AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

Devo ser muito nabo, não conseguir que nenhuns valores do DRAM calculator funcionassem. Fossem com o relatório importado do THIPHOON ou não.

Nem os 3200CL14 que me levou a acreditar ser possível, nem os 3600Cl16 que me indica.

Passado 10m a testar e tentar (irei imensas fotos a diferentes configurações do DRAM CLC. Em safe e em fast, 3200 e 3600.) optei por voltar aos 3200CL16 stock :D

Devo estar a fazer algo errado, ou isso ou tenho umas B-die bem rafeiras :P
 
Devo ser muito nabo, não conseguir que nenhuns valores do DRAM calculator funcionassem. Fossem com o relatório importado do THIPHOON ou não.

Nem os 3200CL14 que me levou a acreditar ser possível, nem os 3600Cl16 que me indica.

Passado 10m a testar e tentar (irei imensas fotos a diferentes configurações do DRAM CLC. Em safe e em fast, 3200 e 3600.) optei por voltar aos 3200CL16 stock :D

Devo estar a fazer algo errado, ou isso ou tenho umas B-die bem rafeiras :P
Já tentaste meter os valores manualmente?
Eu tenho umas "velhinhas" Gskill que já passaram por vários sistemas 3600mhz 17-18-18 1.35v e fazem sem qualquer problema 3800 16-16-16 com 1.36v
 
Epa, meti os valores todos manuais. Não sei se devo meter tudo ou só os gerais, mas meti tudo practicamente :/

edit: e andei a perder mais meia hora.. Tenho que estar a fazer algo errado, é incrível..

E tentei com cpu com OC, e tentem com o cpu em stock, e a 3200 com os timings mais apertados cl14 sugeridos, e os 3600 com cl16 sugeridos.. E tentei a mudar os parâmetros todos... E tentei só a mudar os timings principais...
E a dar sempre um pouco mais de voltagem que a sugerida..

Nada... assim que subo a frequência das memórias ou baixo timmings, fica em loop até voltar à bios para trocar para como estava.
 
Última edição:
Serei só eu, que para brincar aos Overclocks, estaria com o coração nas mãos com coolers de 20€? :D Ainda que a temp de 70 não seja nada de extraordinário, secalhar um cooler melhorzinho dava mais saúde ao bixo.


Os processadores STOCK (sem OC) com cooler OEM ultrapassam significativamente os 70º. Agora, com OC, consigo cerca de 70 em prime 95... Porque haveria de precisar de mais cooling?

Para além disso, estamos a falar de um processador que custou 100€, gastar 50€ num cooler para um oc básico com incremento de pouco mais de 0,1v parece-me desperdício de dinheiro.


Devo ser muito nabo, não conseguir que nenhuns valores do DRAM calculator funcionassem. Fossem com o relatório importado do THIPHOON ou não.

Nem os 3200CL14 que me levou a acreditar ser possível, nem os 3600Cl16 que me indica.

Passado 10m a testar e tentar (irei imensas fotos a diferentes configurações do DRAM CLC. Em safe e em fast, 3200 e 3600.) optei por voltar aos 3200CL16 stock :D

Devo estar a fazer algo errado, ou isso ou tenho umas B-die bem rafeiras :P


Também não consigo mas admito que não perdi grande tempo com isso.
Aliás, o PC nem faz post com as definições do dram calculator, tendo que fazer clean CMOS de cada vez que tentei.
 
Os processadores STOCK (sem OC) com cooler OEM ultrapassam significativamente os 70º. Agora, com OC, consigo cerca de 70 em prime 95... Porque haveria de precisar de mais cooling?

Para além disso, estamos a falar de um processador que custou 100€, gastar 50€ num cooler para um oc básico com incremento de pouco mais de 0,1v parece-me desperdício de dinheiro.

Sim, verdade seja dita, os 4 cores do 3100 devem aquecer "um bocadinho" menos que os 16 do 3950X que com um AIO de 240 e ventoinhas em barda no prime 95 vai aos 95º up... :|




Também não consigo mas admito que não perdi grande tempo com isso.
Aliás, o PC nem faz post com as definições do dram calculator, tendo que fazer clean CMOS de cada vez que tentei.

Exacto, não consigo que funcionem quaisquer definições do DRAm Calc. O que me vale é que a board faz reboot 3x, e faz um clear cmos automático quando o problema é a ram. Senão tinha que andar a tirar a pilha cada vez que aparvalhava. (mas isto só porque estou com uma zotac 1070 pequenina, com a 970 tinha que tirar a gráfica cada vez que queria chegar à Pilha).
 
O ryzen 3 1200 (sim não é zen 2 infelizmente) que aqui tenho tb andava a crashar , pensava que era do overclock mas não ou era do XMP ou do dram calculador que tb usei, ainda vou experimentar XMP só
 
Exacto, não consigo que funcionem quaisquer definições do DRAm Calc. O que me vale é que a board faz reboot 3x, e faz um clear cmos automático quando o problema é a ram. Senão tinha que andar a tirar a pilha cada vez que aparvalhava. (mas isto só porque estou com uma zotac 1070 pequenina, com a 970 tinha que tirar a gráfica cada vez que queria chegar à Pilha).


Ya, a minha B550i também da reset quando falha o OC da ram, ao menos nao perde os settings quando entra na bios denovo para ajustar.
 
Pois, quando comprei a board comprei um pouco pelo que li sobre a mesma, e não tinha qualquer intenção de fazer grandes overclocks. Que ingénuo :D
 
Que valores colocaste na BIOS.
ProcODT, GDM, RTTs, CadBus, etc...





Corri tudo. Experimentei tanto em manual, como a correr o thiphoon e a guardar o XMP.

Ficava bem contente com os 3600 cl 16, mas em não conseguindo, os 3200cl14 também me tinham parecido muito apetitosos hahaha
 
@M4N!4K

Mete o ProctODT a 53.3 omh
No cadBud mete 20-24-24-24
RRTNOM e RTTWR em off e RRTPark em RZQ/5
Liga o Gear Don Mode
Desliga Power Down
Mete a memória a 1.4v, mais tarde tentas baixar.
SoC voltage, mete a 1.1, depois tentas baixar.
CLDO mete a 0.900
VDDP 900mV
VDDG IOD 950
VDDG CCD 1000

De preferência, mete um valor de cada vez e testa.
 
@M4N!4K

Mete o ProctODT a 53.3 omh
No cadBud mete 20-24-24-24
RRTNOM e RTTWR em off e RRTPark em RZQ/5
Liga o Gear Don Mode
Desliga Power Down
Mete a memória a 1.4v, mais tarde tentas baixar.
SoC voltage, mete a 1.1, depois tentas baixar.
CLDO mete a 0.900
VDDP 900mV
VDDG IOD 950
VDDG CCD 1000

De preferência, mete um valor de cada vez e testa.
Em qual das configs? Na primeira? os 3200cl14 mais conservadores? :D

Thanks :D
 
Bem, escusado será dizer que andei aqui às voltas, e nada.

Eventualmente coloquei tudo em automático, voltagem 1.4, SoC 1.1, e fui testar só a frequência. Consegui chegar a 3330Mhz. Chegou a dar boot a 3400 a 1.5, mas achei demasiado e voltei a descer.

Mas quando tentei apertar os timings, começou a patinar.

Fiz o contrário então, volto aos 3200, e vejo o que consigo com 1.35v. Bem, consegui passar de 16-18-18-18-36 para 15-17-17-17-34.

Não é porra nenhuma, mas é melhor que nada, assim que metia cl14, mesmo aumentando voltagem, ao reiniciar nem fazia post. E obrigava a fazer clear cmos tirando a pilha... andei ali umas 3 ou 4x a testar, até que me fartei.

Bem, passei de Cl16 para Cl15, melhor que nada hahahah

Tenho muito que estudar relativamente às memórias.
 
@M4N!4K
Dos settings que meteste, notaste que algum teve melhor efeito. Ou pior?
Estás a aumentar o Infinity fabric ao mesmo tempo que as memórias?

Já agora, usa isto para tirar uns screenshots de como tens as memórias:
https://zentimings.protonrom.com
-------------
Podes experimentar umas coisas separadas.
Coloca o trfc a 600 e vê até onde as memórias vão.

Também podes experimentar colocar o ProcODT a 40 ohm
 
Neste momento meti stock, pois estive a fazer um pass mark, e mesmo os cl16 17 17 17 34 tinha piores resultados que os cl16 18 18 18 36.



O facto de volta e meia, e por vezes 2 ou 3x seguidas por não atinar com as configs, ter que fazer um clear cmos a tirar a pilha, desmotiva um bocado e como tal para já vou deixar sossegado que saturei hahaha (dá-me uns minutos que passa).

Soubesse o que sei hoje, e não tinha comprado a ws x570 ace pro. "Ah, porque não vou fazer OC, quero algo estável, bom, e coise". Idiota :D Se fosse hoje, obrigatoriamente compraria uma board com botão externo de clear cmos.

Tenho obrigatoriamente que estudar um pouco sobre memórias antes de tentar outravez. Como me parece os ganhos serem algo muito irrisórios, não sei até que ponto me compensa o tempo de andar aqui a esmiuçar a coisa :/
 
eu tb tou aqui cheio de problemas para usar o "Safe" do DRam Calculator na minha X570 Tomahawk e G.SKill Trident Z Neo 32GB DDR4 DDR4-3600 CL16 (F4-3600C16D-32GTZNC)

timings.png



ja fiz Clear Mos 3 ou 4 vezes com esta brincadeira.. sempre que mexo nas memorias , mesmo com td em default


n sei se sera algum valor errado que meti do tRFC e tRFC alt

na minha bord da msi parace que tinha mais parametros relacionados com o tRFC do que aparece ai
 
Back
Topo