Canon PowerShot A550 ou Fuji A820???

Não sei se terás escolhido um modo em que ela tenta tirar as fotos com isos altos.. A minha namorada tem uma máquina dessas e só me lembro das fotos terem saído com iso800 em fotos de restaurante, sem flash, onde a luz é pouca e aí sim, justifica-se.
 
As m/ fotos têm 200 e o desfocado não é tão pronunciado...mas foi td tiarado no automático, aliás a máq. não tem manual...pq estas selecções de ISO ???

Concordo. Em termos muito genéricos, o ISO nas máquinas digitais refere-se ao ruído que a própria máquina coloca para melhorar a qualidade das fotos tiradas em sítios escuros.

Explicado de uma forma simples aqui: http://www.e-digicam.com/custom.aspx?id=27

Já agora... quem não sabe muito sobre fotografia este site poderá tirar outras dúvidas de uma forma simples.
 
Última edição:
Não sei se terás escolhido um modo em que ela tenta tirar as fotos com isos altos.. A minha namorada tem uma máquina dessas e só me lembro das fotos terem saído com iso800 em fotos de restaurante, sem flash, onde a luz é pouca e aí sim, justifica-se.

sei que alguém me vai bater, mas eu uso sempre o ISO no 100. Desde que soube que o ISO era ruído nas digitais... Usa-se o flash. Quer nas compactas, quer nas SLR.

As compactas, apesar de não darem para modo manual, permitem dizer qual o máximo de ISO que se quer usar... claro que se tiver em automático elas puxam por ele.

A usar ISO, nunca mais de 400. Por exemplo a minha Canon 350D, em modo automático, nunca vai acima dos 400 de ISO apesar de permitir 1600... isto quer dizer alguma coisa...
 
Em termos muito genéricos, o ISO nas máquinas digitais refere-se ao ruído que a própria máquina coloca para melhorar a qualidade das fotos tiradas em sítios escuros.

Desde que soube que o ISO era ruído nas digitais...


Alguém vai-te bater sim, mas certamente não é por usares ISO100. :p

ISO não tem nada a ver com ruido (ok. Tem mas não de forma directa, e certamente não da forma como dizes) e muito menos o ruido serve para melhorar a qualidade de uma imagem, é exactamente o contrário. O ISO é a sensibilidade do sensor à luz, o ruido é uma consequência negativa de se aumentar essa sensibilidade. Além de que a quantidade de ruido numa foto não depende apenas do ISO que usas, mas também da máquina em si.

Por exemplo, a tua SLR certamente tira fotos em ISO400 com menos ruido que a maioria das compactas em ISO200. Se calhar até em ISO800.

Quanto ao usares sempre ISO100, é bom porque aquilo que se deve fazer é usar sempre o ISO mais baixo que se conseguir. Mas se por exemplo estiveres a fotografar desporto, por vezes és obrigado a aumentar o ISO para teres velocidades de disparo suficientemente altas. O mesmo para quando fotografas em interiores e não queres ou não podes usar o flash.
 
Mas se por exemplo estiveres a fotografar desporto, por vezes és obrigado a aumentar o ISO para teres velocidades de disparo suficientemente altas. O mesmo para quando fotografas em interiores e não queres ou não podes usar o flash.

quando disse que servia para melhorar a qualidade da imagem referia-me "a aumentar a sensibilidade do sensor à luz" como tu disseste e muito bem :001:. bom esclarecimento!

nunca senti necessidade de aumentar o ISO, ou melhor, nunca tive nenhuma ocasião em que o efeito prático de aumentar o ISO resultasse numa melhor foto. Mas quando surgir vou-me lembrar das tuas sábias palavras certamente ;)
 
Mas o aumentar a sensibilidade aumenta a luz (stops) na fotografia, não propriamente a qualidade. São duas coisas totalmente distintas. :)

Experimenta fotografar um carro na rua, num dia mais nublado, só para veres os efeitos práticos.
 
Não há nada como fazeres uma série de experiências com valores diferentes no mesmo cenário e encontrar o "equillíbrio" entre o ISO (mais luz) e a qualidade. Quando perceberes isto, como funciona e no que resulta, estás a meio caminho de tirar boas fotos :)

Um abraço e boas fotos,

Luis
 
Não existe propriamente um equilíbrio. Depende sempre de situação para situação e do que se quer fazer. A experiência do carro é apenas uma forma de ele ver na prática que o ISO é aumentado para se poder aumentar proporcionalmente a velocidade de disparo, e como tal fotografar movimento com mais facilidade (não necessariamente qualidade).
 
Mas o aumentar a sensibilidade aumenta a luz (stops) na fotografia, não propriamente a qualidade. São duas coisas totalmente distintas. :)

Não. Mas referia-me ao exemplo que deste de fotografias desportivas onde não queres mostrar o movimento mas sim a imagens "as it is"... porque seguindo a tua ordem de ideia, parece que a velocidade de obturação está associada à qualidade da foto, o que também não é verdade ao serem duas coisas totalmente distintas :) ou não estou a ver bem?

PS. estou actualmente com a "panka" por fotos nocturnas com longos tempos de exposição :001:
 
em suma: qualidade da fotografia joga-se no triângulo da: abertura de lente, velocidade de obturação e ISO...

mas há tanta qualidade no meio deste triângulo... quase que podíamos chamar de triângulo das bermudas...

E antes que venham dar-me na cabeça que o objecto fotografado... o motif... o que ele transmite... também faz parte da qualidade da foto... eu digo já que quando se junta esse quarto elemento não é uma foto de qualidade .... mas sim um trabalho artístico...
 
Não sei se terás escolhido um modo em que ela tenta tirar as fotos com isos altos.. A minha namorada tem uma máquina dessas e só me lembro das fotos terem saído com iso800 em fotos de restaurante, sem flash, onde a luz é pouca e aí sim, justifica-se.
Não escolhi modo nenhum...estava no automático, foquei no mais distante e aí mesmo ficou ligeiramente desfocado...não entendi...
Isto é só conversa esclarecedora pois já devolvi a Fuji A-820...agora, com calma, vou comprar uma um pouco melhor...:D
 
lol Como percebeste e bem eu não estava a falar de qualidade, apenas dos efeitos práticos do ISO.
A qualidade técnica vem de uma exposição adequada ao motivo e a exposição é dada por esse triângulo que referes como triângulo das bermudas.
A qualidade de imagem depende principalmente de outro triângulo: Sensor/Filme - Lente - Processamento.
A qualidade artística na minha opinião depende principalmente do motivo, e não precisa necessariamente de nenhum dos anteriores triângulos.
 
Nada disso, muito pelo contrário. Se fores pesquisar vais ver que muitos grandes trabalhos artísticos apresentam coisas que numa fotografia comum seriam vistas como aspectos negativos. Se quiseres abre um tópico para o pessoal ir lá mandar umas postas sobre isso.

Para o tópico, relembro que a A560 está a 137€ na *****. :)
 
Na ***** 570IS = 172€; 720IS = 214€.
Na Satples 570IS = 189€.
Se calhar vou avançar na ***** pois não tem portes e está aqui ao pé da porta...:)
Não gosto mto de comprar pela Net e a diferença não justifica...
Só tou na dúvida pq não tenho pressa e os preços poderão descer um pouco mais, não ?:002:
 
Back
Topo