Altice International Backbone (CPRM) - Rotas/Pings, etc

Também levo sempre com F por Wifi (+500ms em upload), nunca testei por cabo.
Então possivelmente é uma cena normal e vale o que vale...
Estava a ver se com um ASUS RT-AC 87 U com firmware Merlin, ligado em Bridge ao Fibergateway da MEO, conseguia resolver, através de QoS o problema de bufferbloat.
Não sei se será isso que me possa estar a afetar tremendamente a jogabilidade no que toca a Spike lags, perda de pacotes travamentos, etc...
 
Então possivelmente é uma cena normal e vale o que vale...
Estava a ver se com um ASUS RT-AC 87 U com firmware Merlin, ligado em Bridge ao Fibergateway da MEO, conseguia resolver, através de QoS o problema de bufferbloat.
Não sei se será isso que me possa estar a afetar tremendamente a jogabilidade no que toca a Spike lags, perda de pacotes travamentos, etc...

O qos da asus é lixo. A implementação de cake é decente no merlin, mas limita a ~300mbps/depende do cpu.
A MEO já resolveu o problema de bufferbloat no upload e com 500+mbps download não vejo razão para usar qos.
 
Em que versão? FGW6? no meu (original) tem esse problema.

ax86s ligado direto ao ont. Mas é igual indecentemente do router.
Tem sempre ping spikes se saturar o download/upload, mas não é horrível como antes no upload. Teste do waveform dá A sem QOS.

Edit: É possivel ter cake sqm até 2gbps com apenas um asus tuf ax6000 e openwrt. E provavelmente outros modelos com o mesmo chip da QUALCOMM 2ghz.

Routers da asus com firmware oficial = trash qos, é quase pior que no qos. Com firmware merlin tem uma implementação cake sqm +- decente, mas também não é grande coisa. Fica limitado a ~300mbps.
 
Última edição:
No meu caso, saturando a ligação em concreto (não o download/upload do serviço fixo) o ping dispara completamente tanto em download como em, ainda mais, upload.
 
No meu caso, saturando a ligação em concreto (não o download/upload do serviço fixo) o ping dispara completamente tanto em download como em, ainda mais, upload.

Se for por wifi é normal... Podes ter o melhor sqm, wifi bufferbloat é outra coisa.

A única solução é não saturar o link de wifi e garantir que não há redes nos memos canais com muito tráfico. Ter pontos de acesso melhores ajuda também. Eu estou satisfeito com o hardware da broadcom em termos de wifi, dai ter o ax86s.
O FGW é HORRIVEL nesse aspecto, não tens controlo nenhum nos settings do wifi e muita latência.


Low latency wifi:
- O mínimo de APs necessário para ter bom SNR.
- Os APs têm de estar em canais diferentes.
- Ethernet para todos os AP, mesh wifi é HORRIVEL.
- Evitar ter clientes antigos ou com mau SNR a usar largura de banda.
- Desligar smartconnects e escolher canal fixo sempre.
 
Última edição:
Se for por wifi é normal... Podes ter o melhor sqm, wifi bufferbloat é outra coisa.

A única solução é não saturar o link de wifi e garantir que não há redes nos memos canais com muito tráfico. Ter pontos de acesso melhores ajuda também. Eu estou satisfeito com o hardware da broadcom em termos de wifi, dai ter o ax86s.
O FGW é HORRIVEL nesse aspecto, não tens controlo nenhum nos settings do wifi e muita latência.


Low latency wifi:
- O mínimo de APs necessário para ter bom SNR.
- Os APs têm de estar em canais diferentes.
- Ethernet para todos os AP, mesh wifi é HORRIVEL.
- Evitar ter clientes antigos ou com mau SNR a usar largura de banda.
- Desligar smartconnects e escolher canal fixo sempre.
No meu caso é possível que não seja esse o problema, uma vez que não estando a utilizar a internet para mais nada, só apenas jogando FIFA tenho sempre inúmeras quebras de ligação, perda de pacotes, pings a subirem a +2000ms, travamentos, disconects, mesmo ligado por cabo.
Tenho de ter algum congestionamento na minha rede que não consigo desvendar nem o apoio ou técnicos que já cá vieram conseguem resolver.

É muito frustrante.
 
No meu caso é possível que não seja esse o problema, uma vez que não estando a utilizar a internet para mais nada, só apenas jogando FIFA tenho sempre inúmeras quebras de ligação, perda de pacotes, pings a subirem a +2000ms, travamentos, disconects, mesmo ligado por cabo.
Tenho de ter algum congestionamento na minha rede que não consigo desvendar nem o apoio ou técnicos que já cá vieram conseguem resolver.

É muito frustrante.

Quase aposto que é o router. Também tive o FGW5 durante poucas semanas até me trocarem por ont e tinha altos picos, especialmente com voip ou torrents. Bastava uma chamada voip para o telefone ligado ao router, sem mais nada a usar internet, picos de latência absurdos.
Mas pensei que já tivessem resolvido, pelos visto não...
 
Quase aposto que é o router. Também tive o FGW5 durante poucas semanas até me trocarem por ont e tinha altos picos, especialmente com voip ou torrents. Bastava uma chamada voip para o telefone ligado ao router, sem mais nada a usar internet, picos de latência absurdos.
Mas pensei que já tivessem resolvido, pelos visto não...
Já me substituíram o router umas 3 vezes.
Antes aqueles Tecnicolor brancos e já dois FGW5, o problema persiste.

Ligando um outro router em bridge não deveria resolver o problema?
 
Já me substituíram o router umas 3 vezes.
Antes aqueles Tecnicolor brancos e já dois FGW5, o problema persiste.

Ligando um outro router em bridge não deveria resolver o problema?

O problema não deve ser do router então. Experimenta ligar o pc diretamente em bridge. Pode ser o teu pc até.
Se o cpu for muito lento/antigo com o load do jogo e o cpu no limite... Ou até adaptor de rede com problemas.

Mas isso é fácil de testar.
 
O problema não deve ser do router então. Experimenta ligar o pc diretamente em bridge.
Neste caso é uma Ps5, já tentei mas é igual.

Estranho é por vezes insisto, faço um reboot ou troco de porta, ou então alterno entre wifi e cabo e as vezes o jogo "engata".
É uma cena muito estranha.

Parece que a minha NET abranda e o jogo fica preso.
 
Neste caso é uma Ps5, já tentei mas é igual.

Estranho é por vezes insisto, faço um reboot ou troco de porta, ou então alterno entre wifi e cabo e as vezes o jogo "engata".
É uma cena muito estranha.

Parece que a minha NET abranda e o jogo fica preso.

Enquanto jogas deixa o pc ligado por cabo a correr ping -t ao router. E outro ping -t a um servidor qualquer a tua escolha

Se tiver picos entre o pc/router é problema do router. Se for só para o exterior é problema da tua ligação.
Se não vires picos no pc é problema da consola/jogo
 
Pergunta super técnica mas que está relacionada: tendo o meu próprio ASN e sessão de peering BGP anunciada, bem como a minha gama de IPv6, é possível utilizar a minha própria gama de IPs no Meo e fazê-los reconhecê-la no peering deles?

E é um serviço muito caro ou qual é o custo associado?

Ando a tentar obter informações sobre isto mas está muito complicado, parece informação classificada, lol.

Consegui perceber que o Meo pode fornecer o serviço, mas foi ainda pior no caso da NOS e da Vodafone, em que nem sequer consigo chegar à informação sobre se eles fazem tal coisa.
 
Enquanto jogas deixa o pc ligado por cabo a correr ping -t ao router. E outro ping -t a um servidor qualquer a tua escolha

Se tiver picos entre o pc/router é problema do router. Se for só para o exterior é problema da tua ligação.
Se não vires picos no pc é problema da consola/jogo
Boa noite.

Uma questão aqui, ponho a correr ping -t e o IP do router?

Obrigado
 
Pergunta super técnica mas que está relacionada: tendo o meu próprio ASN e sessão de peering BGP anunciada, bem como a minha gama de IPv6, é possível utilizar a minha própria gama de IPs no Meo e fazê-los reconhecê-la no peering deles?

E é um serviço muito caro ou qual é o custo associado?

Ando a tentar obter informações sobre isto mas está muito complicado, parece informação classificada, lol.

Consegui perceber que o Meo pode fornecer o serviço, mas foi ainda pior no caso da NOS e da Vodafone, em que nem sequer consigo chegar à informação sobre se eles fazem tal coisa.

O que tu procuras chamas-se IP transit - nenhum ISP te vai dar IP Transit num acesso residencial.

Todos os grandes operadores nacionais te podem fornecer um serviço de IP transit, mas não vai ser ao mesmo preço.

A melhor opção é criar um túnel (wireguard, gre, etc) até um VPS num provider que te forneça IP Transit e anunciar o teu IP space por ai
 
Back
Topo