Análise Arctic Cooling Accelero S1 Rev.2

eu diria mesmo que ele já está a usar uma ventoinha com o acelero...
é que 55ºC sem fan é muito bom.

no caso de nao usarem fan nao se esqueçam que os mosfets e memórias fervem literalmente
tanto os mosfets como memórias sao rated para ir >100ºC, mas os mosfets perdem eficiencia com o aumento de temperatura e mais fresco é sempre mais saudavel para o material
 
Boas,

Comprei um Accelero S1 Rev.2 para a minha PowerColor HD4850 e, após montagem, verifiquei as seguintes alterações nas temps:

Stock cooler com a fan a 40% (pouco ruido)
> Idle: 60º/62º
> Full: 88º (máximo)

Stock cooler com a fan a 50% (ruido médio)
> Idle: 58º/60º
> Full: 80º/82º (máximo)

AC Accelero S1 Rev.2 (s/ qualquer ventoinha)
> Idle: 50º/52º
> Full: 66º (máximo com 15 min de GRID)

A grande vantagem deste cooler é o SILÊNCIO que se obtém, aliado a umas temps bem mais agradáveis...!

No entanto, devo informar que encontrei algumas incompatibilidades deste cooler com a HD4850, nomeadamente umas das ramsinks das mems que teve que ser "alterada" para não tocar nos heatpipes, bem como os "voltage regulator chips" (penso que é assim que se chamam) que não tinham heatsinks disponiveis... :wow:

Para melhor exemplificar, deixarei aqui algumas fotos assim que tiver disponibilidade.

Como prometido cá estão as fotos dum Accelero S1 Rev.2 numa ATI Powercolor HD4850.

Aqui podem ver a embalagem do dissipador onde estão mencionadas as gráficas compativeis.
A HD4850 não aparece, apesar de estar na página da AC como compativel, mas entre parentesis (?!), e mais à frente veremos porquê...


Aqui podem ver todos os acessórios que acompanham o dissipador.
Aquele conjunto de 4 heatsinks iguais, pura e simplesmente não são para esta gráfica... :mad:


É esta a gráfica que vai ser "operada" e ainda completamente original.


A parte de trás.


Aqui podem ver a gráfica separada do seu dissipador original que, com a ventoinha acima de 50%, se tornava barulhento. Então a partir dos 70% parecia um autêntico avião.
Mas também tenho a torre do PC em cima da secretária...


O "coração" da placa já limpinho...


Esta foi a fase pior já que é realmente dificil colar as ramsinks. É necessário fazer alguma pressão durante vários segundos para elas ficarem minimamente fixas.
O manual manda limpar as mems com uma borracha (rubber) antes de colar mas tive algum receio e dúvidas em fazê-lo.
O problema maior foi colar as ramsinks da direita onde estão os "voltage regulator chips" (penso que é esse o nome a que se referem no manual).
É que não são minimamente compativeis e acabaram por descolar quando coloquei a placa no PC.
Por isso é que na página da AC a HD4850 e a HD4870 são (compativeis) mas entre parentesis...!


Finalmente aqui está o Accelero colocado. Não se pode dizer que tenha sido dificil mas a colocação requer alguma atenção e cuidado, nomeadamente na colocação das peças plásticas que "encaixam" na placa e no dissipador para o segurar.


Aqui podem ver a alteração que tive que fazer a uma ramsink para encaixar o dissipador correctamente sem tocar na mesma.
À direita podem ver as ramsinks coladas, mas por pouco tempo, já que, como não eram compativeis, acabaram por cair. :mad:


Assim, como todas as outras fotos que já foram postadas, e que me ajudaram bastante, espero que esteja tudo perceptivel e que possa vir a ser útil para quem se quiser aventurar.

Com esta alteração é que me apercebi que afinal a fonte e as outras 2 ventoinhas (processador e caixa) que tenho no PC também fazem algum ruido... :002:

Posso afirmar agora que, a trabalhar no Windows, a temperatura da gráfica nunca ultrapassou os 52º/53º e a jogar não ultrapassa os 70º sendo, no entanto, uma temperatura de pico já que normalmente está a 66º/68º.
Lembrem-se que só tenho uma ventoinha de 80mm a extrair o ar quente da caixa do PC e não coloquei nenhuma no Accelero.
No entanto, tenho na tampa da caixa uma abertura tipo rede que fica mesmo ao lado da gráfica. :D


Para finalizar, deixo aqui uma dúvida.
Haverá problema se a placa ficar sem nada a arrefecer aquelas mems do lado direito (penso que no manual do Accelero são chamados de "voltage regulator chips") ???
Até hoje ainda não me apercebi de nada errado mas a médio prazo não sei se irá prejudicar a placa o facto de não ter lá nada a arrefecer...
 
Aqui podem ver a alteração que tive que fazer a uma ramsink para encaixar o dissipador correctamente sem tocar na mesma.
À direita podem ver as ramsinks coladas, mas por pouco tempo, já que, como não eram compativeis, acabaram por cair. :mad:



Para finalizar, deixo aqui uma dúvida.
Haverá problema se a placa ficar sem nada a arrefecer aquelas mems do lado direito (penso que no manual do Accelero são chamados de "voltage regulator chips") ???
Até hoje ainda não me apercebi de nada errado mas a médio prazo não sei se irá prejudicar a placa o facto de não ter lá nada a arrefecer...
boas...
aconteceu-me o mesmo quando montei o "GFXCHILLA" na minha ex. 8800GT
depois de colocar-lhe no pc, os dissipadores caíram! mas não é por causa de ser compatível, mas sim de ter limpo mal os chips e os reguladores de tensão etc.. mas realmente é complicado remover uma "cena" gordurosa que la tem, tentei com álcool e mesmo assim foi complicado colar os dissipadores!
Agora convém que os "voltage regulator chips" sejam arrefecidos pois aquecem muito se ficarem sem nada, embora eu já vi algumas de fabrica sem nada nessa zona, e fiquei :confused:
 
Bem, para quem quiser esperar, mandei um mail á Thermalright a perguntar quando xegaria a Portugal o novo T-Rad2, ao qual me foi respondido

Hi,
They should be there this week, next at the latest.

Thermalright Support,

Boas noticias para quem não se importa de gastar mais uns euros... Mais infos aqui!

Abraços
 
Bem, para quem quiser esperar, mandei um mail á Thermalright a perguntar quando xegaria a Portugal o novo T-Rad2, ao qual me foi respondido



Boas noticias para quem não se importa de gastar mais uns euros... Mais infos aqui!

Abraços
Não parece um mau cooler mas parece que vai ser problemático no sentido para limpar o pó!
Acho que o Duorb com um controlador nas fan's e mais 2 heat pipes poderia ser perfeito para qualquer vga..
 
Só para quem quiser gastar mais e ficar mal servido, já que esse cooler sem ventoinhas não funciona, pois a temperatura do GPU sem elas pode passar os 100º... :wow:

E quem quer usar isso sem ventoinha numa HD4870? Era complicado com qq cooler... Por mt bom que seja... Vee as temperaturas com 2 92 mm ou com uma 120mm... Não encontras melhores... Plus tens a vantagem de CrossFire ou SLI!

A review nesse site nao é justa... eles comparam um cooler a passivo com um a activo... claro que é impossivel... Mas qd comparam com coolers com fans... nao ha melhor... mete la o Accelero sem fan a ver onde é que ele xega... assim sim era justo a comparação...

Não tou a impigir nada a ninguem... lol... tou so a transmitir a minha opniao :) no final cada um escolhe o que axar melhor para a sua situação particular... :)

Abraços
 
Julgo que para 4850/4870 o aconselhável é mesmo a Accelero Twin Turbo pois sendo o lançamento mais recente já deve ser perfeitamente compativel, embora não refira nada para placas x2

tens imensas opções no mercado e melhores que o twin turbo, todos os coolers compativeis com a série 38xx também nas 4850\70 porque as furações são iguais (existe um caso ou outro que será preciso adaptar os ramsinks mas por regra dão sem problemas)

a lógica de o ser mais recente é o melhor não faz sentido neste caso.


A forma da 4870x2 é exactamente = à da 4870, por isso se da numa da na outra :)

Abraço

penso que estás completamente equivocado, o PCB e design da 4870x2 não tem nada a ver com a 4870 single.

cump
 
tens imensas opções no mercado e melhores que o twin turbo, todos os coolers compativeis com a série 38xx também nas 4850\70 porque as furações são iguais (existe um caso ou outro que será preciso adaptar os ramsinks mas por regra dão sem problemas)

a lógica de o ser mais recente é o melhor não faz sentido neste caso.

Talvez me tenha explicado mal mas estava a referir-me apenas ao "universo AC Accelero".

A twin turbo embora não se chame accelero é um produto semelhante em desenho e caracteristicas e estando dentro da thread AC Accelero não fazia muito sentido ir buscar referencias a outros produtos distintos ou outras marcas.
A questão do recente, para além do facto per si, tem a ver essencialmente pelo aparente suporte de raiz das 48xx enquanto que o accelero aqui em review não é muito consistente/claro sobre essa compatibilidade mesmo no site da AC.

Cumprimentos
 
Boas

Uma placa (ATI 4850) + accelero s1 rev2 + uma fan 120mm (noctua p12) vai ocupar 4 slots a contar a partir do slot pcie em que se insere a placa? A dúvida é se o 4º slot vai ser ou não possível de usar já que a fan montada no accelero pode vir a cobrir um bocado do 4º slot impossibilitando a montagem de uma placa de som por exemplo.
 
Back
Topo