Gráfica Aumento do preço das placas gráficas

Status
Fechado a novas mensagens.
A generalidade das marcas já oferecem 3 anos de garantia, comprar uma gráfica com 1 ano, não vejo grande problema.

Só os modelos produzidos propositadamente para mining é que têm garantias reduzidas, mas essas de nada servem aos gamers.
 
Mas eu não discordo disso, atenção. É como dizem, as garantias existem para alguma coisa. Agora, não vamos tapar o sol com a penumbra e dizer que é tudo igual. Não é ao acaso que os fabricantes estão a dar menores tempos de garantia para esses modelos de mining não é? Se fosse igual até na rentabilidade, não teriam razões para isso.

Mas é como disse o blaster, no fim de contas, convém conhecer o dono do hardware.
 
Concordo. A minha MSI GTX 770 Gaming OC pifou com apenas 4 anos, nesses 4 anos joguei nas férias e pouco mais, fiz um OC pequeno sem sequer mexer em voltagem, tive sempre cuidado com temps abaixo dos 83ºC nos jogos mais pesados. Parece que ultimamente é assim.

Isso é random. A minha HD 7950 teve 3 anos todos dias a bombar e a levar na boca em media 6horas por dia em jogos e nunca teve stress nenhum. Mining com bios custom não é assim tão exigente, a minha rx 480 nitro nao passa dos 65graus e não consome mais de 90w porque está undervolted então isso de morrer por mining é relativo, dependa das condições como eles tiveram(bom airflow, frescas e baixa voltagem elas podem minar por anos na boa sem stress). O pessoal que se habitue, se não gostam não comprem, isto tão cedo não muda e chorar não vai fazer nada. A nvidia não quer saber dos jogadores, eles quem é dinheiro.
 
Qual o wear and tear de um equipamento electrónico a funcionar bem abaixo da temperatura máxima admitida, com (normalmente) voltagens inferiores às stock, sem picos (funcionamento constante)?

É pela manutenção do pó ao contrário de um pc gamer? Subiram as vendas de espanadores no mercado gaming foi?:lol:

EDIT: Bom, bom são gráficas usadas em "on/off", com OCs em cima
.
Isto é muito giro e em teoria até poderia fazer sentido, excepto que as pessoas se esquecem que o hardware é criado com um MTBF, num determinado tipo de uso, em mente. O hardware dos GPU's é feito a pensar em uso inconstante, e com um determinado valor de horas totais de uso em mente... E a única razão de as gráficas muitas vezes não virem com OC's de fábrica maiores não é a durabilidade... É a variabilidade dos chips que não permite manter os mesmos valores mais elevados em todas as gráficas.

Sim, é verdade que o perfil das gráficas a minar tem voltagens abaixo (mas não demais) e temperaturas abaixo (mas não demais). Mas depois são usadas 24 sobre 24, todos os dias, durante 1 ano ou 2. O uso constante gera desgaste constante, porque as reacções de desgaste (química e física) são sempre potenciadas no tempo de uso, mais que outra coisa. Portanto sim, um GPU usado para mining durante 1 ano acaba a ter o mesmo desgaste que um GPU usado para jogar durante vários anos, não pela voltagem ou temperatura, mas pelo uso simplesmente. Se quiseres um caso mais fácil de perceber, pensa na erosão da rocha. O efeito é muito fraco mas constante, e com tempo suficiente, vês bem o que ela faz :)

Quer dizer que qualquer gráfica usada para mining vai falhar logo? Não... Como em tudo na informática, há variabilidade. Mas o risco é bem maior, e quem compra deve estar consciente disso, não é ao acaso que as mesmas são vendidas mais baratas. Mas hey, se para ti é igual, melhor para ti, compra! Eu sei que eu não compraria sem ser por um preço tão baixo que mesmo que falhe rapidamente, eu não me sentisse mal de perder esse dinheiro. Cada um com a sua.
Obrigado Miguel por me poupares aos tecnicismos... :)
 
A nvidia não quer saber dos jogadores, eles quem é dinheiro.
Nem a nvidia , nem a AMD, nem a Intel , nem a dona carmelinda ali do supermercado que vende laranjas "gaming"

o que é certo é que estamos nesta situaçao , já disseram para tras que o mining nem sequer é o maior culpado no meio disto tudo.
é apenas a conjugação das coisas, agora a minha pergunta é onde é que isto vai parar?
 
Ainda me lembro na altura em que comprei a minha antiga HD4870 por 180€, e algum tempo depois a minha HD5850 por 50€ nos usados, gráfica que ainda dura até hoje e que em nada me tem deixado ficar mal. Atualmente para comprar gráficas de uma gama equivalente teria de gastar quanto? 300€?
 
Gostaria de perguntar a alguns defensores do minanso se já ganharam dinheiro que se veja... A única forma de eu dar 500€ por uma rx 580 era se já tivesse tido lucro. Só paga isso, quem sabe que compensa a médio prazo.
 
Preferencias, nao quer dizer que seja a escolha mais "cientifica" mas e a tua preferencia!

Escolha baseada em ciência é por natureza científica...a leitura esta sempre a tempo, citando

For instance, even small degrees of overclocking significantly degrade machine reliability, and small degrees of underclocking improve reliability over running at rated speed.

Even minor overclocking signifi- cantly degrades reliability, and minor underclocking improves reliability. Even absent overclocking, faster CPUs become faulty more rapidly than slower CPUs

Pelo meio tens muitos gráficos para te entreteres.

Também convém perceber a história do mining e a passagem de overclock/volt para underclock/volt nas moedas actualmente mináveis.....digo eu
 
Gostaria de perguntar a alguns defensores do minanso se já ganharam dinheiro que se veja... A única forma de eu dar 500€ por uma rx 580 era se já tivesse tido lucro. Só paga isso, quem sabe que compensa a médio prazo.
Por acaso, já ganhei 95€ em Ethereum na minha velha HD 7850, que minei esporadicamente, e senão tivesse tanta pressa de levantar, teria levantado hoje o valor de >500€.

No caso do monero também mino esporadicamente e tenho cerca de 270€ à minha espera.
 
Concordo. A minha MSI GTX 770 Gaming OC pifou com apenas 4 anos, nesses 4 anos joguei nas férias e pouco mais, fiz um OC pequeno sem sequer mexer em voltagem, tive sempre cuidado com temps abaixo dos 83ºC nos jogos mais pesados. Parece que ultimamente é assim.

Eu tive uma eVGA GTX 760, com o uso típico de gamming, nunca levou OC, tinha um cooler avançado de 2 fans, nunca passava dos 75 graus mesmo no verão, sempre foi limpa e tal e durou uns 2 anos até começar a dar artefactos.

Hoje tenho uma GTX 970 que deixei um profile mais agressivo nas fans, um pequeno OC de 80 mhz, sem mexer em voltagem. raramente passa dos 70...
 
tenho msi gtx 760, uso/usava quase sempre OC sem mexer em voltagens fans no máx a 60% raramente passa dos 70 graus, jogo maioritariamente nas férias, faço limpeza a cada ano e meio, e até agora 0 problemas e olhem que cá por casa é muito típico a luz ir a baixo por excesso de uso de rede devido ao quadro elétrico ser muito velhinho. parece que tive sorte e espero continuar a ter. o problema é mesmo a gráfica já estar ultrapassada, o último jogo que joguei mais recente foi mesmo o prey e tive que saltar jogos como o the witcher 3, etc. agora é LoL, overwatch e rever um jogo mais antigo. :( os 2Gb da gráfica acabam por limitar em demasia mesmo em jogos menos recentes como far cry 4 eu notava, passado uns 30-60min começava a haver o delay de atualização da paisagem e era um bocado chato... com isto tudo do aumento de preço das gráficas acabei por ir para uma ps4 senão claramente que teria seguido para uma rx570
 
Por acaso, já ganhei 95€ em Ethereum na minha velha HD 7850, que minei esporadicamente, e senão tivesse tanta pressa de levantar, teria levantado hoje o valor de >500€.

No caso do monero também mino esporadicamente e tenho cerca de 270€ à minha espera.

Sou sincero e digo que não percebo de mining nem tenho interesse. Sei de casos como o teu, de pessoas que mineram esporadicamente e agora o que tinham multiplicou... mas foi sorte... Já fiz uns investimentos noutras coisas e a coisa deu para o torto...

O que eu digo é para ir pela certa e não pelo feeling...

Quando vejo gente a comprar paletes de gráficas é porque estão com uma fesada do caraças... Mas já tiveram retorno ao ponto de gastar as economias em gráficas?

O que eu quero dizer que nos negócios a "fesada" só não chega. Tem que haver retorno efectivo no bolso (já tem de estar deste lado, como se costuma dizer...)
 
tu próprio já respondeste à tua questão.... não entendes ainda o que é o mining. Nem sequer fazer o esforço para entender que é uma pequena parte de um bolo muito maior.
Eu investi 1500€ com o intuito de ter um ROI a 3/4 meses, mas neste momento pode ser mais ou menos 1 mes.
Nos últimos dias o ROI tem andado mais alto devido ao preço das moedas mas podemos regressar ao ritmo do final de Dezembro.

Tal como já afirmei antes, quem quiser perceber melhor o que é mining e onde se enquadra, existe um topico para ler e colocar lá todas as questões.
 
Sei o básico e já lia artigos de economia sobre mining há 3 ou 4 anos, muito antes desta febre actual. Agora se me disseres "nunca minaste" isso, não.

Mas se me disseres que recuperas 500€ / mês, a taxa de rentabilidade é óptima. Oxalá que sim.
 
Com o tempo é natural que as moedas desvalorizem (não percebo de economia, mas com cada vez mais gente a minar apesar de ser cada vez mais difícil minar, a moeda vai passar a ser mais comum), é uma questão de aguardar que deixe de ser rentável comprar uma gráfica de 400€ para minar. Se demorasse 2 anos a recuperar o investimento, não adquiriam, já passamos esta fase com o mining e o cálculo de códigos de Unlock com as hd6850 e equivalentes, esgotou tudo e mais tarde voltou a normalidade.

Aguardem que voltará a ficar tudo mais ou menos como estava, até lá infelizmente no low end há a 1050ti com preço quase inalterado, quem procura algo na casa dos 250/300 sofre com escassez, e nos 500 já há novamente 1070.
 
Boa leitura....cuidado é comos verdadeiros tecnicismos e estatística: https://www.microsoft.com/en-us/research/wp-content/uploads/2016/02/eurosys84-nightingale.pdf

Eu continuo a preferir um gpu usado com undervolt (e as ventoinhas a funcionar....esta é para os arautos dos RMA em mining) do que com OC (dependente de "qualidade" de chip ou não)

Do próprio artigo:
This methodology has two unfortunate limitations. First, since WER logs are generated only in response to a crash, our study is blind to hardware failures that do not lead to system crashes. In particular, the only DRAM bit errors that cause system crashes are those that occur within the roughly 1.5% of memory that is occupied by kernel code pages. Errors elsewhere in the memory may cause application crashes or data corruption, but we cannot observe these.
Second, our study sheds no light on the relative frequency of hardware-induced versus software-induced crashes. The three types of failures we study constitute a minority of WER entries;

O estudo em si e as conclusões que tiram têm validade, mas faltam outras partes dos dados. E não esquecer que essa segunda parte é importante, pois não são assim tão poucos os crashes que acontecem devido a drivers, que poderão ser mal interpretados.

E depois, fazer um estudo sem falar directamente com quem tem os dados de falhas reais (as lojas) dá um estudo imcompleto, a meu ver.

Eu compreendo e aceito que digas que preferes o que preferes. É válido e justo. Eu não concordo. Eu prefiro gráficas sem mining nem OC :) "Cada maluco, sua maluquice" ;)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo