• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Aquisição 5800X3D

Já mandei vir o Ryzen 5600 da Amazon e até usei o ref aqui do Zwame.

Como o objetivo é daqui a 2 anos trocar o sistema completo, quero gastar o mínimo possível, por isso foi o Cpu e nada mais, vou usar o stock cooler.

Do que estive a ler, compensa fazer undervolt no Cpu e o PBO convém desligar para nãolevar as temperaturas para cima de 80º e a diferença é quase imperceptível em gaming. Confirmam?

Se depois vais trocar tudo o 5600 não é má compra. Mas o 5800x3d também não era, é o melhor cpu am4, não vai perder muito valor de mercado e também não deve ser dificil venderes.

O 5800x3d aguentava mais um upgrade a gpu, com o 5600 tens mesmo de trocar tudo.
 
Eu acho melhor ir de 5600 e depois tudo, ele tem só 16GB de ram, a board é fraca e com pcie 3.0 e gastou muito pouco e já ganha um boost de performance jeitoso!
 
O 5800x3d aguentava mais um upgrade a gpu, com o 5600 tens mesmo de trocar tudo.

Mas ia ficar limitado pelo PCIe 3.0 da board, principalmente se a próxima geração vier com PCIe 5.0 8x. Não tem muita logica vir com 16x na versão 5.0.

Já estive a experimentar o 5600 com tudo em stock e a 1070 Ti agora é o bottleneck sem espinhas, o 5600 nem chega a suar. É um Cpu temporário para 2 ou 3 anitos, e depois ainda posso recuperar algum se o vender.

Agora vou começar a pensar no Undervolt mais boost de 200Mhz, já tive a ver uns guias, não me parece complicado. Costumam fazer no Ryzen Master ou diretamente na Bios?

O que ainda não percebi bem foi o link entre a Ram e o Infinity Fabric. Na Bios está em Auto, deixo estar assim?
 
Mas ia ficar limitado pelo PCIe 3.0 da board, principalmente se a próxima geração vier com PCIe 5.0 8x. Não tem muita logica vir com 16x na versão 5.0.

Já estive a experimentar o 5600 com tudo em stock e a 1070 Ti agora é o bottleneck sem espinhas, o 5600 nem chega a suar. É um Cpu temporário para 2 ou 3 anitos, e depois ainda posso recuperar algum se o vender.

Agora vou começar a pensar no Undervolt mais boost de 200Mhz, já tive a ver uns guias, não me parece complicado. Costumam fazer no Ryzen Master ou diretamente na Bios?

O que ainda não percebi bem foi o link entre a Ram e o Infinity Fabric. Na Bios está em Auto, deixo estar assim?

O ideal é não teres bootlenecks para atingir o frame rate que queres. GPU a 99-100% também não é bom.
Não precisas de comprar a próxima geração, rtx 4080 usada certamente vai ser mais barata e não tem esse problema.

gpu a 99-100% = buffering e o cpu tem de esperar pelo gpu.
cpu a 99-100% = buffering e o gpu tem de esperar pelo cpu.
 
Última edição:
gpu a 99-100% = buffering e o cpu tem de esperar pelo gpu.
cpu a 99-100% = buffering e o gpu tem de esperar pelo cpu.

Com bottleneck no Gpu tenho uma frametime e completamente estável, ainda mais que faço lock à framerate, logo nem atinge sempre os 99%.

Já o bottleneck no Cpu, é logo um Stutter Fest. E ainda por cima por norma não há upscaling ou settings gráficos que salvem quando é o Cpu a limitar.
 
Com bottleneck no Gpu tenho uma frametime e completamente estável, ainda mais que faço lock à framerate, logo nem atinge sempre os 99%.

Já o bottleneck no Cpu, é logo um Stutter Fest. E ainda por cima por norma não há upscaling ou settings gráficos que salvem quando é o Cpu a limitar.

Depende do jogo. E do bootleneck ao CPU.

Mas normalmente é preferível o limite ser o CPU ao GPU desde que o CPU tenha cores suficientes
No entanto o melhor limite é sempre frame limiter ligeiramente abaixo do CPU time e GPU time. E num sistema equilibrado com gráficos optimizados o ideal é que o CPU time seja semelhante ao GPU time para usar o teu hardware o melhor possivel.
 
Última edição:
É para ver que até uma 1070 ti estava limitada, imagino que agora rode suave.
Agora vou começar a pensar no Undervolt mais boost de 200Mhz, já tive a ver uns guias, não me parece complicado. Costumam fazer no Ryzen Master ou diretamente na Bios?

O que ainda não percebi bem foi o link entre a Ram e o Infinity Fabric. Na Bios está em Auto, deixo estar assim?
Em auto, até DDR4 3600 costuma ficar 1:1, confirma pelo CPU-Z, mas eu sempre fixo isso.

Acima de 3600 já é preciso sorte com CPU e colocar o clock do IF e memclk manuais.

O UV + PBO boost faço pela BIOS. Se vai afinar até recomendo ter uma instalação do windows separada para evitar corrupção de dados com os crashes e reboots.
 
Estive a brincar ao undervolting e overclocking com o 5600. Estes foram os meus resultados.

image.png


A opção 4 é a que teve mais performance, mas está fora de questão. A diferença para a opção 3 é quase irrisória e a temperatura aumenta de 75º para 84º.
Estou indeciso entre a opção 3 e a opção 5.
A 5 tem quase a mesma performance do default do Cpu mas 10º mais fresco.
A 3 tem o mesmo consumo e temperatura do default do Cpu, mas com consideravelmente mais performance.
 
Estive a brincar ao undervolting e overclocking com o 5600. Estes foram os meus resultados.

image.png


A opção 4 é a que teve mais performance, mas está fora de questão. A diferença para a opção 3 é quase irrisória e a temperatura aumenta de 75º para 84º.
Estou indeciso entre a opção 3 e a opção 5.
A 5 tem quase a mesma performance do default do Cpu mas 10º mais fresco.
A 3 tem o mesmo consumo e temperatura do default do Cpu, mas com consideravelmente mais performance.

Devias era testar isso em jogo. Por exemplo shadow of tomb raider benchmark cpu game. 84ºC em render não é problema.

Se perdes performance ao reduzir voltagem com os mesmos clocks é mau sinal. Não minimizes voltagens, not worth.
Estabilidade deve ser sempre a primeira prioridade.

Em jogo os clocks devem estar sempre estáveis para frametimes mais estáveis. Pequenas variações por exemplo 4.4-4.5 não são problemáticas, mas variações grandes de clock causadas por power limits ou temp limits = not good.

Em jogos normalmente também ganhas muito mais a dar tune a ram do que oc no cpu. (exceção amd x3d). A maioria desses kits baratos 3200 16-18-18 acho que fazem 3600 16-19-19 com 1.4-1.45v.
https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/oc-guide/DDR4 OC Guide.md
 
Última edição:
Se perdes performance ao reduzir voltagem com os mesmos clocks é mau sinal. Não minimizes voltagens, not worth.
Estabilidade deve ser sempre a primeira prioridade.

Não diminui voltagem, o PBO é que controla isso. O que alterei foi o Curve Optimizer para -20, o que altera a curva e como tal vai usar menos voltagem.

Mas na opção 5, perde performance em relação ao stock porque o clock vai mais baixo. É uma boa opção se for suficiente pois torna o o sistema bem mais fresco e como tal, menos ruido.

Mas vou pela opção 3, 75º em render o que em jogos dará sempre mais fresco, e tenho 200 Mhz a mais em single core e 400 Mhz a mais em multi core.
 
Muito bom! Tá ai o poder do CU e PBO!

Mas podes optar por um PPT intermediário, de 70-75W ai

O CO entretanto não é fácil testar estabilidade. eu uso o core cycle, demanda muito tempo mas ai afinas core por core. E a instabilidade aparece em single thread e não em multi.

No anterior 5600X que tinha, rodava cinebench all core a -30, mas metia o single thread e reiniciava de imediato :D
 
Opção 6: CO -20 apenas, os 200mhz não dão nenhuma vantagem perceptível. Quando tinha um 5600x até fazia -200mhz para ficar igual ao 5600.

Sim precisas de muito mais que 200mhz para notar melhoria em jogos. No meu 13700k de 5.3 para 5.5 é tipo 1% mais rápido em jogos :D
E precisa de muito mais voltagem...

+200mhz em 4.2ghz é capaz de fazer ligeiramente mais diferença, mas o bootleneck nos jogos é quase sempre relacionado com acesso a memória portanto os ganhos também nunca são muitos.
 
Back
Topo