Começar a programar... (C++ como primeira escolha)

Vais ter uma desilusão enorme, e não estou a conter-me em relação ao enorme.
Podes passar o curso inteiro sem saíres das tais janelinhas MS-DOS, se, se saíres, será para outras áreas que irão fritar-te o cérebro e vais pedir "não, não quero fazer mais interfaces, por favor!" e vais desejar voltar ás inúteis janelinhas MS-DOS.

Os gráficos bonitinhos, cenários e afins, isso é obra de artistas, designers, que pouco ou nada tem a ver com programação, a não ser que cries um motor gráfico inteligente do zero à lá Pixar e afins, mas isso é feito pela the cream of the cream da área a nível mundial.

As feias janelas MS-DOS são o núcleo da física, da IA, do próprio motor gráfico (uma coisa é o motor, outra completamente á parte são os gráficos em si), são elas que definem o jogo e como ele se desenrola.

Aprender Visual Basic é uma forma engraçada de começar a programar... mas também é uma forma engraçada de te castrares em termos de conhecimento, VB é muito bonito e é ai que reside a sua falha, alguém que se preze e quer realmente aprender a programar deve começar por uma linguagem base, não tão base como assembly (embora não tenha mal nenhum em aprender isso, ganham umas noções de programação nua e crua que vos irá fazer muito jeito) mas algo mais na onda de C, depois é que podes seguir para Java, Python, Haskell e afins.

Aprender formulas matemáticas, toneladas de teoria em relação a algoritmos, séries matemáticas, álgebra, autómatos e afins, é apenas parte do que te espera se queres realmente seguir a via da programação... e se queres especializar-te em jogos? Prepara-te para suares ainda mais...


Nao posso concordar mais!! Ha tempos tive de entregar um projecto de c++, que tinha o interface feito com o opengl( para aparecer uma janela tipo windows com uns graficos e tal) e posso-te dizer que, embora depois aprendas como se faz +-, a sintaxe e muito confusa e preciso estar um bocado a trabalhar com aquilo para nos habituarmos e repara que disse com uns graficos e umas janelas daí a jogos ainda vai uma grande grande distancia!!
Agora se aprendem c ou c++ ou java o que interessa e que a prendam a maneira de pensar para alcancar os objectivos pk a partir dai so muda a sintaxe!
Nao comecem e pelo assembly:002:
 
Vais ter uma desilusão enorme, e não estou a conter-me em relação ao enorme.
Podes passar o curso inteiro sem saíres das tais janelinhas MS-DOS, se, se saíres, será para outras áreas que irão fritar-te o cérebro e vais pedir "não, não quero fazer mais interfaces, por favor!" e vais desejar voltar ás inúteis janelinhas MS-DOS.

Os gráficos bonitinhos, cenários e afins, isso é obra de artistas, designers, que pouco ou nada tem a ver com programação, a não ser que cries um motor gráfico inteligente do zero à lá Pixar e afins, mas isso é feito pela the cream of the cream da área a nível mundial.

As feias janelas MS-DOS são o núcleo da física, da IA, do próprio motor gráfico (uma coisa é o motor, outra completamente á parte são os gráficos em si), são elas que definem o jogo e como ele se desenrola.

Aprender Visual Basic é uma forma engraçada de começar a programar... mas também é uma forma engraçada de te castrares em termos de conhecimento, VB é muito bonito e é ai que reside a sua falha, alguém que se preze e quer realmente aprender a programar deve começar por uma linguagem base, não tão base como assembly (embora não tenha mal nenhum em aprender isso, ganham umas noções de programação nua e crua que vos irá fazer muito jeito) mas algo mais na onda de C, depois é que podes seguir para Java, Python, Haskell e afins.

Aprender formulas matemáticas, toneladas de teoria em relação a algoritmos, séries matemáticas, álgebra, autómatos e afins, é apenas parte do que te espera se queres realmente seguir a via da programação... e se queres especializar-te em jogos? Prepara-te para suares ainda mais...


Nao posso concordar mais!! Ha tempos tive de entregar um projecto de c++, que tinha o interface feito com o opengl( para aparecer uma janela tipo windows com uns graficos e tal) e posso-te dizer que, embora depois aprendas como se faz +-, a sintaxe e muito confusa e preciso estar um bocado a trabalhar com aquilo para nos habituarmos e repara que disse com uns graficos e umas janelas daí a jogos ainda vai uma grande grande distancia!!
Agora se aprendem c ou c++ ou java o que interessa e que aprendam a maneira de pensar para alcancar os objectivos, dividir os problemas em partes etc.. pk a partir dai so muda a sintaxe!
Nao comecem e pelo assembly:002:
 
Quanto ao facto de VB ser mau ou criar maus hábitos é muito relativo. Por alguma razão existem "n" linguagens de programação... Agora acho que não estou a dizer nenhuma asneira quando digo que VB e relativamente simples. Tudo depende do que pretendes da programação.

Cump's.
 
Off - Topic

Tou um pouco off.. mas para chegares a C++, na minha opinião devias passar primeiro por Turbo PasCal (TP), Visual Basic...

Esses Programas básicos de Programação. E Começar com programas tipo, Insira o 1º Nr, insira o 2º Nr, A soma dos 2 Nrs é : X ...

Se Não souberes nada disto, como queres passar para C++ ??

VB é muito fixe, já Pascal é mais parecido com C++ em termos de linguaguem mas é muito chato.
 
Não, Tubo Pascal é uma forma fácil que os professores das secundárias usam para ensinar pseudo-código aos alunos, é uma linguagem engraçada mas pode causar maus hábitos de programação, para não falar que é uma linguagem morta... ainda é aplicada em Delphi, mas mesmo assim...

Como já disse, Visual Basic não deve ser uma linguagem primária, cria péssimos hábitos.

A minha sugestão, começar C, passar para Java, alterar com Haskell e ir dando uma olhadela a Python.
 
na minha opinião, um programador que se preze começa sempre (a sério) por c.

e como já li por aí, sem querer desapontar ninguém, programação is all about "janelinhas à MS-DOS" lol

paz
 
Quem quiser começar a programar tem de aprender é a pensar o que quer fazer.

Pensar na algoritmia e fazer algum pseudo-código e aprender o básico (ifs, fors, whiles e por ai).

Depois se usa o IDE xpto ou o notepad isso depende de cada um. Mas nos dias que correm usar Pascal ou VB é andar para trás, podem fazer um HelloWorld em C++ tal e qual. Agora se usam o compilador da borland ou o da microsoft... isso depende de cada um.

Como já referi eu aconselhava para começar, ou java, c++ ou javascript.
 
Uma pseudo-linguagem de scripting não é propriamente uma boa forma de se começar a programar.

Como disse nos posts acima pode ser uma boa forma pra começar, pois para treinar algoritmia, ciclos e por ai serve perfeitamente, além de ser mais motivante que fazer um programa de consola no C++.

Obviamente que é uma linguagem de script de cliente e não tem nada a ver com as outras linguagens mais clássicas, que têm por tras tambem grandes plataformas para outros tipos de aplicações e com outros requisitos.... nada a ver com simples programitas para começar a aprender.

Eu apostava no c++ pra começar, mas depende das pessoas.
 
Última edição:
Back
Topo