• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo 1 build - budget 800€

Saiidj

Membro
Boa tarde,

Chegou a hora de entrar um bocado neste mundo de computadores, mais propriamente um ligeiramente mais focado para gaming mas deparei-me com uma questão. Pensar já no futuro…

Comecei a juntar componentes com base em review de melhor peças para budget e saiu:

CPU: Ryzen 5 5600G
GPU: RX7600 Sapphire
Cooler: Thermaright Peerless Assassin
RAM: Vengeance LTX 16GB (2x8GB)
Motherboard: Micro ATX MSI B550M PRO-VDH Wi-Fi
SSD: Crucial P3 1T
PSU: MSI MAG A650BN
Caixa: Corsair 3000D

Fico ali na margem e tenho de encomendar tudo no sítio mais barato. Se baixar para uma RX6650xt garanto o budget sem grande preocupação. Mas a maior dúvida é, já que estou a gastar dinheiro não seria melhor passar para a próxima geração e baixar em grande as specs da gráfica para ir buscar um Ryzen 5 7500F, uma Gigabyte B650M DS3H e Crucial Pro RAM DDR5 32GB (2x16GB) Overclocking (em promoção 125€)?

Acham que compensa? Ou faço já a primeira e depois troco estes elementos? 😅


Sorry se não estiver em ordem, primeiro post!
 
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
800€ / Esperava resolver num mês

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming - A possível face ao budget
b) Edição vídeo / imagem / Trabalhos pesados
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
1/2 anos dependendo da atualização


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Surface ou seja nada

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não sei

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Sem grandes flashes mas com alguma qualidade

b. Processador (Intel ou AMD)
>AMD

c. Motherboard (chipset, formato)
>B555

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
>18GB

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>A melhor para a solução

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>SSD

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Do que vi, Modular

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)
LG27MP400-B

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?
Bluethooh e Wi-Fi eram preferiveis

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Sim

11) Contexto, comentários adicionais.

Feito, não vi o tópico
 
Se baixar para uma RX6650xt garanto o budget sem grande preocupação. Mas a maior dúvida é, já que estou a gastar dinheiro não seria melhor passar para a próxima geração e baixar em grande as specs da gráfica para ir buscar um Ryzen 5 7500F, uma Gigabyte B650M DS3H e Crucial Pro RAM DDR5 32GB (2x16GB) Overclocking (em promoção 125€)?
Com este orçamento isto não faz sentido. Para Am5 são mais de 150€ de diferença. Não ias ter € para uma gráfica decente.
 
Foi o que pensei, daqui a 2 anos os valores de am5 e ddr5 devem estar mais baixos…
Era preferível um Ryzen 5 5500? Só meti a 5600G porque está mais barata que a 5600 mas não sei se vale os 10€ de diferença.
 
O SSD vale a pena por 20€ meter um Samsung 980 pro?
Essas RAM LTX são 3600MHZ 18CL… cumpre o que disseste, certo?

Acho que só consigo subir de gpu se baixar a Motherboard para uma sem Wi-Fi, tipo Asus Prime b450ma-ii. Com esta também ficava bem?
 
Última edição:
Sim vale. Leva o 5600.
Na tua build troca a fonte por uma kolink enclave 600w ou seasonic core gc 650w se conseguires esticar. RAM mínimo 3200mhz cl16.
Caixa podes ir para algo mais barato tipo a msi mag forge 100m.
Se tiveres € podes subir na gráfica para a RTX 4060.
Pergunta, não fazia mais sentido aumentar a gpu para uma com mais vram (12gb) tipo a rtx3060 que a RTX4060 com 8gb?
 
O desempenho das gpus não se mede pela vram. A 4060 tem melhor performance apesar de ter menos RAM, porque tem um processador gráfico mais capaz.
 
Back
Topo