#### Astrofotografia (M63 e M64) ####

Isso é igual para todos os semicondutores. Porque achas que fazem overclock de CPU's com azoto líquido? :P

Basicamente aumentar a sensibilidade é "overclock" do CCD :P
 
A dirença é que num CPU sai uma onda quadrada em que se tiver a 1.3v os outros componentes entendem um 1 para qualquer voltagem de saida entre o 1V até aos 1.3V e o 0 entre os 0 e os 0.3 e o 1V. Tudo o resto são erros (ruído). Mesmo que esteja instavável a saida do CPU (1.05 - 1.25) está sempre certo.
Nos CCDs, a parte que faz a leitura da luz, se tiver um output tão instavel como no CPU vai resultar em ruido.

Aumentar a sensibilidade do sensor não é mais do que encortar o intervalo entre o ligado e o desligado.
Supondo que normalmente o teu sensor tem um erro de +- 0.005V e cada celula é suposto ler 4 diferenças de luz então, de 0V a 1V tens:
  • 0V-0.25V intensidade 0
  • 0.25V-0.5 Vintensidade 1
  • 0.5V-0.75V intensidade 2
  • 0.75V-1V intensidade 3
Fantástico, a probabilidade de teres ruido (leitura errada da luz) é baixa.
Imagina que aumentas o ISO. Então o teu erro vai aumentar de 0.005V para 0.1V. Imagina a quantidade de situações que podem levar a uma leitura errada. Essas situações são o ruido.

Se isto para ti já era banal fica, então, para curiosos :P

PS: qualquer os valores que usei servem apenas para explicar e não representam a realidade.

EDIT:
Pegando no que o strobe disse aproveito para dizer que o "overclock" nos sensores (aumento do iso, portanto) é tudo software. A qualidade em ISOs altos vêm do intervalo de erro. Quando menor for esse intervalo melhor o sensor se comporta em ISOs altos.
 
Última edição:
Olá pensante,
Antes de mais, vou responder á tua duvida pensando que escreveste aqui neste tópico e queres fotografar astros.
As webcams sem mods para longa exposição apenas são utilizadas para registar planetas.
Como o strobe disse e muito bem : Luz de rua e astrofotografia são incompatíveis. Mas não quer dizer que não consigas fazer fotografia urbana, existe muitas pessoas que o fazem e obtém muito bons resultados.
Queria esclarecer uma coisa, as webcams actualmente na astrofotografia apenas se utiliza em planetas porque são objectos com muita luz que por sua vez ajuda a webcam com a sua pouca sensibilidade, para objectos do céu profundo como os que vez neste tópico já requer umas massas valentes para adquirires CCD´s com peltier.

Cumps,
Rui
Muito obrigado pela resposta. Já percebi a ideia. Apenas falei em fotografar com "luz de rua" porque seria um "primeiro teste".
 
Bom dia,

Há uns dias atrás, quando a lua ficou mais perto da terra, testei um telescópio que deram ao meu filho. Um Brasser Skylux.
Confesso que fiquei entusiasmado com o facto de ter conseguido tirar umas fotografias que gostei.
Mas as dúvidas começam a surgir e mesmo pesquisando na internet algumas ainda subsistem.

Tenho uma Canon 500d que gostaria de acoplar ao telescópio.
Já encontrei os adaptadores necessários mas tenho uma dúvida. Como consigo tirar fotografias mais aproximadas dos objectos? Os adaptadores têm alcances diferentes?

Desde já obrigado pela ajuda.

qrapzn.jpg
 
Bom dia,

Há uns dias atrás, quando a lua ficou mais perto da terra, testei um telescópio que deram ao meu filho. Um Brasser Skylux.
Confesso que fiquei entusiasmado com o facto de ter conseguido tirar umas fotografias que gostei.
Mas as dúvidas começam a surgir e mesmo pesquisando na internet algumas ainda subsistem.

Tenho uma Canon 500d que gostaria de acoplar ao telescópio.
Já encontrei os adaptadores necessários mas tenho uma dúvida. Como consigo tirar fotografias mais aproximadas dos objectos? Os adaptadores têm alcances diferentes?

Desde já obrigado pela ajuda.


Olá.
Antes de mais obrigado por partilhares a Lua esta bem conseguida.
Assim basicamente para fotos mais aproximadas do objecto jogas com a distancia focal da objectiva(telescópio) ou usas uma barlow para duplicar a focal.

Convido também a experimentar este software que de certa forma ajuda a compreender algumas duvidas na aquisição do material para fotografia do céu. No teu caso podes experimentar
varios tipos de telescópios, sensores barlows, redutores, e muitas coisas mais. podes tambem adicionar os parâmetros do teu equipamento e simular com imagens do céu o que o teu equipamento vai adquirir.
Getposs2 http://code.google.com/p/getposs2/

Cumprimentos,
Rui Branco
 
Viva,

Obrigado pela resposta.
Quando falas da distância focal da objectiva suponho que falamos nos eyepieces certo? Quanto a Barlow vinha no kit uma (e espero não estar a dizer algo errado) inversora x1,5.
As barlow são possíveis de usar na máquina fotográfica?

Desculpem as dúvidas mas são vindas de um completo ignorante na matéria...

Experimentei o software indicado mas não consigo trabalhar bem com ele. Mesmo depois de ver o tutorial. Em casa tento ver melhor.

Já agora, e adiantando-me um pouco. Como consigo procurar, manualmente, um planeta?
 
Viva,

Obrigado pela resposta.
Quando falas da distância focal da objectiva suponho que falamos nos eyepieces certo? Quanto a Barlow vinha no kit uma (e espero não estar a dizer algo errado) inversora x1,5.
As barlow são possíveis de usar na máquina fotográfica?

Desculpem as dúvidas mas são vindas de um completo ignorante na matéria...

Experimentei o software indicado mas não consigo trabalhar bem com ele. Mesmo depois de ver o tutorial. Em casa tento ver melhor.

Já agora, e adiantando-me um pouco. Como consigo procurar, manualmente, um planeta?

Olá.
Não falamos exactamente das oculares mas sim da Canon acoplada e com o uso da distancia focal da tua objectiva(telescópio)
se a tua distancia focal for 600 milímetros e quando ao colocares a inversora x1,5 entre o telescópio e a Canon irás ter uma distancia focal de 900 milímetros
que vai provocar quase o dobro da aproximação ao objecto.

Confesso que meu software não é nada amigável para um uso simples mas se mexeres nele durante uns tempos iras aprender muita coisa.

Existe muitos meios para procurar manualmente um Planeta, mas primeiro tens de conhecer o céu e como ele funciona.
Para já convido te a usar este simulador do céu em tempo real para conseguires planear e prever onde o objecto irá estar no céu http://www.stellarium.org/pt/
 
Quanto ao simulador já o tinha instalado e já me permitiu saber o nome da estrela que vi ao pé da lua à pouco.

Agora ,mais uma dúvida porque para conseguir tirar uma fotografia de jeito perco imenso tempo só para acertar a máquina com a lente. Se usar o T-mount com o adaptador para aclopar a máquina ao telescópio como vou conseguir usar a barlow?


Experimentei à pouco a Barlow x1.5 mas a dificuldade em tirar fotografias mantém-se.
 
Quanto ao simulador já o tinha instalado e já me permitiu saber o nome da estrela que vi ao pé da lua à pouco.

Agora ,mais uma dúvida porque para conseguir tirar uma fotografia de jeito perco imenso tempo só para acertar a máquina com a lente. Se usar o T-mount com o adaptador para aclopar a máquina ao telescópio como vou conseguir usar a barlow?


Experimentei à pouco a Barlow x1.5 mas a dificuldade em tirar fotografias mantém-se.

É normal perderes imenso tempo e o motivo é simples , o equipamento que tens não é para realizar fotografia no céu porem podes sempre fazer algumas coisas engraçadas e acima de tudo aprender com ele.
Precisas de um "extensor" 1.25 que vai enroscar no adaptador exemplo http://img.*****.com/img/pb/370/323/259/1279985125250_hz-cnmyalibaba-web1_20346.jpg
Na loja http://astrofoto.com.pt/_v2010/inde...facturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26
A Barlow encaixa no dito adaptador 1.25 que está enroscado no t-mount e por fim o mesmo encaixa no focador do telescópio.
 
Última edição:
sei que é um pouco offtopic, mas alguém me sabe indicar qual é o site que dá uma lista dos próximos acontecimentos possíveis de observar?
se não estou em erro, dá para pormos a nossa localização e ele mostrava uma lista, e julgo que era internacional (não é o da oal), na altura, em 2009, quando se observaram as perseidas tive conhecimento dele aqui na zwame
 
Não sei se tem algum interesse fotográfico, até porque não sei se uma máquina fotográfica é capaz de captar, mas podes ir à lista de efemérides no transitsearch.org e verificar quais são os próximos trânsitos que irão ocorrer, e usar o WWT para verificares as coordenadas celestes e as coordenadas locais.
 
Obrigado pela resposta.

Ainda estou a tentar perceber qual filtro solar para o meu telescópio (Bresser Skylux 70mm - Sim o do LIDL)

Mas aproveito para perguntar mais umas coisas. Vale a pena esta barlow para o meu telescópio http://www.scopesnskies.com/prod/barlow/meade/3x-barlow/128.html (independentemente do site)

Diferença entre Ploss e Planetary Ploss Eyepiece? (andava a procurar uma eyepice de 32mm e surgiu-me esta dúvida)

Desde já o meu obrigado.
 
Pena este tópico não receber actualizações há já algum tempo, gostava muito das fotos que o whitehatg aqui colocava. :(
Aproveito e ponho aqui uma foto tirada ontem à noite.

luao.png


Foi tirada sem telescópio, só máquina e tripé.
Levou com um crop/resize para por aqui no forum, e um white balance, que como amador que sou esqueci-me de mudar antes de tirar a foto. :p
Pena o halo que se nota à volta da zona mais iluminada, penso que deve ser da própria máquina/lente e do zoom elevado, não?
 
Back
Topo