Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

Zen 4 em 2021 só se for paper launch.
Só se for só em Epyc, o que mesmo assim é muito duvidoso que disponibilizem/tenham à venda já em 2021

A cadência de saída dos novos Zen é 1 ano e pouco depois do anterior.


Ryzen Zen 3 deve sair perto do final deste ano, sendo que só os 12 e 16 devem estar disponíveis inicialmente e os restantes 8 e 6 só disponíveis mesmo perto do fim do ano ou só no início de 2021.


Zen 4 se for lançado em 2021 só paper launch, digo eu, apesar da AMD dizer que estão 'on track'.


Pois ainda não vimos a "cor" dos Zen3 quanto mais o Zen4, também acredito só para 2022!
 
Estão a esquecer que a AMD faz "rolling launch" dos Zen?

Logo a janela do zen4 é 2021-2022. Primeiro deve vier os Epyc no final de 2021, seguido do mainstream, depois HEDT e por fim APUs... Tem sido assim desde o zen1...

Já estamos em 2020, faz mais de 1 ano de lançamento do Zen2 e ainda não há APU zen2 para todo mundo...
 
olhando para a imagem diria 2022, não faz grande sentido meterem a data final da linha " um valor acima" ..Os Zen sairam em 2017, por essa logica devia estar lá 2016 e não 2017.

A AMD sempre fez assim este slide. A data é o valor final na linha temporal e o último produto sai antes dessa data (não está em cima da data mas sim um pouco atrás).

Reparem no slide de zen 3:

Mark_Papermaster-Next_Horizon_Gaming-Architecture_06092019-page-003_575px.jpg


E zen3 já foi confirmado que vão sair para desktop clients no final deste ano e não em 2021 ;)
 
A AMD sempre fez assim este slide. A data é o valor final na linha temporal e o último produto sai antes dessa data (não está em cima da data mas sim um pouco atrás).

Reparem no slide de zen 3:

Mark_Papermaster-Next_Horizon_Gaming-Architecture_06092019-page-003_575px.jpg


E zen3 já foi confirmado que vão sair para desktop clients no final deste ano e não em 2021 ;)


Se sair a 31 de dezembro ainda cumprem o que ai está XD , mas não é propaimente lançamento em 2020 ( ou 2021 para o Zen 4) ...
Ainda mais com os atrazos que se falava de DDR5, tenhoo serias dudivas que vejamos Zen 4 no mercado consumindor generalizado ( 6 - 8 core) em 2021..
 
Se sai este ano é 2020 e ponto final lol. Não estou a perceber qual é a discussão xD

A dicussão está aqui , que foi aqui que começou :
Parece que é em 2022 que compro uma máquina nova XD

Sair "paper lunch" ou apenas certos modelos servidor / hhigh end é diferente de haver hardware para comprar para o comum dos mortais comprar e fazer setups..

Es não me interessa um chavo o que diz nos slides, ou se " teoricamente" cumprem ou não, toda a questão foi :> Quando haverá hardware manistream para comprar.
 
Eu referia-me a esta parte [emoji14]

Para mim a novidade não o Zen 4 em geral, é o zen 4 mainstream; essas novidades estarem disponiveis no mercado..

A juntar aos Zen 4 será nova gama da nVidia, nova gama da AMD, devem tambem sair algumas graficas da intel, e se não houver mais atrasos os CPU em 7nm da intel XD
 
Para mim a novidade não o Zen 4 em geral, é o zen 4 mainstream; essas novidades estarem disponiveis no mercado..

A juntar aos Zen 4 será nova gama da nVidia, nova gama da AMD, devem tambem sair algumas graficas da intel, e se não houver mais atrasos os CPU em 7nm da intel XD

Ainda saem primeiro os CPU 5nm da AMD do que os 7nm da Intel (embora muito provavelmente vão ser fisicamente equivalentes). Há algo estranho no fabrico da Intel, não faz sentido nenhum não terem cá fora os 10nm em massa, mesmo sendo equivalentes aos 7nm da TSMC. A Intel era, de longe, a empresa com melhor tecnologia de fabrico de semicondutores...
 
Para mim a novidade não o Zen 4 em geral, é o zen 4 mainstream; essas novidades estarem disponiveis no mercado..

A juntar aos Zen 4 será nova gama da nVidia, nova gama da AMD, devem tambem sair algumas graficas da intel, e se não houver mais atrasos os CPU em 7nm da intel XD
Apresentação de novo socket que provavelmente será a primeira plataforma com DDR5 (e potencialmente PCIe5.0) e sabe-se lá que mais novidades terá não são novidades suficientes para ti? Bolas que és alguém difícil de agradar lol.

É talvez o lançamento mais importante da AMD depois de zen e zen2 e vai definir a plataforma da AMD por algum tempo caso a AMD não se arme em intel com a treta de um socket por "geração".
 
Apresentação de novo socket que provavelmente será a primeira plataforma com DDR5 (e potencialmente PCIe5.0) e sabe-se lá que mais novidades terá não são novidades suficientes para ti? Bolas que és alguém difícil de agradar lol.

De que vale a apresentação se for apenas para theadripper e Romes e não para mainstream ? quando isso chegar a mainstream, ai posso comprar e usar ; que é aquilo que me interessa..

Como o lançamento da Ampere A100.. muitoo giro e tal, mas o pessoal quer essas novidades é no mainstream para usar.. Ver as specs no papel e giro mas não me serve de nada..
 
Estás a assumir que server e hedt vai ser lançado em primeiro lugar sem client desktop. Zen3 vai sair com client desktop no início por isso não percebo porque assumes isso como verdade garantida.
 
Aquele gráfico é "enganador", provavelmente de propósito para não se comprometerem com nada. Não se sabe se o ponto 2022 no gráfico indica inicio de 2022 ou fim de 2022. :)
 
O die do zen2 não anda à volta dos 70mm²? Com o aumento de densidade dos 5nm esse cpu deve ter um aumento considerável no nº de transistores. Espero q se reflita no aumento de desempenho.
 
die do zen2 é 74mm2, portanto um pequeno aumento.

@Nemesis11, aumentar as caches? não me pareça que precise, afinal já terás single CCD de 8C com 32 MB partilhado.
 
O die do zen2 não anda à volta dos 70mm²? Com o aumento de densidade dos 5nm esse cpu deve ter um aumento considerável no nº de transistores. Espero q se reflita no aumento de desempenho.

Por acaso fui ver a comparação de densidade entre os 7 nm da TSMC e os seus 5 nm.

TSMC started its risk production of the 5-nanometer, N5, node in March 2019. The process ramped in April 2020. The N5 process is a full node successor to the company's N7 node, featuring 1.84x improvement in logic density.

https://en.wikichip.org/wiki/5_nm_lithography_process

Ora, numa conta muito por cima, estes 80 mm2 a 5 nm, seria equivalente a +/- 147 mm2 a 7 nm. Aquele valor de 1,84x é capaz de ser o melhor caso e se calhar apenas com SRAM ou algo assim, por isso, isto são contas de "merceeiro". :D
Mas ok, é um valor a rondar o que a AMD tem no "Renoir" a 7 nm.

die do zen2 é 74mm2, portanto um pequeno aumento.

@Nemesis11, aumentar as caches? não me pareça que precise, afinal já terás single CCD de 8C com 32 MB partilhado.

Se mantiverem a estrutura que têm agora e se aumentaram o número de cores num chiplet, é muito provável que também aumentem a L3, pelo menos.

Ainda agora, no mesmo processo de fabrico, num "Tock" da Intel, eles vão reformular completamente as caches do Tiger Lake e a L2 vai ter um aumento de 2,25x e a L3 em 1,5x, em relação ao Ice Lake. O Tiger Lake vai ter uma massivos 1,25 MB de L2 por core.
Por isso, acho que seria perfeitamente normal que a AMD mexesse nas caches ao passar de 7 nm para 5 nm.

Não esquecer que este Zen 4 deve suportar AVX512. Isso vai ocupar área.
 
Back
Topo