Ajuda a dar OC em CPU e GPU

Rodrigo :D

Power Member
Boas pessoal, no fim de 2017 comprei o meu pc às peças, inclusive com ajuda da malta aqui do fórum,e devo dizer que nunca me deu problemas. Na altura equipei:
-MSI GTX 1080 ti Gaming X;
-Intel i7-8700k;
-16 Gb ddr4 2133mhz;

Instalei o cod ontem pa jogar com um colega e fiquei parvo ao ver que já nao dá pa correr aquela m**** em vey high com bons fps... but i mean, a build já tem mais de 6/7 anos...
Epah queria ver se conseguia expremer mais qualquer coisa da gráfica e do procesador para ver se puxa mais uns fps....

Outra coisa que queria perguntar era sobre a ram, vale a pena aquirir nova/mais? É que as vezes o youtube no segundo ecrã ja começa a travar e o video a ficar "de-sync" do áudio.
Ambos os ecrãs sao 1440p.

Tive a experimentar o msi afterburner mas crashei a grafica 3 vezes... pus core voltage, temp limit e power limit no max, puxei a curva um bocadinho pa cima (tentar atingir os 2050mhz) mas nao é estável... pelo que li 2100 seria o incrivelmente bom, enquanto que outros dizem que nao passa dos 2050... ainda nem tentei fazer nada com o cpu.
Alguém que dê uma ajudinha?
 
@Rodrigo :D primeiro ponto, sem qualquer overclock, vê se a gráfica está com throttling.
Pode ser originado por voltagem, power (watts) ou temperatura.
Não estando limitada por nada pode-se começar os testes.
Estando limitada, tem que se corrigir essa limitação.

A minha rtx2060 Laptop, estava limitada por temperatura e power, resultado, mudei a pasta termica, thermal pads, para uns "caros mas bons" e não tive mais problemas de temperatura, fiz undervolt e fiquei com "power" livre
 
@Spartacuss
fiz agora uma run no afterburner com os hardware monitor aberto para ver as stats ao longo do OC. pelos vistos o problema deve ser o voltage (pelo que vi dos graficos) o que achas?

a primeira imagem do link é o inicio do OC, tirei uma print porque ha uma queda no core clock e um pico no voltage limit.
a segunda imagem é o fim do OC, uma continuação da primeira imagem... e acontece algo semelhante.
Como podes ver a temperatura anda ali nos 60-65 graus constante e as ventoinhas nao passaram dos 40-50%... mas sou gajo de trocar os thermal pads da GPU e a pasta termica do CPU... ja têm 7 aninhos....

Começei agora uma run do afterburner mas pus core voltage +100%, power limit 117% e temp limite 90ºc (as 3 setings no maximo), a primeira run que fiz deixei estar "stock" (o voltage control já esta unlocked desde ontem)

o que achas disto?
 
o que aconselhas fazer a seguir?
(a voltagem ta a +100%) nao posso dar mais, so se tiver de mexer na bios da motherboard mas isso ja sao aguas muito fundas para mim.
pelo que percebi o OC do afterburner vai stressando a gpu gradualmente e testando a estabilidade, vai aumentando o clock e stressando e testando...etc etc ate crashar e aplica o clock antes do crash (que é supostamente considerado o ultimo ponto estavel)
mas tou a achar tao pouco comparado com os relatos de gpus semelhantes na net
 
So agora percebi o que querias dizer por OC do MSI, estás a usar o OC Scan.
Eu por exemplo logo o jogo num ecrã e fico a ver o GPU-Z ou o monitor só MSI no outro.

Vejo se está algo em bloquear o desempenho do PC.

Mais a noite já te deixo umas fotos para perceberes como fazes undervolt por exemplo.
 
Sem undervolt e overclock:
1695 mhz clock
Power Limited
image.png

1815mhz (foi onde ficou estável)
Sem qualquer "Cap Reason"
Com Undervolt e overclock
image.png

Como fiz o undervolt e overclock:

Detetei o problema, fiz undervolt, ou seja baixei a voltagem até ao ponto em que o consumo não era um problema, fui aumentando 50mhz de cada vez, com o jogo aberto até o mesmo craschar.
Quando o jogo se desligou sozinho, tens que fazer um aumento mais suave. Deixa sempre uns 30mhz de segurança entre o clock em que craschou
Se a jogar ele for abaixo em alguma altura, baixas mais um pouco.
image.png

Isto é o básico, devias ver uns vídeos ler algumas comentarios de quem fez overclock na tua gráfica.

Há muitas outras coisas que se podem fazer, mas que implica risco, principalmente para quem não sabe. Como por exemplo substituir essa bios por outra.
Eu fiz para mudar o power cap de 85w para 90w.
 
Última edição:
desculpa nao ter respondido mais cedo mas nao consegui vir ao pc.
Amanhã vou tentar fazer de novo, vou ver uns videos para me informar melhor, e ver a cena do undervolt, ja me apareceram pessoas a falar disso mas ignorei por nao parecer logico
 
tenho andado meio ocupado ultimamente... ainda fiz mais umas runs com o msi afterburner sempre de olho nas temps e nas voltagens mas crasha sempre em determinados pontos do grafico (varia consoante as tentativas)...
numa das vezes deu um OC estavel mas era muito fraquinho, de resto deu sempre unstable.
vou ver se levo a uma loja para me tratarem disto e aproveitar pa meter mais dois sticks de RAM que as vezes ja se nota....
 
OCs nunca devem ser puxados ao limite. VRAM/RAM então... Quando estão no limite começas a notar feel em jogo pior, muito antes de teres crashes/artefatos.

O problema do @Rodrigo :D é mais a ram. 2133mhz é muito lento. Devia ser no mínimo 3600mhz em dual channel.
Tens ai um bom guia, mas aviso-te já que é complicado ter um bom OC na ram. É preciso muita experiencia a conhecer bem os sticks de ram que tens.
Ram apertada ao limite, mesmo que passe os testes todos, o feel em jogo/rato é mau com 1% e 0.1% lows piores.
 
OCs nunca devem ser puxados ao limite. VRAM/RAM então... Quando estão no limite começas a notar feel em jogo pior, muito antes de teres crashes/artefatos.

O problema do @Rodrigo :D é mais a ram. 2133mhz é muito lento. Devia ser no mínimo 3600mhz em dual channel.
Tens ai um bom guia, mas aviso-te já que é complicado ter um bom OC na ram. É preciso muita experiencia a conhecer bem os sticks de ram que tens.
Ram apertada ao limite, mesmo que passe os testes todos, o feel em jogo/rato é mau com 1% e 0.1% lows piores.
a cena é que o processesador so aguenta ate 2666mhz...
entretanto nem me lembrei de vir aqui falar, a uns dias tive stress com a dock do rato da razer e tive de ir mexer nas opções de energia para nao cortar power as portas usb depois de desligar o pc, tinha o computador em modo equilibrado... ja pus em desempenho maximo, noto na boa 15% mais fps... talvez tambem daí a grafica estar sempre a crashar provavelmente o pc cortava lhe energia....

e tambem ja tive a ver vou aguardar pelos zen 5 e para ver evolução de preços... nao vale a pena dar upgrade a este pc, mais vale fazer novo...
 
Última edição:
a cena é que o processesador so aguenta ate 2666mhz...
entretanto nem me lembrei de vir aqui falar, a uns dias tive stress com a dock do rato da razer e tive de ir mexer nas opções de energia para nao cortar power as portas usb depois de desligar o pc, tinha o computador em modo equilibrado... ja pus em desempenho maximo, noto na boa 15% mais fps... talvez tambem daí a grafica estar sempre a crashar provavelmente o pc cortava lhe energia....

e tambem ja tive a ver vou aguardar pelos zen 5 e para ver evolução de preços... nao vale a pena dar upgrade a este pc, mais vale fazer novo...

Esse CPU faz 4000+MHz... A board é que pode não fazer.

Mas sim mais vale comprar tudo novo. 7800x3d. X3d chips são os melhores plug&play high performance
 
Esse CPU faz 4000+MHz... A board é que pode não fazer.

Mas sim mais vale comprar tudo novo. 7800x3d. X3d chips são os melhores plug&play high performance
pelo que diz no site da asus, a board aguenta 4000 MHz (é uma TUF Z370-PLUS GAMING), se de facto o procesador for compativel com uma velocidade de 3600Mhz mando vir dois sticks de 16Gb e fica me por pouco mais de 70 euros, porque acredito que se note grande diferença, nao so pela quantidade mas tambem pela velocidade, e o custo não é elevado....
Um questão que tenho sobre a ram é: qual a diferença entre 2 x 16Gb e 4 x 8Gb, pelo que li na net "supostamente" 2 sticks "is the way" e os preços sao mais simpáticos.
 
pelo que diz no site da asus, a board aguenta 4000 MHz (é uma TUF Z370-PLUS GAMING), se de facto o procesador for compativel com uma velocidade de 3600Mhz mando vir dois sticks de 16Gb e fica me por pouco mais de 70 euros, porque acredito que se note grande diferença, nao so pela quantidade mas tambem pela velocidade, e o custo não é elevado....
Um questão que tenho sobre a ram é: qual a diferença entre 2 x 16Gb e 4 x 8Gb, pelo que li na net "supostamente" 2 sticks "is the way" e os preços sao mais simpáticos.

Também tive uma z370 desse género, são lixo. Isso diz até 4000mhz mas é em xmp. A board é t-topology PCB de 4 layers. funciona melhor com 4x8gb do que 2x16gb.
E no máximo faz 3600-3800mhz apertados. Acima disso começa a ter problemas de training/signal integrity.

Compra um kit 3600mhz xmp barato. Não compres 2 kits diferentes, mesmo que seja 2x16gb não tem problema.


Mas se podes comprar tudo novo compra logo 7800x3d +32gb 6000c30
Não vale a pena esperar por zen5, zen5 x3d vai demorar muito tempo a chegar ainda.
 
Última edição:
@askan7 depois de uma pesquisa nas lojas de cá e na amazon o mais em conta que arranjei foi:
-Team Group Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3600MHz Vulcan Z Grey CL18 a 39.90 euros o par, totalizando 79.80...
achas que são boas ou deveria comprar algo melhor?

tendo em conta que tava a jogar com 100fps no cod mw3 e agora consigo jogar com mais de 120fps não tenho grande pressa, sou gajo de me deixar estar ate 2025 e ver a evolução tanto dos CPUs bem como GPUs, supostamente a serie 5000 ja vai trazer nova arquitetura...
 
Última edição:
@askan7 depois de uma pesquisa nas lojas de cá e na amazon o mais em conta que arranjei foi:

Team Group Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3600MHz Vulcan Z Grey CL18 a 39.90 euros o par, totalizando 79.80...

achas que são boas ou deveria comprar algo melhor?

Para 3600mhz não faz diferença ser 2x16gb ou 4x8gb, para overclock é que sim. E é mais fácil revenderes um kit 2x16gb do que 4x8gb. Até porque na maioria das boards 2x16gb é melhor.
 
Última edição:
Back
Topo