Multi Backlog Challenge 2024

G.E.R.M.A.N.

Power Member
Siga para 2024, ano de Jogos Olímpicos, está claro que será este ano que vamos conseguir cumprir tudo, portanto toca a fazer mais um desafio.

Para quem ainda não conhece o conceito, à semelhança dos anos anteriores, o objetivo é propormos uma lista de jogos que nos comprometamos a terminar em 2024 para assim diminuir o backlog.

Backlog Challenge 2023
Backlog Challenge 2022
Backlog Challenge 2021

O meu ano de 2023 foi terrível devido ao trabalho, mas a partir de Abril de 2024 vou ter mais tempo livre, pelo que espero que me possa dedicar mais a este passatempo que tanto gosto. Assim, vou deixar uma lista maiorzinha do que a dos anos anteriores, mas ainda assim que acho que dá para terminar muita coisa.

- Zelda II: The Adventure of Link (NES|1988)
- Ninja Gaiden (NES|1989)
- Golden Axe (Mega Drive|1990)
- Mega Man 4 (NES|1992)
- Mega Man 5 (NES|1992)
- The Legend of Zelda: Link's Awakening (GB|1993)
- Mega Man 6 (NES|1994)
- Donkey Kong Country (SNES|1994)
- Final Fantasy VI (SNES|1994)
- Super Mario World 2: Yoshi's Island (SNES|1995)
- Half-Life (PC|1998)
- Klonoa: Door to Phantomile (PS1|1998)
- Silent Hill (PS1|1999)
- Shantae (GBC|2002)
- Advance Wars (GBA|2002)
- Metroid Fusion (GBA|2002)
- Boktai: The Sun Is in Your Hand (GBA|2004)
- The Witcher (PC|2007)
- Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen (DS|2008)
- Danganronpa 2: Goodbye Despair (Vita|2014)
- Batman: Arkham Asylum (Xbox One|2016)
- Picross 3D: Round 2 (3DS|2016)
- Resident Evil HD remaster (Xbox One|2016)
- Bayonetta (Switch|2018)
- Dark Souls: Remastered (Xbox One|2018)

Terminados: 1/25

Extra:
- Bionic Commando (NES|1988)
- Batman (NES|1990)
- Catrap (GB|1990)
- Pinball: Revenge of the 'Gator (GB|1990)
- Bucky O'Hare (NES|1992)
- Looney Tunes (GBC|1999)
- Harry Potter and the Philosopher's Stone (GBA|2001)
- Pokémon Crystal (GBC|2001)
 
Última edição:
Minha 1ª participação mesmo com alguns anos de fórum, segue por alto do que tenho em backlog sem nenhuma ordem específica:

Zelda Age of oracles
Zelda Age of seasons
Zelda tears of the kingdom
Resident Evil 4
Cyberpunk 2077
Hogwarts Legacy
Metroid Fusion
Metroid Dread (falta só o último chefe)
Callisto Protocol
Dead Space Remake
Baldur's Gate (aguardar a versão física encomendada à Larian)
Mario Wonder
Mario RPG
Mario Odyssey
Mario 3d World
Mario trilogy
Assassin's Creed Mirage
Overlord
Blasphemous 2
Elden Ring
Ender Lillies
Octopath Traveller 2

...
...

Acho melhor parar de iludir-me a mi próprio.... :facepalm:

...
...


E nem adicionei os jogos do Game Pass em backlog , ou os que vão sair em 2024 e que estão na mira como o Assassin's Creed Lost Crown ou o Eyuden Chronicles Hundred Heroes ou aqueles que queria comprar qdo passasse no Egipto, Turquia ou Argentina... :blubomte:
 
Vou tentar limpar os que não limpei o ano passado, mas logo do início do ano começo com o TLOU2 versão PS5 e esse é até terminar.
 
Após só ter terminado 2 jogos da lista que fiz no início deste ano, decidi escolher apenas jogos que quero mesmo terminar em 2024:
  • Rise of the Tomb Raider - Já comecei e talvez acabe nos últimos dias de 2023. Se o fizer retiro o jogo da lista. Se bem que o comecei no fim de 2022 :) - Terminado (17/jan)
  • Final Fantasy VII Remake - Finalmente adquiri o jogo após ter havido uma grande promoção. Estou mais entusiasmado com o FFVII Rebirth, mas antes convém jogar este. - Terminado (27/fev)
  • Mass Effect Legendary Edition- Adquiri como parte do bundle "Bioware Mega Collection" (Dragon Age + Mass Effect) mas preferi jogar a saga Dragon Age primeiro.
    • Mass Effect
    • Mass Effect 2
    • Mass Effect 3
  • Final Fantasy VIII - Quero fazer mais uma playthrough pois não cheguei a terminá-lo.
Terminados: 2/6

Depois tenho jogos que talvez jogue mas que não contam para o desafio:
  • Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes - Confesso que não estou tão entusiasmado como já estive, os trailers mostrados não me convenceram totalmente. Mas como gostei tanto dos primeiros 2 jogos da saga Suikoden pode ser que dê uma oportunidade a este jogo.
  • Shadow of the Tomb Raider - Se sempre acabar o Rise nas próximas semanas posso jogar este uns meses depois. Gosto de dar um intervalo grande pois em princípio são jogos semelhantes.
  • Batman: Arkham Origins - Já joguei os 2 primeiros jogos da série Arkham mas ainda não joguei este pois ouvi dizer que era bem pior. No entanto, quero terminá-lo antes de jogar o Arkham Knight.
  • Batman: Arkham Knight - Se jogar o anterior nos primeiros meses de 2024 posso jogar este no fim do ano.
  • GTA V - Até hoje não completei uma playthrough de um jogo da série GTA e com o anúncio do VI até fiquei com alguma vontade de jogar o V.
Terminados: 0/5
Backlog Challenge:
  • Rise of the Tomb Raider - Nota: 8.5/10 - Bons momentos de ação, vários locais para explorar e excelente aspeto visual. Tem um gameplay semelhante ao jogo anterior da trilogia, achei a história menos cativante e por vezes as áreas são grandes demais e têm muita palha. Os puzzles melhoraram um pouco. Gostei do DLC "Blood Ties" em que descobrimos um pouco mais sobre o passado dos pais da Lara.
  • Final Fantasy VII Remake - Nota: 9/10 - Foi ótimo voltar ao mundo do FFVII tantos anos (20?) depois de ter jogado o original, que ainda hoje é o meu jogo favorito (empatado com o FFIX). Praticamente todas as secções que foram diretamente levantadas do clássico de 1997 estão excelentes, as únicas exceções são as que foram "esticadas" demais (como a parte das mãos robóticas) e a infiltração ao edifício Shinra. O combate está fantástico e tornou-se num dos meus sistemas favoritos em jogos de ação (para mim o Kingdom Hearts II ainda é o melhor). E mesmo assim respeita o original com as barras ATB e até se pode jogar como se fosse um jogo de batalhas por turnos. O sistema de Materia é muito mais simples do que a versão anterior mas suponho que nas próximas partes seja possível criar combinações complexas. Gostei bastante do sistema de upgrades de armas e de como podíamos tornar várias delas relevantes e com propósitos diferentes durante a aventura. O soundtrack é sólido, no entanto prefiro algumas versões originais aos novos arranjos. Mas as músicas novas são muito boas. O ponto mais negativo foram as sidequests, não eram muito interessantes e pareceu que só foram adicionadas para aumentar a longevidade do jogo. Gostei das mudanças à história (e no fundo nem são mudanças) pois permite redescobrir o mundo pela primeira vez. Nunca quis que este remake fosse uma cópia do original só com um update gráfico e nada apaga o jogo original pois podemos sempre voltar a jogá-lo.
Jogos extra:
  • Final Fantasy Tactics Advance - Nota: 8/10 - Um JRPG com batalhas táticas em que colocamos as nossas unidades num "tabuleiro" e as podemos mover para derrotar os inimigos. O jogo tem um sistema profundo de classes e podemos desbloquear novas à medida que vamos aprendendo habilidades. A história não é muito profunda mais tem alguns temas interessantes. O que eu gosto mais é de ir testando as novas classes e descobrir as possibilidades que o jogo oferece em batalha.
  • Divinity Original Sin - Nota: ?/10 - Comprei este jogo (e a sequela) após ter havido uma boa promoção e para já estou a gostar.
  • Professor Layton and the Curious Village - 9/10 - Decidi revisitar este jogo este ano e continua a ser bastante divertido. Obrigatório para fãs de jogos de puzzles.
  • Professor Layton and the Pandora's Box - ?/10 - Um jogo que continua a história do anterior e que é semelhante em todos os aspetos.
  • Machinika Museum - Nota: 8/10 - Um jogo de puzzles em que analisamos objetos alienígenas. Os puzzles não são muito difíceis e demora cerca de 3 horas a completar. Gostei do gameplay, das animações e do aspeto visual. Nem conhecia este jogo mas joguei-o no dia em que foi oferecido na steam.
  • Persona 5 Royal - Nota: ?/10 - Não estava nos meus planos jogar este jogo este ano mas após uma boa promoção decidi comprá-lo. Ainda não comecei mas devo fazê-lo em breve quando terminar o Divinity.
 
Última edição:
Neste momento tenho em backlog:

- Sekiro (Series X)
- Final Fantasy XVI (PS5)

Edit:
Comprei mais 2 para a lista:
- Resident Evil 4 (Series X)
- SW: Jedi Survivor (Series X) (edit1: terminado a 10 Janeiro)

Para já vou começar com o FF e depois sigo para o Sekiro quando terminar :D
 
Última edição:
Em relação ao backlog de 2023, apesar de ter deixado 2 jogos que não eram o meu estilo.
Não só consegui terminar os jogos que me propus a jogar, como ainda adicionar mais jogos que iam saindo no plus extra e termina-los.
Foi um ano onde dei primazia a alguns indies, dai que talvez tenha sido mais fácil terminar o backlog, e alguns foram pérolas escondidas.

Neste momento estou a apenas a jogar novamente o AC Origins.
E foi o minha xmas gaming tradition, ao contrário dos Lego Harry Potter que costumo jogar por esta altura.
Já terminei a main story, mas com algum side content desde missões secundárias a locais por explorar ainda por fazer e os dlcs, com certeza tenho jogo até 2024.
 
Última edição:
Decidi fazer uma lista mais concisa de jogos que realmente quero jogar:

A Plague Tale: Requiem
Final Fantasy VII (Original)
Sea of Stars
Blasphemous 2

Jogos ainda não lançados mas que tenciono jogá-los no próximo ano:

Final Fantasy VII: Rebirth
Rise of the Ronin
Black Myth: Wukong
Hades II
 
Comprei o ps plus extra e PC gamepass e por isso quero tirar partido deles

Ps plus extra
The forgotten city
Disco Elysium Final cut
Prodeus
Devil May cry 5
Hotline Miami 2

Gamepass
Metal hellsinger
Cocoon
Lies of Pi
Jusant
Dead space
Hollow knight 2 ?!??!?!?!?!? :coolshad:
Dead cells
Persona 3 reload

Extra
The Legend of zelda tears of the kingdom
 
Estive a verificar as minhas bibliotecas e gostava de terminar este ano os seguintes jogos:

Steam Deck:
- GTA 4
- Half Life
- Half Life 2
- Horizon Zero Down
- Mad Max
- Max Payne 3
- Metro Last Light
- 1 Fallout (Tenho o 3 e o New Vegas através da Epic mas equaciono comprar o Fallout 4 e jogo apenas o 4)
- Death Strading

PS5:
- Spider-Man Miles Morales
- God of War Ragnarok
- Spider-Man 2 (ainda não comprei)
- Ratchet and Clank (ainda não comprei)
- The Last of us Parte 1 (Tenho o Remastered e já o terminei mas quero voltar a jogar esta obra prima na melhor versão possível)
- The Last of us Parte 2 (Exatamente o mesmo que no jogo anterior)

Xbox Series X:
- Hogwarts Legacy (É o meu jogo atual e devo ir a meio)
- Baldurs Gate 3
- Devil May Cry 5
- Rise of Tomb Raider
- Resident Evil 2 Remake
- Fazer mais milhentas missões do Starfield.
- Terminar RedFall (joguei até chegar ao mapa 2)
- Terminar Fable (Estava a gostar mas depois saiu o Alan Wake 2 e valores mais altos se levantaram)
- Terminar as DLC do The Witcher 3
- Terminar a DLC de Cyberpunk 2077

Mais os jogos que vão sair principalmente no Gamepass, mais os jogos para Xbox que aparecem a preços ridículos em mercados estrangeiros... Ou seja, se jogar metade disto já fico satisfeito.
 
Última edição:
Também é a primeira vez que participo neste desafio.
Como sou um bocado indisciplinado no que toca a terminar jogos, vamos ver se assim vou lá 😅

Tudo na Xbox SX
- Avatar
- Jedi Survivor
- FarCry 6
- Assassin's Creed Valhalla
- Assassin's Creed Mirage (ainda está por comprar 😁)
- Plague's Tale Requiem (já comecei e parei)
- Hogwarts Legacy (já comecei e parei)
- Cyberpunk Liberty City (terminar nova run com DLC)

Se conseguir acabar isto tudo, dou-me por bastante satisfeito.
 
Este ano vou tentar pelo menos:

Já começados

Alan Wake 2 - XSX
Until Dawn - PS5
Bayoneta 3 - Switch

Por começar

Cyberpunk + DLC - PS5
Pathfinder 2 - PC/Steam Deck
Fallen Order PC/Steam Deck
Jedi Survivor - PC/XSX
Desperados 2 - PC/Steam Deck
Last of US 2 - PS5
Metroid Dread - Switch
Hi-fi Rush - XSX
...

Por adquirir/lançar

Persona 3 Remake



Já terminados desde 1 de Janeiro

Hellblade: Senua's Sacrifice - PC/Steam Deck
Resident evil Remake - PC/Steam Deck
 
Este ano é provável que termine menos jogos que em 2023 mas mesmo assim gostava de continuar a reduzir o meu backlog gigante na steam.

Espero assim terminar os seguintes (e não comprar mais nenhum!):

PC -Hardspace: Shipbreaker
PC -Homeworld: Remastered Edition
PC -Last day of June
PC -Life is Strange: Before the Storm
PC -Little Nightmares 2
PC -Mass Effect Andromeda
PC -Ori and the Will of the Wisps
PC -Shadow Tactics
PC -Soma
PC -Wasteland 2
PC -The Witcher 3
PC -Wolfenstein: The new Order
PC -Dishonored 2
PC -Elden Ring (a jogar atualmente)
PC -Raft (a jogar atualmente)

Para o épico deste ano estava na dúvida entre o The Witcher 3 e o Red Dead Redemption 2. Vou deixar o segundo para 2025 :)

Devo igualmente jogar uns co-ops para me divertir com o pessoal do discord mas o foco será nestes singleplayers. O MMO escolhido será o Guild Wars 2, não devo investir muitas horas mas tendo em conta o tempo investido em anos anteriores e à qualidade do jogo será a minha escolha para este ano.
 
Este ano é provável que termine menos jogos que em 2023 mas mesmo assim gostava de continuar a reduzir o meu backlog gigante na steam.

Espero assim terminar os seguintes (e não comprar mais nenhum!):

PC -Hardspace: Shipbreaker
PC -Homeworld: Remastered Edition
PC -Last day of June
PC -Life is Strange: Before the Storm
PC -Little Nightmares 2
PC -Mass Effect Andromeda
PC -Ori and the Will of the Wisps
PC -Shadow Tactics
PC -Soma
PC -Wasteland 2
PC -The Witcher 3
PC -Wolfenstein: The new Order
PC -Dishonored 2
PC -Elden Ring (a jogar atualmente)
PC -Raft (a jogar atualmente)

Para o épico deste ano estava na dúvida entre o The Witcher 3 e o Red Dead Redemption 2. Vou deixar o segundo para 2025 :)

Devo igualmente jogar uns co-ops para me divertir com o pessoal do discord mas o foco será nestes singleplayers. O MMO escolhido será o Guild Wars 2, não devo investir muitas horas mas tendo em conta o tempo investido em anos anteriores e à qualidade do jogo será a minha escolha para este ano.

Desta lista diria para jogar já o SOMA... no início não dei nada por ele, mas assim que prendeu (e foi logo na 1ª hora) foi jogar até terminar...
 
Também é a primeira vez que participo neste desafio.
Como sou um bocado indisciplinado no que toca a terminar jogos, vamos ver se assim vou lá 😅

Tudo na Xbox SX
- Avatar
- Jedi Survivor
- FarCry 6
- Assassin's Creed Valhalla
- Assassin's Creed Mirage (ainda está por comprar 😁)
- Plague's Tale Requiem (já comecei e parei)
- Hogwarts Legacy (já comecei e parei)
- Cyberpunk Liberty City (terminar nova run com DLC)

Se conseguir acabar isto tudo, dou-me por bastante satisfeito.

Só no Valhalla, tens ai muito jogo.
Eu tive 8 meses para o completar.
Mas isto jogando nas calmas e gostava de explorar tudo.
Aliás o meu playstation recap menciona isso mesmo :D.

Mais o Hogwarts Legacy, isso para mim eram jogos que me davam para o ano inteiro :D.
 
Back
Topo