AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series) - Diário de bordo

É normal em qualquer Ryzen temperaturas “altas” em idle.

O meu 5800x3D quando ligo o pc fica ali nos 30/40 mas mal abro qualquer coisa passa logo para os 50/60.
 
É normal em qualquer Ryzen temperaturas “altas” em idle.

O meu 5800x3D quando ligo o pc fica ali nos 30/40 mas mal abro qualquer coisa passa logo para os 50/60.
Entretanto descobri que o meu PUMP está a 1300 rpm.
Na app NZXT CAM ele não aparece e não consigo aumentar isso. Provavelmente tambem me vai ajudar a descer um pouco as temps
 
Adquiri recentemente um 5800x3d e também já reparei que é bastante quentinho quando comparado com o meu antigo 5600.

Mantive o cooler, um Arctic 34 eSports (versão 1 fan).

Devo preocupar-me visto as temps rondarem os 80ºC (+-) em load?

Cumps!
 
Sim, o meu 7700X mesmo com UV + power limit tem peaks de 85-90 graus.

Aquece mais a jogar do que rodar um cinebench R23 por exemplo o que faz pleno sentido, uma coisa é consumo de 90w em todos os cores vs 60w em 3-4 cores e há mais calor concentrado.

não há milagres, é um die muito pequeno com um IHS muito espesso.

Limitar o consumo é bem eficaz, perco 500 pontos no r23 (tipo 19500 vs 20000) o que dá menos de 3% e em gaming /single thread é a mesma coisa. Alem de obviamente poupar energia (cerca de 30w à menos), já não vai aos 95 graus que mesmo com U12 chromax atingia.

No 7800X3D ainda é menos justificável, o clock é menor, logo dá para ter mais curva de eficiência e com o boost da 3D cache ainda menos se deve notar UV + power limiter.
 
Última edição:
É um cooler meio fraco, mas dá pro gasto. Pode é limitar o PPT, tipo veja qual o máximo que chega num R23 e tira uns 10w ai e aplicar Curve Optimizer negativo, mas tem que testar bem e requer tempo e paciencia. De lembrar que tem que testar single thread, recomenda-se core cycle e rodar ele quer com prime95, quer y-cruncher. Teste full load all core não pega CO instavel. Rodar alguns jogos sensíveis ajuda... Mas CO em ZEN4 é mais difícil que no zen3.

mas 80 graus em load é de boas.
 
Última edição:
Entretanto descobri que o meu PUMP está a 1300 rpm.
Na app NZXT CAM ele não aparece e não consigo aumentar isso. Provavelmente tambem me vai ajudar a descer um pouco as temps
Dito e feito. Contactei a amazon e ja me tinha enviado um novo.
Já fiz a troca e já testei - Este novo pump já aparece na app da NZXT e já o consegui fazer rodar a 2800rpm

Idle agora nos 43 graus e em full load vai aos 85 +-, com CO -30

Estou satisfeito para já. Não sei se lhe faça PPT... é a primeira vez que estou a mexer nestas coisas. Sinto que só aprendo se mexer, mas tambem estou satisfeito, mais vale estar quieto
 
Pessoal, precisava da vossa ajuda. Comprei um ryzen 7700x e 32gb ddr5 6000mhz cl36 usadas a uma pessoa a bom preço só que as memórias são xmp e não expo. São umas Corsair vengance com a referência CMH32GX5M2D6000C36 e a board será uma msi pro b650-p wifi que ainda estou a aguardar que chegue.

Acham que terei problemas em selecionar o perfil xmp na bios e se isso acontecer, posso introduzir os timings manualmente da versão expo?

Obrigado pela ajuda, ainda estou verde nestes novos ryzen 7000 e ddr5 😁
 
Adquiri recentemente um 7800x3d +strix B650E-E + gskill 6000cl30 que constam no qvl da board e tenho o seguinte problema..

Ao usar as memórias em expo I, a gráfica por vezes ficar presa a pcie 1.1 ou por vezes a 3.0...

Já instalei várias bios e o problema persiste...

A malta que confirme com o cpuz se ficam presos exporadicamente ao pcie1.1 quando fazem reboots ou cold starts, pois parece um problema já bastante comum, pelo que vejo pela Internet

Opiniões?
 
Última edição:
Pessoal, precisava da vossa ajuda. Comprei um ryzen 7700x e 32gb ddr5 6000mhz cl36 usadas a uma pessoa a bom preço só que as memórias são xmp e não expo. São umas Corsair vengance com a referência CMH32GX5M2D6000C36 e a board será uma msi pro b650-p wifi que ainda estou a aguardar que chegue.

Acham que terei problemas em selecionar o perfil xmp na bios e se isso acontecer, posso introduzir os timings manualmente da versão expo?

Obrigado pela ajuda, ainda estou verde nestes novos ryzen 7000 e ddr5 😁

Por norma, consegues carregar os profiles de XMP como EXPO sem problema.

Adquiri recentemente um 7800x3d +strix B650E-E + gskill 6000cl30 que constam no qvl da board e tenho o seguinte problema..

Ao usar as memórias em expo I, a gráfica por vezes ficar presa a pcie 1.1 ou por vezes a 3.0...

Já instalei várias bios e o problema persiste...

A malta que confirme com o cpuz se ficam presos exporadicamente ao pcie1.1 quando fazem reboots ou cold starts, pois parece um problema já bastante comum, pelo que vejo pela Internet

Opiniões?

Alguma razão para usares o EXPO 1? O profile EXPO 1 introduz alterações feitas pela ASUS, apenas no EXPO 2 se baseia no profile das memórias.
 
Back
Topo