Ajuda rede wireless

pardal

Power Member
Preciso ligar 4 casas numa rede wireless, todas têm LOS para a casa onde se encontra o router d-link di-624, mas apenas em divisões onde não estão os pcs, o sinal chega a essa divisões com as antenas originais, numa das casas apenas tem sinal no telhado. Coloquei o router no sótão e comprei uma antena omni de 9dbi e cabo de 3m h155. Ligada a antena omni e desligando as originais não obtenho nenhum sinal. Não sei se é o router k não aguenta este comprimento com esta qualidade de cabo ou se é defeito dos cabos, ou azelhice minha. Pensei em colocar um AP numa das outras casas que daria sinal para as restantes divisões das casas sem necessidade de grandes gastos em cabos e antenas exteriores. Mas tenho deparado com grandes dificuldades em colocar o AP a funcionar. Experimentei um conceptronic coloquei em modo AP client mas só consegui ligar à net via lan, por wireless nada. Penso k a placa apanha sempre o router em vez do AP mesmo o sinal sendo fraco. Agora tenho um Ap da d-link dwl-2000ap+ e parece k o problema é o mesmo, devo estar a fazer algo mal. Coloquei os ips na mesma gama, o SSid o mesmo no router e ap, mesmo canal, o ip do router no gateway,e pus o mac address wireless do router no campo ap client do AP. Nos pcs apenas obtenho uma rede k neste caso para testes é default, em open system. Que estarei a fazer de errado para não conseguir ligação?
Obrigado
 
Men, a k distancia são as casas?!? Lembra-te k o AP tem potencia, mas tb tens de ter antenas individuais em cada uma das outras casas para teres sinal como deve ser...

Só para veres, eu dentro da mm casa, tenho zonas sem SINAL NENHUM....por isso, tira as tuas conclusões... (e acredita k a casa não é grande)

[[]]
 
A distância entre 3 casas anda nos 40m a mais distante está a 100m com as antenas originais do router apanho rede emtoda a casa passando por 2 placas de betão e várias paredes e obtenho sinal com uma placa usb da linksys 11b em 2 casas num quarto e na mais distante apenas no telhado um sinal à volta de 6mbs. Penso k com um ap numa das outras casas melhorava a situação mas não consigo por o ap a rular com o router.
 
pardal disse:
Talvez a pontuação deixe um pouco a desejar mas, escrevi à Saramago :)
Para o kazuza foi demais :-D por isso, deixou o comentário: n percebo, escreve português!!!
Poupei na pontuação, outros poupam nas palavras!
Obrigado ppl

Podem fechar este tópico (thread) também.


epah desculpa lá mas tu és um bocadinho arrogante não és?? :eek: :eek:
 
Epá eu n kero dizer asneiras mas f**!!!
Razão para o lado do fap tu és msm arrogante!!! O que tu precisas não é de um forum como este mas de uma babysiter que "te mastigue tudo antes de comer".
Pá primeiro fazes search, se não encontrares o que procuras então pede ajuda mas n esperes obrigatoriedade de resposta. Qual é? És um eu keroposso e mando?

Desculpas à comunidade pelo spam mas à cenas ke me deixam msm fulo.
 
Está um bocado confuso perceber isto, vejamos :

Tens quatro casas A,B,C,D que querem partilhar o sinal com a casa E.

Há LOS da casa E com as casas A,B,C,D; mas as devisões destas casas com LOS não é onde estão os PCs

1) a melhor solução é usar uma antena planar direccional, tem um ângulo de propagação de sinal de +/- 70 graus, o que dá para cobrir as casas A,B,C,D mesmo com alguma distância entre elas.

2) a casa E, deve colocar a antena no exterior apontada para as casas A,B,C,D

3) Há antenas planares com um alcance de 1Km a 5Km, logo os PCs nas casas A,B,C,D não deverão ter problemas em captar o sinal de uma antena de 5Km em qualquer devisão.

4) Há que escolher um bom router, D-LINK ou Linksys, o resto é merd* pura

5) com ligações configuradas como DHCP client, é tudo linear e fácil

6) uma antena omni no telhado/sotão não emite sinal para quem se encontre imediatamente abaixo da antena, numa cota zero. Imagine-se alguém a segurar na mão uma mangueira a jorrar água, a água nunca atinge os pés...
Uma omni propaga o sinal numa estrutura tipo DONUT, o que é pouco eficaz para alvos que estão colocados num horizonte X, enquanto que as direccionais propagam toda a potência numa única direcção.

espero ter ajudado
 
Última edição:
Aproveitando o topico....

Vou colocar mais um modem/assinatura de net por cabo. Esta ligação irá ficar aqui junto deste PC no sotão, e o que pretendo é distribuir esta ligação pela casa (um quarto mm por baixo essencialmente) e tb para uma casa(2) que fica +/- colada a esta. Só que a casa(2) é uma residencial que tem 8 quartos a dividir por 2 andares, em que pretendo que em toda a residencial possa ter sinal.

Arranjo uma antena planar direcional (como o delta referiu a cima....), e depois terei que comprar um AP para colocar na residencial de maneira a distribuir melhor o sinal pelos quartos, não?
Mas depois como é que é feito a ligação da antena para com o router que se irá situar no sotão da casa(1)? E esse mesmo router não tem que tar ligado a nenhum PC, certo?! Apenas para configurar no inicio?

Se alguém puder me aconcelhar, todo o material que seja necessário e uma lojinha para mandar vir agradecia muito, é que o meu pai anda a me fazer a cabeça, pois ele quer por este sistema a funcionar.

Obrigado, e desculpem lá a mh "noobice"

Cheers
 
Casa 1 (Sotão) :

Cable/Modem ligado por cabo de rede a um Wired Router

Casa 1 (quarto inferior) :

Ligação por cabo ao Wired Router

Casa 2 :

Um Wireless AP ligado por cabo ao router e colocá-lo numa divisão central da casa

Não vejo outra solução que seja viável. É que um AP para fazer o broadcasting do sinal tem que o receber em bom estado, onde é o colocaríamos ? numa divisão da casa 2 perto da antena colocada no sotão da casa 1 ? Não valeria a pena porque as outras devisões da casa poderíam não apanhar sinal nenhum por causa das paredes e estaría a fazer exactamente o mesmo que a antena.

NOTA: repara que estou a falar de um router NÃO WIRELESS, um WIRED ROUTER.

Outra coisa : optar sempre por D-Link ou Linksys

http://www.smp-online.net
 
Última edição:
Claro que esta solução que dei é a aquela que mais garantias oferece, funciona com uma probabilidade de 90%. Esqueci-me de dizer que o AP deveria ter uma antena OMNI de 6 dbi, e NUNCA SUPERIOR, são relativamente baratas (lembra-te da mangueira a lançar água, quanto maior for débito maior é a distância da água aos pés)

Mas se os cabos estão fora de questão, então :

Casa 1 :

Cable Modem ligado a Wireless Router D-Link
Router ligado a uma antena planar de alto débito no exterior, colocada o mais alto possível e inclinada ligeiramente para baixo

Quarto inferior :

Se o PC estiver perto da janela é muito provável que apanhe o sinal da antena

Casa 2 :

Os PCs das divisões próximas da antena apanharão o sinal com as antenas originais. Os PCs fisicamente distantes, em divisões do lado oposto, se não apanharem o sinal, deverão possuir antenas direccionais de baixo débito adaptadas.

=========
Dou como exemplo o meu caso :

+------+-------------------------+---------+
| | . . | Router | 4º Andar Direito
| PC | . . | ) |
+------+-------------------------+---------+-----------+
| | 3º Andar Frte
| Portátil |
+-----------+

Moro no 4º Direito, o Meu cunhado no 3º Frente. Lado oposto do prédio. Não há LOS. As fachadas mais próximas é o meu quarto, onde está o router, que liga com a sala dele na diagonal, onde tem o portátil.

No meu quarto tenho o router e uma antena planar alcance de 1Km apontada para baixo para a sala dele, a antena está indicada polo sinal ")".

Entretanto o meu PC está no lado oposto da minha casa, ligado por um corredor ao meu quarto, mas o corredor ainda dá acesso a um outro quarto indicado pelo sinal "."

Comprei para o meu PC uma placa PCI Wireless com uma antena Omni exterior, 50 euros +/-; para direccionar o sinal para o meu quarto cortei uma lata Pringles que reflecte o sinal num sentido.

A solução funciona 100%

Há antenas direccionais interiores que se ligam às placas PCI ou PCMCIA. Mas eu não quis gastar mais dinheiro.

Há uma coisa importante, só um tipo de placa PCMCIA é que permite acoplar antenas exteriores, é a ORINOCO. As PCI normalmente têm antenas removíveis com fichas *****-SMA, é o caso da minha PCI Asus.


Espero ter ajudado
 
Última edição:
não dá para importar imagens :(

Saiu tudo desconfigurado.

Os pipe "|" estão debaixo dos "+", o 3º andar está deslocado para o lado extremo direito - com o seu canto superior esquerdo em contacto com o canto inferior direito do meu quarto .
 
Mt obrigado Delta pelos teus posts :D

Tou a pensar em comprar o seguinte router wireless D-Link DI-624 (este é o Não + ... logo tem 108mb, a principio vou para este pq consigo um bom preço)
Se no quarto que fica +/- por baixo do sotão (não tem porta, escadas de caracol :P ) não obter sinal apartir deste router, eu sempre posso remover a antena do router e colocar uma outra? (ou apartir do momento que ligo um cabo entre a antena planar no exterior, ao router, a antena do router deixa de "trabalhar" ? )

O que irei ter no quarto vai ser um portátil (ainda falta comprar :P Acer 4001 WLMI ), um Centrino, por isso já vem preparado para WI-Fi , logo não irei precisar de nenhuma PCI card. Certo?

Tendo este router, ligo-o através de um cabo para a antena planar (fica no telhado apontar para a Residencial), e depois dentro da residencial

- Se tiver portatil preparado para Wi-Fi necessita de alguma coisa para receber o sinal da antena exterior que está no telhado?? (Tou pondo em questão o que disseste no fim do post....)

E no caso que seja um computador não esteja preparado para receber Wi-Fi,
- PC - arranjar uma placa PCI wireless (qualquer uma serve?)
- Portátil - arranjar daqueles Cards wireless (qualquer uma serve?)

No caso de não conseguir sinal na Residencial, o que é que coloco lá dentro para melhorar o sinal? Um wireless access point, tipo este, D-Link DWL-800AP+ ?

Tou vendo que com isto tudo, acabo por gastar muita grana, por isso indiquem.me algo bom mas acessivel :P

btw, com esta treta toda, depois é possivel configurar isto td e colocar uma pass para poder ter acesso à partilha da internet ?!?! Não quero "curiosos" a a chuparem a ligação...

Aqui têm caracteristicas de material wireless da D-LinkAcer 4001WLMI

Isto é +/- a planta (paint powaa):
Planta.jpg
 
Última edição:
Pois, nisto do wireless há que optar pelo seguro porque senão uma pessoa gasta dinheiro e fica tudo a funcionar mal. Antes de comprar alguma coisa é necessário estudar bem a disposição das coisas.

Pelo esquema que deste, eu optaria por colocar o CABLE/MODEM e o Router no Hall de entrada da residência no canto superior direito. Com uma simples antena omni-direccional de 5/6 dbi; e fazia uma ligação via cabo à Casa 1.

Tinhas a certeza que funcionava, e gastavas pouco dinheiro

A planta está numa perspectiva vertical, é difícil de avaliar as alturas e desníveis. Colocar no terraço alguma coisa não vai funcionar seguramente.
Qualquer antena que coloques na casa 1 tem que estar em contacto visual com toda a fachada da residêncial, caso contrário não vai funcionar - por exemplo um ponto óptimo seria no canto superior esquerdo da planta da casa 1 ( do lado esquerdo do tracejado e da bola).

Se colocares aí nesse ponto óptimo uma antena planar de alto débito mais ou menos à altura do patamar que separa o Andar 0 e 1 da residência, todos os quartos desta ficam servidos com qualquer equipamento. O problema está na recepção do PC que está na casa 1, fica no interior da casa, e fisicamente distante da antena. A antena é direccional e não prepaga sinal para a retaguarda, logo o PC da casa 1 tinha que estar próximo da antena, ou melhor ainda : ligado por cabo ao Router - assim tudo funcionava.

Resumindo :

Solução 1 :

Modem + Router com antena omni 6dbi no canto superior esquerdo do Hall da residêncial, com ligação via cabo ao PC da casa 1.

Solução 2 :

Antena planar colocada no canto superior esquerdo da casa 1 ao nível que separa os dois andares da residência. Antena ligada ao router, router ligado via cabo ao PC/portátil que está na casa 1.

Estas duas soluções são as que oferecem maiores garantias ao melhor preço, o resto é gastar dinheiro desnecessariamente e com muito risco.
 
Hmmmm... Passar cabos da residêncial para a casa, está fora de questão (era mts voltas a dar de cabo)

Se for para colocar o modem+router na residêncial teria que ser +/- na direção onde está escrito Hall, do lado direito, pois aí tem o cabo que sai da parede, apartir daí achas que consigo transmitir sinal para o r/c e 1º andar? Se assim for acho que vou para essa situação, e depois se a minha irmá quiser Internet no quarto (o tal quarto) arranja outra router wireless para colocar no sotão :P ... e
é se quiser :D
Apenas tenho pena, pois assim não vou poder dar uso à outra ligação que vai estar mais "leve" (a prioridade vai tar sempre quase no máximo) para jogar ou mesmo para xular alguma coisa :D

Acho que vou comprar este router wireless D-Link DI-624 pois um amigo meu tem um desses e vende.me a preço de amigo :P .... Parece.vos bom?
Com um update de firmware dá para meter a 108mb, se bem que isto não ira influenciar mt, pois se vai estar na residencial, os hospedes não vão estar a trocar data entre si.
Isto dos 11/22/54/108mb é a velocidade possivel que se pode transferir data entre PC's ligados na rede, certo?
Para transmitir o sinal apenas, não necessito tanto de um router com 108mb, não?


Edit: Dps vou ver se crio uma planta mais certinha... pq esta está meia def.
Edit2:
Planta_RC.jpg

Planta_1º.jpg
 
Última edição:
=========================================
Se for para colocar o modem+router na residêncial teria que ser +/- na direção onde está escrito Hall, do lado direito, pois aí tem o cabo que sai da parede, apartir daí achas que consigo transmitir sinal para o r/c e 1º andar? Se assim for acho que vou para essa situação, e depois se a minha irmá quiser Internet no quarto (o tal quarto) arranja outra router wireless para colocar no sotão :P ... e
=========================================

Esse sítio no Hall parece-me bem, é mesmo no meio. Opta então por uma omni de 6/8dbi colocada mais ou menos perto do tecto. Depois terias que experimentar para ver a melhor posição.

Para a tua irmã podes comprar um repetidor de sinal e colocá-lo o mais próximo possível da residência mais ou menos orientada para a antena omni. Por exemplo o DWL-800AP+, ou mesmo usar este repetidor nos andares de cima se não apanharem sinal.


====================0
Acho que vou comprar este router wireless D-Link DI-624 pois um amigo meu tem um desses e vende.me a preço de amigo :P .... Parece.vos bom?
===================

Eu tenho a versão plus (com sinal +) é excelente. A diferença está em que têm chips diferentes e a versão 108Mbps só usa 6 canais de rádio, o meu tem 12 canais o que às vezes convém se houver muitas interferências.

==============
Isto dos 11/22/54/108mb é a velocidade possivel que se pode transferir data entre PC's ligados na rede, certo?
==============

Certo, é apenas para a rede interna. Em portugal só ainda agora fornecem net a 1Mbps...
 
Alguem pode me confirmar se o DI-624 (108mb) apenas funciona com placas tb a 108mb?? É que se assim for, o dinheiro que consigo poupar no router acabo por gastá-lo nas placas :(
 
Back
Topo