Código Fechado = 500 milhões de euros de multa ???

A Microsoft deveria ceder informação aos seus concorrentes?


  • Total voters
    257
No vosso intender, se a Microsoft quisesse agora, metia um patch no Windows Vista e apenas o Windows Media Player é que funcionava (por um API secreto, ou protegido, ao som).
Ou então a Microsoft só deixavam ver um filme em HD-DVD no Windows Vista, e bloqueava o Blue Ray.
Ou então só deixava tocar musicas em 7.1 no Windows Media Player.
Ou então só o Antivírus da Microsoft é que protegia o Windows, os outros não tinham acesso ao kernel.
Ou então a Microsoft só deixava deixar imprimir através do Microsoft Office

Nem é preciso ir mais longe... Eu há meses que já não utilizava o MSN. Ainda tinha uma versão que eu gostava anterior à que então tinha saído pq não gostava dela. Era demasiado kitch.
Na semana passada tive que me ligar e aparece-me uma janela a dizer que havia uma nova versão. Eu cliquei que não, não queria fazer o download. Só que assim tb não me conseguia ligar. Fui obrigado a instalar a novíssima versão contra a minha vontade. E o msn nem sequer é MSN... agora é Windows Live Messenger...
Que porra!
 
Eu continuo a dizer que não tem muito sentido. Vamos lá ver as coisas com calma.

Quantas alternativas viáveis e superiores ao WMP existem!? Bastantes, basta ver um foobar2000 ou um KMPlayer. Elas existem, são melhores, qual é o problema?? A Microsoft começa a distribuir as API's, depois qualquer perneta faz software com uma perna às costa e o mercado ganha... ganha em quantidade e a qualidade é a mesma ou pior...

Percebo a lei, entendo as razões invocadas, mas como mero curioso informático, para mim, não faz nenhum sentido e só quem não tem uma mínima visão destes meandros é que é capaz de dizer o contrário.

Eu como programador recusava-me a ter que trabalhar para que outros pudessem facilmente fazer o mesmo que demorou x tempo a concretizar, apenas por ter a posição dominante no mercado.

Quanto ao resto, eu da microsoft uso o windows, o office e pouco mais, opções não faltam e, se as pessoas não as procuram é porque estão bem com o que têm ou têm preguiça de procurar.
 
Última edição:
Nem é preciso ir mais longe... Eu há meses que já não utilizava o MSN. Ainda tinha uma versão que eu gostava anterior à que então tinha saído pq não gostava dela. Era demasiado kitch.
Na semana passada tive que me ligar e aparece-me uma janela a dizer que havia uma nova versão. Eu cliquei que não, não queria fazer o download. Só que assim tb não me conseguia ligar. Fui obrigado a instalar a novíssima versão contra a minha vontade. E o msn nem sequer é MSN... agora é Windows Live Messenger...
Que porra!

Podes usar o mirc q n é da microsoft, o q keres é usar o msn da m$ com um cliente desenvolvido por outro. A rede msn messenger foi desenvolvida pela m$, os servidores são deles, existem softwares alternativos como o mirc e etc para kem kizer comunicar. Agora se kizeres usar os servidores deles, n te podes vir keixar q o mirc ou seja lá ele qual for n dá. Daqui a pouco processas a m$ pq alguns dos teus contactos usam Linux e não se conseguem ligar ao messenger :P
 
Outro exemplo:

Imaginem que 90% dos automóveis do mundo eram Volvos (mundo perfeito :D)... e nós somos uma empresa de HiFi que quer começar a fabricar autorádios... mas a Volvo não nos diz como é que se liga o autorádio às colunas do carro... o que fazer?
Ias plantar batatas :002:
Estou a brincar mas estou 100% de acordo contigo.
[btw, eu tenho um Volvo :x2:]
 
Quando não houver concorrência, quando a Microsoft tiver 100% de mercado, quando quiserem ver um video e o WMP obrigar a actualizar para a versão # e tiverem que pagar, vão-se arrepender de muita asneira que dizem agora.

Felizmente que há gente com cabeça à frente da UE e que tem consciência disto mesmo. Ainda bem que é assim na Europa e não seguimos o modelo americano.

BTW, o dinheiro vai para os cofres da UE. União Europeia essa que está neste momento a ceder a Portugal milhões e milhões de euros para o nosso desenvolvimento e a UE não tem dinheiro a cair do céu. Ele vem de algum lado.

E quanto ao valor da multa, é bom saberem que não é assim tão elevada. O valor da multa resulta do calculo de uma reduzida percentagem dos lucros diários da M$ na Europa resultante do tempo em que esteve a cometer esta ilegalidade.

Antes de virem dizer que a UE só quer chular a Microsoft, é bom saberem de onde bem o valor... E a mesma forma de cálculo de aplica a todos. Por isso não se admirem se houver empresas a pagar valores mais baixos e não começem logo a dizer que é conspiração.
 
Última edição:
Eu continuo a dizer que não tem muito sentido. Vamos lá ver as coisas com calma.

....

Quanto ao resto, eu da microsoft uso o windows, o office e pouco mais, opções não faltam e, se as pessoas não as procuram é porque estão bem com o que têm ou têm preguiça de procurar.

How true... Nem MSIE, nem MSOE/MSO, nem MSWMP, nem MSOffice nem nada. De preferência removidos definitivamente com o nLite.

No entanto, e isso aposto com quem quiser, se a MS pegar no nLite (ou em tools ainda melhores que eles decididamente devem ter lá pelos lados de Redmond...) e começar a vender um Windows com FireFox, Thunderbird, WinAMP e OOo pré-instalados, podem ter a certeza que o que o povo faz mal instale o Windows é sacar os da MS e instalar...

Esta treta sempre foi uma treta, o ppl não muda 90% das vezes pq é burro ou preguiçoso. Os outros 10% não podem mesmo mudar por necessidade.

Vai agora e a Adobe processa a MS pq a MS inclui o Paint. Obviamente que o Paint tira share ao Photoshop pq vem grátis com o Windows... Pooooois.... E editores de texto? Ui, quantas software houses deixaram de vender os mesmo pq o notepad vem com o Windows?

... quando se deixa uma questão séria nas mãos de burocratas só pode dar neste tipo de estupidez... Uma coisa e séria, é a documentação dos server protocols e API's. Outra imbecil e pouco séria é o WMP.
 
Ias plantar batatas :002:
Estou a brincar mas estou 100% de acordo contigo.
[btw, eu tenho um Volvo :x2:]

O que se passa aki n tem a ver com ligares o rádio ao carro, mas sim o carro não poder vir com um rádio de origem :P Ou seja, se aparecer uma empresa q faz bancos para carro, este deve começar a vir sem eles tb. :P

O q se passa com o wmp nada tem a ver com a api de comunicação com o windows. Os softwares alternativos como o winamp, realplayer, itunes, vlc, bslayer, etc. funcionam todos, uns melhor que o media player inclusivé, e q falta de api é q eles têm?.... Qual é a api q lhes falta?? alguém me sabe indicar?

-> Se vêm com respostas sobre skins, e plugins remetam-se à vossa ignorância e fiquem calados.
 
Última edição:
Podes usar o mirc q n é da microsoft, o q keres é usar o msn da m$ com um cliente desenvolvido por outro. A rede msn messenger foi desenvolvida pela m$, os servidores são deles, existem softwares alternativos como o mirc e etc para kem kizer comunicar. Agora se kizeres usar os servidores deles, n te podes vir keixar q o mirc ou seja lá ele qual for n dá.

Não percebi nada do que dizes. Eu nem sequer falei no mirc...
Eu só disse que se eu tinha uma versão mais antiga e que estava a funcionar não deveria ser obrigado a instalar no computador uma versão que não quero. Por acaso a nova versão chama-se Windows Live Messenger tendo mudado de nome, mas o problema não é esse. É mesmo o upgrade da versão forçosa. É uma questão de princípio.

Daqui a pouco processas a m$ pq alguns dos teus contactos usam Linux e não se conseguem ligar ao messenger :P
Isso é uma ideia mesmo estúpida.
 
Ok, percebi q usavas outro cliente.

Mas em relação a isso também é simples, não pagaste nada pela versão antiga do msn, e n pagas nada pela nova. Eles podem achar q a antiga n é compatível com os servidores deles, seja lá pq for, e se kizeres usar o msn tens de ter a nova. Nada de errado aki.


Eu desenvolvo software e é necessário mtas vezes comprar software a 3ºs. Posso-vos dizer q os upgrades para as novas versões são pagas e o suporte também... aliás, um dos componentes q uso é uma versão antiga pq deixamos de pagar a anuidade imposta para ter a última versão (e o suporte da mesma).

Eles podiam deixar de fornecer o serviço de msn, ou passa-lo a pago, sorte é poderes fazer o upgrade de borla :)
 
O que é certo é que a MS anda a investir muito dinheirinho na concorrência...

Senão vejam:

Além de ter que pagar aos SEUS programadores para desenvolverem o SEU software, são OBRIGADOS a ceder o SEU código à concorrência (não a toda, apenas aos que NÃO gostam de trabalhar ou de pagar pelo que é criado pelos outros). E, como se já não bastasse, encher o rabinho à UE que só os fez gastar dinheiro em processos estapafúrdios e que só visam premiar a incompetência e comodismo das empresas que lhe são concorrentes.

Pagam para ter o que é seu, pagam para os outros terem o que é deles e ainda pagam para uma entidade externa os obrigar a darem aos outros o que é deles.

Eu odeio a Microsoft, mas tenho que trabalhar com eles.

Mas isto? Isto é política, da mais pura. Isto é o socialismo aplicado ao hardware.
 
Ninguém disse que queriam o código fonte do Windows. Se não aí é que era mesmo um escandalo.. querem apenas algumas informações/Bases..

Digam o que disseram eles querem trabalhar á "palá" dos outros... Porque eles não desenvolvem as suas próprias estruturas em vez de virem pedir ao senhor Bill G. ?

Dizem tão mal da M$ mas vêm lhe pedir ajuda .. LOL

Outra coisa a quem a Microsoft foi pedir "informações"? Pois...

Ya, e porque é que o Bill Gates foi "pedir" (e notem bem as aspas) aos senhores Berkeley para usar código deles no Windows? ;) Se eles são tão auto-suficientes (e bons), bem que podiam fazer toda aquela porção de código que corresponde à parte do TCP/IP, não? ;)
E acho que isto responde às tuas perguntas..

Em relação ao tópico, meh, não me faz diferença. Se os rapazes que aplicaram esta sentença acham que isso é a atitude a tomar, quem sou eu mais os meus parcos conhecimentos de direito e da legislação em vigor para os contradizer?
 
EDIT: quanto ao uso do WMP, borá la processar o uBunto... ah, já tem Media Player, codecs, programa de torrents (ou será que torrents ainda não é considerado pirataria, assim como o emule??)

Se:

i) o ubuntu tem uma quota minuscula do mercado global de desktops;

ii) o ubuntu estimula e apoia a criação de software para linux por terceiros;

iii) todos os programas que estão incluidos na distribuição ubuntu são disponibilizados pelos respectivos programadores/criadores.

Então vais processar o ubuntu com base em que?
 
Última edição:
Se:

i) o ubuntu tem uma quota minuscula do mercado global de desktops;

ii) o ubuntu estimula e apoia a criação de software para linux por terceiros;

iii) todos os programas que estão incluidos na distribuição ubuntu são disponibilizados pelos respectivos programadores/criadores.

Então vais processar o ubuntu com base em que?

ai está... se a M$ se lembra de tirar o mercado da zona UE, essa é uma das alternativas... se chegar a 90% dos pcs vão fazer a mesma politica... e pumba! paga lá...

é obvio que estou a ridicularizar um pouco... porque o uBunto é gratuito assim como todos os seus programas.... isso não impede de os criadores/programadores do SO se lembrem de impedir certo e determinado software... no fundo acho que isto é assim com tudo...

quando falei no vice-versa, sei muito bem que os programas são diferentes... estou a falar de a microsoft desenvolver um software para Apple... já que pela ordem de ideias que a UE quer que essas empresas "liberalizem" a criação de software... para concorrer com os seus proprios programas...

aliás, acham normal a M$ dizer "olha o windows media player é assim, se quiseres criar um programa identico (ou seja, concorrente) tens que fazer assim"... acho ridículo... mas já são opiniões e isso não se discute...

acho que me consegui explicar....
 
ai está... se a M$ se lembra de tirar o mercado da zona UE, essa é uma das alternativas... se chegar a 90% dos pcs vão fazer a mesma politica... e pumba! paga lá...

é obvio que estou a ridicularizar um pouco... porque o uBunto é gratuito assim como todos os seus programas.... isso não impede de os criadores/programadores do SO se lembrem de impedir certo e determinado software... no fundo acho que isto é assim com tudo...

quando falei no vice-versa, sei muito bem que os programas são diferentes... estou a falar de a microsoft desenvolver um software para Apple... já que pela ordem de ideias que a UE quer que essas empresas "liberalizem" a criação de software... para concorrer com os seus proprios programas...

aliás, acham normal a M$ dizer "olha o windows media player é assim, se quiseres criar um programa identico (ou seja, concorrente) tens que fazer assim"... acho ridículo... mas já são opiniões e isso não se discute...

acho que me consegui explicar....

O Ubuntu não tem nenhum software que não possa ser removido.
E não vem com nenhum programa de torrents, nem com codecs (penso eu) instalados. E que eu saiba, os torrents e a mula não são usados na sua totalidade para piratarias..

Conheces o Office? Olha, existe uma versão do Office para MacOSX ;)
 
O Ubuntu não tem nenhum software que não possa ser removido.
E não vem com nenhum programa de torrents, nem com codecs (penso eu) instalados. E que eu saiba, os torrents e a mula não são usados na sua totalidade para piratarias..

Conheces o Office? Olha, existe uma versão do Office para MacOSX ;)

pensas mal então... eu sei que podem ser removidos.. não podes remover o WMP do windows???hmm eu já consegui...

isso do windows publicar o seu código é mesma coisa que a coca cola divulgar a sua receita... acham correcto??? eu não acho... aliás à coca cola ninguem pede nada e também domina esse mercado

isto é um exemplo... queres outro?? tipo crias uma empresa com um determinado produto inovador... tinhas tanto sucesso e como és o único que faz disso tens logo quota de 100% no mercado... então, vem um monte de gente de grandes empresas perguntar como raio fazes o produto, ou porque quer fazer igual, ou porque quer produzir extras para ele mas não sabe como os colocar, sem qualquer contrato e sem tu tirares qualquer proveito disso. claro que recusas, vem a UE e pimba... 500 milhoes de € e caso resolvido... achavas justo??
 
crias uma empresa com um determinado produto inovador... tinhas tanto sucesso e como és o único que faz disso tens logo quota de 100% no mercado... então, vem um monte de gente de grandes empresas perguntar como raio fazes o produto, ou porque quer fazer igual, ou porque quer produzir extras para ele mas não sabe como os colocar, sem qualquer contrato e sem tu tirares qualquer proveito disso. claro que recusas, vem a UE e pimba... 500 milhoes de € e caso resolvido... achavas justo??


a questão não é essa. a Microsoft não está a ser multada por ter o monopolio dos SO para desktops. Está a ser multada por utilizar esse monopolio para esmagar a concorrencia nos restantes dominios (neste caso dos leitores de media e streaming).

A união europeia espera conseguir dois objectivos:

a) promover uma competição justa entre media players (com base nos meritos e demeritos de cada um, incentivando a inovação);

b) proteger a industria europeia de software;

c) defender os consumidores.


Veja-se o q se passou com o desenvolvimento do IE:

com a falencia da netscape o desenvolvimento e investimento no IE parou no tempo (na versão 6) durante vários anos e só foi retomado muito recentemente por pressão daquilo a irei chamar a 2.ª vaga de concorrencia neste mercado (FF e opera principalmente).

Atenção que não estou a dizer que a microsoft não tinha legitimidade de congelar o desenvolvimento do IE. Apenas digo que situações de monopolio levam à perda de inovação com prejuizo dos utilizadores.
 
Back
Topo