[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.


Tenho de admitir que estou um pouco despontado com os primeiros números, mesmo conservadora esperava que pelo menos a Sony igualasse a Samsung mas fosse mais estável graças ao heatsink.
 
Mais importante que o pico de brilho, é o desgaste do painel e a possibilidade de vir a ter burn in. Com heatsink, essa possibilidade é amplamente reduzida e a retenção diminui drasticamente.

Mas para mim são números que me descansam. Estou muito bem servido com a minha A90J e os 1500 nits de pico que atinge graças aos tweaks que fiz no service menu e nos white points.
 
entretanto parece que samsung lançou um firmware que melhorou algumas coisas na S95B

Mas ainda há algumas coisas a corrigir, como a tv não detetar o espaço de cor corretamente e o atraso de som com faixas atmos
 

Samsung caught cheating in TV benchmarks, promises software update

(...)

When using a non-standard window such as 9% (everything else equal), the cheating algorithm can be bypassed so the TV reveals its true colors.

This is deliberate cheating, an orchestrated effort to mislead reviewers.

Vincent Teoh of HDTVTest first identified and documented the issue on Samsung's S95B QD-OLED TV. FlatpanelsHD has since identified and documented the issue on Samsung's QN95B 'Neo QLED' LCD TV where it gets even worse.

QN95B not only changes its color and luminance tracking during measurements to appear very accurate, it also boosts peak brightness momentarily by up to 80%, from approx. 1300 nits to 2300 nits.

(...)

It is benchmark cheating and it is far from the first time Samsung has been caught.

A flatpanelshd sem papas na língua...

Mas nada que o Vincent não tivesse chamado à atenção num vídeo da S95B e, infelizmente, nada de novo para a Samsung.
 
Para já a referência é mesmo a A95K, mas a Panasonic sempre nos tem surpreendido.
Estive a ver o video até ao fim e dizem que é a referencia absoluta.
Mesmo sem ser QD-OLED.
Têm os melhores resultados nos testes SDR,HDR,etc.
Os gajos que fizeram os testes também já o fizeram ás outras todas que sairam no mercado.
O problema da Panasonic é que lança sempre um pouco mais tarde as tvs para o mercado (um pouco é favor).
 
PANASONIC LZ2000
Measurements out of the box :

Peak brightness 10% window:
  • Filmmaker: 995 cd/m² (vs 830 cd/m² for the JZ2000)
  • Cinema: 1028 cd/m²
  • True Cinema: 948 cd/m²
  • Dynamic: 1213 cd/m² (just for fun. Don't use this inaccurate mode!)
  • Dolby Vision Dark: 937 cd/m²
  • Dolby Vision Vivid: 940 cd/m²
  • Game: 840 cd/m²

Peak brightness 100% window:
- Filmmaker: 173 cd/m² (vs 179 for the LG G2 65")

SDR:
Avg. Delta E:

- Filmmaker: 0.9 (new record vs 1.48 LG G2 65")

Avg. color temperature:
- Filmmaker: 6488 K (reference = 6500 K)

Avg. Gamma:
- Filmmaker: 2.4 (reference = 2.4)


HDR:
Avg. Delta E:

  • Filmmaker: 0.89 (vs 0.71 LG C1 & C2)
  • Cinema: 3.66
  • True Cinema: 1.56
  • Dolby Vision Dark: 2.32 (vs > 3 for LG)
  • Dolby Vision Vivid: 8.03 (ouch...)
  • Game: 4.84

Color Space coverage:
rec709 = 100%
DCI-P3 = 99%
BT2020 = 75%

Input lag:
  • by default: 14.4 ms
  • VRR disabled / 60 Hz: 9.3 ms
 
Back
Topo