Como gerem as vossas redes wireless?

Voces não tem problemas com o WiCD?
Quando o testei da ultima vez, em Arch há uns meses atrás, dava problemas. Crashava a arrancar, não se dava muito bem com redes "hidden", o interface não era mt friendly e não curti a ideia de ficar instalado na /opt/ e não ter nenhum link na PATH.
Desde então que tenho usado o Wifi-Radar, apesar de este ser demasiado "manual" para o meu gosto. :(
 
Voces não tem problemas com o WiCD?
Quando o testei da ultima vez, em Arch há uns meses atrás, dava problemas. Crashava a arrancar, não se dava muito bem com redes "hidden", o interface não era mt friendly e não curti a ideia de ficar instalado na /opt/ e não ter nenhum link na PATH.
Desde então que tenho usado o Wifi-Radar, apesar de este ser demasiado "manual" para o meu gosto. :(
O único problema que tenho no Wicd é com a Eduroam, fora isso funciona muito bem.
 
O objectivo desta thread não é a resolução de problemas (pelo menos para já :) ), mas sim para dizer qual a forma que utilizamos para nos conectar-mos às "nossas" redes wireless.[...]

Bem sei que o objectivo deste tópico não é o de apresentar soluções para problemas mas parece-me relevante para o caso.

Desde que descobri o Wicd não quis outra coisa, infelizmente o problema da eduroam fez-me voltar para o network-manager. Mas como o network-manager nunca funcionou como pretendia, inclusive na eduroam, hoje decidi investigar um pouco, e para ser sincero, o problema é de fácil resolução.

Ora então para todos que querem usar eduroam+wicd aqui vai:

Na pasta "/opt/wicd/encryption/templates" existem ficheiros com as especificações de cada tipo de autenticação. O que fiz foi criar um novo ficheiro chamado "peap-tkip-pap" exactamente igual ao ficheiro "peap-tkip", exceptuando o parametro phase2 que ficou " phase2="auth=PAP" " (isto porque onde estudo, FEUP, phase2 autentication é PAP).

Após isto é necessário no mesmo directório adicionar a linha "peap-tkip-pap" no final do ficheiro active. Feito isto é só reiniciar a aplicação e escolher "peap-tkip-pap" na seleção de encriptação, em advanced settings.

Garanto que funciona na FEUP em Ubuntu Gutsy. No entanto esta solução é genérica, basta vocês saberem as definições dos vossos campus e criar um ficheiro com as configurações adequadas.
 
addicted que placa wireless tens? Alguém já conseguiu alguma vez aceder ao eduroam em linux com uma placa wireless intel 4965agn?
 
Bem sei que o objectivo deste tópico não é o de apresentar soluções para problemas mas parece-me relevante para o caso.

Desde que descobri o Wicd não quis outra coisa, infelizmente o problema da eduroam fez-me voltar para o network-manager. Mas como o network-manager nunca funcionou como pretendia, inclusive na eduroam, hoje decidi investigar um pouco, e para ser sincero, o problema é de fácil resolução.

Ora então para todos que querem usar eduroam+wicd aqui vai:

Na pasta "/opt/wicd/encryption/templates" existem ficheiros com as especificações de cada tipo de autenticação. O que fiz foi criar um novo ficheiro chamado "peap-tkip-pap" exactamente igual ao ficheiro "peap-tkip", exceptuando o parametro phase2 que ficou " phase2="auth=PAP" " (isto porque onde estudo, FEUP, phase2 autentication é PAP).

Após isto é necessário no mesmo directório adicionar a linha "peap-tkip-pap" no final do ficheiro active. Feito isto é só reiniciar a aplicação e escolher "peap-tkip-pap" na seleção de encriptação, em advanced settings.

Garanto que funciona na FEUP em Ubuntu Gutsy. No entanto esta solução é genérica, basta vocês saberem as definições dos vossos campus e criar um ficheiro com as configurações adequadas.

Sim, é uma informação bastante útil, visto a quantidade de gente que utiliza a eduroam e tem este problema em Gnu/Linux. Eu próprio passei a utilizar o Wicd, mas em casa, porque na escola, ligava por cabo, para não ter problemas.
 
Alguém aqui ja testou quão comilão o wicd é? Principalmente o Wicdgui?
Eu tenho o gkrellm sempre ligado e lembro-me que o wicd comia demasiado processador e estava constantemente a fazer forks... wonder why :S
 
addicted que placa wireless tens? Alguém já conseguiu alguma vez aceder ao eduroam em linux com uma placa wireless intel 4965agn?
O meu portátil tem uma Intel PRO/Wireless LAN 2200

Alguém aqui ja testou quão comilão o wicd é? Principalmente o Wicdgui?
Eu tenho o gkrellm sempre ligado e lembro-me que o wicd comia demasiado processador e estava constantemente a fazer forks... wonder why :S
Nunca notei nada disso, mas vou ficar atento
 
com o iwlwifi já a funcionar (na minha rede de casa dava) ,foi só seguir os passos aqui
http://caos.di.uminho.pt/~ulisses/blog/2007/11/09/configurar-eduroam-wpa_supplicant/

no meu caso, depois de copiar e alterar os ficheiros , fazia

iwconfig wlan0 essid eduroam enc open
wpa_supplicant -Dwext -i wlan0 -c /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf

depois de seres autenticado

dhclient wlan0
as vezes não dá para conseguir o ip, tens que tentar varias vezes.
 
eu com a minha placa tb n m consigo ligar À eduroam no ubuntu, só em windows ou à e-UM que ainda anda pela UM escondida.. n sei porque...
a minha placa é uma 2800BG
 
Decidi testar o Wicd e funciona muito bem, à excepção da eduroam. Tentei a ligação através de PEAP with TKIP, mas não obtia IP.
Alguém utiliza o Wicd para se ligar à rede eduroam?

Aqui a eduroam é TTLS e TKIP... ja experimentaste assim? eu costumo utilizar o que vem ja com o ubuntu (não sei o nome... ) mas nao curto o facto de cada vez que quero ligar a uma rede ter de configurar as encriptações e cifras e ficheiro de chave do CA e o camandro... o Wcid resolve esse problema?
 
Back
Topo