Ajuda com Cybershot DSC-P92

Não... Nos modos automáticos ela muda o que achar melhor. Normalmente será o tempo de exposição.

O EV que eles estão a falar aí é o EV referindo-se à luz disponível, não à exposição da foto em si.

Exemplo, se numa tarde o sol der 16 EV tens uma certa quantidade de luz, se só ser 15EV a máquina precisa do dobro da exposição para ter uma foto semelhante. Daí eles dizerem que -1EV requer o dobro da exposição.

Se tiveres a falar de EV referente à foto, que é o que acontece nas máquinas, estás a dizer se queres a foto com +1EV ou -1EV. E aí, a foto com +1EV tem o dobro da exposição.
 
Última edição:
Eles nos sites diziam mesmo que mais um EV daria menos luz, mas pronto, o que interessa é que percebi o que EV quer dizer, e no que o EV mexe no interior da maquina. :)

Em todas as máquinas é sempre +EV +exposição não é? Então nao preciso de me preocupar com isso.
Ao que parece a minha dá sempre prioridade a abertura da lente. Aliás para ter finalmente uma fotografia com uma abertura mais pequena tive de encostar o raio da maquina ao meu candeeiro..
Obrigado a todos que agora percebo melhor este capitulo.

Surgiu-me um raio de outra duvida.
Porque é que a minha máquina, á medida que aumento o zoom, fecha mais a lente?
 
Em todas as máquinas é sempre +EV +exposição não é? Então nao preciso de me preocupar com isso.
É, não te preocupes.

Surgiu-me um raio de outra duvida.
Porque é que a minha máquina, á medida que aumento o zoom, fecha mais a lente?
Na realidade ela não fecha a lente, a focal é que aumenta. Passo a explicar.

A abertura é igual a F/x, em que o F é a distância focal, e o x o valor de stops. Como a abertura se mantém constante, e o F aumenta, o x tem que aumentar também.

Exemplos:
Distância focal = 35mm (zoom ao mínimo). F/2.8 -> 35mm/2.8=12.5mm (este é o valor real da abertura em milímetros)

Distância focal = 105mm (zoom de 3x). F/5.6 -> 105/5.6=18.75mm

Neste exemplo, apesar do F dar a indicação que perdes stops de luz (de 2.8 para 5.6), na realidade a lente até tem uma abertura maior com o zoom no máximo.
 
É, não te preocupes.


Na realidade ela não fecha a lente, a focal é que aumenta. Passo a explicar.

A abertura é igual a F/x, em que o F é a distância focal, e o x o valor de stops. Como a abertura se mantém constante, e o F aumenta, o x tem que aumentar também.

Exemplos:
Distância focal = 35mm (zoom ao mínimo). F/2.8 -> 35mm/2.8=12.5mm (este é o valor real da abertura em milímetros)

Distância focal = 105mm (zoom de 3x). F/5.6 -> 105/5.6=18.75mm

Neste exemplo, apesar do F dar a indicação que perdes stops de luz (de 2.8 para 5.6), na realidade a lente até tem uma abertura maior com o zoom no máximo.


MM.. percebo.
Só mais umas duvidas, que isto estão sempre a surgir, as maquinas que permitem mudar o foco manualmente por meio de um anel chamam-se maquinas bridge?
Há maquinas intermedias? Tipo entre compactas e essas grandes?:p

Outra questão. Onde posso ver o wide angle de uma máquina? O wide angle é o espaço que a maquina apanha não é? Nao sei bem explicar mas acho que tou a ver o que é.

Outra pergunta menos formal, com que idade se começaram a interessar por fotografia?
 
Máquinas com foco por anel, tens as bridge, as SLR (Single Lens Reflex) e os RF (Rangefinders).

Entre as compactas e as bridges, pode-se dizer que tens as superzoom, mas é muito relativo. Há superzoom compactas, há bridges que na realidade são superzooms grandes.

Para veres o wide angle da máquina, vês a distância focal. Por exemplo, a lente da minha compacta é uma 35-210mm. Isto quer dizer que o wide angle máximo dela é 35mm, enquanto o tele (aproximação) máximo é 210mm.
O zoom é o factor de multiplicação, no caso da minha máquina é 6x, por isso 35x6=210mm.
Isto são valores para equivalência a filme/sensores de 35mm (medidos na diagonal). A lente na realidade não tem estas distâncias focais, mas como o standard é o 35mm, usa-se a equivalência a 35mm, também chamada de 35efl (35mm equivalent focal distance). A razão de ser disto é que sensores mais pequenos, criam um factor crop, como se cortasses a imagem, e por isso ganham aproximação.
Por exemplo, numa SLR Nikon com um sensor APS-C (+-23mm), o factor crop é 1,5 (35mm/23mm=1,5), logo uma lente que seja, imaginemos, 20-70, equivale a uma lente 30-105mm numa máquina com filme/sensor de 35mm, ou seja, é uma 30-105mm 35efl.

Txi... Muito novo, mas só há 9 meses, quando comprei a minha compacta digital, é que pude começar a levar isto mais a sério. Até então, apenas brincava com SLRs de amigos, e tirava umas fotos com uma Point & Shoot (máquina que só funciona em automático) da Olympus.
 
(...)

Outra pergunta menos formal, com que idade se começaram a interessar por fotografia?

Achei boa ideia discutir esta perguntar entre todos - certamente teríamos muito a contar e a ouvir ;)

A minha experiência no entanto é curta e recente.
Em tempos tivemos cá em casa uma Olympus SLR (não faço ideia do modelo). A máquina tinha uma qualidade impressionante, mas apenas na férias ou eventos de grupo é que se usava. Mais tarde comprou-se uma compacta, mas apesar de apelativa esteticamente e de reduzidas dimensões deixa muito a desejar...
Há coisa de três meses, comecei a visitar vários locais de fotografia, e a ver este cantinho no forum, e comecei a interessar-me verdadeiramente por aquilo que a fotografia representa.
Comprei uma compacta para iniciar-me no desafio, mas não passou nem um mês e senti logo necessidade de mais (modos manuais, corpo maior).
Fui lendo aqui e ali, sempre em busca de informação e procurar aprender com experiências dos outros, e foi aqui que encontrei muitas das respostas.
Hoje considero-me aprendiz em exponencial, e só quero fazer click ;)

Máquina de momento: FZ50
Fotografo: De ocasião
 
Máquinas com foco por anel, tens as bridge, as SLR (Single Lens Reflex) e os RF (Rangefinders).

Entre as compactas e as bridges, pode-se dizer que tens as superzoom, mas é muito relativo. Há superzoom compactas, há bridges que na realidade são superzooms grandes.

Para veres o wide angle da máquina, vês a distância focal. Por exemplo, a lente da minha compacta é uma 35-210mm. Isto quer dizer que o wide angle máximo dela é 35mm, enquanto o tele (aproximação) máximo é 210mm.
O zoom é o factor de multiplicação, no caso da minha máquina é 6x, por isso 35x6=210mm.
Isto são valores para equivalência a filme/sensores de 35mm (medidos na diagonal). A lente na realidade não tem estas distâncias focais, mas como o standard é o 35mm, usa-se a equivalência a 35mm, também chamada de 35efl (35mm equivalent focal distance). A razão de ser disto é que sensores mais pequenos, criam um factor crop, como se cortasses a imagem, e por isso ganham aproximação.
Por exemplo, numa SLR Nikon com um sensor APS-C (+-23mm), o factor crop é 1,5 (35mm/23mm=1,5), logo uma lente que seja, imaginemos, 20-70, equivale a uma lente 30-105mm numa máquina com filme/sensor de 35mm, ou seja, é uma 30-105mm 35efl.

Txi... Muito novo, mas só há 9 meses, quando comprei a minha compacta digital, é que pude começar a levar isto mais a sério. Até então, apenas brincava com SLRs de amigos, e tirava umas fotos com uma Point & Shoot (máquina que só funciona em automático) da Olympus.


MM.. entao no modo macro, o que acontece? a distancia focal aumenta? andei a pesquisar por ai, e vi que uma maior abertura equivale a uma menor distancia focal. Entao no macro as maquinas tentam aumentar a lente para os possiveis, e aumentar a distancia focal?

Então mas se zoom equivale a uma maior distancia focal, o macro aumenta-a?

So estou a começar a interessar por fotografia a sério só agora aos 15 anos :003:
 
O macro permite-te que a lente foque mais perto que o normal, mas não influência a distância focal. Distância focal não é a distância a que a máquina foca.
Por exemplo, a minha máquina em modo normal foca a uns 50cm do objecto, em modo Macro foca a 1cm, mas a distância focal é sempre a mesma.

Maior abertura não equivale a menor distância focal, equivale a menor DOF (depth of field) ou profundidade de campo, que é a distância entre o primeiro e o último objecto que consegues focar.
Por exemplo, se tiveres uma pessoa a 5m de ti, e outra mais atrás, a 10m, com uma abertura de F/8 consegues ter as duas pessoas focadas, mas com uma abertura de F/2.8 só consegues focar uma delas.

Zoom não equivale a uma maior distância focal. Zoom é a multiplicação da distância focal mais curta, a que equivale a distância focal mais longa. Ou seja, quanto mais Zoom maior é a gama de distâncias focais disponíveis.
Por exemplo:
Uma máquina com uma lente que comece nos 28mm e que tenha 6x de zoom, vai até aos 168mm.
Uma máquina com uma lente que comece nos 35mm e que tenha 6x de zoom, vai até aos 210mm.
Elas têm o mesmo zoom, no entanto, enquanto uma tem mais angular (28mm é mais angular que 35mm), a outra tem mais telescópica (210mm é mais telescópica que 168mm).

15 anos é uma idade boa para se começar. :p
 
O macro permite-te que a lente foque mais perto que o normal, mas não influência a distância focal. Distância focal não é a distância a que a máquina foca.
Por exemplo, a minha máquina em modo normal foca a uns 50cm do objecto, em modo Macro foca a 1cm, mas a distância focal é sempre a mesma.

Maior abertura não equivale a menor distância focal, equivale a menor DOF (depth of field) ou profundidade de campo, que é a distância entre o primeiro e o último objecto que consegues focar.
Por exemplo, se tiveres uma pessoa a 5m de ti, e outra mais atrás, a 10m, com uma abertura de F/8 consegues ter as duas pessoas focadas, mas com uma abertura de F/2.8 só consegues focar uma delas.

Zoom não equivale a uma maior distância focal. Zoom é a multiplicação da distância focal mais curta, a que equivale a distância focal mais longa. Ou seja, quanto mais Zoom maior é a gama de distâncias focais disponíveis.
Por exemplo:
Uma máquina com uma lente que comece nos 28mm e que tenha 6x de zoom, vai até aos 168mm.
Uma máquina com uma lente que comece nos 35mm e que tenha 6x de zoom, vai até aos 210mm.
Elas têm o mesmo zoom, no entanto, enquanto uma tem mais angular (28mm é mais angular que 35mm), a outra tem mais telescópica (210mm é mais telescópica que 168mm).

15 anos é uma idade boa para se começar. :p

Certo. Eu enganeime quando disse distancia focal.
Então:
Maior distancia focal equivale a uma visao telescopica. E uma menor distancia focal equivale a uma visao mais abrangente (mas a imagem fica curvada neste exemplo?)

O que acontece no interior da maquina no modo macro?

Nesta foto:
vilafrancadexira28zu2.jpg



Precisava de um maior wide angle para apanhar o barco lá no fundo? Mas neste caso a aranha teria inevitavelmente de ficar mais longe nao é? A imagem ficava com um aspecto de "mais para trás" certo?
 
Sim, quanto mais wide angle tiver, mais tendência tem a lente para distorção em barril. E se inclinares a máquina, também tens mais distorções, especialmente se houver edifícios ou coisas verticais.

Não faço ideia. Provavelmente o mecanismo de focagem reajusta-se para focar mais próximo que o normal.

Para tirares a foto desse mesmo sitio, e apanhares o barco todo, sim, precisavas de mais wide angle. E sim, a aranha iria ficar mais longe, porque a imagem ficava com um aspecto de "mais para trás".
Se quisesses o barco focado e a aranha também, tinhas que fechar a lente ao máximo, mas com tanta diferença nas distâncias pode ser difícil, ou mesmo impossível.

Nota: O wide angle não é o mesmo que "mais para trás". O wide angle é isso mesmo, o angulo mais aberto. Se tirares uma foto de longe a 200mm (por exemplo) nunca vai ficar igual a uma foto de perto a 28mm.
 
Achei boa ideia discutir esta perguntar entre todos - certamente teríamos muito a contar e a ouvir ;)

A minha experiência no entanto é curta e recente.
Em tempos tivemos cá em casa uma Olympus SLR (não faço ideia do modelo). A máquina tinha uma qualidade impressionante, mas apenas na férias ou eventos de grupo é que se usava. Mais tarde comprou-se uma compacta, mas apesar de apelativa esteticamente e de reduzidas dimensões deixa muito a desejar...
Há coisa de três meses, comecei a visitar vários locais de fotografia, e a ver este cantinho no forum, e comecei a interessar-me verdadeiramente por aquilo que a fotografia representa.
Comprei uma compacta para iniciar-me no desafio, mas não passou nem um mês e senti logo necessidade de mais (modos manuais, corpo maior).
Fui lendo aqui e ali, sempre em busca de informação e procurar aprender com experiências dos outros, e foi aqui que encontrei muitas das respostas.
Hoje considero-me aprendiz em exponencial, e só quero fazer click ;)

Máquina de momento: FZ50
Fotografo: De ocasião

Eu ando com uma fraquinha da sony ainda...

Talvez a próxima fosse uma A710 Powershot da canon ou como se chama...
 
Última edição:
Back
Topo