Discussão Acabei a licenciatura e agora?

_Gil_04

Power Member
Boas, malta.

Acabei recentemente a licenciatura em Multimédia, e o que eu quero seguir é Fotografia.

Sobre fotografia aprendi pouco (mesmo nada) no curso, tudo o que sei foi ver vídeos/ler e por em prática o que ia aprendendo (tentativa erro).

A nível amador/profissional já fiz vários eventos, casamentos e por aí fora.

A minha pergunta é, se acham que deva tirar algum Curso de Fotografia Avançado (60 horas), onde abrangem todo o tipo de fotografia aplicada? Acham importante para o currículo?
 
Na minha opinião não acho que esses cursos valham a pena. Mas acima de tudo se quiseres mesmo tirar um curso pensa primeiro que tipo de fotografia mais gostas ou pretendes fazer profissionalmente e tenta então um curso mais especializado.

Em relação ao currículo, as empresas que têm fotógrafos a trabalhar a tempo inteiro querem ver um bom portfólio, pois no fim só isso conta, que adianta ter 1001 cursos e não ter criatividade ou não saber aplicar as técnicas necessárias?!

Se me permites deixo-te um conselho, poupa o dinheiro que vais gastar no curso e guarda-o para investir em material (se estas a começar ainda vais comprar muita coisa). E existe muita informação na net que te vai ser útil com tempo conforme fores sentindo dificuldade.

Por último a melhor forma de aprenderes sem ser a fotografar para ti próprio é seres assistente de outro fotógrafo, é uma excelente forma de ganhar experiência, aprendes muitas coisas que não se ensinam em cursos e estás sempre com a "mão na massa".
 
As 60 horas...depende do custo. Eu já fiz há alguns anos um curso com essa carga horária e valeu bem a pena, mas também tenho que dizer que paguei trocos por aquilo, foi bastante barato (nem 200€). Aprendi muito e gastei pouco, foi óptimo.
Foi bom no sentido de eu obter conhecimentos técnicos de fotografia. Composição, flash, edição, etc.
Se me perguntares se eu podia ter aprendido por fora aquilo que aprendi lá, a resposta é que sim, podia perfeitamente, na net.


Se a formação vale a pena para ti ou não, é assim, isto vai sempre depender do teu objectivo...

O mercado trabalho de fotógrafos por conta de outrem é diminuto. Não sei se tens a noção disto, mas o mais habitual é eles trabalharem por conta própria. Este é um sector de muitos trabalhadores independentes. Mesmo uma grande parte dos fotojornalistas que vemos publicados na imprensa nacional são freelancers, não têm um contrato de trabalho, apesar de até vermos os seus trabalhos nas mesmas publicações com regularidade.

Se de facto a tua ideia for trabalhar por conta de outrem, um currículo mais extenso pode ser vantajoso. Ainda assim, visto que estamos nas artes, é indispensável um portfólio. De qualquer forma, não creio que seja mencionares no CV que tens 60 horas de formação em fotografia que te vai dar alguma real vantagem na selecção de candidatos, eu acho que as 60 horas são vantajosas é para ti, para desenvolveres os teus conhecimentos, e não para o processo de recrutamento.
Agora, se me falares que vais tirar um curso profissional de fotografia no IPF, que dura 1 ano e meio ou 2, então aí sim, acho que esse tipo de formação te pode dar vantagem.

Por outro lado, se trabalhar por conta de outrem não é coisa que te preocupe, esquece lá o currículo, se já acabaste o curso agora é tempo de arregaçar as mangas e começar a trabalhar por ti mesmo, por tua conta, sozinho. Podes fazer formação mas isso é só para ti.
É tempo de criar ou melhorar o portfólio, divulgares o teu trabalho em tudo quanto é sítio, e ires à luta. Não precisas de currículo para seres o teu próprio chefe e empregado, afinal, és tu que fazes tudo.
 
Se queres fazer vida de fotografo tens de te inserir na industria.

Fiz o curso de introducao e depois o avancado em iluminacao no MEF (http://www.mef.pt/mef/) e so posso dizer bem e recomendar. A organizacao faz muito mais do que dar cursos, vale a pena dar uma vista de olhos.
 
Iluminação.
Ponto fulcral.
Composição vem um bocado da sensibilidade de cada um e do seu "olhar".

A luz pode ser estudada e trabalhada e é um dos aspectos fundamentais da fotografia.
Se for para estudar, acho que o curso avançado de iluminação é uma mais valia (até eu, como amador, gostava de tirar um destes).

Outro curso importante seria um curso de edição (aprendi na faculdade a mexer em Photoshop a um nível intermédio, o que foi uma grande mais valia).
Diria que Lightroom e Photoshop são programas que se podem tornar essenciais (depende do tipo de foto).
Eu uso e abuso do Lightroom (todas as minhas fotos passam por lá).
Em retrato "cerrado" (próximo da pessoa), em produto e em macro, não dispenso uma ida ao Photoshop para corrigir imperfeições.

Claro que, para começar, o importante é sair para fotografar, aprender a mexer bem na máquina (ler o manual da máquina é muito importante), viajar, conhecer novos cenários, culturas, ambientes...
Outra coisa importante é conhecer outros fotógrafos e os seus respectivos trabalhos.
Inspiração não é plágio...

Trabalhar como assistente, com um bom fotógrafo, é um excelente ponto de partida.
Nem que seja gratuitamente - o que podes aprender é bem valioso.

Cumps

Edit: se quiseres criticas, partilha o teu trabalho.
Cria uma página para partilhares as tuas fotos e pede para as pessoas opinarem.
Não é preciso ser um profissional para dar uma crítica construtiva.
Às vezes (muitas vezes), aprendes com críticas de quem não sabe nada de fotografia, mas tem sensibilidade e um olhar "interessante".
(A minha esposa, por exemplo, tem uma sensibilidade e um olhar muito superior à minha - se eu tivesse a capacidade dela para composição, ia ser um fotografo muito melhor - não tenho medo nem vergonha em lhe pedir ajuda em algumas composições, especialmente paisagens).
 
Obrigado malta pelas opiniões de cada um. Percebi o vosso ponte de vista.

Vou melhorar/apostar mais no Portfólio e aprender novas técnicas.
 
Back
Topo