Caixa PC em Madeira - 1º Projecto [Fotos FINAIS - post 292]

Venho aqui postar uns avanços que embora pareçam pequenos, deram muito trabalhito.
Desculpem lá a qualidade das fotos, ou a falta dela.


img068og2.jpg


Estas são as peças que vão tapar as drives e o buraco 3,5 para disquetes pois não o devo utilizar.




img069fh1.jpg

Em pormenor a peça que tapa a drive. Parte de trás.




img070rw4.jpg


As peças colocadas da parte frontal. Na peça que pata a drive de cima enganei-me a abrir o rasco para o botão. Focou demasiado largo :mad:



Se repararem todas as peças têm buracos. Eles serviram para eu as agarrar e serão tapados posteriormente.

Fiquem bem!
 
mais uma vez.. PARABENS!! pela pericia com que fazes os cortes!!! mt bom


Obrigado, no entanto apesar de a maioria das coisas ser feita com recursos instrumentos que que muitos deste forum dispõe tais como serras electricas de mão, fresadoras de mão, aparafusadoras, brocas, escariadores, limas, grosas, etc, etc, há algumas peças em que foi ou vai ser usado uma fresadora automática.

Daí a frente ter ficado boa. No entanto todas as peças têm de ser retocadas e acabadas à mão.

Mas gasta-se imenso tempo a programar a máquina e como sou não sei bem mexer naquilo prefiro fazê-lo "a la mano".
 
Vou postar aqui mais uns avaçozitos, espero que gostem e comentem:


img071hf1.jpg


Estas são as duas peças que servem de fronteira entre os discos e a fonte de alimentação. A preta é a essencial, 120mm, a outra serve para adaptar uma fan de 92mm como a que a que aqui tenho.​




img076ma0.jpg


Vista frontal​




img077jy2.jpg

Ficará assim. A fan suga o ar do compartimento dos disco para a fonte. Vista lateral esq/frontal​


img078bp4.jpg

Vista lateral esq/traseira.​


Como vêm o adaptador funciona bem, no entanto com ele os parafusos não são compridos o suficiente para colocar umas borrachinhas para absorver a vibração da ventoinha.

Fi-lo pra evitar gastar mais dinheiro numa ventoinha, mas se calhar ainda vou ter de perder a cabeça...

Fique bem​
 
Obrigado pelos coments!!

Aos poucos e poucos isto lá vai ganhando forma. É engraçado ver isto a passar do desenho para a realidade.

Já estou a preparar mais umas peças, dps partilho.

O que me está a atrasar o projecto é o facto de o controlador e kit de absorção de ruido estar a demorar muito tempo. E também ainda não tenho fonte, está no arranjo..

Dass, porque não pensas em vender caixas? é que tinhas futuro e ainda lucravas bem.

CumpZ

Realmente já pensei nisso, mas era preciso ter tempo e alguém que tivesse disposto a pagar por uma caixa desta, e verdade seja dita que isto não deve ficar barato.

Mas agora quero é divertir-me e partilhar o projecto

Fiquem bem!
 
Venho aqui colocar umas fotos. Não têm muito de especial comparado com o resto.




img080cs9.jpg


Isto são os leds já soldados aos cabos. Foi um colega meu que os soldou, eu apenas assisti.
Aproveitei o cabo e o engate de outros leds e soldei oas novos


img081nj0.jpg


Pormenor. Levou uns tubinhos de plásticos (azuis) que servem de isolantes.


Daqui a pouco ou amanhã coloco umas imagens do ponto da situação

Fiquem bem
 
Bem, antes que amanhã me esqueça tirei as fotos e partilho já isto,

Portanto este é o actual ponta da situação. Quem acompanhou até aqui o projecto já viu quase isto tudo...

Coloquei algum hardware, nomeadamento o meu velho P3 500 que nem funciona, para ver o resultado da coisa.

Ai vai,


img087wl9.jpg


Frente com a tampa da drive optica retirada para verem que bate certo, como se quer.


img083ol9.jpg


Lateral esquerda com a boadr já montada. A fonte anda ali à toa porque falta a parte de trás. E não é aquela a fonte final...


img084nh9.jpg


Com a motherboard e placas PCI montadas já posso começar a desenhar e construir a traseira da caixa


img085hf3.jpg


Vista traseira. Fiz uns corte na peça em que fixo a motherboard para encaixar as placas PCI.


img086nr5.jpg


Como podem ver a desarrumação dos cabos é total. No entanto isso por agora não importa muito.


Apesar de ir a avançar bem e isto estar a correr bem um dos meus receios confirma-se. A grelha na frente da caixa está a começar a enferrujar. Tenho de lixar e dar isolante senão fica uma rica mer**.


Para a semana a ver se faço as peças que faltam, isto se tiver tempo.

Fiquem bem!!
 
Já há muito que não vinha a esta secção, mas este projecto mostra bem que o nível continua bem alto! Excelente trabalho, a caixa está a ficar lindíssima! Muitos parabéns.
 
As ferramentas!

Obrigado pelos comentários e apoio!!

Bem, alguns de vocês devem estar intrigados como fiz certas coisa de maneira tão perfeita. Se virem alguns posts atrás eu digo que ferramentas uso, e claro elas são muito boas.
E pra mim são elas uma das peças chave deste projecto e de todos. Claro que por muito boas que sejam elas se não se tiver imaginação, criatividade elas não servem de muito.

Grande parte dos desenvolvimentos que este projecto está a ter é fruto de muito planeamento, alguma imaginação e criatividade.

Aliás, acho que são as caracteristicas que marcam esta secção de Modding, daí a achar diferente e especial.

Ora bem, voltando as ferramentas, eu ainda não coloquei fotos delas pra não sobrecarregar isto e porque acho o resultado de um avanço bastante mais importante. Ou seja, não interessa tanto os "meios como atingi os fins" mas sim os próprios fins.

Mas para aqueles ainda se sentem intrigados e outros que têm curiosidade em saber o que usei ai vai:


img088hw4.jpg

Radial portatil. Foi com ela que fiz a maioria dos cortes até 25 cm. Muito prática e excelente para bricolas.


img090md2.jpg

A esquadrejadora. Cortes superiores a 25 cm ou para traçar madeira.


img091ax2.jpg

Garlopa/desengrossadeira. Usei para atingir os 16 mm de espessura nas peças de pinho.


img089nc4.jpg

Conjunto de ferramentas manuais. Sem elas nada feito! É o que mais uso.
(Esquadro, martelo, fresadora de mão, quinadora, lixa, grossas, limas, grampos, aparafusadoras, serras de mão, etc)



img092vx6.jpg

Fresadora controlada por CNC (computer numerical control). Sem duvida o peso pesado deste projecto. Se as ferramentes tiverem bem afinadas, perfeição é coisa que esta máquina respira.
Fiz a frente e outras peças da caixa com ela. No entanto devido ao elevado tempo de programação e ao custo que se tem em utilizar este bicho não a uso tanto como
gostava.


Como podem ver não hesitei em usar o melhor que tinha à mão. Era possivel fazer isto com menos ferramentas mas como não tenho nenhuma promessa a pagar uso tudo o que tenho.


Espero que com isto vos tenha motivado ainda mais para estar atento a este projecto, pois nunca se sabe o que pode sair dele.




Se fosse meu, metia transparÊncia toda a volta, menos à frente, pra se ver a madeira, ficava porreiro!
Isso colidide com o objectivo do projecto, Silencio. É que eu vou forrar as laterais com material que absorve o ruido, logo não vale a pena meter acrilico.




Fiquem atentos a novos desenvolvimentos, pois como eu estou sempre um passo à frente daquilo que mostro não vos vão faltar novidades regulares.

FIquem bem!!
 
Essa máquinas são profissionais. Estão em tua casa, porque? O teu pai é carpinteiro?


Um carpinteiro não costuma ter máquinas destas (esquadrejadora, fresadora automática), pelo menos os que conheço.

O meu pai não é carpinteiro, tem uma empresa que faz portas interiores e roupeiros. Uso as ferramentas da fábrica e as mais pequenas por vezes levo pra casa.
 
Boas amigo, ta a ficar muito fixe... continua.... já tive também a ideia de fazer uma caixa em madeira sei que da uma grande trabalheira mas no fim o trabalho e recompensado... hehehe
 
Back
Topo