Como Fazer Caixa seca para lentes/material fotográfico

É igualzinha à tua. Só que a caixa é mais pequena. Tirei a sílica de lá de dentro e subiu até uns 50% para aí em 24h. Acho que vou testar como tu dizes a ver o que acontece

wQG2ac_OBBnil6fOV1f7rVLakGddLNkpDjnExcLgU_bELmjc4Gs6M-isxucDDOIocSOtFx2srH--pVJLqLA4iHuzt5Vl2bZ8h6a71QJlwtZW1r8TCUquL82TLPtkOxxTNk6MjlXE_0cMJyWmDE_8M3rhjNXcDavcdsYsNHyYTCv-E93NkfZPZ4T7WqMkK3vdJ_2p8NrLUZsjsEVDbTK3mCC4_KN6KSJ6SoWEWcL7Pm53OgiYjl112fsyq7Kf9brlviTYc3SWvZ6A-c5CNbYZtWD985jpfVloctWpcsuvfbKRKb-5kHC9fBNKu0UkJpjyuGvhLPuOMVTgIyFxUTO-O4XKd1KOvas217jeosrBfJI8jMmDBOHdbvHzYNNyxJMf659bYkpzBOQbhVObS5UVVpThKMSsW9KmOMM564YA8QvT1xaDRRdOBTa53m1tOjVo74M_SkRK0Rb0ovsjACbyNqXhHmAWPZMIcO1buzzuJ61Uobwb_1S3ticC1iHLCrYgebPKJIbRcZDubWw6yBgX118-C_fjzODjwqY1Njtdc_h_mp-7iG-pZlPPaMcc2XrTLyDL_LNI28Cv2hAmAauq-ASPxlH--p1XW_aoiPwEUlSjTKlcB0eyW61wsdXoQSmQvE-ezkNhNsjeMgfNlLjeQFjjf0MGwLxK=w700-h518-no
 
O problema deste sistema é que está completamente dependente da humidade externa.

Um saco pequeno de sílica pode ser suficiente para manter a humidade da caixa nos 40% se a humidade externa estiver nos 90%.

Mas se descer para os 50%, dentro da caixa vai descer drasticamente para níveis não desejáveis.

O problema é andar sempre a ajustar a sílica dentro da caixa para manter um nível de humidade mais ou menos constante.
 
Sim, o problema é as caixas não serem totalmente estanques e o facto de abrir para tirar e por material.. Obviamente que uma caixa elétrica toda xpto era o ideal, mas isto até não é muito mau. É preciso algum cuidado e ir vendo
 
O problema deste sistema é que está completamente dependente da humidade externa.

Um saco pequeno de sílica pode ser suficiente para manter a humidade da caixa nos 40% se a humidade externa estiver nos 90%.

Mas se descer para os 50%, dentro da caixa vai descer drasticamente para níveis não desejáveis.

O problema é andar sempre a ajustar a sílica dentro da caixa para manter um nível de humidade mais ou menos constante.

Estando sempre no mesmo sítio, não há grandes alterações externas, e dentro da caixa (que é um ambiente diferente do exterior) o que vai variar é a Sílica, que vai ficando mais húmida. Uma vez acertada a quantidade de Sílica (o que não é difícil), o que é preciso é ir deitando a pestana, e quando a humidade subir, é meter a Sílica no micro ondas. Nada de muito trabalhoso.

Numa semana aumentou 6%. Quando passar dos 50%, meto a Sílica no micro ondas. O que vou fazer é talvez comprar da outra Sílica não tóxica, pois desconhecia esse pormenor. Esta já tem uns 2 anos.
 
Não é assim tão linear. Eu tenho um higrómetro igual ao teu fora da dry box.

E agora o tempo tem-se mantido muito constante, os níveis de húmidade não têm variado assim tanto.

Deixa chegar o inverno com as chuvas e a primavera e vais ver que vai variar muito mais.

Eu tenho isto assim:

07f530ad3abdee71f9a74d432398ffc8.jpg


E em menos de 24 horas já vi passar dos ~30% para os ~90%.

Nesse caso vais ter de adaptar a sílica.

É nesse sentido que estás dependente da humidade externa.
 
Não é assim tão linear. Eu tenho um higrómetro igual ao teu fora da dry box.

E agora o tempo tem-se mantido muito constante, os níveis de húmidade não têm variado assim tanto.

Deixa chegar o inverno com as chuvas e a primavera e vais ver que vai variar muito mais.

Eu tenho isto assim:

07f530ad3abdee71f9a74d432398ffc8.jpg


E em menos de 24 horas já vi passar dos ~30% para os ~90%.

Nesse caso vais ter de adaptar a sílica.

É nesse sentido que estás dependente da humidade externa.
Não tenho conhecimentos científicos para te responder com certezas, mas não me parece correcto o teu raciocínio.

Se a caixa for estanque, o ambiente dentro da caixa é alheio ao exterior, parece-me.

Mesmo no caso da minha, que não é totalmente estanque, depois de fechada não me parece que sofra grandes alterações, estando fechada, mesmo com variações significativas no exterior.

O que poderá influenciar, é o número de aberturas da caixa. Com uma diferença mínima como a que tens aí, não haveria problema, mas aumentando a humidade exterior, se se abrir muitas vezes a caixa, sim, talvez fosse preciso aumentar a Sílica.

Nada como irmos andando e vendo :)

Mas sem dúvida que a solução ideal é essa que tens aí.
 
Talvez tenhas razão.

Eu parto do princípio que o sistema que usas não é perfeito e vão haver sempre alterações. Mas mesmo não sendo perfeito provavelmente nunca vai haver grandes flutuações.

Seja como for vai dando feedback quando começarem os dias com chuva.
 
De caixas estanques posso falar eu :P

E confirmo que a caixa não é afectada pelo ambiente exterior (mau era).

Eu uso diariamente desumidificador na divisão onde tenho a caixa, mas antes disso também abro janelas...conclusão, num só dia, a humidade da divisão varia facilmente entre os 90 e os 35/40%.
Mas dentro da caixa nem mexe, fica igual durante todo o tempo que eu a deixe fechada.

Quando abro a caixa, entra vapor de água, e o nível de humidade no interior sobe.

Se os grãos de sílica lá presentes já estiverem saturados, nada mais acontece. Sobe e mantém, independentemente da humidade exterior.

Se eu puser novos grãos, então o nível de humidade na caixa desce até eles saturarem (ou até não haver mais humidade ––> 0%, sílica a mais), o que pode ser tanto aos 40% como aos 10%, só depende de quanta sílica eu meto. Estando saturados, a humidade fica constante até à abertura seguinte da caixa.

Na abertura seguinte volta a entrar vapor de água e pronto, o nível de humidade sobe. Tento ser rápido para que a humidade suba o menos possível. E normalmente sobe uns 5% ou até menos, por isso consigo mexer várias vezes na caixa sem precisar de trocar os grãos.

Este método só é possível porque a minha caixa é realmente hermética (estanque).
Se usarem caixas que não o são, ficam sempre na situação de corrida contra o tempo, em que sabem que a caixa só está OK durante um determinado espaço de tempo, que é até os grãos saturarem.
 
Depois de ter aberto a caixa e de ter andado com o material, e voltado a colocar lá dentro, a humidade subiu acima dos 50%. Mas lá foi descendo e fixou-se nos 35%.

Não está mau.
 
Verdade. Gostava agora de construir uma coisinha melhor, maior, com zonas dedicadas a cada lente e câmara, para que o material não andasse assim solto lá dentro. Tenho que procurar algo maior. E provavelmente usar a ideia dos suportes de garrafas. Mas para este inverno isto vai servindo.

Vou também ver se compro outro higrómetro para por cá fora e ir vendo as diferenças de humidade. Só para ter essa noção do efeito da caixa.
 
Tive a dar uma olhadela no ebay nas caixas electronicas e é tudo china , parece que o stock desapareceu :-p

Esses medidores digitais não são grande coisa tenho 1 que anda entre os 5 a 10% de humidade de diferença , por norma 10% o que é muito. Tenho uns 6 analogicos desses redondos , aquilo é certinho temperatura e humidade.

Na minha caixa meti silica que vem numa caixa com uma resistencia que quando vejo que passa dos 50% ligo á corrente 8h e fica pronto para mais voltas, como a minha caixa é grande preciso de 2 caixas dessas que compram para ter a humidade a 35% e os 50% que é o ideal.
 
Tive a dar uma olhadela no ebay nas caixas electronicas e é tudo china , parece que o stock desapareceu :-p

Esses medidores digitais não são grande coisa tenho 1 que anda entre os 5 a 10% de humidade de diferença , por norma 10% o que é muito. Tenho uns 6 analogicos desses redondos , aquilo é certinho temperatura e humidade.

Na minha caixa meti silica que vem numa caixa com uma resistencia que quando vejo que passa dos 50% ligo á corrente 8h e fica pronto para mais voltas, como a minha caixa é grande preciso de 2 caixas dessas que compram para ter a humidade a 35% e os 50% que é o ideal.
Que silica é essa?


Eu tenho 2 medidores digitais, e a diferença entre ambos nunca passa os 2%. Não tenho mais nenhum termo de comparação. Qual analógico é que tens?
 
Eu tenho 2 medidores digitais, e a diferença entre ambos nunca passa os 2%. Não tenho mais nenhum termo de comparação.

Com sal de mesa podes criar um ambiente controlado com 75% de humidade e usá-lo para medir o erro de todos os higrómetros que tenhas:

 
Back
Topo