Ar condicionado

Ora viva,

Chegou a hora da verdade para colocar o AC cá em casa.

Do que vou lendo, existem Mitsubishi, Dalkin, e os outros...

Para Mitsubishi, tenho os valores para 3 monosplits (2x 9000 BTU mais 1x12000 BTU)
MSZ-AY : 3580 €
MSZ-HR: 3065 €

Sei que a serie AY é o "topo de gama" para uso doméstico... contudo, será que vale a pena os 500 euros de diferença? Sei que é ligeiramente mais silencioso, um pouco mais economico (pouco mesmo, diferença residual pelo que vi). A máquina exterior do HR também me parece mais pequena...

As minhas duvidas estarão em:
- o que são 30 db ? e 20db? o minimo do AY são 18 e na HR 21. Será que há diferença?
- Qual a diferença de funcionalidades? ligo ao WIFI, vi que o AY tem a função de grupos. será que é util ? pela app não dá tudo ao mesmo?



Depois tenho outras marcas, Samsung, Hisense, Free-o e Proteu. Tendo em conta o suporte a longo prazo, sinto sempre que mitsubishi é a opção mais acertada....

OBrigado pela vossa precisosa ajuda

A serie AY não é topo de gama da Mitsubishi, apenas é um modelo mais recente e tem Wifi.
Enquanto o modelo HR é o entrada de gama e tens de comprar o modulo de Wifi, pois não vem incluído e se quiseres Wifi então a diferença do AY e do HR ficara residual.

Bom dia

Coloquei tres HTW (24000+ 2*12000) em Julho, tendo que ficar os exteriores no telhado, comprando eu as máquinas e bombas de condensados e pagando a instalação a um técnico certificado. Em relação ao orçamento mais baixo com tudo incluido (Hisense), poupei 1000 euros. Em relação à HTW, o de 24000 arrefece e aquece bastante rápido a sala onde está (38m2) e se abrir as duas portas para a cozinha na extremidade oposta da sala e a do hall de entrada (de frente para o ac), também atinjo os 21.5º na cozinha em 40 minutos (apartamento último piso no nordeste transmontano). O único reparo é em relação ao ruído, podia ser mais silencioso. Os dos quartos, apesar de serem o mesmo modelo são diferentes, tanto nas funcionalidades (um não tem ifeel) como no compressor. Também arrefecem e aquecem os aproximados 28 m2 em pouco tempo. Também poderiam ser mais silenciosos, se bem que agora, descobri que um tinha a boia da bomba de condensados avariada e que mesmo desligado a bomba não parava, só desligando o disjuntor no quadro, o que poderia influenciar. Mas a cereja no topo do bolo, foi a loja onde comprei, uma loja de eletronica bem conhecida (c**tro*******ca), pois até em camisolas de futebol anda e que são uma aberração no pós venda. Um de 12000 não trazia o filtro de carvão ativado e passado este tempo, ainda não conseguiram resolver, sacudindo a culpa para o fornecedor e que ele já deveria ter enviado. A bomba só ontem enviei a participação e já estou a ver o que vai acontecer....
Como tal, para esta compra, disseram-me que tanto os GREE como os Hisense são mais silenciosos, estou a ponderar muito bem se entrego tudo a instalador (para não me chatear em caso de problemas), ou comprar noutra loja.

Mal se o HTW de 24000 btu se não conseguisse arrefecer/aquecer rápido uma sala de 38m2 :) , como é um aparelho potente faz sempre mais barulho. Os quartos cada um tem 28m2?
Se quiseres evitar chatices entrega a um instalador de confiança.
 
Última edição:
A serie AY não é topo de gama da Mitsubishi, apenas é um modelo mais recente e tem Wifi.
Enquanto o modelo HR é o entrada de gama e tens de comprar o modulo de Wifi, pois não vem incluído e se quiseres Wifi então a diferença do AY e do HR ficara residual.


Obrigado pela resposta .

Sim, o valor indicado já tem WiFi incluído. Em 3 aparelhos são 500 euros.

A questão continua a ser: será que vale a pena ? O que tem de mais ?
Por exemplo, a HR até me parece que tem a máquina exterior mais pequena. Isso para mim é um ponto positivo. Só não sei mesmo o impacto em termos de ruído...
 
Tem uns preços bons, agora quase um ano para enviarem um filtro e até agora nada!!!!!!
Hoje lá recebi o email com o link para tratar o problema da bomba diretamente com a marca. Vamos ver como corre.
Nunca estiveram em esforço, pois quem instalou até me chamou maluco por comprar um de 24000 e dois de 12000....
Exacto, o teu feed feedback infelizmente é o que vou lendo também.

A minha mãe há uns bons anos teve um Haier e o apoio também foi péssimo mas pelo menos na montagem ficou funcional.

Os problemas começaram assim que a garantia acabou.
E depois peças e técnicos certificados...

Por isso desta vez levou com um Mitsubishi Electric.

A diferença para uns quantos rebaptizados no barco da China para cá por vezes até era grande mas depois de uma má experiência, o cuidado foi outro.
 
A serie AY não é topo de gama da Mitsubishi, apenas é um modelo mais recente e tem Wifi.
Enquanto o modelo HR é o entrada de gama e tens de comprar o modulo de Wifi, pois não vem incluído e se quiseres Wifi então a diferença do AY e do HR ficara residual.



Mal se o HTW de 24000 btu se não conseguisse arrefecer/aquecer rápido uma sala de 38m2 :) , como é um aparelho potente faz sempre mais barulho. Os quartos cada um tem 28m2?
Se quiseres evitar chatices entrega a um instalador de confiança.
Mesmo abrindo as portas para a cozinha e hall consigo mais rapidamente atingir os 21,5º na cozinha do que com a caldeira policombustível (pré instalação com alguns anos deficitária). Um dos quartos tem 25 m2 o outro tem 28 m2.
Hoje, mesmo com a redução do iva (não se nota nos preços!!!!!) quase não compensa a poupança...
 
Última edição:
Obrigado pela resposta .

Sim, o valor indicado já tem WiFi incluído. Em 3 aparelhos são 500 euros.

A questão continua a ser: será que vale a pena ? O que tem de mais ?
Por exemplo, a HR até me parece que tem a máquina exterior mais pequena. Isso para mim é um ponto positivo. Só não sei mesmo o impacto em termos de ruído...
Para veres melhor a diferença vê nos folhetos técnicos de cada um dos modelos.
Já agora não te fez nenhum orçamento para os modelos AP que são os modelos a seguir ao HP?
Pois se a diferença entre os AY e os HP são 500 euros então entre os AP e os HP a diferença deve ser residual não?
Apesar de tudo se quiseres ir mesmo para os HP eu voltava a confirmar se o modulo do Wifi vem incluído, pois isso tens de comprar a parte e depois instalar no ar condicionado.
 
Para veres melhor a diferença vê nos folhetos técnicos de cada um dos modelos.
Já agora não te fez nenhum orçamento para os modelos AP que são os modelos a seguir ao HP?
Pois se a diferença entre os AY e os HP são 500 euros então entre os AP e os HP a diferença deve ser residual não?
Apesar de tudo se quiseres ir mesmo para os HP eu voltava a confirmar se o modulo do Wifi vem incluído, pois isso tens de comprar a parte e depois instalar no ar condicionado.
Viva,

Antes de mais, obrigado pelas respostas!

Agora ainda me deixas-te mais confuso. Tinha ideia que AY substitui a gama AP....
OS valores foram pedidos e estão descriminados com o Wifi incluido. Se não tiver, o problema não é meu :)

Mas acho que vou seguir a gama AY. O sliencio é algo que valorizo imenso, e vou-me arrepender de não colocar bom material... assim, já fica.
Acredito que a diferença pareça pouca mas no dia-a-dia o impacto será diferente...
E estou a contar contar sair desta casa daqui a 2 ou 3 anos, pelo menos sei que deixo aqui algo com qualidade..

O instalador é de confiança, muito boa reputação aqui na zona. é um pouco mais caro que outros "biscateiros", mas é mesmo para o lado que durmo melhor.
 
A série AY veio substituir a AP mas apenas nos três modelos das potências intermédias. O mais fraco e os dois mais potentes permanecem AP. Portanto, e do que entendi quando estive com o instalador com o catálogo à frente, não há como comparar preços, porque nesses modelos o AP foi descontinuado.

Como já disseram, além de melhorias no ruído e no modulo wifi, a série AY é mais recente do que a HR.
 
Boa noite

Esclareçam-me uma dúvida por favor: para poder candidatar ao fundo (no caso de haver este ano) a empresa instaladora tem que ser certificada onde? Hoje fui visitado por um instalador (farta-se de instalar acs, bombas de calor, biomassa) por indicação de alguém, certificado, mas no IMPIC como empreiteiro de obras públicas. Será que é válido?
 
Quando é que se saberá se irão abrir candidaturas ao fundo este ano? Queria instalar AC em casa mas os orçamentos, upa upa...
 
Back
Topo