Comunicações no EEE (roaming e afins)

viperbruno

Suspenso
Este tópico pretende ser um esclarecimento e acompanhamento das alterações relativas às comunicações dentro do espaço europeu.

Comunicações para a EEE dentro de portas (ou seja, não estando em roaming)
  • A partir de 15 de Maio de 2019:
Máximo por:
  1. Chamadas - 19 cent/min
  2. SMS - 6 cent
https://www.sapo.pt/noticias/econom...cordo-para-limitar-a_5b17e729993c144532d4b2f5



Estando em roaming:
  • Chamadas e SMS para qualquer estado membro (incluído países EEE):
Conforme o plano que tenha contratado no país de origem - ou seja, para além de ter sido abolido a taxa de roaming, passou a ser impingido que as condições tarifárias nacionais, vigorem para qualquer país EEE quando em roaming;​
  • Internet:
Aqui é mais complicado a formula de cálculo e permite algumas interpretações que facilmente podem ludibriar o consumidor. Vamos dividir entre pré-pago e pós-pago:

  1. Pré-pago:
  2. Pós-pago:
Em construção​
 
Última edição:
Se alguém se quiser voluntariar para explicar de forma clara a legislação (alguém com formação jurídica), ficaria grato, nomeadamente a questão dos dados em roaming que apesar de haver um tecto máximo, não entendo o conceito de "uso excessivo", se é algo arbitrário aplicado pelos operadores ou se há regras.
 
Tenho plafon de minutos, se ligar para um número Frances pago uma chamada internacional sem ser taxado o roaming?

Encontrando-se em roaming, podes ligar para qualquer número (que não de valor acrescentado) na EEE, que a chamada será descontada do teu plafond de minutos. Por isso, sim a chamada não será alvo de qualquer taxa de roaming, e conta como se tivesses a ligar para um número português.
 
Se alguém se quiser voluntariar para explicar de forma clara a legislação (alguém com formação jurídica), ficaria grato, nomeadamente a questão dos dados em roaming que apesar de haver um tecto máximo, não entendo o conceito de "uso excessivo", se é algo arbitrário aplicado pelos operadores ou se há regras.

Já há um tópico no fórum onde se fala disto e onde foi explicado como se cálcula o plafond de dados.
 
Em Portugal, ontem fiz uma chamada para um número de telemóvel francês e cobraram 0,23 centimos

Se estás em PT com um número PT, ao ligares para um país que não PT, é considerado o que sempre foi até aqui - chamada internacional. Roaming é quando fazes uma comunicação estando num país que não o teu de origem.
 
Errado! Esteja-se onde se estiver, a chamada é sempre taxada ao preço como estivesse em Portugal mais os custos de Roaming, quando existem.

Neste momento, tendo em conta os acordos, não se paga Roaming dentro da UE (ver condições nos sites das respectivas operadoras), mas se forem por exemplo à Suiça ou aos EUA pagam o preço de Portugal mais a taxa de roaming.

Exemplos (custos totais):
1) Chamada de um número Vodafone PT (Yorn), feita em Portugal, para um número Móvel Português: 0€/min
2) Chamada de um número Vodafone PT (Yorn), feita em França, para um número Móvel Português: 0€/min
3) Chamada de um número Vodafone PT (Yorn), feita em Portugal, para um número Móvel Francês: 0,698€/min
4) Chamada de um número Vodafone PT (Yorn), feita em França, para um número Móvel Francês: 0,698€/min
5) Chamada de um número Vodafone PT (Yorn), feita na Suiça, para um número Móvel Português: 2,24€/min

Edit: Os custos que indiquei nos pontos 3) e 4) são custos do tarifário em Portugal, não são custos de roaming... Fiz questão de incluir "custos totais" para não gerar confusão. O custo de "roaming" é 0€ nas situações 1), 2), 3) e 4).

Fonte: https://www.yorn.net/yorn/tarifario/yornx/tarifas-internacionais.html

Neste caso, caso o @Hugo Rei estivesse em França e ligasse para França (ou outro pais da UE) não pagava, certo?
 
Última edição:
Errado! Esteja-se onde se estiver, a chamada é sempre taxada ao preço como estivesse em Portugal mais os custos de Roaming, quando existem.

Neste momento, tendo em conta os acordos, não se paga Roaming dentro da UE (ver condições nos sites das respectivas operadoras), mas se forem por exemplo à Suiça ou aos EUA pagam o preço de Portugal mais a taxa de roaming.

Exemplos (custos totais):
1) Chamada de um número Vodafone PT (Yorn), feita em Portugal, para um número Móvel Português: 0€/min
2) Chamada de um número Vodafone PT (Yorn), feita em França, para um número Móvel Português: 0€/min
3) Chamada de um número Vodafone PT (Yorn), feita em Portugal, para um número Móvel Francês: 0,698€/min
4) Chamada de um número Vodafone PT (Yorn), feita em França, para um número Móvel Francês: 0,698€/min
5) Chamada de um número Vodafone PT (Yorn), feita na Suiça, para um número Móvel Português: 2,24€/min

Estás errado e volto a dizer que isto já foi debatido por aqui no verão passado. Os pontos 4) e 5) pagam o mesmo que o 1) e 2) - 0€/min.

O 3) está correto porque nessa situação não há roaming, apenas chamada internacional. Tudo o resto (tirando o 1 óbvio) é roaming e é taxado no mesmo tarifário do cartão, que nesse caso era 0€/min.
 
Estás errado e volto a dizer que isto já foi debatido por aqui no verão passado. Os pontos 3) e 4) pagam o mesmo que o 1) e 2) - 0€/min.

O 3) está correto porque nessa situação não há roaming, apenas chamada internacional. Tudo o resto (tirando o 1 óbvio) é roaming e é taxado no mesmo tarifário do cartão, que nesse caso era 0€/min.

@bluedreamyourdream

tens a certeza do que dizes ou falas de cor?
porque segundo as regras de roaming não é assim...

Os custos que indiquei nos pontos 4) e 5) são custos do tarifário em Portugal, não são custos de roaming... Fiz questão de incluir "custos totais" para não gerar confusão. O custo de "roaming" é 0€ nas situações 1), 2), 3) e 4).

Fonte: https://www.yorn.net/yorn/tarifario/yornx/tarifas-internacionais.html

Btw, @Master_Mind, o 5) está correcto. A Suiça faz parte da Europa mas não da UE. O Acordo de Roaming Europeu não os abrange.
 
Última edição:
O 5) estava errado porque não me lembrei que a Suiça não faz parte do acordo, mas o 4) estás tu errado.

Ver tópico e post do link https://forum.zwame.pt/threads/fim-do-roaming-na-ue.992170/page-5#post-14806822

Sim, o número 4 está errado. Uma chamada em França para um número francês é considerada Roaming e, como o número de origem e número de destino pertencem ao EEE (Espaço Económico Europeu), está sujeita ao regulamento da Comissão Europeia. Assim, a chamada será descontada ao plafond nacional.

É também importante referir que uma chamada em Roaming no EEE é taxada de acordo com a tarifa para "outras redes". Imaginem o seguinte cenário:
- Tarifário Vodafone inclui um plafond de 100 minutos para a rede vodafone. Chamadas para outras redes custam €0,10/minuto.

Em roaming uma chamada feita para um número Vodafone vai custar €0,10/minuto.

@viperbruno
O @desde99 já tinha explicado em detalhe como se calcula a PUR nos plafonds de dados - https://forum.zwame.pt/threads/fim-do-roaming.979395/page-2#post-14577724

Se tiverem alguma dúvida posso tentar esclarecer.
 
Isto é das coisas que ainda não consegui perceber bem.

Passo a explicar:

Estando a viver em França, tenho um tarifario bouygues de 20Gb de dados nacionais + 1Gb de dados internacional.
Ora, em fins de Maio fui a Portugal, e gastei o tal plafond de 1Gb.
Todavia, ainda conseguia a aceder paginas internet, emails e sms (also spotify) mas em velocidade reduzida (porém não senti rede lenta).
Mas por exemplo ja nao conseguia ver videos ou jogar online.
Pelo que percebi desta pagina isto està incluido no tarifario nacional.

Não paguei nem um cêntimo a mais.

A minha questão/duvida é: isto é assim em toda a Europa ou depende dos operadores de cada pais?

P.S.: Não me estou a queixar, apenas achei curioso este facto.
 
em frança eles não bloqueiam a net qdo acaba, apenas baixam a velocidade

no entanto devias ter direito aos 20gb em roaming, ou pelo menos aquela formula que existe para calcular quanto tens direito dependendo do que pagas em €
 
Pago 4€ mensualmente.

Sim, acho que foi isso que aconteceu, de ter acesso a dados no EEE com os 20Gb apesar de não poder fazer minimas certas coisas.

Posso estar a dizer asneiras mas acho que me cortam a ligação 4G/3G+ (velocidades rapidas).
 
em frança eles não bloqueiam a net qdo acaba, apenas baixam a velocidade

no entanto devias ter direito aos 20gb em roaming, ou pelo menos aquela formula que existe para calcular quanto tens direito dependendo do que pagas em €

Ou não, porque existe a PUR em roaming no caso dos dados. Depende do que ele costume consumir em França face ao que está a consumir em roaming. Se ele gastar mais dados em roaming do que em média quando está em França, eles podem de facto cortar o acesso (ou cobrar até 7,90€ por Gb)
 
Certo é que paguei 0,23 por uma chamada móvel para um familiar tambem móvel francês que de momento se encontrava em território espanhol.
 
Back
Topo