AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Estas bios da amd sao um bocado marteladas verdade seja dita.
Deve ser um sintoma de tentarem suportar tantos CPU's numa única socket.
Agora a próxima bios vai ser para dar suporte a A320, b450 non max e X470 aos novos skus da amd. Agesa 1.2.0.7 que deve sair ainda este mês.
 
Venho aqui partilhar que acho ser indispensável para otimizar zen 3.

É um tool que permite mudar o CO sem sair do windows, o mesmo é verdade para limites de PPT, EDC e TDC.
Ou seja, dá para testar qq numero sem ter que estar a fazer restarts, dá para mudar o valor em tempo real e testar dito valor. Escusado é dizer que isto é um grande time saver e funciona muito bem.
Foi desta maneira que consegui otimizar o meu CPU, como podem ver no cpuz na assinatura estou muito acima da media dos 5600x e tenho que agradecer a esta tool.

Agora, eu fiz download disto num fórum internacional, acho que há um link do gihub mas as minhas skills do google deve estar enferrujadas porque não encontro o link, portanto aqui fica o link no mediafire para partilhar com a zwame:
https://www.mediafire.com/file/ehpgexwmw4cmckx/PBO.7z/file

Em conclusão, para quem quer otimizar o CO isto é muito bom e para quem quer otimizar os limites de ppt, edc e tdc isto também é indispensável.

xJH5wLJ.png
Gibkkft.png


E depois para testar estabilidade do CO corecycler continua a ser rei.
 
É algo que tenho que testar, faz sentido que ao descer a boost override a curva possa ser um bocado mais agressiva.
Realisticamente preferia 4800 estáveis com uma CO mais agressiva que 4850 que muitas vezes não é atingido. De qualquer maneira, neste momento em jogos cpu bound estou sempre entre os 4750/4800 dado que não passe dos 70c, ainda mais constante pelos 60c que para o artic duo é trabalho fácil em single core.
Às vezes vejo os 4850 mas é mais em loadings screens e cenários desses.

A minha curva atualmente é essa que está no pbotuner acima, cada valor exprimido ao máximo, -1 em qualquer core e o corecycler deixa de ser estável.
Em seguida vou ver se consigo ajustar a offset voltage com um valor pequeno negativo para ver ser consigo temps ainda melhores e dessa maneira boost ainda mais constante. Mas duvido que vá estar estável dado que a curva já está mesmo no limite, é algo que ainda não tive paciência para testar.
 
sinceramente depois de vários testes a minha experiencia é que é melhor CO o mais agressivo possível e PBO desligado...
era muito bonito estar a jogar ve o CPU durante meio segundo atingir 5.1GHz e ter mais 2 ou 3 pontos no cpuz single score... mas na pratica os jogos ficam com um feel bem melhor sem PBO....muito menos propensos inclusive a ter stutter apesar de ter passado varias horas de stress test nas mais variadas aplicações inclusive no core cycler...

quem tiver o forza horizon pode inclusive testar o benchmark com ou sem PBO e ver a diferença na contagem de stutters...no meu caso passei de 7/8 para 0/1.... noutros jogos notei a diferença mesmo sem nenhum programa de bench me dizer...especialmente em jogos que usem o Unreal Engine como o caso do outriders
 
Lá está, a temperatura é tudo nos zen3, um co mais agressivo sem Boost override permitirá que os clocks se mantenham numa dada frequência mais consistentemente, pois a temperatura será menor.

Do tipo, um zen3 com 4.5ghz <60C será mais smooth que um zen3 a 4.9 mas a variar threads entre cores para não aquecer tanto e se passar os 60C, a baixar clocks para manter temperaturas, pode de facto proporcionar mais solavancos na estrada dos fps...
 
sinceramente depois de vários testes a minha experiencia é que é melhor CO o mais agressivo possível e PBO desligado...
era muito bonito estar a jogar ve o CPU durante meio segundo atingir 5.1GHz e ter mais 2 ou 3 pontos no cpuz single score... mas na pratica os jogos ficam com um feel bem melhor sem PBO....muito menos propensos inclusive a ter stutter apesar de ter passado varias horas de stress test nas mais variadas aplicações inclusive no core cycler...

quem tiver o forza horizon pode inclusive testar o benchmark com ou sem PBO e ver a diferença na contagem de stutters...no meu caso passei de 7/8 para 0/1.... noutros jogos notei a diferença mesmo sem nenhum programa de bench me dizer...especialmente em jogos que usem o Unreal Engine como o caso do outriders
Por norma se estas com problemas de frametimes algo no teu sistema esta a fazer algum tipo de bootlneck, pode passar pelas rams também, ou tambem podes ter problemas de aquecimento, ou mesmo uma bios que nao esta a funcionar como deve ser se nao testaste muitas, muitas agesas que andam para ai estao mt marteladas.
O PBO estar ligado vai-te dar sempre o máximo performance possível, a frequência mudar 50mhz/100mhz nao vai dar "stutter" como lhe chamas.
Aliás, podes testar isso em qualquer jogo se estiveres a ver os teus 0.1% que é o valor que tens que analisar, se realmente tens 0.1% piores com PBO ligado tens uma anomalia qq no sistema.
Em conclusão, pbo ligado produz melhores 0.1% e 1% o que faz sentido dado que o CPU está sempre a trabalhar com maior frequência em jogos cpu bound, desse modo reduz o bootlneck, o que produz 1% e 0.1% melhores.
E depois PBO também ajuda em multi core significativamente.
Agora, se queres mesmo frametimes perfeitas larga PBO e core boost e vai logo para all core OC, não tens melhor resultado que isso se realmente queres as frametimes mais perfeitas mas a meu ver em zen 3 isso não é necessário dado que a diferença é tão mínima. Porque tu mesmo com core boost sem PBO como usas, a frequência vai flutar para o boost clock normal muitas vezes.
 
sinceramente depois de vários testes a minha experiencia é que é melhor CO o mais agressivo possível e PBO desligado...
era muito bonito estar a jogar ve o CPU durante meio segundo atingir 5.1GHz e ter mais 2 ou 3 pontos no cpuz single score... mas na pratica os jogos ficam com um feel bem melhor sem PBO....muito menos propensos inclusive a ter stutter apesar de ter passado varias horas de stress test nas mais variadas aplicações inclusive no core cycler...

quem tiver o forza horizon pode inclusive testar o benchmark com ou sem PBO e ver a diferença na contagem de stutters...no meu caso passei de 7/8 para 0/1.... noutros jogos notei a diferença mesmo sem nenhum programa de bench me dizer...especialmente em jogos que usem o Unreal Engine como o caso do outriders
Com 5800X acho que nem precisa usar PBO override, ele faz 4,8 de origem. É limitar power e CO melhor que puder
 
Eu no meu 5900 com CO jogo quase sempre a 4850/4900 de vez em quando la dexe para 4750...e em alguns casos ainda fica colado uns segundos nos 4950 mas por norma anda nos 4850/4950... com pbo tinha picos de 1 segundo em que atingia 5100...mas nem um segundo aguentava la... e se fosse preciso caia logo para os 4700 logo de seguida...
na maioria dos jogos raramente passa dos 60C... em alguns chega aos 70 e pouco mas so por breves instantes...raramente passa dai....

por acaso ate sou fã de OC all core...tinha o meu antigo 3700x a rodar a 4450 o CCX1 e 4375 no CCX2...

o Problema é que quando tentei fazer OC All core no 5900x ele fica a gastar demasiados watts em idle... e como tenho o pc ligado 24h por dia pois, quando não jogo tenho isto a minerar...aqueles watts a mais em idle fazem diferença
 
Eu tenho o meu 5800X com os limites do PBO disabled e -30 em todos os cores, mas queria optimizar isto. Mesmo com um H150i da Corsair o CPU é quentinho.
De modo a optimizar o CO os melhores cores devem ficar mais perto o 0 certo? ou é o contrário?
 
@s0ldier Não sei se nesse caso não seria melhor um voltage offset negativo, voltagens fixas e o mais baixas possível para soc, vddp etc, desde que as temperaturas estejam baixas e o CPU estável.
 
O CPU está estável, consigo correr qualquer teste sem problemas e os -30 é o offset a negativo no curve optimizer, mas queria perceber se estou certo no meu pensamento ou não, porque já vi coisas contraditórias.
 
se não queres usar o PBO e o teu cpu esta estável a -30 esse é o melhor setting que podes ter...
No caso de quereres usar o PBO ao mesmo tempo que o CO é que terás que levantar os valores em alguns cores, especialmente nos Prefered Cores...
 
Sim a minha ideia é usar o curve optimizer com o PBO.

Faz sentido mexer em mais algum setting para além do offset dos cores?

Na BIOS fiz supostamente um offset positivo de +20 o que se traduz em 0.2GHz segundo a app da Adrenalin (drivers GPU). Em certas situações já vi o CPU a dar boost a 5.06GHz, mais coisa menos coisa. Noutro sistema que tenho com um 5600X e uma MSI B550 consigo aumentar esse offset para um valor mais alto que na minha Asus, infelizmente só tenho o stock cooler do 5600X então não posso brincar muito.
 
o Problema é que quando tentei fazer OC All core no 5900x ele fica a gastar demasiados watts em idle... e como tenho o pc ligado 24h por dia pois, quando não jogo tenho isto a minerar...aqueles watts a mais em idle fazem diferença


Há uma opção na bios para mitigar isso. Chama-se "AMD Overclocking", em vez de usares modo override normal usas esse modo.
Vai usar a override voltage de qualquer maneira mas a voltagem vai descer quando o CPU estiver em idle, ou seja, o comportamento térmico dele vai ser igual mesmo com all core OC.
Agora, eu não sei se esta opção estão disponível em todas as boards mas é uma boa feature que ja usei em zen2 no meu all core OC.
Em zen 3 não vejo necessidade, mas consigo [email protected] estável em prime small ffts avx on com essa mesma opção e o consumo em idle anda por volta dos 18 watts.

Depois o que o @Luka_ referiu, se queres o máximo de perfomance possível, tanto em all core OC, como PBO tens que ajustar as tuas voltagens todas manualmente, iod, ccd e vdddp e claro a vsoc voltage, só dessa maneira se consegue maximizar o potencial do chip.
 
sim essa opção esta disponível mas apenas se fizer OC igual nos 2 CCX... o meu problema é que o meu CCX1 faz 4750, enquanto o CCX2 o maximo que consigo é 4600... ou seja para mexer na voltagem usando o override ficaria limitado a velocidade do pior CCX...
 
Yap, é por isso que não sou muito fa de 2x CCX, no meu antigo 3600 tinha que fazer compromissos dado que era 2ccx.
O 5600x com single ccx é bem mais robusto na minha experiencia, quer em capacidade de OC, como em latência do sistema. O que mais me surpreendeu foi mesmo a latência, muito melhor no aida e o latencymoon pinta uma foto quase perfeita, sem nunca passar 50ns mesmo a jogar com medias abaixo de 1ns, uma grande melhoria face aos mais de 200/300 que via com o antigo 3600 com 2 ccx e tentei de tudo para baixar isso mas penso que é mesmo limitação de dual ccx em zen2.. E não é algo que possa realmente ser sentido na grande parte dos casos (albeit, com picos suficientemente grandes começa a haver cortes no som etc).
 
Última edição:
Ahah isso da latência é verdade... Por mais makumbas k faça não consigo baixar dos 65ns.... Mas já vi alguem conseguir 57ns usando bdie c timings 14-14-14-28 a 3600....num 5900x
Mas isso s timings sobrenaturais para a minha RAM [emoji23][emoji23]
 
Back
Topo