Como medir componentes com um multímetro & curvas IV com osciloscópio

Eu tenho aqui um transformador 2:1 com ambos os enrolamenos isolados entre si, e uma vez precisei de ver um sinal num circuito ligado a este transformador (usa um diodo sozinho para retificar em vez de uma bridge) e queimei o fusivel do trans (5A) quando liguei a terra do osc ao ground do circuito (flutuante e ligado directamente a um terminal do secundário)


Mas ya isto não tava no pdf... eu é que me lembrei, duma coisa que me tinha acontecido.

De resto pareceu-me tudo bem, tirando o facto da forma de onda ter uma distorção horrível.


Cumps

Bom... isso só fazendo um análise ao circuito. Pode haver ligações ao sector em determinados componentes ligados para lá do secundário do transformador, pois há circuitos destinados a controlar dispositivos que estão ligados à rede eléctrica, e vai-se a ver a massa do circuito é virtual e pode estar ligada directamente ao neutro do sector, ou nós tirar-mos conclusões precipitadas e cometer-mos algum erro. Só não acontece a qeum não mexe. :P

Quanto à distorção em algumas formas de onda nos condensadores e bobines... os componentes são o que são e o osciloscópio não engana. :p
A realidade não vem precedida de condições ideais que usamos regularmente quando nos limitamos a aplicar a matemática e leis de um física simplificada.
Acresce dizer que logo para começar, a tensão no secundário do transformador que usei, é "uma espécie de sinusoide mal amanhada". Daí para a frente tudo está sujeito à qualidade do sinal do fornecido. Mas a verdade é que não se pretendem obter formas de onda bonitas, mas o que importa é conhecer e traçar a curva de resposta dos componentes, e esses quando aplicado num circuito real a maior parte das vezes não estão sujeitos a sinusoides bonitas de frequência constante.

Abraço
 
A corrente mede-se se série. Se já tentaste medir a corrente em paralelo (como fazes com a tensão) és capaz de ter estragado o multímetro.

Para medires a corrente é assim, imagina que o led é a letra O e que fio é o carácter - então vais ter algo deste género


------------O-------------

com o led o fio ligado a alguma coisa, talvez a alimentação, não sei.

O que tens que fazer e isto

-----A----O------

Em que o A e o teu amperímetro. Se não entenderes eu faço-te um desenho! xD
 
A corrente mede-se se série. Se já tentaste medir a corrente em paralelo (como fazes com a tensão) és capaz de ter estragado o multímetro.

Para medires a corrente é assim, imagina que o led é a letra O e que fio é o carácter - então vais ter algo deste género


------------O-------------

com o led o fio ligado a alguma coisa, talvez a alimentação, não sei.

O que tens que fazer e isto

-----A----O------

Em que o A e o teu amperímetro. Se não entenderes eu faço-te um desenho! xD


Sim eu ja entendi, penso eu.. é suposto a corrente passar atraves do voltimetro?

Achas que com 12v danifiquei o voltimetro? ate agora foi a voltagem maxima com que o utilizei..

qeria por uma imagem do meu voltimetro aqui, mas nan encontrei nenhuma (Digital Multimeter M89OG)

btw, o meu multimetro tem 4 portas ( 20Amax / mA / COM / V;Omega;f )
para medir a tensao eu uso o COM e o V . estou a fazer bem?



Cumprimentos
 
Sim eu ja entendi, penso eu.. é suposto a corrente passar atraves do voltimetro?

Achas que com 12v danifiquei o voltimetro? ate agora foi a voltagem maxima com que o utilizei..

qeria por uma imagem do meu voltimetro aqui, mas nan encontrei nenhuma (Digital Multimeter M89OG)

btw, o meu multimetro tem 4 portas ( 20Amax / mA / COM / V;Omega;f )
para medir a tensao eu uso o COM e o V . estou a fazer bem?



Cumprimentos

É suposto a corrente passar através do amperímetro, não do voltímetro, isto porque o aparelho chama-se multímetro. Quanto ao facto de teres danificado, depende, podes apenas ter queimado o fusível, que da para ser substituído.

Neste pequeno guia que eu fiz, tens lá um esquema de como medir a corrente:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=289032

30203606xe5.png


No multímetro conectas a ponta de prova preta onde diz COM e a vermelha diz mA ou A, dependendo do que vais medir. Não te esqueças de ver os avisos do teu multímetro, é que no meu, em mA só suporta 200mA no máximo.

trmianislg4.png
 
Aqui fica uma imagem do meu aparelho:


Ele tbm so suporta 200mA e eu aicho que ja tentei medir 500mA num carregador, mas nao tinha nada ligado, ou seja ligei vermelho com vermelho e preto com preto.. penso que realmente tenha queimado isto =/

Quando eu ligo um led, uma pilha de 3v e o amperimetro em serie nao consigo obter leitura de mA mas a corrente passa e o led acende.

Vou abrir o multimetro para ver se tem algum fusivel queimado xD

btw, o preço para o fusivel é caro?

Cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo