 90 nm) e P-4 single core HT "Cedar Mill" (65 nm).
- Core i7/Xeon de 32 nm "Gulftown" LGA 1366
 
Última edição:
Ainda há mais um ou outro cpu que poderiam ser interessantes: um core2 E7xxx por exemplo.. os E5xxx tem 2mb de cache, o E7xxx tem 3mb e os E8xxx têm 6mb..


Por curiosidade era interessante também fazer 1 core activo/1 thread.
Assim é que se via mais a evolução de performance por core/thread.
Ao ser dois cores/duas threads a forma como cada cpu tem implementados os vários cores vai ter influência, e 1 core/duas threads vai ter influência da implementação do HT..
Até porque alguns cpu's não têm HT, pelo que não dão para o 1 core/2thread..
 
um core2 E7xxx por exemplo.. os E5xxx tem 2mb de cache, o E7xxx tem 3mb e os E8xxx têm 6mb..

certo, mas provavelmente terá poucas diferenças.

Sobre os cores/threads, a idéia e simular todos os processadores com 2 threads activas e depois tens o teste em modo 1 e 2 threads. Deixar apenas 1 thread vai dar ja mais trabalho...
 
um core2 E7xxx por exemplo.. os E5xxx tem 2mb de cache, o E7xxx tem 3mb e os E8xxx têm 6mb..

certo, mas provavelmente terá poucas diferenças.

Sobre os cores/threads, a idéia e simular todos os processadores com 2 threads activas e depois tens o teste em modo 1 e 2 threads. Deixar apenas 1 thread vai dar ja mais trabalho...

A sugestão do E7xxx era mesmo para ver a influência da cache dentro de uma determinada 'arquitectura', as diferenças obviamente não serão muitas.. Embora os 4mb de cache a mais do E8600 face ao E5200 devam fazer alguma diferença... :)
Em termos de evolução dos cpu's/implementação do multi-thread, sim, não vai acrescentar muito...
 
não é preciso emprestimo, os users corriam os testes nas condições necessárias e mandavam-me os resultados.

E5200 e i920 em principio já se tem.

cumps
 
Tenho um prescott sk478 3.2ghz, pode servir? é só correr o Wprime 32 mb no windows 7 a 3.0ghz e enviar ou postar aqui?
 
Vou entretanto adicionar um 3º teste, ou seja o máximo de thread possíveis, mas também a 3.0 ghz, ou seja num i7 2600K será 8 threads.
 
Tenho um pentium D 820 mas não tenho onde o testar. Se quiserem posso emprestar para testarem, só me enviarem pm. O cpu é a 2.80ghz mas com oc faz bem os 3.0ghz.
 
Boas, tenho um INTEL Core2Duo E8400 e o win7 ultimate 32bits e posso ajudar-te. Não tenho é muito tempo livre.
É algo que posso deixar a correr ? Quanto tempo demora?
 
Eu tenho um velhinho ali e um p4 com Ht a 3200 pelo menos ele no gestor de tarefas sempre me deu 2 nucleos mas nao consigo ligar o pç para ver qual e porque o pç não tem placa gráfica ,se fizer falta e so dizer.
 
Back
Topo