Comprar TV - CRT ou LCD? Os preços são iguais!

Última edição:
Depois de ler o artigo que o ares gentilmente colocou aqui e de alguma pesquisa pelo mercado acabei por comprar esta slimfit da Samsung. Posso agora dar uma opinião mais concreta da televisão que está cá em casa há 3 dias.

Acabei por comprar este aparelho essencialmente pela relação entre as funcionalidades/preço. É um televisor com dois sintonizadores o que permite PIP e PAP, visualmente interessante e muito mais estreita que os restantes modelos de 32 polegadas.



Apesar de este modelo ser mais estreito não significa que seja mais leve! Pesa 60 quilos, o mesmo que uma sony com 60 cm de profundidade! Dentro da caixa vem apenas o aparelho, o controlo remoto e o manual. Depois de retirada pode ver-se um ecrã plano de 81 cm, plano rodeado por uma moldura aparentemente azul escura com as colunas na vertical ao lado desta moldura. Em baixo apenas o botão de on/off, um led e o receptor de iv. No lado direito botões de acesso ao Menu, fonte de imagem, mudança de canal e volume o que permite, caso o controlo remoto não esteja disponível controlar a televisão sem problemas. Do outro lado entradas várias entradas de acesso fácil.
Quanto à profundidade da mesma, este é sem dúvida o seu ponto forte. 40 cm para um televisor com estas dimensões não é nada tendo em conta que alguns plasmas deverão ter 10/15 cm de espessura. Então quando colocada num canto da sala (que é o meu caso) e devido ao seu visual, passa perfeitamente por um LCD/Plasma. Acho até que isto foi propositado por parte da Samsung que quis fazer um CRT parecido com um LCD.

O controlo remoto podia ser melhor. É pouco ergonómico e os botões mais utilizados - mudança de canal e volume - não são de fácil acesso e a tendencia é para pressionar as teclas de direcção que existem para navegar no menu. Visualmente também não é muito interessante. Interessante são sim as teclas que se escondem sobre uma tampa deslizante e que no caso desta televisão apenas servem para congelar a imagem e ter acesso a uma demonstração DNie que aparentemente não tem qualquer utilidade.


Ligando o aparelho ouve-se um pequeno som (que pode ser desactivado no menu) e um estalo. Parece que a televisão está a arrancar! Fazer a sintonia dos canais é muito fácil e pode ser feito de forma automática, sendo depois necessários ordenar os canais.

O menu é interessante e tem várias linguas entre as quais o português. Permite-nos regular tudo na televisão, desde a fonte da imagem até ao PIP, passando também pelo som. Podem ver mais sobre o menu no manual que deixei num post anterior.

A imagem é talvez o mais importante num televisor e por isso é uma variável essencial na escolha. A verdade é que na minha pesquisa foram muito poucos os televisores que em televisão tinham boa qualidade de imagem. E não era apenas porque estavam ligadas em paralelo mas sim porque, pelo que vi, já não há televisores com a mesma qualidade de imagem de um CRT de há 5 anos atrás! Parece também que as lojas (ou serão as marcas?) estão a forçar os seus clientes a comprar LCD's em vez de CRT's! Na ***** do Colombo CRT's deviam ser 10 no máximo em exposição, tudo o resto eram LCD's/Plasmas. Na Worten do Vasco a mesma coisa e apenas na do Colombo havia mais CRT's e retroprojectores. A worten do vasco é talvez o caso mais gritante, por isso se querem ver televisores que não LCD's/Plasmas evitem esta loja.
Mas falava em de qualidade de imagem. Confesso que fiquei um pouco decepcionado com a qualidade deste televisor. Não porque seja mau comparativamente a outros televisores da mesma gama mas porque quem vem de um CRT normal nota muita diferença! A imagem não é muito nitida e notam-se os pixeis (?) sendo as legendas em fundos não negros onde isto mais se nota. Tendo em conta que este é um CRT que utiliza uma nova tecnologia (slimfit) esperava uma melhor qualidade de imagem em televisão por cabo. Talvez seja da minha regulação da imagem (que foi bastante) ou da qualidade do sinal da televisão por cabo, o que é certo é que a melhor qualidade só se atinge vendo televisão no tamanho 4:3. Este é também uma caracteristica interessante, a possibilidade de reduzir o tamanho da televisão para uma normal 4:3. Creio que é com esta dimensão que a televisão se sente mais à vontade para trabalhar.


Em DVD também não me encheu a vista por completo. É certo que não é um plasma mas a qualidade podia ser melhor. Não é má todavia, é bastante razoavel e melhor que o sinal de televisão por cabo.


O som é sem dúvida um ponto positivo pois permite o Turbo Stereo o que dá ao som um maior envolvimento e potência. Ainda não ultrapassei metade do volume e os vizinhos em cima já conseguem ouvir!!!

No entanto considero este televisor uma boa compra, especialmente pelo seu preço que é agora inferior a 800 euros! Melhor qualidade de imagem por menos de 1000 euros acho complicado e se acrescentarmos pip/pap, 40 cm de profundidade e visualmente atraente mais dificil se torna!
Optei por não comprar um LCD porque senti que qualidade de imagem em televisão não está acessível por 1000 euros e não as suas reduzidas dimensões não justificavam o investimento. Esta slimfit num canto faz tudo o que eu quero sem me custar muito dinheiro! Agora só falta juntar um HTPC para ter o conjunto completo :P O que vos parece uma XBox?
 
Entretanto gostava de pedir a quem tem uma que colocasse os valores nas propriedades da imagem para ver televisão. E parece que há uns dvds utilizados para calibrar a imagem, conhecem algum?
 
Parece que existe um service menu que é uma especie de menu secreto para alterar definições mais profundas da televisão.

Com a televisão desligada carregem no comando em Info -> Menu -> Mute -> Power

Têm depois acesso a um menu que ainda não percebi muito bem para que serve mas podem ver mais em aqui
 
OpenMind, podes-me fazer um favor?
Se tiveres placa grafica com tvout vê como ela se porta com imagens a 1920x180 e 1240x720 sff. convinha é que testasses isso por s-vhs ou então com cabo de componentes se tiveres. Estou muitissimo curioso pois pretendo adiquirir essa tv ;)
Isso dos dvds estarem pixelizados and so on, tb me acontece no pc.... é o que dá fazer zoom de streams de mádia resolução pra resoluções altas num monitor com boa qualidade de imagem.... os defeitos saltam todos á vista.
 
Como já foi referido, cuidado com a slim-fit e com os problemas de geometria da imagem.
Certifiquem-se bem que a tv está ok.

Kidloco, em relação á LG é mesmo apenas por uma questão estética :D

(btw baixaram de preço, estive lá ontem e a 32LP1R está por por 1800-1900 euros :D )
 
Odracir eu quero é a de 26 :p Axo que a de 32 é grande demais...tenho que testar. Sentar-me lá à distância a que vou tar na minha sala e ver se compensa as 32''.

ps: vou esperar mais 1/2 meses...ver se baixa para 1500€ ... ou então cago na LP e compro a LX que também é muito boa :D
 
NeoToPower disse:
OpenMind, podes-me fazer um favor?
Se tiveres placa grafica com tvout vê como ela se porta com imagens a 1920x180 e 1240x720 sff. convinha é que testasses isso por s-vhs ou então com cabo de componentes se tiveres. Estou muitissimo curioso pois pretendo adiquirir essa tv ;)
Isso dos dvds estarem pixelizados and so on, tb me acontece no pc.... é o que dá fazer zoom de streams de mádia resolução pra resoluções altas num monitor com boa qualidade de imagem.... os defeitos saltam todos á vista.
Tenho placa com tvout mas não tenho mesmo possibilidade de levar lá o pc. Talvez se arranjar um portatil entretanto tenha essa possibilidade. Tlv o ares te possa ajudar, ele até tem uma xbox ligada a essa televisão. Se tiveres um portatil podes tentar leva-lo a uma loja em q ela esteja em demonstração e testares lá mesmo, eles n se devem importar.
 
Openmind, francamente acho que nao te podes guiar pelo sinal de tv por cabo, pelo menos por enquanto...o sinal da tv cabo normal, pelo menos aqui em cbr, é um grande m.... na maioria dos canais

Se por exemplo tiveres emissao da tv cabo por satélite notas logo uma diferença abismal

Além disso, tens muitas coisas para afinar para obter a melhor imagem possivel, como podes ver nos topicos de foruns estrangeiros aqui referidos


A imagem dvd via rgb (a unica que experimentei) é excelente!!! Mas tens de efectuar regulações (usar modo filme, desligar o filtro digital de ruido, etc)

Quanto ao menu de segurança, ainda nao experimentei, chega-te à frente ;)


Quanto à geometria, ontem estive a reparar mais no assunto (nunca tinha pensado nisso sequer) e a verdade é que parece que tive sorte com esta ;)
 
Após ler todo o post...

Digamos que tenho 2000€ para comprar uma Televisão. A minha ideia (se bem que não sei se a vou conseguir concretizar) era deixá-la "pendurada" na parede em vez de a meter em cima do qualquer mesa ou estante. Posto isto que TV (em principio LCD para conseguir fazer akilo que descrevi acima) me aconselham? Existe algum tipo de "suporte" para a conseguir por "pendurada" na parede?

Eu sou completamente leigo na matéria e estou agora a começar a escolher mas em principio só vou comprar lá pelo Natal.

O pessoal aqui no post vai falando de muitas Televisões, mas ainda não vi ninguêm a dizer que esta ou akela é perfeita e que enche o olho em tudo. Estou a pensar gastar estes €'s todos para ter uma boa Tv durante alguns anos e que me satisfaça plenamente em todos os aspectos...

Aguardo as vossas respostas/opiniões...

Um abraço a todos...
 
Odracir disse:
Vim da Worten Colombo á bocado.

LG 32LX2R - €1999

LG 32LP1R - €2189 (se não estou em erro era isto, pelo menos posso garantir que era perto dos €2200)

Pela diferença devo de comprar a LP1 embora só mais tarde. Ainda é demasiado caro comparado com o resto da europa. (ie, provavelmente é com o subsidio de natal lol )
É impressão minha ou aqui estão ligeiramente mais baratas?

Um abraço...
 
Rebola disse:
Após ler todo o post...

Digamos que tenho 2000€ para comprar uma Televisão. A minha ideia (se bem que não sei se a vou conseguir concretizar) era deixá-la "pendurada" na parede em vez de a meter em cima do qualquer mesa ou estante. Posto isto que TV (em principio LCD para conseguir fazer akilo que descrevi acima) me aconselham? Existe algum tipo de "suporte" para a conseguir por "pendurada" na parede?

Eu sou completamente leigo na matéria e estou agora a começar a escolher mas em principio só vou comprar lá pelo Natal.

O pessoal aqui no post vai falando de muitas Televisões, mas ainda não vi ninguêm a dizer que esta ou akela é perfeita e que enche o olho em tudo. Estou a pensar gastar estes €'s todos para ter uma boa Tv durante alguns anos e que me satisfaça plenamente em todos os aspectos...

Aguardo as vossas respostas/opiniões...

Um abraço a todos...

==> http://www.benq-eu.com/products/LCDTV/?product=576&page=specifications



 
Rebola disse:
É impressão minha ou aqui estão ligeiramente mais baratas?

Um abraço...

Obrigado pelo link, sim de facto estão mais baratas, embora..... enviarem-me da Madeira aqui para LX.....

A minha confiança nos CTT é próxima de 0, mas como se costuma dizer, nunca digas nunca :D.



Fourty, essa de facto é praticamente perfeita. Só peca numa unica coisa : falta de HDMI.
 
Ainda em relação aos CRT slim fit alguém sabe dizer-me se este modelo da Samsung ws32z316v é mais recente ou com características superiores ao modelo referido no post inicial (ws32z308PAX).

E em relação à geometria da imagem? Os Eng. da Samsung já resolveram o problema?

Alguem me sabe indicar um link onde esteja um review (que não seja em alemão ) do modelo ws32z316v

Cumprimentos,

Eduardo
 
Eu comprei a samsung, mandei a pra trás, a 2ª veio, foi prós técnicos, voltou, e foi pra trás. :( Vou enverdar pelo caminho das lcd's :007:
 
Back
Topo