Compilador C

Método rijo (recomendado):

gcc + gdb + Emacs/Vi/Editor simples = perfect C/C++ party :D

Gcc é o compilador, Gdb é um debugger e o Emacs é o editor. Aprendes a utilizar isto e não ficas dependente de nenhuma ferramenta ou IDE específico...
Boas também preciso de um compilador + editor para C. Mas esses que mencionas são para correr em linux né ?
 
Eu mais tarde ou mais cedo vou ter de instalar o Linux e como tal dps vou usar esses.

Contudo agradecia se podessem mencionar um compilador + editor de C, decente, para Windows XP pois assim começo já a testar aqui umas linhas de código.

Tks :)
 
tens o gvim para windows tb. [editor]
Queres por o rapaz maluco? Ele abre o editor, começa a teclar e... não aparece nada escrito...
Até descobrir que tem de mudar para insert mode antes de escrever o que quer que seja.
Nota: não estou a dizer mal do vim. É o que eu uso. O que se passa é que TODA a gente que eu conheço que usa o vim (para além de mim...) NUNCA usa o modo normal para nada. É abrir, <Insert> e toca a teclar. Edição de texto com coisas tão primitivas como <Shift>, <Delete>, <Backspace> ou mesmo o rato! A maior parte só conhece um ou dois comandos :q, :w e :wq.
 
o pessoal defensor do vi/vim faz me lembrar o que a minha avozinha me dizia quando tive o primeiro contacto com uma calculadora, ela dizia:
"netinho, porquê usar calculadora quando podes fazer as contas com papel e lápis."

Com tantos IDE's decentes, intuitivos, e que não é preciso perder 2 semanas a aprender.

Pessoalmente não fiz o comentário da "avozinha" para ofender, really, mas o feeling deve ser o mesmo. Provavelmente quando eu tiver netos, e eles tiverem IDE's com interpretadores de voz ou algo ainda mais sofisticado eu vou lhes impingir o netbeans ou o eclipse LOL, é possível.

Foi só um desabafo, não levem a mal, e claro não precisam me tentar convencer que o vi é melhor, da mesma maneira que eu não tenho esperança de vos convencer que o GUI-IDEs são melhores.

só mais uma coisa, a minha reacção ao jovem que programa em notepad foi --> O.o
 
Exactamente, so depois de parar de usar dreamweaver quando num dia tinha o pc sobrecarregado e abri o notepad é que percebi como era trabalhar sem as coisas todas lá automáticas e olha que aprendi muito mais em muito menos tempo, certo que agora é chato, e prefiro um vim ou notepad++ ou ultraedit32 :D mas para aprender é sempre util ver as coisas feias e simples hehe

cumpzz
 
nao vou discutir com os gostos/preferencias de cada um... apenas referi uma das possibilidades.

...até mesmo o notepad ou outro editor rasca serve.

agora quer seja o vi/vim/gvim, emacs, notepad ou qualquer outra coisa penso que nenhuma delas deve ser problema pois quem se mete a programar deve ter alguma noção sobre simples editores ou mesmo ser capaz de chegar ao Help (google tb serve :P) e em 30segs perceber minimamente como funciona.
 
Método rijo (recomendado):

gcc + gdb + Emacs/Vi/Editor simples = perfect C/C++ party :D

Gcc é o compilador, Gdb é um debugger e o Emacs é o editor. Aprendes a utilizar isto e não ficas dependente de nenhuma ferramenta ou IDE específico...

Complementa com este livro:

kernighan_ritchie_c.jpg
C programming? Não és bruto nem nada :-D Acho que não faz mal se usar o gedit, com higlight de sintaxe...aliás, até é capaz de ajudar a compreender melhor...
 
Back
Topo