Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

As bases são conceitos genéricos de todas as linguagens de programação, mais do que isso convem tu encontrares primeiro alguma que te chame especialmente à atenção e depois iniciar o processo de entendimento de resolução de problema - fim programação de.

Eu por exemplo já me tentei iniciar em uams quantas e a que mais fui capaz de avançar foi o Gambas que é estilo Basic, mas tens muitas e algumas ferramentas que ajudam no inicio tipo scratch , zinjal etc.

Tens de praticar e sobretudo ler muito código , é uma sensação estranha e de muita alegria quenado pela primeira vez sabes ler um código e destripá-lo é aí que percebes que todo o esforço valeu a pena mas antes disso vais passar muitas horas perdido e muitas horas quase zangado porque sem um tutor é muito mais dificil aprender a programar sozinho.
 
Já dei uma vista de olhos neste tópico e noutros do género, mas deve-me estar a escapar algo... O que preciso exactamente para programar em C? Podem deixar links para as versões mais recentes? Eu já experimentei alguns links que andam aí mas não consegui meter nada a funcionar. De preferência algo estilo "PnP", pelo menos para iniciar...

Obrigado :)
 
Ok, consegui instalar o CodeBlocks, com o .exe sugerido neste video, por já ter o compilador integrado, mas quando inicio o programa, recebo uma mensagem a dizer que não tem compilador nenhum, e quando tento correr o programa, ele não corre...

O erro que me dá é
Can't find compiler executable in your configured search path's for Intel C/C++ compiler

Não me lembro de ter configurado nada disso, fui sempre fazendo "next". No segundo video dessa série, quando ele cria o projecto o compilador seleccionado por defeito é o GNU GCC Compiler, no meu é aparece o Intel C/C++ Compiler...
 
boas malta, já andei a pesquisar, e andei aqui uma semanita a aprender por la, mas cheguei a um certo ponto, em que eles tinham erros no código que apresentavam, alguns incompletos, e fiquei sem entender certas coisas, alguém sabe algo bom para tal?
 
Boas pessoal, gostava de me iniciar na programação, e estou a pensar tirar uma licenciatura na área, mas será que vale a pena? Acham melhor tirar um curso em vez de licenciatura? Ou até aprender sozinho?
A entrada no mercado de trabalho é mais fácil para quem tem título universitário?
 
Hello

Já tenho este thread nos favoritos há muito tempo e acho que vou finalmente pegar nele. Uma pequena dúvida, no entanto: alguém sabe de algum tipo de curso de iniciação/workshop em Lisboa? Eu sei que existe mesmo um curso intensivo para quem está desempregado, mas eu queria mesmo uma coisa mais leve, mais 'pós-laboral' ou ao fim-de-semana. Sabem de alguma coisa?

Thank you
 
Hello

Já tenho este thread nos favoritos há muito tempo e acho que vou finalmente pegar nele. Uma pequena dúvida, no entanto: alguém sabe de algum tipo de curso de iniciação/workshop em Lisboa? Eu sei que existe mesmo um curso intensivo para quem está desempregado, mas eu queria mesmo uma coisa mais leve, mais 'pós-laboral' ou ao fim-de-semana. Sabem de alguma coisa?

Thank you

https://www.flag.pt/oferta/percurso-programacao-java-lisboa-pos-laboral-20180522/?center=lisboa
https://www.rumos.pt/curso/academia...MIuLn6kom32gIVHJSyCh0PnAEHEAAYASAAEgJcRfD_BwE

Encontrei estas 2 oportunidade com uma simples pesquisa no google. Não sei se são boas ou más mas fica a ideia de que já há algum "mercado" disto.
 
Viva,

Para responder diretamente a esta pergunta, penso que é importante ter em vista o futuro, que será por exemplo:

Em primeiro caso ingressar num curso de eng.informática ou algo similar e ganhar bastante vantagem logo desde o inicio sabendo já programar numa linguagem com bastante saída a nível de emprego. Existem várias linguagens de programação que satizfazem este requisito, nomeadamente Java e C# mas existem outras, Ruby, Python, etc...
Neste momento Java é a linguagem de programação em que me foco mais, tenho alguns anos de experiência profissional com ela em aplicações na cloud baseadas em arquitetura orientada em microserviços. É uma linguagem que serve para tudo, desde aplicações web, vídeo-jogos e aplicações de ambiente gráfico, não faltam oportunidades de emprego. Penso que C# em muitos casos possa até ser melhor que Java, mas a experiencia que tenho com ela é apenas academica e nunca cheguei ao nível que necessitaria para dar uma opinião mais aprofundada.

Em relação a C e C++, de facto é muito bom também ser proficiente nelas, pois em alguns assuntos são mais poderosas e estão especialmente focadas no desenvolvimento de aplicações em que a performance é critica, nomeadamente aplicações para sistemas de tempo-real (software usado em aviões, tanques de guerra, medicina, etc...), video jogos, sistemas operativos, etc... Mas existem menos oportunidades.

Ainda assim, se te tornares num excelente programador de C++, de certeza que dominarás qualquer outra linguagem de valor.

Deixo-te aqui alguns recursos para começares a tua jornada, quem me dera a mim saber disto no teu tempo, desfruta:

https://www.udemy.com/java-the-complete-java-developer-course/learn/v4/overview --> Isto é um curso de Java no Udemy, que é uma plataforma online para aprender a fazer coisas, e sempre é mais interactivo do que ter que ler um livro, além disso o instrutor propõe alguns exercicios para solidificares os teus conhecimentos. É comum encontrar o curso em promoção por 10€ apenas. Se conseguires completar o curso, digo-te por experiência própria, que saberás mais de Java que muita gente que já está a trabalhar com mestrados feitos.

https://www.hackerrank.com/ --> Aqui podes praticar várias linguagens de programação e resolver problemas, o que é interessante para depois te safares em entrevistas, e ganhares boas skills.
 
Boas ,
Quero aprender algumas linguagens como Phyton, SQL e VBA ( acho que as últimas não são bem linguagens certo? ), de modo a entrar no mercado de business analyst e afins.

Os cursos da udemy são bons? Ou existe algo melhor?

Já agora, aconselham algo mais para a área de analista de dados?
 
Boas ,
Quero aprender algumas linguagens como Phyton, SQL e VBA ( acho que as últimas não são bem linguagens certo? ), de modo a entrar no mercado de business analyst e afins.

Os cursos da udemy são bons? Ou existe algo melhor?

Já agora, aconselham algo mais para a área de analista de dados?

Pessoalmente considero os cursos do EDX mais pedagógicos.

Também convém olhar para o R.
 
Boa tarde malta,

Reparei que se fala imenso nos cursos online por aqui, o que é optimo. Mas gostava de fazer um pedido diferente:

Para quem (como eu) sabe zero de programação: Qual o melhor livro em formato físico que se pode comprar com as bases da programação, conceitos, etc.

Pessoalmente aprendo imenso a ler, apesar de acreditar que neste caso especifico não seja o mais indicado. Mas queria um livro que me desse as bases todas, que me mostrasse o que é a programação etc.

Obrigado antes de mais pela ajuda.
 
Boa tarde malta,

Reparei que se fala imenso nos cursos online por aqui, o que é optimo. Mas gostava de fazer um pedido diferente:

Para quem (como eu) sabe zero de programação: Qual o melhor livro em formato físico que se pode comprar com as bases da programação, conceitos, etc.

Pessoalmente aprendo imenso a ler, apesar de acreditar que neste caso especifico não seja o mais indicado. Mas queria um livro que me desse as bases todas, que me mostrasse o que é a programação etc.

Obrigado antes de mais pela ajuda.

Acho que neste caso terá de ser diferente, i mean, eu aprendi muito pouco de programacao, aprendi no 12 ano, a fazer um joguito basico em vb, e posso te dizer que a ler/ouvir nao aprendes nada, tens de ser tu a mexer, a sentir, a explorar, etc. Yh ler vai ajudar, mas se nao complementares com pratica, nao te serve de nada.

Respondendo a tua questao, nao conheço qql livro relacionado com programaçao, sorry
 
Boa tarde pessoal!

Recentemente licenciei-me em contabilidade e administração pela universidade de Aveiro. Quero aprender programação, sendo que, tenho algum interesse na área e quiçá entrar no mercado de business inteligence\ data analist. o que é que acham deste mestrado para me iniciar na área de programação:

https://www.ua.pt/dmat/course/123/?p=4

Sugestões são bem-vindas. Obrigado.
 
Back
Topo