AMD: Quad Core em 2006

Não estava á espera de quadcores já para este ano. Mas até é bom, pode ser que os CPUs consigam acompanhar melhor as graficas actuais nos jogos.
Pareçe-me que isto é um golpe no PPU da Ageya. Mesmo sendo o PPU um chip especifico para calculos de fisica, num quadcore basta por um (ou dois....) dos cores a fazer apenas os calculos de fisica que já deve andar perto do PPU.
Com isto é que as software houses ficam incentivadas a criar o codigo optimizado para usar varios calculos paralelos.
 
Diz-se, embora info vinda da Ageya possa ser duvidosa, que enquanto que um CPU consegue processar alguma centenas de objectos no máximo, a PPU especifica pode chegar aos 40.000. Os valores podem estar adulterados à força toda, mas mesmo sendo optimistas dá para perceber que nem 4 CPU's genéricos conseguem ter o potencial de uma PPU.

O que isto pode ajudar, isso sim, é na proliferação da API da Ageya (que é o que lhes interessa mais numa primeira fase) ou semelhantes e com isto vermos funções como a fisica e a AI distribuidas pelos cores, mas o caminho a percorrer ainda é longo e primeiro é preciso que o Dual Core se torne mainstream antes de sequer se começar a pensar no Quad.

Outra coisa, pelo que percebi, o Socket F vai ser só mesmo para o ambiente de servidores. Ficou a ideia de que será exclusivo só para isso e o AM2 para o desktop. A ideia que fica no ar é que possivelmente no futuro, a AMD pode crer evoluir todos os sockets para LGA dadas as vantagens que isto traz na fiabilidade do sinal, mas já sabemos que os sockets não são eternos e que alguma vez o AM2 virá a ser substituido, mas penso que não será assim tão cedo.
 
Última edição:
Mas á maior parte dos jogadores não interessa nada pagar 200 ou 300 euros apenas para ter uns efeitos de fisica mais reais. Muitos não tem orçamento e a maior parte dos restantes prefere investir numa grafica mais potente ou mais ram, etc......
Acho que o processamento da fisica nos jogos é preferivél que seja feito pelo CPU ou até pelo GPU que andar a comprar mais uma peça de hardware.
 
Winjer disse:
Mas á maior parte dos jogadores não interessa nada pagar 200 ou 300 euros apenas para ter uns efeitos de fisica mais reais. Muitos não tem orçamento e a maior parte dos restantes prefere investir numa grafica mais potente ou mais ram, etc......
Acho que o processamento da fisica nos jogos é preferivél que seja feito pelo CPU ou até pelo GPU que andar a comprar mais uma peça de hardware.

Sim, isso é verdade, mas o price premium dos CPU's DC ainda se nota e desconfio que assim vai ser por mais algum tempo. Uma PPU dedicada oferece um enorme potencial à jogabilidade. Pode ser que se venha a tê-las incluidas noutras placas (gráficas ou boards).

A curiosidade subsiste nas capacidades da API, que performance será capaz de extrair de um multi-purpose CPU.

Agora pergunto eu: Será que a paralelização prevista no suporte do DX10 abre possibilidades de aproveitar os GPU's e atribuir-lhes funções de PPU, ao mesmo tempo que faz o que lhe compete?
 
Koncaman disse:
acho que elas até estão à disposição de quem as quizer...
mas que passaram do papel é certo.

Esta não é de papel...:
W020051103549756738484.jpg


Eles só estão à espera de conteúdos para começar a fabricar, já têm os cores fabricados, só os PCB's aínda não foram terminados, para jogar com a flutuação dos preços da RAM e conseguir um bom preço pelo lote na altura certa.

Edit, para saberem mais sobre a Ageia, nada como visitar as suas instalações:
http://www.gdhardware.com/hardware/ppu/ageia/dec04/001.htm
 
God_Lx disse:
Mas a PPU em termos de hardware chegou mesmo a existir ? Pensei k n tinha passado do papel...

è esperado que saia ainda na primeira metade deste ano. O seu lançamento foi adiado por falta de jogos que usem o PPU. Mas alguns jogos já vão suportar, entre eles o UT2007.

Tens aqui um artigo sobre o PPU da Ageia na CES deste ano.
 
Ok, passou de papel, simplesmente n chegou às lojas... Entre uma e outra venha o diabo e escolha heh... Eu na altura axei k era uma excelente ideia, mas como nunca mais vi isso pensei k tinha ido pelo cano abaixo...
 
também, eu olho para os numeros dessas PPU's e parece-me que realmente se trata de matar uma mosca com um canhão.
não seí ate que ponto, tanto poder de calculo poderá ser usado pelos jogos, ou outro tipo de software que possa dar utilidade a isso...
sendo que um core para estas tarefas fosse mais que adequado ao trabalho em questão.
isto faz querer que quem comprar uma Ageia, não terá que fazer upgrades a esse componente nos proximos anos... mas, sabendo como a industria trabalha, e olhando especialmente para os desenvolvimentos nas placas graficas, um gajo pensa logo duas vezes.

mas isso ja foi discutido por aí, não vale a pena ir pelo offtopic.
 
blastarr disse:
Não gozes, que uma das provisões do DirectX 10 é mesmo o particionamento dos pipelines das gráficas compatíveis com essa API, pelo que ter mais do que uma aplicação 3D aberta ao mesmo tempo é perfeitamente plausível por alturas do lançamento destes Quad-Core + GPU's DX10...

Não tava a gozar, achei foi piada ao exemplo, porque ninguem faria aquilo. Não deixaria de ser uma experiencia interessante. O facto de se poder ter mais do que uma aplicação 3D em simultaneo é mais do que benéfica, mas não quer dizer que sejam jogos. :P
 
God_Lx disse:
Mas a PPU em termos de hardware chegou mesmo a existir ? Pensei k n tinha passado do papel...
Tens aqui uma da Asus:
board_small.jpg


Penso é que ainda não passaram à produção em massa. Falta haver uma base já instalada, como os jogos que suportem a API e numa fase adiantada que fosse incluida num DirectX, por exemplo.
 
Será que sou o único que viu que o 3Dmark 2006 tem suporte ao PPU da ageia :D

O 3Dmark foi e sempre será um "preview" do que está a vir ;)
 
destr0yer disse:
Não percebi!! SDK?!?! E como assim que o PPU da ageia não é suportada?

Software Development Kit, é a API para a qual vendem licenças, como à Sony, MS, etc.
Acho que é por isso que o multi-core faz tanta diferença nos scores do 3DMark'06.
 
O Socket F é para substituir o 940.
Os primeiros dual core também foram demonstrados em servidores.

É mais que claro que também vai haver quad cores no socket M2.
Já agora, pelos leaks, também parece claro que vai haver Semprons M2 no lançamento.

P.S. - Por curiosidade, no roadmap da Msi aparece um ***** nVidia MCP55 para este socket F, a suportar DDR2 533/667/800 e no cpu tem "Socket F Santa Rosa dual core".
Também está uma Serverworks (Msi MS-9185) dual processor com 16 slots DDR2, também a suportar 533/667/800.
 
Última edição:
Back
Topo