Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Bem... amanhã é dia de ir fazer test shots de vídeo para o primeiro trabalho :p
Decidi levar o material quase todo atrás, mas é engraçado como cabe tudo na mochila e com alguma folga.

20230822-201237.jpg
20230822-202840.jpg


O tripé vai fora, o gimbal vai na mala dele. Dentro da mochila vão as lentes todas, baterias, carregadores, color checkers, filtros VND, uma luz LED a bateria, uma pen de captura 4K e cerca de 500Gb em cartões SD. Vão também carregadores, material de limpeza e powerbank.

20230822-202502.jpg
20230822-202514.jpg
20230822-202531.jpg

20230822-202556.jpg
20230822-202617.jpg
20230822-202628.jpg

20230822-202746.jpg
20230822-202858.jpg
20230822-202922.jpg
 
Sigma 24-70 f2.8 vs Sony 24-105 f4
O dilema numa A7iii

Quem já teve a 24-105 usava-a em ambientes interiores?
Que tal se portava?

Tenho a sigma no carrinho por menos de 1000€, mas confesso que lentes não nativas dão-me calafrios no tempo de focagem

Desculpem o desabafo no meio de nada
 
Eu tenho a 24-105 como vês acima, mas não costumo usar em interiores. Para mim são duas lentes diferentes e ou queres uma coisa ou a outra. A 24-105 F4 é tipicamente um compromisso para versatilidade. Faz imenso, mas com os seus limites. As 24-70 2.8 são tradicionalmente os "workhorse" da maioria dos fotógrafos. Fazem muita coisa e tipicamente muito bem.

Não vejo qual a questão com third-party, tomara muitos terem essa opção *cof*canon*cof*.
 
Hoje foi dia de ir esticar as pernas à 135mm (desde a semana passada), mas fica aqui o link para o @Lyp não dizer que não mostramos os resultados. :p Tenho andado a sair com kits estranhos, tipo 55mm + 135mm, ou só 135mm, mas como já sei ao que vou são decisões fáceis. Só tenho pena de não a ter comprado mais cedo :D


Entretanto, ainda não meti no tópico nas novas aquisições e ainda não fiz vídeos finais do trabalho acima (deve calhar em Outubro), mas acabei por de certa forma trocar o gimbal por um slider. Depois de muita experimentação e pesquisa, acho que o gimbal é algo demasiado "run & gun" e mais adequado para cenas com muito movimento, quer do objecto quer de câmara, tracking shots, etc. Mas para cenas planeadas ou coisas estáticas em estúdio, um tripé de cabeça fluída e o slider cobre-me mais cenários.
 
Tinha ideia que havia uma thread com novidades mas nao dei com ela...

https://petapixel.com/2023/09/19/nikon-zf-hands-on-review-nostalgic-toy-or-modern-classic/

Engracei com esta pequena :)
Em termos de "retro" não é a minha praia, prefiro algo mais como as A7c ou Fujifilm, Leica, etc, sem prisma ou com o prisma reduzido, a puxar mais a design de rangefinder.
Mas com um ar tão retro, depois deixa outra dúvida: vai haver lentes para isso?
Tem havido "falhas" de quase todos os fabricantes com certas lentes, vão ainda dar-se ao trabalho de fazer versões normais e retro só pelo estilo?
Ou eu enquanto cliente, vou dar >2k por um corpo todo catita e depois andar com lentes que encaixam no estilo e outras que não?
Se fizerem duas séries de vidro, a série retro vai ter vidro tão XPTO como a outra? É que é um corpo de >2k, já não é um patamar de brinquedo.
 
Mas com um ar tão retro, depois deixa outra dúvida: vai haver lentes para isso?
Tem havido "falhas" de quase todos os fabricantes com certas lentes, vão ainda dar-se ao trabalho de fazer versões normais e retro só pelo estilo?
Ou eu enquanto cliente, vou dar >2k por um corpo todo catita e depois andar com lentes que encaixam no estilo e outras que não?
Se fizerem duas séries de vidro, a série retro vai ter vidro tão XPTO como a outra? É que é um corpo de >2k, já não é um patamar de brinquedo.
Nesse aspecto, a Nikon Df fazia mais sentido, já que era só encaixar directamente qualquer objectiva Nikkor Ai ou Ai-S.


EDIT:
Já agora acrescento que existem já pelo menos duas objectivas para acompanhar este design retro: uma 40/2 e uma 28/2.8 "SE" (Special Edition). São compactas e com o look idêntico às famosas "Series E" (que foram objectivas lançadas exactamente na altura da FM e FE, no final dos anos 70).
 
Última edição:
Nesse aspecto, a Nikon Df fazia mais sentido, já que era só encaixar directamente qualquer objectiva Nikkor Ai ou Ai-S.


EDIT:
Já agora acrescento que existem já pelo menos duas objectivas para acompanhar este design retro: uma 40/2 e uma 28/2.8 "SE" (Special Edition). São compactas e com o look idêntico às famosas "Series E" (que foram objectivas lançadas exactamente na altura da FM e FE, no final dos anos 70).

Pois, eu acho que a Pentax é que andava aí com umas ideias disso, de cenas retro mas ainda com o mount de DSLR para a malta aproveitar tudo o que está para trás.

Agora em tempos modernos andar com duas "linhas"... A Fuji e Sony acho que têm um design mais conciso, não é tão retro, mas também não destoa tanto das lentes existentes, mesmo que acabem por fazer uma ou outra mais direccionada para aquilo.
 
Pergunta meio parva...
Consegui estabilizar os equipamentos numa A6300+70-350mm e a A7 III + 24-70mm....mas só tenho uma mochila para transportar (isso e mais equipamento :D ), mas não queria andar com ela atrás as vezes....Será que consigo uma bolsa a tira colo onde possa meter os 2 equipamentos?
 
É, ninguém antecipava uma coisa destas:biglaugh:

Honestamente, era o caminho mais lógico. Não há nenhuma boa razão para uma marca andar a trabalhar com dois mounts diferentes, para as mesmas finalidades.
 


Acho que e' a primeira foto minha que imprimo. Para o escritorio ca' de casa.
PB, impressao em papel mate. Moldura do Ikea, 60x90cm

Gosto bastante :D

Também tenho ali umas molduras do Ikea para pendurar mas são fotos dos pequenos.

Tenho mandado imprimir na dreambooks e tenho gostado dos resultados.

Hoje fui comprar um nivel laser para me ajudar a colocar todos alinhados :D
 
Boa tarde,

Que lampadas E27 recomendam para usar numa soft box?

É para fotografar e gravar video com uma modelo e são duas softbox's

Tenho dúvidas relativamente á cor da luz e ao tipo de lâmpada.
 
Back
Topo