Comprar câmara e usar o modo automático

jcmr27

Membro
Boa tarde, tenho um amigo que é fotógrafo na noite (discotecas).
Em conversa com ele, referi a minha vontade de comprar uma câmara fotográfica para assim conseguir obter fotografias com melhor qualidade e mais duráveis no tempo que com o telemóvel.
Ele indicou que se for para eu usar o modo automático não valia a pena comprar uma câmara. Disse mesmo que eu era estúpido se o fizesse pois tenho que usar o modo manual e ir aprender como se tira fotografias.
Pergunto se é mesmo como ele diz, consigo obter na mesma boas fotografias no modo automático?
 
Sendo curto e grosso... O teu amigo tem razão.

Se quiseres tirar sumo de uma máquina dedicada, tens que perceber como o fazer, e saber editar.

Caso contrário, o teu telefone vai fazer mais por ti.
 
Editar sei, por isso é que queria uma máquina para tirar fotos em RAW.
Agora paciência para andar a calibrar ISOs e Obturadores etc não tenho.
 
se for para eu usar o modo automático não valia a pena comprar uma câmara
E tem razão.

Hoje em dia, o automático de um smartphone é muito melhor que o automático de uma máquina fotográfica.

Editar sei, por isso é que queria uma máquina para tirar fotos em RAW.
Isso não é razão para comprar uma máquina fotográfica dedicada, porque também o consegues fazer com um smartphone.
 
e mais duráveis no tempo que com o telemóvel.
Sendo digitais, duram todas o mesmo... Eternamente ou até o teu PC/disco/telemóvel darem o berro e perceberes que não tinhas backups. :002:

Ele indicou que se for para eu usar o modo automático não valia a pena comprar uma câmara.
Correcto.

Disse mesmo que eu era estúpido se o fizesse...
Correcto.

...pois tenho que usar o modo manual...
Errado.

e ir aprender como se tira fotografias.
Errado.

Pergunto se é mesmo como ele diz, consigo obter na mesma boas fotografias no modo automático?
Nim.

Se for só para usar automático, não vale a pena comprar uma câmara e é estúpido.

Não tens que usar o modo manual, nem ninguém tira melhores ou piores fotos por isso.

Aprender a tirar fotografias é uma realidade para todos os que queiram tirar melhores fotos, não é por comprares uma câmara.

O modo não interessa para se obter boas fotografias, por isso claro que consegues tirar boas fotografias em modo automático. Da mesma forma que também consegues tirar boas fotografias com o telemóvel. E como já disseram, o automático do telemóvel até é melhor que o automático das câmaras, porque é feito para ser usado por malta que não percebe nada do assunto.

Se o que queres é qualidade técnica, nitidez, baixo ruído, gama dinâmica, então sim, uma boa câmara é muito mais capaz que um telemóvel. Mas o que provavelmente todos te vão dizer é que isso não vale de nada se for para tirar fotos da treta. Daí voltarmos à questão de que é estúpido comprar uma câmara se depois não te esforçares para tirar boas fotos.
 
Como dizia, se não quiseres aprofundar a parte técnica, aprofundar a edição, aprofundar composições, ver referências... Vais tirar fotos iguais às que tiras como o telefone, mas pior processadas.

A máquina entrega-te um ficheiro com muito mais sumo para espremer, mas tem que ser espremido por ti. Isso requer conhecimento (que pelo que dizes, já tens), e tempo (que não sei se queres perder).

Se assumires todos estes compromissos, então sim, vais conseguir melhorar a tua fotografia.

Se não quiseres assumir, muito provavelmente o que vai acontecer, é a tua máquina ser colocada à venda no olx, que é o que acontece a tantas outras, de tantas outras pessoas que pensaram que era comprando uma máquina que íam tirar fotos incríveis, mas que afinal faziam melhor com o telefone, que no fim de contas anda sempre connosco, e não é um trambolho grande e pesado.

Relativamente aos ajustes, não precisas de fotografar em modo manual. Mas se quiseres ser mais criativo, usares a velocidade do obturador para fazer uma longa exposição, ou abrir o diafragma para simplesmente desfocares o fundo, terás que usar no mínimo os modos semi automáticos... E estudar um pouco.


Não penses que o pessoal te está a desmotivar. É apenas a realidade, que quem já anda nisto há uns anos, está careca de saber.


Se quiseres assumir os compromissos que referi acima, força com a compra[emoji6]
 
Já está praticamente tudo dito😅

Acrescento só que, se quiseres brincar um pouco, podes sempre tentar uma aplicação de câmara manual para o telefone, que normalmente te permite regular dois dos três parâmetros de exposição que regularias numa câmara (apenas com a exceção da abertura do diafragma - e mesmo assim acho que já há telefones que o permitem).


Como já foi mencionado, RAW provavelmente também podes registar com o telefone.

Mais: não é só RAW que permite edição. Podes muito bem pegar em jpegs do telefone e editá-los mais ao teu gosto e/ou, se o teu telefone permitir, usar heifs, que costumam conter mais informação do que jpegs. Depois pegas, levas para o PC, fazes uma ediçãozita...

Ainda assim, não vou negar que é uma experiência diferente operar uma câmara, porque obviamente é. Mas se não for para estudar o assunto, com a qualidade das câmaras integradas nos telefones dos dias de hoje, acho que não vale a pena a compra do equipamento dedicado, porque realmente é disso que se trata.
 
Back
Topo