A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Hum... como o @Soadi diz, nem tão cedo vamos ter uma PS6 ou uma Xbox de nova geração. Esta atual geração vai-se esticar e bem. A PS4 ainda vai estar "viva" em 2023 com jogos novos a receber.

No entanto, SE a tecnologia cloud gaming melhorar muito durante esse tempo todo... pode ser que realmente o conceito de consola caseira acabe com a PS5 e Xbox Series X|S. Algo que poderá ajudar a isso será o tal Xbox Keystone, que pode ser apenas uma "pen" para se ligar a uma TV e jogar Xbox por via cloud.

A maioria das minhas experiencias Single Player este ano já tem sido via cloud.
Sure, não é perfeito e os entusiastas vão ter logicamente sempre defeitos a apontar (e tem razão), mas para as massas, o cloud gaming serve perfeitamente.
Para o mercado competitivo é que nem por isso, embora o geforce Now já tenha demosntrado que streaming a 120 FPS consegue ter resultados equivalentes a 60 FPS nativos a termos de input lag, é bom a meu ver, mas ... o cloud gaming é sempre mais instavel.

Mas depois também é relativo.
Battlefield 5, jogo no PC, mas wreckfest online, jogo na cloud porque não sinto que o input lag me afecte nesse jogo :P
 
Quem fala de eles terem medo de uma nova geração,eu até aposto que temos mid-gen updates nos próximos dois anos.
Essa situação da China não vai ser tão importante no longo prazo,porque muitas foundries já estão no processo de criar mais fábricas.
 
Acho que estão a dar demasiada atenção ao hardware, quando é o software que faz milagres...

Só vamos ver jogos lançados verdadeiramente para atual geração no final deste ano e um jogo projetado e feito de raiz para a nova geração vai ser um salto brutal em relação a geração passada. Penso que com o UE5 e game engine do género a atual geração vai ser prolongada ainda mais do que esta a ser a da PS4/One.

Basta ver a capacidade que é possível alcançar na demo do Matrix para ter uma ideia dos jogos que vão aparecer. A atual geração ainda nem começou e já estão a pensar na próxima.
 
Só vamos ver jogos lançados verdadeiramente para atual geração no final deste ano e um jogo projetado e feito de raiz para a nova geração vai ser um salto brutal em relação a geração passada. Penso que com o UE5 e game engine do género a atual geração vai ser prolongada ainda mais do que esta a ser a da PS4/One.

Foi como já expliquei mais atrás, por muito que ainda consigam espremer, a atual geração vai estar sempre extremamente limitada a nível de Ray Tracing.

Hoje podemos ainda não dar muita importância ao RT, mas 6 anos é muito tempo e certamente nessa altura a historia já será diferente. O PC por essa altura já deve brincar totalmente com o RT e os próprios developers já disseram que é muito mais fácil e rápido fazer um jogo com RT do que usar as tecnologias antigas.

Cada geração tem durado em media 7 anos e não vejo motivos para esta ser diferente.
 
Última edição:
Entendo o hate, mas para mim a redução no loading, os 60 fps e aumento na resolução vale os 10 euros, se era melhor ser gratuito? era, mas 10 euros não é mau, esperava algo na onda dos 40 euros, por isso...
É por pensamentos desses que a indústria dos jogos está como está, e que vamos para a terceira geração de consolas com o mesmo jogo a voltar a sair novamente, porque há quem continue a comprar e apoiar "porque é só 10€".
 
É por pensamentos desses que a indústria dos jogos está como está

Não, não é.

A industria está como está porque "live services" e microtransações são o que gera dinheiro.

Os jogos também demoram a sair porque com os detalhes que são exigidos num jogo moderno, simplesmente não é possível desenvolver tão depressa como dantes. É literalmente IMPOSSÍVEL teres 3 GTA's numa geração. A menos que fossem para ser todos um lixo. Olha para outras sagas de jogos que lançam 3 ou mais jogos numa geração, nos dias de hoje, e vê se saem todos jogos de qualidade... Muitos acabam por ser mais do mesmo, tipo Call of Duty's, Assassin's Creeds e tretas do género.

10 paus por isto não é mau. Custa tanto como alguns dos upgrades PS4 > PS5 que temos visto em outros jogos, com a diferença que neste caso nem tens que ter na tua posse a versão PS4. É um deal incrível para primeiros jogadores (embora... quem é que até hoje ainda não jogou isto ? xD), e mesmo para quem quer revisitar, só pelos 60 FPS vale a pena.

A industria não está como está por haver quem dê dinheiro por remasters. Está como está por haver quem dê dinheiro por microtransações. São coisas muito diferentes.
 
Cada geração tem durado em media 7 anos e não vejo motivos para esta ser diferente.

Ou as contas estão erradas ou a frase está errada. A média não são 7 anos. Talvez 6 anos.
Se consideramos todas as consolas da Nintendo, Sega, Sony e Microsoft desde 1983 a 2022, a maioria das consolas teve no mercado sem haver nova versão uns 5 a 6 anos (a Nintendo tem quase sempre lançado nova versão ente os 5 a 6 anos)

Somente na geração da Ps3/XBOX360 e PS4/XBOXONE é que tivemos um gap de 7 e 8 anos sem uma versão. Mas no caso da Ps3/XBOX360 deveu-se a vários fatores, consolas muito caras no launch date, crise económica de 2008 e o facto das tvs HD só nesta altura estarem a entrar na casa dos consumidores.

No caso PS4/XBOXONE a longevidade deveu-se a revisão do meio do ano das Pro e X.

No caso desta geração acredito que vá durar bastante tempo devido aos problemas de chip e a crise que estamos a ter, do covid, da guerra da Ucrânia e o que raio mais vier. Não fossem estas situações tão particulares acredito seriamente que teríamos revisões muito mais cedo.

Tenho muita curiosidade em saber se a abordagem da Sony e Microsoft nesta geração, considerando toda esta crise, será com revisão tipo Pro, ou será lançar logo uma nova geração lá para 2026 ou 2027. Sendo que se for uma revisão tipo Pro, nem me surpreendia que só lá para 2028 é que víssemos uma nova consola.
 
A industria não está como está por haver quem dê dinheiro por remasters. Está como está por haver quem dê dinheiro por microtransações.
Não sei o que é pior. Dares 10 € por uma skin qualquer que tu gostas mas que não influencia nada o teu jogo ou o dos outros ou dares 10 € por um upgrade de resolução e FPS que, literalmente, deve ter sido o side hobby deles nas horas vagas.

Não confundamos microtransações (bem feitas) como algo obrigatório para teres o melhor jogo possível nem digamos que este simples "upgrade" que custa 10 € durante 3 meses (e na xbox custa 20) é uma grande prática, até porque daqui por uns meses estão a vender isto a 40 €.
 
Ou as contas estão erradas ou a frase está errada. A média não são 7 anos. Talvez 6 anos.
Se consideramos todas as consolas da Nintendo, Sega, Sony e Microsoft desde 1983 a 2022, a maioria das consolas teve no mercado sem haver nova versão uns 5 a 6 anos (a Nintendo tem quase sempre lançado nova versão ente os 5 a 6 anos)

Estou a falar somente da Playstation.

PS1 - 1994
PS2 - 2000
PS3 - 2006
PS4 - 2013
PS5 - 2020
PS6 - 2027 (muito provavelmente)

O tempo entre cada consola anda efetivamente entre os 6 e os 7 anos.
 
Não sei o que é pior. Dares 10 € por uma skin qualquer que tu gostas mas que não influencia nada o teu jogo ou o dos outros ou dares 10 € por um upgrade de resolução e FPS que, literalmente, deve ter sido o side hobby deles nas horas vagas.

Não confundamos microtransações (bem feitas) como algo obrigatório para teres o melhor jogo possível nem digamos que este simples "upgrade" que custa 10 € durante 3 meses (e na xbox custa 20) é uma grande prática, até porque daqui por uns meses estão a vender isto a 40 €.

Uma skin não te muda nada no gameplay. 60 FPS num jogo muda.

Mas pronto, são opiniões, não temos que concordar. Agora eu prefiro muito mais um remaster a uma transação.

Não quero com isto dizer que é excelente a ideia de ter uma nova iteração do GTA V. Preferia, claro, um GTA VI. Mas se está destinado demorar N anos a sair, não me incomoda que saia outra iteração do V e até quem sabe no futuro um remaster do IV (que corria horrivelmente em todas as plataformas onde saiu) e do primeiro RDR. Comprava isso fácil.
 
Supostamente havia melhorias :D Tipo Ray Tracing e afins. Se não se verificar sim, tens razão, é um port. Só vi o online ontem à noite, e pareceu-me realmente mais um port que outra coisa. Mas não passei tempo suficiente para ter uma opinião formada.

Não deixa de ser uma versão melhorada para quem só joga dentro do ecossistema da Playstation ou da Xbox.
 
É impressão minha ou é agora que as grandes companhias estão a sentir fortemente o home-office da Covid? Parece que os jogos que estavam em fase inicial de produção estão a ser mais prejudicados.
 
Faz sentido. A EA (este ano) está a passar por um processo gigante de reestruturação. Todos os seus jogos estão debaixo de fogo e a empresa precisa de se ajustar a uma realidade bem difícil.

Ora vejamos:
As licenças do FIFA acabaram.
Mass Effect está a passar por um processo muito difícil de criação.
Dragon Age, igualmente.
Battlefield é o que toda a gente sabe.
Star Wars é o único que está à vista mas não seria para menos uma vez que usa o mesmo motor de jogo do anterior.

E isto são só as grandes estrelas porque depois temos problemas noutros campos como:

O APEX que está estagnado
The Sims no qual passou de uma nova geração para um jogo totalmente online/live service
Titanfall com guerras internas entre o estúdio e a EA.
Plant vs Zombies ... lol

São falhanços atrás de falhanços e Mass Effect e Dragon Age são das últimas cartadas que esta empresa tem. Cada vez mais dispostos a serem comprados.
 
Faz sentido. A EA (este ano) está a passar por um processo gigante de reestruturação. Todos os seus jogos estão debaixo de fogo e a empresa precisa de se ajustar a uma realidade bem difícil.

Ora vejamos:
As licenças do FIFA acabaram.
Mass Effect está a passar por um processo muito difícil de criação.
Dragon Age, igualmente.
Battlefield é o que toda a gente sabe.
Star Wars é o único que está à vista mas não seria para menos uma vez que usa o mesmo motor de jogo do anterior.

E isto são só as grandes estrelas porque depois temos problemas noutros campos como:

O APEX que está estagnado
The Sims no qual passou de uma nova geração para um jogo totalmente online/live service
Titanfall com guerras internas entre o estúdio e a EA.
Plant vs Zombies ... lol

São falhanços atrás de falhanços e Mass Effect e Dragon Age são das últimas cartadas que esta empresa tem. Cada vez mais dispostos a serem comprados.

O Sims continuam a sair expansões e não é live service. Ou estás a falar do que ainda está em desenvolvimento o 5?
 
Back
Topo