Multi Backlog Challenge 2023

Bom, antes era homem de um jogo só, mas agora com o plus, já começo a ter um backlog.
Ainda é pequenito, mas:

-Biomutant
-Far Cry 5
-Far Cry Primal
-Assassin's Creed Ezio Collection
- Mass Efecti Legendary Edition.

Este ultimo ainda está em banho maria, sci-fi não é o meu género preferido.
E estou a ver se ainda o jogo ou não, só experimentei um bocadinho.
Mesmo que não seja jogo para mim e o tire do backlog, ainda tenho aqui muito com que me entreter.

Um pequeno update ao meu backlog.

Para já não quero acrescentar mais nada, sem pelo menos acabar um ou dois dos jogos acima.
Mas isto nunca se sabe :D.
 
Ps5:
Gow Ragnarok
The Callisto Protocol

Switch:
FF Crisis Core
Ni no kuni


Nestes estou comprometido.
Depois tenho os jogos do PS Plus+ e isso é muita coisa. Mais aqueles que comprei e devia ter noção que não tenho tempo. Tenho de deixar de comprar jogos e acabar pelo menos aqueles que comprei e acho que vou ter tempo e capacidade para acabar.

Acabei o Callisto. Faltam 3.
 
Neste momento o meu backlog para 2023 está assim:

PS5:
- Gow: Ragnarock (Terminei a campanha mas quero a platina)
- Ghostwire: Tokyo
- Dragon Ball Z: Kakarot

Xbox Series X:
- Halo: The Master Chief Collection (faltam me terminar 2 jogos da colectânea)
- Mass Effect: Legendary Edition

PC (Steam):
- Sniper Elite 4
- Mirrors Edge Catalyst

Para já é isto mas já sei que vai aumentar, queria comprar o Dead Space 1 Remake, Like a Dragon Ishin e Star Wars Jedi: Survivor. Estes saem já nos primeiros 3 meses do ano e vão directos para o backlog. Mais o Lost Judgement que é o único jogo da saga "Yakuza" que me falta experimentar. Eventualmente também irei mudar de casa este ano portanto calculo que o meu tempo não vai ser tanto como foi neste, veremos :)

Pequeno update, fiz a platina do Gow, terminei o GhostWire e vou aí a 70% do Dragon Ball. Pelo meio terminei a campanha do sniper elite 4 no PC e também fiz a campanha do Titanfall 2 (muito boa) no mesmo dia em que o comprei (ontem) portanto nem aparecia aí na lista :D
 
Bom, antes era homem de um jogo só, mas agora com o plus, já começo a ter um backlog.
Ainda é pequenito, mas:

-Biomutant
-Far Cry 5
-Far Cry Primal
-Assassin's Creed Ezio Collection
- Mass Efecti Legendary Edition.

Este ultimo ainda está em banho maria, sci-fi não é o meu género preferido.
E estou a ver se ainda o jogo ou não, só experimentei um bocadinho.
Mesmo que não seja jogo para mim e o tire do backlog, ainda tenho aqui muito com que me entreter.

Mais um update.
Foi engraçado este Biomutant.
 
Eu desisto de fazer promessas que não só estou a comprar jogos novos como gosto de voltar a repetir outros que gostei.

Já estou a repetir outra vez o RE2 e o RE3 já o fiz 3 vezes, adoro os jogos.

E para verem bem, ainda tenho missões para acabar no AC origins que comprei em 2017 e tenho o instalado que o quero acabar, em que ano ainda não sei :) assim como tenho missões no odyssey e Valhalla comprados no lançamento.
 
Eu desisto de fazer promessas que não só estou a comprar jogos novos como gosto de voltar a repetir outros que gostei.

Já estou a repetir outra vez o RE2 e o RE3 já o fiz 3 vezes, adoro os jogos.

E para verem bem, ainda tenho missões para acabar no AC origins que comprei em 2017 e tenho o instalado que o quero acabar, em que ano ainda não sei :) assim como tenho missões no odyssey e Valhalla comprados no lançamento.

Eu como disse atrás no meu post nunca se sabe.
Para já completei dois jogos do backlog.
E não os completei mais cedo, porque entretanto o Lego Harry Potter Colection vem nos jogos mensais do plus em Dezembro.
E estes jogos tem sido a minha Xmas gaming tradition.

Se entretanto sairem mais jogos que goste os do meu backlog também vão ficando para trás.
 
Alguém que tenha cumprido tudo o que se comprometeu ou a maior parte? Por aqui foi o meu pior ano, mas já o esperava, este tinha de ser um ano dedicado mais ao trabalho. Apenas terminei 2 jogos novos e reterminei mais um ou dois, mas nada da lista, amanhã abro tópico para a lista de 2024.
 
Tenho muito jogo para acabar, mas tenho mesmo de acabar :

-AC valhala.
-Dying Light 2 stay human
-GTA V
-Horizon forbiden west
-witcher 3
-far cry 6
-God of war ragnarok

Eu não cumpri nenhum.

Ando cada vez mais sobercargado com trabalho e quando chego a casa quero descansar ao invés de jogar.

Pro ano tentar comprar só os principais AAA e tentar limpar alguns desses.
 
Backlog na minha opiniao é material comprado por estrear,logo no meu caso é francamente curto.


Hitman 3
DBZ Kakarot
Resident Evil 3
Alien vs Predator 2010
GTA Trilogy

Mass Effect Legendary Edition


Depois há aquilo que já está no Gamepass e quero experimentar.

As Dusk Falls
Gungrave Gore
Dishonored: Death of the Outsider
Deathloop
Life is Strange :True Colors
Imortals:Fenyx Rising
Ninja Gaiden
Pentiment
Persona 5
Return to Monkey Island
Prodeus
Signalis
Serious Sam 4
Sniper Elite 5

Someerville
State of Decay 2
Elder Scrolls:Skyrim
Trek to Yomi
Brutal Legend
Destroy All Humans
Lost in Random
Dragon Age Origins


E é basicamente isto.


P. S : vai daí incluo jogos com dlc por estrear. Coisas como Borderlands 3 e Doom Eternal,tenho season passes por estrear.

Ano foi um fracasso retumbante,mais que não seja por ainda não ter a Legendary Edition estreada.
 
Primeiro vou colocar os que tinha na lista de 2022 e que não terminei (muito por culpa do gamepass ficar a um euro mais do que uma vez):
  • Batman: Arkham Origins
  • Batman: Arkham Knight
  • Rise of the Tomb Raider - Já comecei mas fiz uma pausa para jogar o Hogwarts Legacy ☑️
  • Shadow of the Tomb Raider
  • Final Fantasy IX (Alternate Fantasy + Moguri Mod) - Completo ✅
Depois tenho vários jogos que tenho interesse mas que só jogarei se ficaram a um preço que ache justo (15-30 euros dependendo do jogo):
  • Final Fantasy VII Remake - O FFVII original ainda é o meu jogo favorito e para mim há uns anos era quase impensável não jogar um possível remake mal saísse, no entanto fui perdendo algum hype ao longo dos tempos e o facto de terem dividido o jogo por partes faz-me não ter grande pressa para o jogar
  • Dragon Quest III Remake - Nem sei se sairá em 2023
  • Triangle Strategy
  • Tactics Ogre: Reborn
Restante lista:
  • Hogwarts Legacy - De longe o que tenho mais vontade de jogar - Completo ✅
  • Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes - Gosto muito dos primeiros dois Suikoden e estou curioso para ver como estará o jogo. Edit: Já não sai este ano :(
  • The Witcher 3 - Vou aproveitar que saiu o update next-gen e voltar a jogar o jogo original e desta vez terminar os DLCs. Edit: Como estava com problemas na performance decidi adiar a minha playthrough.
Por fim tenho jogos que poderei jogar se voltar a poder aderir ao gamepass por um euro (não contam para o challenge):
  • Dragon Age II - Adquiri como parte do bundle "Bioware Mega Collection" - Completo ✅
  • Dragon Age: Inquistion - Adquiri como parte do bundle "Bioware Mega Collection" - Completo ✅
  • Star Wars Jedi: Fallen Order
  • Persona 5 Royal
  • Mass Effect Legendary Edition - Adquiri como parte do bundle "Bioware Mega Collection" mas não sei se jogo este ano
Nota: Acho que o gamepass é um grande serviço e o preço normal já é bom, no entanto como tenho vários jogos para jogar (maior parte oferecidos), prefiro não aderir quando está ao preço normal, pelo menos para já.

Se jogar os que estão a negrito fico satisfeito :)

Jogos do Backlog Challenge:
  • Final Fantasy IX (com mods) - Nota: 10/10 - O regresso a um dos meus jogos favoritos, desta vez com 2 mods que alteram um pouco a experiência mas mantêm a essência do original. O Alternate Fantasy muda algumas habilidades e equipamentos e também acrescenta uma personagem jogável. O Moguri Mod torna o jogo ainda mais bonito, tem alguns tracks da banda sonora rearranjados e faz algumas melhorias QoL. O jogo continua fenomenal e tem temas profundos, excelentes personagens e um charme intemporal.
  • Dragon Age II - Nota: 9.5/10 - Sempre tive a ideia que este jogo era uma sequela muito inferior ao original, mas agora que tive a oportunidade de o experimentar tenho de dizer que gostei muito. Ao contrário do DA: Origins não existe uma ameaça global e o jogo passa-se numa cidade em que existe um conflito entre Mages e Templars. Achei essa mudança algo refrescante. A interação entre personagens continua excelente, nota-se uma forte ligação entre a party e gostei mais do combate em relação ao jogo anterior. O único ponto menos positivo é o constante uso dos mesmos cenários, mas para ser sincero nem me incomodou muito.
  • Hogwarts Legacy - Nota: 8.5/10 - O jogo que mais aguardava este ano. No entanto, mantive sempre as expectativas realistas para não me desiludir. É um jogo sólido de aventura em que temos o castelo de Hogwarts e arredores para explorar. As localizações icónicas da saga e as criaturas mágicas estão bem recriadas. O combate surpreendeu pela positiva, não estava à espera de resultar tão bem. Não achei a história principal particularmente interessante (uma das secundárias era bem melhor) e as personagens podiam ser mais complexas. Existe alguma repetitividade nos puzzles e collectibles e não existe grande replay value.
  • Dragon Age: Inquisition - Nota: 9.5/10 - Finalmente completei a trilogia Dragon Age! Para ser sincero este jogo não começou lá muito bem e até fiquei com pouca vontade de o jogar. E isso deve-se ao facto da primeira área ser enorme, cheia de coisas para fazer e com um respawn constante de inimigos. No entanto, tudo muda. Ao avançar na história e sair dessa primeira área o jogo fica fenomenal. Tem uma história épica e um loop de jogo extremamente satisfatório. A interação com personagens é muito boa, mas dos três jogos foi a que gostei menos. Estava a achar o sistema de batalha algo fraco no início mas depois de me adaptar até mudei de opinião. As localizações são variadas e deslumbrantes e a banda sonora tem tracks de alta qualidade.
Jogos extra:
  • Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2 - Nota: 8.5/10 - Uma surpresa muito agradável, adquiri este jogo pois a eshop da 3DS ia fechar e tinha lá saldo suficiente. Desfrutei imenso, tem um excelente sistema de batalha, personagens e história interessantes, bom voice acting e uma ótima longevidade. Provavelmente volto a jogá-lo para ver outros finais. Para o preço (3,99€) foi uma excelente aquisição.
  • Mercenaries Saga 2 - Nota: 6/10 - Tal como o jogo anterior decidi comprá-lo no fecho da eshop. É um RPG tático que faz lembrar o FF Tactics em jogabilidade, no entanto é muito mais simples e genérico. Dá para entreter e para o que custou foi uma boa compra (0,99€).
  • The Legend of Zelda: A Link Between Worlds - Nota: 7/10 - Um jogo de aventura divertido para ir jogando aos poucos. O gameplay tem boas mecânicas e um level design competente. No entanto é algo repetitivo e já estou há algumas semanas sem o jogar.
  • Star Ocean: The Second Story R - Nota: 9/10 - Experimentei a versão PSP deste jogo e sei que gostei de tudo o que o jogo tinha para oferecer. Entretanto esqueci-me completamente da história e dos locais por isso foi a altura ideal para voltar a esta franchise. Após terminar o jogo tenho a dizer que fiquei muito satisfeito com a experiência a nível geral, o combat é divertido, os sistemas de evolução de personagens estão bastante interessantes e o artwork é soberbo. Ficou a faltar qualquer coisa para considerar uma obra prima, a história não foi má mas foi algo genérica e apesar os personagens tiveram os seus momentos, o foco é nos dois protagonistas.
  • Tony Hawk's Pro Skater 1+2 - Nota: ?/10 - Já queria experimentar este jogo há muito tempo pois joguei os originais e são dos meus jogos favoritos (principalmente o 2) e como estava a um preço baixo resolvi comprá-lo. A jogabilidade está bastante divertida mas ainda não joguei o suficiente para lhe dar uma nota.
Jogos extra que comecei/joguei noutros anos:
  • Fifa 23 - Após um ano de pausa voltei ao Fifa, só joguei um pouco do 22 quando foi parar ao gamepass, com o intuito principal de fazer vídeos de Ultimate Team. No lançamento a jogabilidade até estava divertida pois o jogo estava mais pausado e os jogadores lentos eram usáveis. No entanto após uma "correção" ao sistema de velocidade o jogo voltou ao estado do costume em que toda a gente joga da mesma maneira (contra ataques, cutbacks, etc.) e tem sido bastante aborrecido jogar. O modo carreira tem sido mais divertido pois os jogadores online parecem mais bots que os bots. Se não fizesse vídeos já tinha deixado os jogos de futebol há muito tempo, sinceramente não me fazem falta nenhuma.
  • eFootball - Resolvi dar uma oportunidade à franquia da Konami e ainda joguei mais de 100 horas, no entanto a jogabilidade é fraca e há muito pouco para fazer no jogo. A Konami tem dado vários tiros no pé desde o lançamento e duvido que volte a jogar.
  • Rocket League - Fui fazendo umas partidas no início do ano com um amigo mas entretanto deixei o jogo pois está carregado de smurfs. É uma pena pois a jogabilidade é excelente e este problema faz-me não ter vontade nenhuma de jogar.
  • Fall Guys - O único jogo online que ainda me consegue divertir e vou jogando de vez em quando, tanto sozinho como acompanhado.
  • Persona 4 Golden - Voltei a jogar a última parte para ter o melhor final.
  • Digimon: Digital Card Battle - De vez em quando volto lá para fazer alguns challenges.
  • Mega Bomberman - Joguei muito na minha infância e decidi fazer uma playthrough no YouTube a ver se finalmente o termino pois nunca consegui. Acho que é um jogo bastante divertido e algo único. Podemos largar bombas para derrotar inimigos e existem vários power-ups que tornam o jogo mais variado.
  • Pokémon Leaf Green/Emerald - Decidi fazer uma playthrough randomizada e estou a testar estes dois jogos. Ambos dispensam apresentações, são JRPGs bastante básicos.
  • Pokémon Platinum - Depois dos testes aos dois jogos anteriores decidi fazer uma playthrough Nuzlocke no YouTube com algumas definições randomizadas.
  • Colin McRae Rally 2.0 - Apeteceu-me jogar um jogo de carros e revistei este jogo que gostei bastante nos meus tempos de criança. Envelheceu muito bem e ainda é muito divertido.
  • Final Fantasy Tactics Advance - Comecei a jogar o jogo nos tempos mortos e continua bastante divertido.
Fui atualizando o post ao longo do ano e completei apenas dois jogos da lista original.
Demorei vários meses a terminar o Hogwarts Legacy e joguei alguns jogos extra que não estava à espera (como o remake do Star Ocean 2, o Dragon Age II e o Dragon Age Inquisition).

Podia ter sido pior :)
 
Backlog Challenge 2021 by _GM_

Backlog Challenge 2022 by _GM_

No meu backlog challenge de 2022, tinha composto uma lista de 18 jogos, mas apenas completei 7 deles.

Para 2023, resolvi aumentar a lista, mas sabendo desde já que provavelmente não vou conseguir completar mais que 10 jogos da lista. Mas já fico com uma noção dos que tenho mais interesse em jogar. E como é óbvio, alguns dos jogos já estavam na lista de 2022.


Nintendo Switch:
- Xenoblade Chronicles 2
- TMNT Shredder's Revenge CONCLUÍDO
- Splatoon 2
- Fire Emblem: Three Houses
- Live A Live CONCLUÍDO
- Kirby and the Forgotten Land
- Super Monkey Ball: Banana Mania CONCLUÍDO
- Super Mario Sunshine (via Super Mario 3D All-Stars)
- Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition
- Hollow Knight
- The Legend of Zelda Link's Awakening
- Pikmin 3 Deluxe
- Metal Gear 2: Solid Snake CONCLUÍDO
- Metal Gear Solid 3: Snake Eater


Wii:
- Metroid Other M


PC:
- Metal Gear Rising: Revengeance
- Mafia: Definitive Edition
- Mass Effect Andromeda
- Vanquish CONCLUÍDO
- Titanfall 2
- Dishonored 2
- Binary Domain
- Splinter Cell Chaos Theory
- Half Life 2
- Injustice: Gods Among Us


PSP:
- Metal Gear Solid: Peace Walker
- Final Fantasy: Dissidia
- Syphon Filter 2
- Dino Crisis
- Vagrant Story
- Xenogears


PS4:
- Uncharted Lost Legacy

Eh, dos jogos que tinha colocado na lista a jogar em 2023, só concluí 4. Bem, também concluí o Super Monkey Ball: Banana Mania, no sentido em que joguei algumas horas, mas depois desisti de o jogar. O jogo deixou-me com enjoos quando passei a jogar os níveis mais difíceis. Tive mesmo que parar.

Contudo, fiz uma lista de todos os jogos que concluí durante 2023, e coloco a lista abaixo, por ordem do que mais gostei até ao que menos gostei.

  1. Live A Live (Nintendo Switch) - 10/10
  2. Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (Nintendo Switch) - 9/10
  3. Super Mario Bros. Wonder (Nintendo Switch) - 9/10
  4. Pikmin 1 (Nintendo Switch) - 9/10
  5. Fallout (Steam) - 9/10
  6. TMNT: Shredder's Revenge (Nintendo Switch) - 9/10
  7. Metal Gear 2: Solid Snake [MGS Master Collection Vol. 1] (Nintendo Switch) - 8.5/10
  8. Super Mario RPG (Nintendo Switch) - 8/10
  9. Pokémon Violet (Nintendo Switch) - 8/10
  10. Captain Toad: Treasure Tracker (Nintendo Switch) - 8/10
  11. Mafia 3 Definitive Edition (Steam) - 7.5/10
  12. Megaman Battle Network (Nintendo Switch) - 7.5/10
  13. Vanquish (Steam) - 7.5/10
  14. Sonic Superstars (Nintendo Switch) - 7.5/10
  15. Megaman Zero (Nintendo Switch) - 7/10
  16. TMNT III - Radical Rescue (Nintendo Switch) - 7/10
  17. TMNT Fall of the Foot Clan (Nintendo Switch) - 6.5/10
  18. TMNT II - Back from the Sewers (Nintendo Switch) - 6/10
Pró ano... vamos ver. Mas digo desde já que vou começar 2024 por jogar Metal Gear Solid 3. Só que em vez de ser na PS3, será na Nintendo Switch. Será a primeira vez.
 
O ano passado terminei cerca de 32 ou 33 jogos mas este a coisa foi bem mais fraca e fiquei-me pelos 14:

- GTA 3 Definitive Edition (Xbox One);
- StarWars Episode I Racer HD (PS4);
- Space Jam A New Legacy (em hard, Xbox One);
- Mario Strikers Battle League Football (Nintendo Switch);
- WatchDogs Legion (Xbox One);
- Saints Row 2 (Xbox 360/One);
- Saints Row Gat out of Hell (Xbox 360/One);
- XII Remake (Xbox One);
- FarCry 6 (PS4);
- Uncharted Lost Legacy (PS4);
- Classic Racers Elite (PS4);
- Stray (Xbox One);
- TC Ghost Recon Wildlands (Xbox One);
- FIFA 18 (modo Journey, Xbox One).

Acho que ainda devo acabar o It Takes Two na Xbox One antes de 2024 mas a ver vamos.
 
Última edição:
Foi um ano bom. Um ano em que abandonei definitivamente as consolas, até às próximas iterações e conclui imensos jogos

Esta é a lista final de 2023 de jogos efetivamente concluídos (experimentei muitos outros, mas, não os coloco na lista, tendo em conta que não os terminei por falta de interesse)

2023
PC - Detroit Become Human
PC - Alan Wake Remastered - The Signal / The Writer
PC - Dead Space Remake (análise Zwame)
PC - Hi-Fi Rush (GP)
PS5 - Atomic Heart (análise Zwame)
PC - Hogwarts Legacy
PC - Tomb Raider Reboot de 2013
PC - Shadow Tomb Raider
PC - Figment 2
PC - Last of Us - Part I (análise Zwame)
PS5 - Dead Island 2 (análise Zwame)
PC - A Plague Tale Requiem - New Game+ (GP)
PC - Jedi Survivor (EA Play Pro) e PS5 (análise Zwame)
PC - Bramble: The Mountain King
PC - Resident Evil 4 Remake
PC - Hoa
PC - Planet of Lana (GP)
PS5 - Horizon Forbidden West - Burning Shores
PC - The Quarry Complete Edition
PC - Layers Fear 2023
PC - Gylt (análise Zwame)
PC - Expanse: A Telltale Series (1º episódio)
PC - Ratchet & Clank: Rift Apart (análise Zwame)
PC - Uncharted: Lost Legacy
PC - Expanse: A Telltale Series (2º episódio)
PC - En garde!
PC - Fort Solis
PC - Expanse: A Telltale Series (3º episódio)
PC - Last of Us - (mod DLSS3)
PC - Starfield (Premium Edition + GP)
PC - Expanse: A Telltale Series (4º episódio)
PC - Dark Pictures - Man of Medan
PC - Expanse: A Telltale Series (5º episódio)
PC - Assassins Creed Mirage
PC - Alan Wake 2
PC - Jusant (GP)
PC - Cyberpunk 2077 2.0 + Expansão Phantom Liberty
PC - Deliver Us Mars
PC - Red Dead Redemption 2

Que 2024 seja tão interessante e proveitoso neste hobbie como foi o agora passado ano de 2023
 
Última edição:
Terminei o RE4 remake e o AC mirage.

Há jogos que comprei novos e no lançamento mas já não devo terminar que não me estão a puxar como o dead island 2 e o dying light 2.

Tenho de ser mais cauteloso a comprar jogos e não me jogar de cabeça a tudo o que aparece.

Esses jogos até são divertidos mas tornam-se cansativos facilmente, até porque o mundo dos videojogos está infestado em jogos de zombies.
 
Estás muito old-school :D

Reservado para a minha lista mas tendo em conta aos jogos online que me tenho dedicado (Fallout 76, Destiny 2, Vermintide 2, WoW) não será fácil pegar nos singleplayers (que são imensos!)

Ora bem, apesar de ter sido pai em 2023, isso não condicionou muito o meu hobby e até consegui terminar mais jogos do que estava à espera (a licença de paternidade ajudou :)).

Aqui vai a lista:

PC - Hogwarts Legacy
PC - The forest
PC - Pillars of Eternity 2: Deadfire
PC - Final Fantasy VII
PC - Grim Dawn
PC - The Witcher 2
PC - South Park The fractured but whole
PC - Final Fantasy XII
PC - Ghostbusters: Remastered
PC - BioShock 2
PC - Aliens: Fireteam Elite
PC - Shadowrun Hong Kong
PC - Fallout 4
PC - Xcom: Enemy Unkown
PC - Kingdom Come: Deliverence
PC - Pyre
PC - Torchlight 2
PC - Never Alone

Não coloquei na lista o Fallout 76, Wayfinder, Guild Wars 2, Runespace (joguei pouco), 7 days to die e Monster Hunter: World (joguei pouco) porque de certa forma não são jogos com um fim.
 
Última edição:
Back
Topo