Cooling Be Cool: Ultimate 120/140 mm Fans Roundup- Review 57 modelos de fans!

V3ctor

Moderador
Staff
Be Cool: Ultimate 120/140 mm Fans Roundup
icon.gif


Excelente review que contém 57 modelos de fans(!), mostra o airflow, barulho e qualidade de construção. Melhor review sobre cooling que já vi e que tira muitas dúvidas sobre a importância das fans num PC.

Marcas Participantes:

  • Akasa
  • Enermax
  • GELID
  • GlacialTech
  • Nanoxia
  • Nexus
  • Noctua
  • Noiseblocker
  • Scythe
  • SilenX
  • SilverStone
  • Thermalright
  • Thermaltake
  • XILENCE
  • Zaward


Link: XbitLabs

PS: Vou comprar umas
Noiseblocker NB-Multiframe MF12-S3HS :D:D
 
Última edição:
As Noiseblocker Multiframe estão muito bem colocadas, nada que já não se soubesse.

A minha Multiframe P, montada no Xigmatek é um mimo e a 1400RPM mal se ouve.
 
Muito boa esta análise, e para além de completa a nível de ventoinhas, os métodos usados também foram bem escolhidos! Penso que já houve algo parecido feito pelo HardOCP.
 
Por acaso fiquei surpreendido que a fan de origem daquele Noctua fosse batido com bastante margem. É que estamos a falar de um cooler a ar bastante caro.
 
Por acaso fiquei surpreendido que a fan de origem daquele Noctua fosse batido com bastante margem. É que estamos a falar de um cooler a ar bastante caro.

O cooler (dissipador) não tem nada a ver com a fan. O cooler continua a ser bom, mas as fans da Noctua já estão um pouco desactualizadas, continuam a ser jeitosas mas são modelos antigos.
Por isso é que a empresa está a actualizá-las, mas mesmo assim a concorrência - como se vê - é forte.
 
O cooler (dissipador) não tem nada a ver com a fan. O cooler continua a ser bom, mas as fans da Noctua já estão um pouco desactualizadas, continuam a ser jeitosas mas são modelos antigos.
Por isso é que a empresa está a actualizá-las, mas mesmo assim a concorrência - como se vê - é forte.

Sim só me estava a referir mesmo à fan.

Isto das fans por acaso é daquelas coisas que no meu ponto de vista parece que não há margem para evoluir, mas há quem puxe coelhos da cartola. ;)
 
O que gosto especialmente é das enermax, que dá para remover a fan, o que para limpesas é simplesmente brutal.

curiosamente o meu portátil também deu para remover a ventoinha facilmente, ai foi só passar na torneira :002:
 
10_diagr_cfm-dba_big.png


Não percebo porque é que, por exemplo, as Nanoxia FX12-1250, que funcionam a 1250 RPM são testadas a 1320 RPM... E a mim não me convencem. Uma Noctua FLX faz 38.5 dBA e uma Noiseblocker XL2 faz 39.8 dBA? :rolleyes:

Já para não falar dos testes com coolers para CPU:

28_test_diagr.png


Testam a performance das Noctua a 720 RPM? :confused:


PS: Se isto for fidedigno, as Noiseblocker MF12-S3HS e as Scythe Gentle Typhoon B5-AP 15 são as melhores escolhas. Mas não me parece que seja fidedigno...
 
Última edição:
Não percebo porque é que, por exemplo, as Nanoxia FX12-1250, que funcionam a 1250 RPM são testadas a 1320 RPM... E a mim não me convencem.

Isso é fácil de explicar: Quando uma fan é publicitada como dando 1250RPM (para pegar no teu exemplo) não é garantido que dê EXACTAMENTE esse valor em rotações por minuto. Há sempre uma margem de flutuação que depende de muitos factores, da qualidade da PSU, dos cabos de alimentação, da board (se se ligar a fan à board), etc. Essa margem de flutuação está sempre prevista pelo fabricante, e alguns deles referem o facto nas embalagens dos produtos, outros não...

A minha antiga Noctua Vortex, por exemplo, embora desse oficialmente 1300RPM segundo o fabricante, a mim dava-me entre 1350 e 1390. Considero essas flutuações normais e esperadas.
 
Também não me acredito muito nisto, tenho 6 Noctua S12B FLX e ja as tive ligadas fora da caixa a 1200rpm não se ouvem NADA nem com o ouvido encostado....
agora na caixa ouvem se bem, mas a culpa nao 'e da fan mas sim do ar a passar pelo filtro e pelos boracos da caixa

agora 38.5 dBA impossivel.... nem as 6 ao mesmo tempo quanto mais uma :lol:
 
Também não me acredito muito nisto, tenho 6 Noctua S12B FLX e ja as tive ligadas fora da caixa a 1200rpm não se ouvem NADA nem com o ouvido encostado....
agora na caixa ouvem se bem, mas a culpa nao 'e da fan mas sim do ar a passar pelo filtro e pelos boracos da caixa

agora 38.5 dBA impossivel.... nem as 6 ao mesmo tempo quanto mais uma :lol:

isso deve ser o sistema todo a fazer barulho.
 
Back
Topo