Cooling de A a B

5 estrelas ..... está mto bom! Parabéns pelo trabalho Strakata continua no bom caminho .... kualker dia faço um DIY de um chiller ...
 
Bom trabalho Strakata, li agora o teu artigo de uma ponta á outra! E tb li os comentários todos, inclusive os mais compridos, (kuando se xega tarde tem de se ler tudo para apanhar a carroça ! ;) )

Estive aki umas horitas entretido a olhar para o monitor...

Até a meio do WC já sabia tudo... mas tinha umas dúvidas em relação á condenssação... apartir de ai foi sempre a aprender !

Não tenho criticas a fazer pk ñ sou das pessoas com mais experiência no assunto, (eide ser ! :D) a únika kestão é k podias melhorar o aspecto da pág... se não soubesses pedia a alguem para fazer aki em PHP ou algo do género... mas se é apenas um artigo axo k é suficiente ! ;)

Há... podias desenvolver mais a parte do Phase cooling ! Sempre aprendia mais alguma coisa... ;)

Tanks pelo artigo, tiraste-me muitas dúvidas :)
 
Quanto ao artigo ainda so li o Air cooling e Phase Change ( o menos importante no artigo, pelos vistos :rolleyes: , mas ja vou ler o resto )

0º kelvin nao serao -275ºC ???? ( É que -275ºC é o limite de temperatura negativa que pode haver, e se 0º Kelvin equuivalerem a -273ºC, so por 2ºC e que os 0ºK nao sao mesmo o limite... )
 
Obrigadinho pelo apoio ;) mas comecem é a passar isto à prática :D

Já ouvi ali qualquer coisinha para os lados do SUp3r, mas vocês estão ainda muito parados. Deve ser das férias :P

Watercooling no Verão é porreiro, mas é no Inverno que dá gosto ver aquelas temperaturas ali a rastejar pelos 20ºC :)


:004: E o Inverno vem aí.... hihihih..... viva o Inverno! :004:
 
Pois, vontade nao falta, o que falta e' o guito :D
Eu li a secção de water cooling toda e quando acabei deu-me uma vontate de montar um sistema desses... nem te digo nada.

1º - Onde comprar um wb decente? e precos? em PT?
2º - Um radiador mesmo no ferro-velho nao deve ficar muito barato...
3º - ... acho que nao tenho terceiro :D

O resto, tubagens, reservatorios, etc, e' muito facil de arranjar no AKI :D ou sitio do genero.

Vamos ver se depois do fim deste mes as coisas ficam melhores financeiramente falando...

PS: Ja tenho o meu XP 2000+ desbloqueado :D
 
pk k o ppl n se junta e faz o guia completo do overclock em PT? Seria mto fixe de se fazer e evitavamos perguntas estupidas colocadas aki e no canal :D
 

1º - Onde comprar um wb decente? e precos? em PT?
Bem, sempre temos os do mASO que dizem que sao bons...

2º - Um radiador mesmo no ferro-velho nao deve ficar muito barato...
Acho que é o pior em temos de guito... prai uns 75€... ou mais depende do chulanço :D e do proprio radiador...

3º - ... acho que nao tenho terceiro :D
Eu bem me parecia que tinha um terceiro :D, a bomba, das boas (Eheim) ainda custa uns bons 70€...

Feitas as contas:

WB: 35€
Rad: 75€
Bomba: 70€
Tubagens e reservatorio se necessario: 10€

Total: 190€
Isto so com um WB para o processador, para por no chipset e na grafica... mais uns 30€ para cada...

Ou seja, fica um bocado caro...
Para descer as temps uns 10ºC, com sorte mais... dependendo do radiador.

Sera que compensa?
Sim, é muito bom ter um sistema silencioso e que arrefeça bem, mas vale a pena o investimento?

Fica pergunta no ar... ou será na água? :D
 
Bom eu vinha dar o meu contributo para a causa K/ºC, mas já não é muito necessário pq foi esclarecido (jcab, e outros, roubaram-me os meus 2s de fama :D)

Só para dizer que 0 K = 273.15 ºC e que não há graus Kelvin, i.e. quando falamos em kelvin não falamos em graus. Graus só se aplica para C e F.

Strakatra, ainda não li tudo, mas parabéns pelo teur trabalho.

Com um pouco de design na pág. ficava ainda melhor.

Parabéns e continua o bom trabalho.


Edit: até o título tá excelente: Cooling de A a B - LOOOOL
 
Está lá Gryf, mesmo na 1ª :-D página ;)
Eu uso 70% água destilada / 30% redex azul. Mas o redex verde é capaz de ser melhor (tem menos anticongelante).



Quanto ao design, bem, se calhar tá fraquinho porque eu fiz tudo em Word e guardei como .HTML.
Mais à pressão não podia ser :)
 
Estik,
Em relação ao custo, isso é verdade, pode-se gastar muito dinheiro para se montar um sistema de watercooling.

Mas também é verdade que se pode gastar muito pouco dinheiro para montar um. No meu primeiro sistema (Bong) gastei ao todo uns 30 euros e o gajo funcionava muito bem; neste último tb gastei à volta de 30 só que já ñ foram euros :-D


Mas repara também no seguinte, nos próximos, 3, 4, 5, 6, etc anos, só vou ter de trocar de waterblock porque se tudo correr bem o radiador e a bomba servem para QUALQUER CPU/sistema. E se calhar nem de WB é preciso trocar se se arranjar um truque qualquer para o prender nos futuros sockets.

isto assumindo que a bomba e o rad aguentam sem problemas; o que deve acontecer. Pelo menos já estão há 1 ano a trabalhar 24 horas por dia e está tudo bem
 
É mesmo isso, é um investimento para o futuro...

Acho que o radiador não deve ceder, desde que se tomem as devidas precauções para evitar a corrosão. A bomba é a parte mais crítica, desde que seja boa e que seja revista regularmente, não deve haver problema.

O wb, o mesmo do que o rad, sem corrosão aguenta muito bem e desde que as furações não se alterem (muito :)) dá para usar noutros sockets...

Bem, vou pensar seriamente nisso...
Ja que o meu sistema, quando está calor tenho de puxar o V7+ um bocado e isto parece um Apache :D

Deve ser problema meu, mas eu não gosto de ver as temps acima de 50ºC...
 
epah e um investimento do melhor! o WB aguenta.se bem so se alterando se, se alterar o socket, o radiador...ora bem se aguenta nos carros durante anos a todas as condicoes...chuva,lama,montes de cenas corrosivas...tmb aguenta quietinho em casa ao lado do pc...digo eu! a bomba de agua com a devido manutencao e limpeza kdo necessario tmb dura uma vida! so na tenho ainda pk primeiro convem ter pc para o aplicar! LoL! e k tar a experimentar em Pcs k n sejam nossos...como o dos pais e isso pode dar mau resultado e dp a cota pimba...estrilha e com razao.
 
um bom conselho para o pessoal com limites de dinheiro é pouparem na bomba, uma de 1000l/h chega e as baratas custam uns 15-20€ no maximo, e um radiador tb nao se deve dar mais de 50€ e por esse preço tem que ser uma coisa muito boa já
 
porra hj vi no modelo aqui da quinta la na parte dos aquarios...uma de 500l/h axo eu...8 CONTOS QUASE!! DDDDDDDDDAAAAAAAAASSSSSSSSSS
vo ver a uma loja de animais...devem ter mais variedade e obviamente mais barato!
 
Eu comprei um radiador excelente (o tal do Opel Corsa) por €30 e uma bomba de água de 600L/H por €30 também! Uma loja de animais faliu e estão a rifar o material... Pena não haver mais. :)
 
Back
Topo