Doctor_Worm
Power Member
NOTA: Pode ter informações que podem ser considerados spoilers.
Não me canso de dizer que o Burnout Paradise é um grande jogo que merece ser jogado por todos. Não é um jogo fácil de bater e nalguns eventos podemos sentir alguma frustração, principalmente por não existir uma opção que permita voltar a tentar os eventos que perdemos.
Por isso abri este tópico com dicas sobre o jogo para ajudar com a minha experiência aqueles que desejam "mandar" em Paradise City. Vai ser um post longo, mas é em prol da comunidade Burnout, e espero que seja útil.
Pela primeira vez em Paradise
Quando começas o jogo, a cidade está completamente aberta, não existindo qualquer área para desbloquear. Ao início, a cidade por ser muito grande é um pouco confusa. Eu aconselho a dar umas voltas primeiro, não para decorar tudo, pois isso é impossível, mas para começares a ganhar o "feeling" pela cidade e pela condução. Depois de te habituares ao carro, podes começar a fazer eventos. Logo nos primeiros eventos, começas a ganhar carros. Por agora ainda não são nada de especial, mas já te dá hipótese de escolher o que melhor se adapta aos eventos que vais fazendo ou ao teu tipo de condução. O primeiro carro (o Hunter Calvary) é um carro versátil que podes utilizar em todos os eventos, no início do jogo. O primeiro carro que ganhas é o Hunter Mesquite. E, muito sinceramente, este carro é bom para ficar no ferro-velho. Em vez deste, continua com o Calvary que é bem melhor.
Os primeiros eventos
Ao início, não ligues muito à ordem dos eventos que vais fazendo. Faz o primeiro que encontrares. Se falhares, continua até encontrares um novo evento, deves ter um no próximo cruzamento. Não te preocupes a voltar atrás para tentares de novo o evento que falhaste, vais ter tempo para isso.
Race
Ao contrário do que parece, não precisas de um carro rápido. Escolhe antes um carro resistente com um bom boost. Os adversários nas corridas têm um carro da mesma gama que o teu, por isso se escolheres um carro bruto, os outros não terão carros de corrida. O carro que utilizei mais nas corridas até foi a Inferno Van e depois de o ter ganho, o especial da Inferno. No início da corrida, não queiras passar logo para primeiro. Isto porque ajuda muito ir atrás dos adversários para não te perderes pelo caminho. Cuidado pois às vezes eles enganam-se também. Tenta habituar-te ao início a usar o GPS. Para isso, baixa um pouco o som da música e aumenta o som dos FXs. Assim podes ouvir melhor os blips quando tens de mudar de rua. O GPS muitas vezes não mostra o caminho mais perto, mas isso vais ter de aprender com horas de jogo.
Marked Man
Para estes eventos, escolhe um carro que seja balanceado ente resistência e boost. Não precisas de conduzir com velocidade, mas sê agressivo. A melhor defesa é o ataque e se arrumares com um dos carros pretos que te perseguem é a melhor maneira para ele parar de te chatear durante algum tempo. Por isso, takedown neles. Quando tiveres um carro ao teu lado a tentar tirar-te da estrada, trava e deixa-o passar à frente. Aí podes passar ao ataque. Tenta usar todas as repair stores por onde passes. Mesmo que tenhas que fazer um pequeno desvio, vale a pena. Usa shortcuts ao máximo. Quase nunca os carros que te perseguem vão por lá.
Road Rage
Este é um dos eventos mais fáceis e espectaculares de jogar. Usa o carro mais resistente que tiveres. Como não existe rota definida a seguir, podes usar as estradas que achares mais fáceis. Vai por ruas sem obstáculos nem cruzamentos. Os túneis são os melhores sítios para os takedowns. Se for preciso, dá voltas de 180º e volta por onde vieste, os outros carros vão aparecer sempre na direcção que conduzes. Planeia as rotas para passares por repair stores. O limite de tempo quase nunca é um problema, por isso não te preocupes com esse factor. Muitas vezes vale a pena conduzir uma grande distância para chegarmos a um sítio que conhecemos bem.
Stunt Run
Estes eventos são aqueles que mais dificuldades encontrei, mas são os que sabem melhor bater e onde se aprende mais sobre a cidade. Mais lá para o meio do jogo é mesmo preciso decorar sequências de saltos e billboards para chegar às gigantescas quantidades de pontos que a prova necessita. É mais uma questão de habilidade que propriamente de velocidade. Usa o boost apenas para ligares as combos ou para fazer os saltos mais compridos. Muitas vezes dou boost para ligar a combo e travo logo a seguir para perder velocidade. A escolha do carro é essencial e deve de ser um stunt com bom boost.
Burning Route
É um evento contra-relógio e estes são os mais frustrantes por teres de voltar atrás se quiseres tentar de novo, por isso convém tentar de vez em quando intercalados com outros eventos. Mas valem a pena pois cada um que conseguires fazer dá um carro especial. A primeira vez que fazes um Route, tenta estudar o caminho identificando os pontos críticos (cruzamentos, obstáculos) e ver shortcuts. Depois volta atrás, recomeça e vai a abrir como um maluco logo de início. Se te espetares e tiveres de recomeçar, ainda estás perto do princípio da prova. Se depois de meio da prova tiveres um acidente, não desistas. Quase todos os Burning Routes permitem 1, 2 ou em alguns casos 3 crashes e ainda assim consegues terminar a prova dentro do tempo. As provas dos carros de velocidade são as mais difíceis de bater.
Licenças
O jogo tem 7 licenças ou cartas de condução. Após conseguires uma nova licença, os eventos que já fizeste são limpos do mapa (excepto as Burning Routes) o que te permite voltar a fazer eventos que já fizeste, por isso, ao ínicio, escolhe os que te parecem mais fáceis e depois volta a fazer esses eventos para contar para uma nova licença.
Ganhar carros desbloqueados
Quando se desbloqueia um carro por ganhar eventos (não se aplica aos Burning Routes), o carro não é imediatamente entregue no ferro-velho. Esse carro vai aparecer na cidade e tens que o destruir para o ganhares definitivamente. A forma mais fácil para mim de o conseguir é ir para as montanhas onde não há muitos obstáculos e conduzir em velocidade moderada à espera que apareçam. De tempos a tempos, esse carro vai aparecer-te à frente ou ultrapassar-te. Se aparecer à tua frente percebes logo porque anda um carro a "costurar" o trânsito. Se aparecer atrás de ti, ouves logo o barulho. Basta fazeres um takedown para o ganhares. Se tiveres um acidente, muitas vezes consegues alcançá-lo de novo se fores depressa.
Billboard Smashes e Superjumps
O jogo tem espalhados pela cidade 120 Billboards, 400 Smashes e 50 Superjumps. Os Billboards são cartazes de publicidade ao burnout que tens de destruir. Os Smashes são gradeamentos amarelos que dão acesso aos shortcuts (ou a áreas escondidas). Os Superjumps são saltos que têm uns cones com luzes para sinalizar. Completar qualquer deles dá direito a um carro em carbono, por isso vale a pena. Ao início vais partir muita coisa e fazer muitos saltos, mas lá para o fim do jogo, pode faltar-te um que ficou escondido algures. Apesar da estatísticas separar esse número por distrito (o que facilita a procura) podes fazer um pouco de batota (que também não faz mal nenhum) e dar uma vista de olhos a este mapa da IGN: http://faqs.ign.com/articles/847/847935p1.html
Road times e Show times
Se clicares no botão de cima do d-pad, activas o Road time. Cada rua tem um tempo para ser batido e fazê-los todos dá um carro em carbono bem catita. Quando entras no início de uma rua, um cronómetro começa a contar e tens de terminar a rua dentro do tempo indicado. Se carregares novamente no botão de cima do d-pad vês o melhor tempo obtido pelos teus amigos na PSN (ou tu). Ao carregares novamente activas o Show time. Para bateres o montante, tens de entrar em Show time carregando em L1 e R1 ao mesmo tempo. Depois de entrares nesse modo, podes ir para outra rua que conta sempre para a rua onde começaste. Se bateres todos os Showtimes tens mais um carro em carbono. Se clicares outra vez no botão do d-pad vês o melhor showtime entre ti e os teus amigos.
Ao início ainda não tens grandes carros para estas provas, mas lá mais para a frente usa o carro mais rápido que tiveres para os Road Times e o carro mais forte e mais grandalhão para os Show times (por exemplo o Inferno Van). Depois de bateres ambos para a mesma estrada, tu és o dono da rua!
Áreas escondidas
Existem basicamente 3 áreas escondidas no jogo, todas elas fora da cidade, no campo ou na montanha. Eles são:
Aeroporto: Estando no ferro-velho à direita do lago que fica entre a cidade e a montanha (Silver Lake), desce-se a estrada para sul e a entrada para o aeroporto fica logo à direita, depois do moinho de vento e depois de uma casa com um avião no telhado. Esta zona tem montes de saltos, alguns através de aros de fuselagens suspensas de aviões e um Superjump espectacular para brincar.
Pedreira: Uma das entradas para esta área escondida fica junto ao lado esquerdo da barragem de Silver Lake (na parte de cima). A entrada tem logo um Superjump gigantesco e lá em baixo, existem montes de saltos e alguns billboards para partir.
Pista de corridas: Esta é uma pista em 8 onde te podes divertir a fazer corridas. Não tem qualquer salto, pois isso não vale a pena ir num Stunt Run. Para lá chegar, sais da cidade pela ponte mais a sul. Encostas-te à esquerda e segues a estrada. Passas pelo finish do Lone Stallion Ranch e logo depois tens à esquerda a entrada para a pista.
Naval yard (EDIT): Faltou incluir este quando escrevi inicialmente o post. É uma secção alucinante com montes de saltos e billboards para fazer sempre prego a fundo. É óptimo para fugir ao trânsito e ganhar umas posições numa corrida ou mesmo sair vencedor. Num stunt run é melhor ser feito de oeste para leste, pois é bastante maior, e é a diferença entre a vitória e a derrota.
Outras áreas de interesse
Praia: Este é um dos locais mais visitados pelos jogadores, pelo menos no online. Existem varias rampas onde é possivel sacar uns bons barrel rolls. Está localizada logo acima do ferro-velho principal (onde começas o jogo).
Linha do comboio: Existem várias secções de linha de comboio mas existe uma em particular com entrada junto do inicio da rua com curvas em cotovelo que sobe para o finish em Windfarm ou ao lado da entrada do túnel mais a norte quando se sai da cidade. Essa secção é espectacular, com muitos saltos, barrel rolls a pontes em metal com zonas desniveladas que são uma locura fazer em alta velocidade. Cuidado com as carruagens estacionadas nas linhas.
Autoestrada: Esta dá a volta a toda a cidade e é uma boa opção para chegar a um determinado ponto mais rapidamente ou simplesmente fazê-la em contra-mão com o boost a queimar.
Bem para já é tudo (e já não é pouco), mas mais virá...
Deixem críticas, sugestões e principalmente mais dicas.
Não me canso de dizer que o Burnout Paradise é um grande jogo que merece ser jogado por todos. Não é um jogo fácil de bater e nalguns eventos podemos sentir alguma frustração, principalmente por não existir uma opção que permita voltar a tentar os eventos que perdemos.
Por isso abri este tópico com dicas sobre o jogo para ajudar com a minha experiência aqueles que desejam "mandar" em Paradise City. Vai ser um post longo, mas é em prol da comunidade Burnout, e espero que seja útil.
Pela primeira vez em Paradise
Quando começas o jogo, a cidade está completamente aberta, não existindo qualquer área para desbloquear. Ao início, a cidade por ser muito grande é um pouco confusa. Eu aconselho a dar umas voltas primeiro, não para decorar tudo, pois isso é impossível, mas para começares a ganhar o "feeling" pela cidade e pela condução. Depois de te habituares ao carro, podes começar a fazer eventos. Logo nos primeiros eventos, começas a ganhar carros. Por agora ainda não são nada de especial, mas já te dá hipótese de escolher o que melhor se adapta aos eventos que vais fazendo ou ao teu tipo de condução. O primeiro carro (o Hunter Calvary) é um carro versátil que podes utilizar em todos os eventos, no início do jogo. O primeiro carro que ganhas é o Hunter Mesquite. E, muito sinceramente, este carro é bom para ficar no ferro-velho. Em vez deste, continua com o Calvary que é bem melhor.
Os primeiros eventos
Ao início, não ligues muito à ordem dos eventos que vais fazendo. Faz o primeiro que encontrares. Se falhares, continua até encontrares um novo evento, deves ter um no próximo cruzamento. Não te preocupes a voltar atrás para tentares de novo o evento que falhaste, vais ter tempo para isso.
Race
Ao contrário do que parece, não precisas de um carro rápido. Escolhe antes um carro resistente com um bom boost. Os adversários nas corridas têm um carro da mesma gama que o teu, por isso se escolheres um carro bruto, os outros não terão carros de corrida. O carro que utilizei mais nas corridas até foi a Inferno Van e depois de o ter ganho, o especial da Inferno. No início da corrida, não queiras passar logo para primeiro. Isto porque ajuda muito ir atrás dos adversários para não te perderes pelo caminho. Cuidado pois às vezes eles enganam-se também. Tenta habituar-te ao início a usar o GPS. Para isso, baixa um pouco o som da música e aumenta o som dos FXs. Assim podes ouvir melhor os blips quando tens de mudar de rua. O GPS muitas vezes não mostra o caminho mais perto, mas isso vais ter de aprender com horas de jogo.
Marked Man
Para estes eventos, escolhe um carro que seja balanceado ente resistência e boost. Não precisas de conduzir com velocidade, mas sê agressivo. A melhor defesa é o ataque e se arrumares com um dos carros pretos que te perseguem é a melhor maneira para ele parar de te chatear durante algum tempo. Por isso, takedown neles. Quando tiveres um carro ao teu lado a tentar tirar-te da estrada, trava e deixa-o passar à frente. Aí podes passar ao ataque. Tenta usar todas as repair stores por onde passes. Mesmo que tenhas que fazer um pequeno desvio, vale a pena. Usa shortcuts ao máximo. Quase nunca os carros que te perseguem vão por lá.
Road Rage
Este é um dos eventos mais fáceis e espectaculares de jogar. Usa o carro mais resistente que tiveres. Como não existe rota definida a seguir, podes usar as estradas que achares mais fáceis. Vai por ruas sem obstáculos nem cruzamentos. Os túneis são os melhores sítios para os takedowns. Se for preciso, dá voltas de 180º e volta por onde vieste, os outros carros vão aparecer sempre na direcção que conduzes. Planeia as rotas para passares por repair stores. O limite de tempo quase nunca é um problema, por isso não te preocupes com esse factor. Muitas vezes vale a pena conduzir uma grande distância para chegarmos a um sítio que conhecemos bem.
Stunt Run
Estes eventos são aqueles que mais dificuldades encontrei, mas são os que sabem melhor bater e onde se aprende mais sobre a cidade. Mais lá para o meio do jogo é mesmo preciso decorar sequências de saltos e billboards para chegar às gigantescas quantidades de pontos que a prova necessita. É mais uma questão de habilidade que propriamente de velocidade. Usa o boost apenas para ligares as combos ou para fazer os saltos mais compridos. Muitas vezes dou boost para ligar a combo e travo logo a seguir para perder velocidade. A escolha do carro é essencial e deve de ser um stunt com bom boost.
Burning Route
É um evento contra-relógio e estes são os mais frustrantes por teres de voltar atrás se quiseres tentar de novo, por isso convém tentar de vez em quando intercalados com outros eventos. Mas valem a pena pois cada um que conseguires fazer dá um carro especial. A primeira vez que fazes um Route, tenta estudar o caminho identificando os pontos críticos (cruzamentos, obstáculos) e ver shortcuts. Depois volta atrás, recomeça e vai a abrir como um maluco logo de início. Se te espetares e tiveres de recomeçar, ainda estás perto do princípio da prova. Se depois de meio da prova tiveres um acidente, não desistas. Quase todos os Burning Routes permitem 1, 2 ou em alguns casos 3 crashes e ainda assim consegues terminar a prova dentro do tempo. As provas dos carros de velocidade são as mais difíceis de bater.
Licenças
O jogo tem 7 licenças ou cartas de condução. Após conseguires uma nova licença, os eventos que já fizeste são limpos do mapa (excepto as Burning Routes) o que te permite voltar a fazer eventos que já fizeste, por isso, ao ínicio, escolhe os que te parecem mais fáceis e depois volta a fazer esses eventos para contar para uma nova licença.
Ganhar carros desbloqueados
Quando se desbloqueia um carro por ganhar eventos (não se aplica aos Burning Routes), o carro não é imediatamente entregue no ferro-velho. Esse carro vai aparecer na cidade e tens que o destruir para o ganhares definitivamente. A forma mais fácil para mim de o conseguir é ir para as montanhas onde não há muitos obstáculos e conduzir em velocidade moderada à espera que apareçam. De tempos a tempos, esse carro vai aparecer-te à frente ou ultrapassar-te. Se aparecer à tua frente percebes logo porque anda um carro a "costurar" o trânsito. Se aparecer atrás de ti, ouves logo o barulho. Basta fazeres um takedown para o ganhares. Se tiveres um acidente, muitas vezes consegues alcançá-lo de novo se fores depressa.
Billboard Smashes e Superjumps
O jogo tem espalhados pela cidade 120 Billboards, 400 Smashes e 50 Superjumps. Os Billboards são cartazes de publicidade ao burnout que tens de destruir. Os Smashes são gradeamentos amarelos que dão acesso aos shortcuts (ou a áreas escondidas). Os Superjumps são saltos que têm uns cones com luzes para sinalizar. Completar qualquer deles dá direito a um carro em carbono, por isso vale a pena. Ao início vais partir muita coisa e fazer muitos saltos, mas lá para o fim do jogo, pode faltar-te um que ficou escondido algures. Apesar da estatísticas separar esse número por distrito (o que facilita a procura) podes fazer um pouco de batota (que também não faz mal nenhum) e dar uma vista de olhos a este mapa da IGN: http://faqs.ign.com/articles/847/847935p1.html
Road times e Show times
Se clicares no botão de cima do d-pad, activas o Road time. Cada rua tem um tempo para ser batido e fazê-los todos dá um carro em carbono bem catita. Quando entras no início de uma rua, um cronómetro começa a contar e tens de terminar a rua dentro do tempo indicado. Se carregares novamente no botão de cima do d-pad vês o melhor tempo obtido pelos teus amigos na PSN (ou tu). Ao carregares novamente activas o Show time. Para bateres o montante, tens de entrar em Show time carregando em L1 e R1 ao mesmo tempo. Depois de entrares nesse modo, podes ir para outra rua que conta sempre para a rua onde começaste. Se bateres todos os Showtimes tens mais um carro em carbono. Se clicares outra vez no botão do d-pad vês o melhor showtime entre ti e os teus amigos.
Ao início ainda não tens grandes carros para estas provas, mas lá mais para a frente usa o carro mais rápido que tiveres para os Road Times e o carro mais forte e mais grandalhão para os Show times (por exemplo o Inferno Van). Depois de bateres ambos para a mesma estrada, tu és o dono da rua!
Áreas escondidas
Existem basicamente 3 áreas escondidas no jogo, todas elas fora da cidade, no campo ou na montanha. Eles são:
Aeroporto: Estando no ferro-velho à direita do lago que fica entre a cidade e a montanha (Silver Lake), desce-se a estrada para sul e a entrada para o aeroporto fica logo à direita, depois do moinho de vento e depois de uma casa com um avião no telhado. Esta zona tem montes de saltos, alguns através de aros de fuselagens suspensas de aviões e um Superjump espectacular para brincar.
Pedreira: Uma das entradas para esta área escondida fica junto ao lado esquerdo da barragem de Silver Lake (na parte de cima). A entrada tem logo um Superjump gigantesco e lá em baixo, existem montes de saltos e alguns billboards para partir.
Pista de corridas: Esta é uma pista em 8 onde te podes divertir a fazer corridas. Não tem qualquer salto, pois isso não vale a pena ir num Stunt Run. Para lá chegar, sais da cidade pela ponte mais a sul. Encostas-te à esquerda e segues a estrada. Passas pelo finish do Lone Stallion Ranch e logo depois tens à esquerda a entrada para a pista.
Naval yard (EDIT): Faltou incluir este quando escrevi inicialmente o post. É uma secção alucinante com montes de saltos e billboards para fazer sempre prego a fundo. É óptimo para fugir ao trânsito e ganhar umas posições numa corrida ou mesmo sair vencedor. Num stunt run é melhor ser feito de oeste para leste, pois é bastante maior, e é a diferença entre a vitória e a derrota.
Outras áreas de interesse
Praia: Este é um dos locais mais visitados pelos jogadores, pelo menos no online. Existem varias rampas onde é possivel sacar uns bons barrel rolls. Está localizada logo acima do ferro-velho principal (onde começas o jogo).
Linha do comboio: Existem várias secções de linha de comboio mas existe uma em particular com entrada junto do inicio da rua com curvas em cotovelo que sobe para o finish em Windfarm ou ao lado da entrada do túnel mais a norte quando se sai da cidade. Essa secção é espectacular, com muitos saltos, barrel rolls a pontes em metal com zonas desniveladas que são uma locura fazer em alta velocidade. Cuidado com as carruagens estacionadas nas linhas.
Autoestrada: Esta dá a volta a toda a cidade e é uma boa opção para chegar a um determinado ponto mais rapidamente ou simplesmente fazê-la em contra-mão com o boost a queimar.
Bem para já é tudo (e já não é pouco), mas mais virá...
Deixem críticas, sugestões e principalmente mais dicas.
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