Artigo: O PC está morto

Novamente uma avaliação subjectiva e tua, com que pessoalmente concordo, mas que não podes impor para todos :)

Penso que todos podemos concordar que se as consolas fossem para jogar um jogo e pronto (como referiste), não estavam a vender tão bem neste momento.

PC gaming nunca esteve com um mercado tão forte, correcto. Tal como o mercado de consolas nunca esteve tão forte como actualmente.

Sim claro, que há subjectividade, sem dúvida. Tanto que te digo que há medida que os anos passam, a incondicionalidade, a tua capacidade de ser fã incondicional de uma franquia vai diminuir.

Eu também gosto de jogar Super Mario. Mas já me sinto capaz de não comprar uma Switch por causa do Mario. O PC já me oferece muito mais do que o tempo que tenho para jogar, com uma serie de vantagens inequívocas, ao ponto de achar que o PC é mesmo a "melhor consola".

Há muitos jogos de plataformas no pc: Rayman, Sonic (Sonic Mania), Mickey Castle of Ilusion (remake), Donald Duck (remake), Yooka Laylee, Super Lucky's Tale, Trine, Runner, Shovel Night... e muitos outros.

Agora, exclusivo é exclusivo mas isso disse logo de início,
 
Não me vou alongar muito.

Já tive Xbox360, Xbox One, PS4 e PC. Acabei por vender as consolas e ficar com o PC.


Xbox:

A Xbox é, para mim, claramente a consola inferior (pelo menos em PT). Ainda para mais com tudo o que é jogo, que sai para ela, a sair também para PC. Fico-me por aqui. Foi uma consola que comprei apenas por causa do Halo 5.


PS4:

A PS4 tem uma coisa que gostei bastante: a opção de partilhar o comando, ou partilhar o 2º comando com outra pessoa. O que quer isto dizer? Tinha um colega do trabalho que tinha o Mortal Kombat X. Eu não tinha o jogo. Mesmo assim, a PS4 permitiu-lhe partilhar o 2º comando comigo. Ou seja, estavamos a jogar um contra o outro e eu era o Player 2 (estava em minha casa), sem ter o jogo. Penso que se chama "Share Play".

Em PT existe uma grande comunidade de users PS4 e é fácil arranjar pessoal para jogar.



PC:

O PC é para mim, claramente, a plataforma superior. Para além de toda a qualidade superior no Gameplay, onde incluo os frames bastante mais altos aliados a tecnologias como o Freesync ou Gsync. Compatibilidade com tudo e mais alguma coisa, rato + teclado (para FPS), comando, volantes, etc....

Diria que 95% dos jogos que saem, saem tanto para consolas como para PC, pelo que prefiro de longe jogar em PC pelas coisas que disse acima.

Falam dos exclusivos das consolas. O que ninguém fala são dos exclusivos de PC.... Quantos jogos de estratégia existem nas consolas? Há verdadeiros simuladores nas consolas? Falaram também na questão dos emuladores, nem vamos entrar por aí porque as opções são mais que muitas e podemos jogar praticamente qualquer sistema/consola, desde os mais antigos aos mais recentes, no PC.

Os jogos para PC são significativamente mais baratos. O que não faltam aí são sites LEGAIS a vender keys a preços muito baixos. Existe outro ponto que não irei aprofundar por respeito ao fórum mas fica a ideia: se formos pelo método ilegal de obter jogos, à quantidade de jogos que jogamos, mais que pagamos o PC não sei quantas vezes. Não estou a defender, simplesmente é algo que quase todos já fizemos uma ou outra vez.

E agora falando no custo inicial. É verdade, o custo inicial será muito maior. Acredito que a malta das consolas continua agarrada à ideia de que é preciso de 2 em 2 meses comprar uma placa gráfica nova ou fazer upgrade. Nada está mais errado. Tenho um 4670k, CPU de inicios de 2013 que continua tão atual para jogos, como o mais recente. Gráfica? Uma GTX 780 ou 290 de 2014 dão mais que conta do recado para 1080 e bons FPS. É facto que o material hoje dura MUITO mais tempo do que há 10 anos atrás. Portanto, um PC de 1000€ em 2013 continua a permitir jogar tudo e mais que tudo com excelente qualidade.




A grande vantagem das consolas para mim, é o facto de ser "sit and play". Não há configurações, (quase) não há chatices. Eu cá prefiro a dinâmica que um PC tem, mas respeito quem prefira consola. Agora, se acho que o PC está num universo diferente que uma consola... não há qualquer dúvida (para mim).
 
Acho que jogos como CS GO e PUBG ajudaram e muito a impulsionar o mercado do pc gaming dai considerar que o mesmo está tudo menos morto.
 
Uma coisa é comparar os mercados PC vs consola ou as vendas de PC vs consola que é intuito do tópico, discutir esta temática, outra coisa é estar a dizer eu prefiro consola/PC por x razões, que não tem nada a ver com o tópico e só alimenta guerrinhas que não vão a lado nenhum.
 
O PC está bem, em geral, por várias razões, nomeadamente uma delas sendo que possui primazia tecnológica face a tudo o resto, o que atrai os entusiastas que não olham a custos para construir máquinas capazes de correr tudo e mais alguma coisa.

Tornou-se trivial ver PCs de 5 mil euros ou mais, com alguma abundância, o dinheiro tem ficado barato, com taxas de juro zero, e crédito fácil, e a economia americana em particular, e a global em geral, arrancaram a todo o gás de há uns anos para cá.

Mas ainda há muita fragmentação no hardware, e nota-se alguma resistência por parte dos developers a optimizar os jogos para aproveitar ao máximo o hardware de PC, preferindo a normalização pelo referencial das consolas.

Isso empurra inevitavelmente os PC de alto desempenho para um mercado de nicho, o que a longo prazo pode resultar em estagnação, quando, como aliás já acontece em certa medida, for proibitivamente caro montar um PC - vide preços das gráficas devido à febre do mining e das memórias devido a carteliz... cof cof... aumento de procura de RAM para o sector móvel - e quando inevitavelmente entrarmos num ciclo de recessão e o acesso a liquidez via crédito se tornar bem mais caro...
 
Por aqui é PC FTW... Já tive consolas mas a realidade é que se tornou desnecessária.

Provavelmente o único ponto forte seria mesmo ser prática...põe-se o disco e joga-se. A questão é que até nisso deixou de ser relevante, com um PC de gama média/média-alta (ou nem isso) o tempo que actualmente leva a arrancar um jogo do zero (Cold and Dark) anda na ordem dos segundos. Até aposto que lado a lado um PC até arranca um jogo mais rápido que uma consola.

Jogar no sofá? Com tantas soluções de streaming ou periféricos sem fios essa questão já nem se põe.

Quanto a exclusivos... nem sei o que dizer, a quantidade de exclusivos do PC ultrapassa largamente os de qualquer consola. Claro que há exclusivos que são muito bons em qualquer consola, não vou questionar gostos pessoais nem criticar quem compra consolas apenas por causa destes.

Qualidade. A malta a falar de exclusivos e de aproveitar o potencial e tal...e eu aqui à espera disto:


Bottom line, as consolas são cada vez mais PC's e os PC's adquirem cada vez mais os pontos fortes das consolas.
Acredito que a diferença será tão diluída no futuro que eventualmente deixara de haver qualquer diferenciação.
 
Eu aempre tive pc e so tive consolas quando era puto. É mais facil e rápido mas nao tem a mesma versatilidade. Para nao falar que nao tem os exclusivos e-sports cs go e lol xD
 
a quantidade de exclusivos do PC ultrapassa largamente os de qualquer consola

É mais uma questão de qualidade do que quantidade. È certo que o PC tem muito mais jogos que as consolas :) Mas títulos como Persona 5, Mario Odyssey, Zelda BOTW ou Horizon Zero Dawn, os 4 nos 5 finais nomeados para jogo do ano, são exclusivos consola com qualidade acima da média, segundo a crítica.

Tal como referi uns posts atrás, é tudo questão de gostos, não existe uma verdade absoluta sobre este assunto.

E penso que este tópico não foi criado com o intuito de colocar o PC face às consolas. Até porque isso teria sempre bastante bias e seria suspeito colocar tal debate numa secção de hardware onde a maior parte dos utilizadores que a visitam, usam PC para jogar :)
 
Concordo e por essa razão comprei uma ps4 pro que em 8 meses na minha mão rodou só e apenas Horizon Zero Dawn, sendo agora um mero mediaplayer por baixo da televisão quando me apetece ver um filme/série deitado no sofá
 
vamos lá pegar na enxada para desenterrar este topico :)

@Nemesis11 daqui a uns mesinhos o artigo faz 10 anos, talvez esteja na altura de o revisitar :blaugh:

lembrei-me deste topico por ter acidentalmente passado por um report que diz que a diferença de market share do PC para as consolas é de apenas 5% (consolas à frente).

O mobile está a rebentar com tudo, curioso para ver se esta nova geração de consolas vai mudar algo.
 
vamos lá pegar na enxada para desenterrar este topico :)

@Nemesis11 daqui a uns mesinhos o artigo faz 10 anos, talvez esteja na altura de o revisitar :blaugh:

lembrei-me deste topico por ter acidentalmente passado por um report que diz que a diferença de market share do PC para as consolas é de apenas 5% (consolas à frente).

O mobile está a rebentar com tudo, curioso para ver se esta nova geração de consolas vai mudar algo.

Por acaso, e só a titulo de curiosidade, estou a pensar comprar um Oculus Quest 2, que faz VR standalone. Ou seja, corre os jogos directamente no snapdragon XR2 localmente. Em que categoria um aparelho destes entra? Será uma consola?
 
O PC desktop é que já devia ter tido uma evolução maior, a nível de redução de tamanho, o standard hoje devia ser Mini ITX e os mini pcs mais acessíveis. Quando se vê a venda de boards atx parece que continua na mesma desde há 20 anos.
 
Back
Topo