Artigo Asus Rampage IV Extreme

Estou danadinho para meter as mão num menino desses e testar a board decentemente.

Faz join ao grupo :) o que me impressionou foi o tamanho do socket... O CPU deve ser um matacão... Fiquei foi contente da retenção do meu bloco da EK dar para esta board, a distância entre os furos deve ser pouco ( se for ) maior que o 1366.
 
É maior e bastante, mas a ASUS tem um backplate que serve para adaptar à retenção.
Logo meto aqui uma foto e a explicação mais detalhada.
 
A MB vai ficar aqui na Zwame até chegar um cpu para ela?
Acho um erro meter ventoinhas na MB, aquilo com o passar do tempo deve começar a fazer barulhos, faz-me lembrar as motherboards com chips da nvidia, penso que tinham ficado melhor por uma solução "fanless"!
 
Última edição:
A MB vai ficar aqui na Zwame até chegar um cpu para ela?
Acho um erro meter ventoinhas na MB, aquilo com o passar do tempo deve começar a fazer barulhos, faz-me lembrar as motherboards com chips da nvidia, penso que tinham ficado melhor por uma solução "fanless"!

Vais à bios e desligas :) Dá para fazer, a fan tava lá pq numa primeira abordagem o X79 vinha com suporte para discos SAS o que trazia consumos superiores do chipset sendo a fan obrigatória. Com a exclusão desta feature acabaram por manter o cooling .
 
A MSI tem rosca M4 no próprio socket, penso que isto seja standard pelo menos vi a da giga e também tinha. A distancia entre pinos não pode ser muito maior porque se não esta retenção para 1155 e 1336 não funcionava :P

A furação é idêntica, 80mm entre furos, mas o sistema de retenção é diferente, por isso o backplate que a ASUS tem e outras como a MSI adotaram outro sistema.
View attachment 8332

A MB vai ficar aqui na Zwame até chegar um cpu para ela?
Acho um erro meter ventoinhas na MB, aquilo com o passar do tempo deve começar a fazer barulhos, faz-me lembrar as motherboards com chips da nvidia, penso que tinham ficado melhor por uma solução "fanless"!

Estou a contar que as boards fiquem cá até ter CPU para tratar delas como merecem.
Sim, se a ventoinha for como outras que já passaram por algumas boards de topo, daqui a algum tempo tem que ser substituída.
 
A furação é idêntica, 80mm entre furos, mas o sistema de retenção é diferente, por isso o backplate que a ASUS tem e outras como a MSI adotaram outro sistema.

Não consigo ver o teu anexo :) . Sim exacto, mas se fores a ver maior parte dos back plates existiam para fazer o que agora estes sistemas da ASUS e MSI fazem com uma rosca. Por isso as alterações aos coolers já existentes terão que ser nenhumas ou muito poucas, quanto muito comprar uns random parafusos rosca M4 :p
 
Tendo em conta o preço da rampage III black edition e de algumas gigabyte de gama alta até podes dizer que é "barata" para tudo o que esta trás!!!

PS: Master quanto vais ter cpu para ela?
 
No UK têm stock e demora 1/2 dias a chegar cá... E tavam com umas promoções engraçadas nas 1ªs 10 encomendas... se eu tivesse sabido :P Por acaso pensei q as lojas PT fizessem como no lançamento do SB que tinham os CPU's em stock no dia de lançamento, mas como são CPU's mais caros parece que toda a gente se cortou... Incluido fornecedores que, ao que sei, nem ainda os têm listados... é uma pena sermos um fim do mundo.
 
Back
Topo